Colocado por: luisvvPorque me interessou a ideia expressa
Colocado por: luisvvfalar é fácil, ser consequente é difícil.
Colocado por: luisvvSim, e depois? Toda a gente apregoa a sua absoluta repulsa/desgosto/choque/desagrado/whatever com o "consumismo exagerado" e outras expressões mais ou menos semelhantes, ao mesmo tempo que toma como absolutamente essenciais e indispensáveis, direitos mesmo, uma série de coisas que são nada mais nada menos que produtos desse consumismo.
Colocado por: luisvvO meu ponto? Bom, o consumismo exagerado é sempre o dos outros.
Colocado por: luisvvNa pior das hipóteses o nosso é admitido com um sorriso meio envergonhado meio cúmplice, e desculpado/desculpável pela confissão marota.
Colocado por: Princesa_Ou aceitar um subsidio quando a ele se tem direito (mesmo não precisando dele) é mau?
Colocado por: Princesa_Eu diria que isso não é ser inteligente nem colocar os seus valores acima de tudo, é ser "parvo", na medida em que a sua atitude não mudou nada!
Colocado por: Princesa_Aceitava o dinheiro e entregava numa instituição, teria tido alguma utilidade o comportamento...
Colocado por: Princesa_"bem na vida"
Sim, é verdade, mas não é só nestes casos. Conheço muitos que defendem que não deveria haver estado, mas refugiam-se nele. Conheço muitos que dizem que as regras só deviam ser aplicadas a quem as aceite, mas que impõem à partida regras dogmáticas das quais não abdicam que sejam aplicadas a todos.
De acordo. Eu próprio encontro incoerências em mim, nada de espantar. Faz parte da aprendizagem enquanto pessoa, o conseguir esbater as próprias incoerências.
Verdade, mas da mesma forma que posso/consigo colocar um "grau" no consumismo exagerado.
Eu não preciso de sorrisos envergonhados. Não me considero perfeito (muito longe disso), nem tenho ambições a tal. Cometo erros, uns que (me) desculpo e outros que condeno.
Se por vezes cedo ao consumismo? Sim, cedo. Se tenho uma noção de consumismo que pode não ser a tua? É verdade.Se o meu "não-consumismo" pode ser considerado consumismo? Claro que pode.
Colocado por: luisvvSe isso me é dirigido, é mal dirigido.
Colocado por: luisvvRegras dogmáticas aplicadas a todos? O contrário: recusa da aplicação a todos das vontades de maiorias ou minorias.
Colocado por: luisvvAlguém que recusa o consumismo ou critica a prioridade que outros alegadamente dão a certo tipo de bens e ao mesmo tempo pauta a sua vida pela busca e acumulação desses bens.
Colocado por: luisvvDe novo: o oxelfer pode categorizar o que quiser, da forma que quiser. Continua a ser a sua grelha de análise. Para os analisados, exagerado será sempre o consumismo dos outros.
Colocado por: Princesa_Vir defender que o dinheiro não interessa para nada, é demagogia! Como pagam a comida? A saúde? Se é com dinheiro, afinal, ele até importa.
Colocado por: Princesa_Mas dizer que os pais são más pessoas por ter estes pensamentos ou que o consumismo (em si mesmo) é mau... bom... não sei se concordo com tanta facilidade...
Colocado por: Princesa_E onde disse eu que o Oxelfer disse isto!?
Sério? Então responde lá: na tua "visão" a propriedade é ou não um dogma?
Aqui dois pontos:
- Aceito que critico mais que o devia, e até aceito que por vezes pareça (embora não seja verdade) que não respeito as opções dos outros. - Essa da acumulação de bens não é para mim de certeza.
Não é verdade. Não há pessoa que eu critique mais que a mim mesmo. Assumo quando exagero e nem sempre consigo evitar de o repetir.
PS2: Não fiz citações.
PS3: afinal fiz, mas foi sem querer.
Colocado por: oxelfeRBoas,
Sem querer "desculpar" ninguém:
Realmente é mesmo por causa disso (dos pobres que recebem milhões ) que estamos no estado que estamos ...
Estado ficou com risco da variação de impostos na Mota-Engil e Lusoponte
O Governo anterior passou os riscos de variação de impostos para o lado do Estado, nos contratos com a Ascendi (Mota-Engil), sucedendo o mesmo com a Lusponte, acusou hoje o secretário de Estado das Obras Públicas.
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/estado-ficou-com-risco-da-variacao-de-impostos-na-motaengil-e-lusoponte-1537785
Divirtam-se,
João Dias e seu gato psicanalista
Colocado por: system32Apesar disso, que parte dos "cerca de 50% dos nossos impostos vão para a SS" é que não entendeu???
Colocado por: system32cerca de 50% dos nossos impostos vão para a SS" é que não entendeu???
Colocado por: Princesa_Bom, vejo aqui muita demagogia...
Que problema existe em pedir créditos para ter um telemóvel xpto? O problema não estará mais em quem o pede e não o pode pagar? Ou ainda (mais) quem o faz e depois pede subsidios porque não tem para comer?
É que o que cada um tem como prioridade deve ser respeitado, ainda que nos pareça muito diferente do que pensamos... Se uma pessoa prefere pedir um crédito a 12 meses para ir passar férias ao Brasil (e pode fazê-lo) optimo. Critico mais os bancos que foram dando os créditos a quem se via que não podia pagar e depois caem e levam o Estado (=nós todos) atrás...
E mais demagogia: Ah e tal: ensinam os meninos a competir... E competir é máu? (pergunto eu?). E tirar um curso (qualquer que seja) é máu?
Ou aceitar um subsidio quando a ele se tem direito (mesmo não precisando dele) é mau? Eu preferia aceitar esse subsidio e dá-lo a uma pessoa qualquer que eu soubesse que precisa do que o deixar na segurança social. Será esse dinheiro entregue a um qualquer idiota que trabalha "à negra" e recebe o rendimento mínimo de inserção.
Eu diria que isso não é ser inteligente nem colocar os seus valores acima de tudo, é ser "parvo", na medida em que a sua atitude não mudou nada! Aceitava o dinheiro e entregava numa instituição, teria tido alguma utilidade o comportamento...
Claro que é, a minha ideia e a minha posição. Qualquer pessoa tem o direito de trabalhar 5 anos para pagar aquele carrão que exibe aos amigos. Se isto é moralmente o mais correcto? Eu acho que não mas só por isto não vejo vir mal ao Mundo.
E depois a educação está mal? O problema não começara em casa? Na televisão? No que se "vende" hoje em dia aos miudos?Concordam com este comentário:branco.valter
Colocado por: system32Os ricos , mais ricos ficaram, mas os pobres receberam mais apoios e a classe media subiu bastante (demasiado) o seu nível de vida , basta ver as ferias que o comum português faz (nos anos 60 apenas os ricos iam de ferias para o estrangeiro, agora, da malta "mais recente", quem ainda não foi ao Brasil ou Cancun, Republica Dominicana, etc???