Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Boas,

Colocado por: becas(Afinal esta discussão vai continuar como estava, apesar do ponto de ordem à mesa. Boa.)
    Eu, pela minha parte, proponho o extermínio de:

- pessoas da classe média.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 362

Colocado por: Princesa_Comprar, gastar gastar gastar eheheheh uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tão bom! :)

Ui...se é bom (saudades e um longo suspiro)...
    Por acaso tinha uma longa lista de destinos a dar ao dinheiro que não vou receber nos próximos 2 anos...nicles batatóides. O coelhinho de páscoa (que pena não ser um peru de natal) decidiu moralizar o meu padrão de consumo.

Colocado por: oxelfeRposso/consigo colocar um "grau" no consumismo exagerado.

Muito mais difícil do que parece, não será? Ter centenas de livros, é consumismo exagerado? (até tenho a desculpa de muitos serem "ferramentas de trabalho", mas outros não. Hoje, ao escolher livros das minhas filhas para uma aula que ia dar, apercebi-me que elas têm...talvez mais de cem livros...)
    Ter uma boa máquina fotográfica em vez de uma de supermercado, é consumismo exagerado? (mas estou a fazer um curso de fotografia - por puro prazer - e a minha afinal é fraquita...e precisava de uma teleobjetiva...)
    Telemóveis só troco quando o anterior se estraga, tv idem, sistema de som idem. Porque não sou consumista? Não, porque não ligo nadinha a essas coisas.
    Podia continuar indefinidamente. Então quando nos metemos com as despesas da casa e dos filhos...Acreditas que gasto cerca de 400 euros/mês em compras de supermercado? Coisas inúteis? Bem, só iogurtes comem-se entre 6 a 8 por dia, quando não mais...mais 6 a 8 peças de fruta por dia...
    O desprendimento de bens materiais é muito lindo, mas o orçamento familiar é feito destas coisas: a comida, o ATL, as contas de água e luz e internet e telefone, a pensão de alimentos, a prestação da casa, o gasóleo, as portagens, o seguro de vida, a roupa, o calçado, os livros, a natação, o ballet, a equitação, os produtos de limpeza, os produtos de higiene,... diz-me o que é supérfluo, eu digo-te que descobriste a pólvora, João...
  3.  # 363

Colocado por: oxelfeRBoas,

Divirtam-se,

Falta de originalidade. Já alguém teve essa ideia.
  4.  # 364

proponho o extermínio de:

Oxelfer Leon o profissonal
  5.  # 365

Boas,

Colocado por: becasFalta de originalidade. Já alguém teve essa ideia.

Também não me deixam ser nada :(

Não sou inteligente!
    Não sou bonito!

Agora também não me deixam ser original!

GAITA!

Divirtam-se,
  6.  # 366

Boas,

Colocado por: becasdiz-me o que é supérfluo, eu digo-te que descobriste a pólvora, João...

Não vou entrar por ai, sabe-lo tão bem como eu.

Colocado por: oxelfeRSe tenho uma noção de consumismo que pode não ser a tua? É verdade.
    Se o meu "não-consumismo" pode ser considerado consumismo? Claro que pode.

Divirtam-se,
  7.  # 367

Não sou inteligente!

Concordo mas por uma questão de boa educação não o vou dizer.

Não sou bonito!

Também concordo. Quer dizer, devo concordar, não tenho a certeza, não percebo nada de beleza masculina. Que não o queria para namorado da minha filha é um facto.
    Mas tem um remédio, faça como eu; naqueles dias em que acabo por reparar em mim e fico realmente deprimido vou fazer uma visita à minha mãe. Para as mães não há filhos feios ou se há (que a minha mãe não é cega) elas fazem de conta que não sabem e dizem sempre aos filhos que mais bonitos não podiam ser. Sempre que lá vou venho com o ego em alta e um sorriso nos lábios - e vou lá muitas vezes, sou muito necessitado de elogios.
  8.  # 368

Colocado por: oxelfeR

Não vou entrar por ai, sabe-lo tão bem como eu.

Não declines um desafio...estás mortinho por fazê-lo (e eu por contra-argumentar)...
  9.  # 369

Boas,

Colocado por: j cardosoConcordo mas por uma questão de boa educação não o vou dizer.

Brigado;)

Colocado por: j cardosoQue não o queria para namorado da minha filha é um facto.

Desculpa lá, mas eu também não queria namorar com a tua filha, e por aqui me fico.

Divirtam-se,
  10.  # 370

Boas,

Colocado por: becasNão declines um desafio...estás mortinho por fazê-lo (e eu por contra-argumentar)...

Nops, não o vou fazer.

Divirtam-se,
  11.  # 371

Faz-me confusão dizer-se que a classe média viveu acima das suas posses sabendo que ela até era e é o maior motor de uma economia em todos os parâmetros económicos...tanto laborais...empreendedores...produtores...e para além de tudo isso a maior fatia de receitas que o estado tem;vem também da classe média...

Cada vez mais me leva a crer que existe muita confusão em disparar para a classe média como a maior culpada por gastos excessivos...

Fala-se pouco de quem nada faz e vive à conta dos outros...com gastos abismais no seu dia a dia...desses fala-se muito pouco!
  12.  # 372

Eu fui ao Brasil com a minha ex porque la é brasileira. Com a minha esposa que é bem portuguesa por sinal, fui ao alentejo, aos açores, férias de praia e de campo...e em qualquer caso acho que apreciei muito mais descobrir o meu país do que ir para o "Braziu".
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP)
  13.  # 373

Todos criticam a classe média. Parece impossível! Sinceramente. E o que vale é que estou convencida que vai deixar de existir, porque é exactamente esta a classe afectada por TODOS os cortes que tenho visto! Todos mesmo! E não, não vivemos no mesmo mundo pois não vejo esse desperdício todo na classe média. Pelo contrário, é na classe média que encontro as pessoas que mais trabalham (sacrificio). Os ricos podem dar-se ao luxo de não trabalhar e os pobres se trabalharem muito, chegam a classe média (ok isso era antes, quando havia emprego)...
    Concordam com este comentário: becas, two-rok
  14.  # 374

Repare que eu disse que todas as classes vivem acima das possibilidades, incluindo a classe media , mas não só!!

E como podemos dizer determinar que a classe media vive acima das possibilidades?? Basta ver os créditos que ele tem!!!

Vivem com o que ainda não receberam!! Por exemplo tenho uma amiga que, no inicio do mês, zera a conta no banco e depois durante o resto do mês vai ficando mais negativa (conta ordenado). Habituou-se a viver assim, não é rica , nem pobre, é a tal classe media!!

Colocado por: Jorge RochaFaz-me confusão dizer-se que a classe média viveu acima das suas posses sabendo que ela até era e é o maior motor de uma economia em todos os parâmetros económicos...tanto laborais...empreendedores...produtores...e para além de tudo isso a maior fatia de receitas que o estado tem;vem também da classe média...

Cada vez mais me leva a crer que existe muita confusão em disparar para a classe média como a maior culpada por gastos excessivos...

Fala-se pouco de quem nada faz e vive à conta dos outros...com gastos abismais no seu dia a dia...desses fala-se muito pouco!
  15.  # 375

Luxos??
    -Tem boas casas de preferência nas cidades (pois os subúrbios são para os pobres), com créditos que mal conseguem pagar e no prazo mais longo que conseguirem (morrem antes de pagar a casa toda!!!).
    Carros caros, e trocados de 4 em 4 anos (vá lá 5 anos máximo), mas é para o status!!
    -Telemóveis topo de gama (iphone's, galaxy's , etc... Com no mínimo 50€ de gasto mensal (ou 100€, ou mais)!!
    -Roupa de marca (Sapatos e malas XPTO's para as senhoras).
    -Ferias no estrangeiro Tipicamente conhecem-se mais sítios no estrangeiro do que em Portugal.
    -Putos em infantários e escolas privadas e caras (>500€cada) (porque as escolas publicas não prestam e não dão status)

Quer mais??

Não tenho nada contra desde que haja €€ para isso, e nem sempre há: Pede-se emprestado!

Repare que até me considero classe media...e sou cúmplice de um ou outro item acima!!!

Colocado por: becas

Muita gente - quase todos os meus amigos e eu própria, que só conheço o Rio de Janeiro porque fui a um congresso com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, porque sem isso não conseguiria pagar as despesas (será que isso faz de mim subsidiodependente?). Mas conheço relativamente bem a Europa ocidental - são escolhas, com viagens low cost e muitas sandes na mochila.
    Acho sempre imensa piada a esta ideia de que a classe média viveu acima das suas possibilidades e subiu exageradamente o seu nível de vida. Quais são, então, os luxos da classe média, exatamente? É que tirando os casos de claros excessos (que não são a maioria, longe disso), não vejo assim tanto desperdício à minha volta. Devo andar muito alheada do "comum português"...
    Concordam com este comentário:Jorge Rocha
  16.  # 376

Pois caro System mas da parte não pode julgar o todo. E se ela vive assim, é porque o Banco vai permitindo e todos ganham.

Eu também tenho um Visa que utilizo com muita frequência, sabe porquê? Porque o meu dinheiro eu aplico e aquele pago sem juros a 30 dias! E estar com estas dívidas, não é sinónimo de má gestão, pode bem ser exactamente o contrário. Eu decidi por exemplo aplicar o dinheiro em imóveis e para isso, de vez em quando são necessários créditos, e então? Eu aplico o dinheiro, peço créditos e com o produto dos imóveis e do dinheiro pago o crédito ;) Isto de ter créditos não tem que ser necessariamente mau. Todas as grandes empresas que eu conheço (e conheço por dentro a maior parte dos maiores Grupos Portugueses) vivem também de financiamento, é normal.

E incumprir o pagamento de créditos também não é sinónimo de "queda". Os mútuos são contratos, para os incumprimentos existem penalidades, que podem até ser vantajosas de suportar.

Eu sei, penso de forma muito económica, mas a realidade não é preto no branco como parece. O facto de se fazer um crédito para viver em vez de arrendar pode ser tão só uma boa opção que pode culminar no azar de acabar por perder por exemplo a casa. Mas também não é assim que acabamos quando saímos de uma casa arrendada!?

Não estou a defender que não pagar créditos é normal. Estou é a defender que a constituição de créditos pode ser normal, se for pensada. Mas o Banco dava crédito a tudo quanto mexia... E depois é natural chegarmos a esta fase (o meu primeiro crédito para comprar uma casa eu estava na faculdade e nunca tinha trabalhado!).
    Concordam com este comentário: two-rok
  17.  # 377

Oxelfer se discorda faça o favor de explicar. É mais produtivo.
    Concordam com este comentário: becas
  18.  # 378

os créditos são negócios... Como tal, quem neles entra, deverá avaliar com cuidado a sua situação pessoal, da parte dos Bancos existe algum controlo por força a garantir o cumprimento. Depois existem vários níveis de risco, se o risco for maior ou as garantias menores, o Banco sobe por exemplo a taxa a aplicar. Mas é disso que se trata, de negócios. Não pagar 1 ano de prestações, pode não ser o fim de uma pessoa da classe média, tudo depende.
  19.  # 379

Mas quem vos disse que fazer um crédito a 50 anos é mau? Ou morrer antes de o pagar é mau? Pode ser, um bom negócio, tudo depende. A maior parte das pessoas ricas que conheço (mesmo ricas), fizeram SEMPRE créditos para a habitação própria, porque rendia mais pedir ao banco do que deixar de aplicar o que havia disponível. E o mesmo faziam, muitas vezes, para comprar carros. E é por fazerem isso que faziam mal? Não meus caros, faziam era as contas e era bom para o bolso! Tudo depende do negócio em si e é assim que os créditos deem ser vistos, são negócios. E claro, há gente a fazer maus negócios. Claro que há, e depois afundam, sim, é um facto.

Mas não me venham dizer que a classe média vive acima das suas possibilidades... Não conheço muitos bancos que fiquem a perder com mútuos... Eles só emprestam a quem pode pagar, e se deixarem de pagar, usam as garantias! E claro, neste assunto como nos demais, quem avaliou mal, quem fez um mau negócio PAGA.

O pior que pode acontecer a qualquer pessoa, é ficar uns anos sem ter nada em seu nome... e já há muita gente assim, infelizmente e porque o Banco emprestava com facilidade a pessoas que não souberam fazer as contas...
    Concordam com este comentário: two-rok
  20.  # 380

Não tenho nada contra visas com pagamento nos tais 30 dias, sem juros. Apenas temos de ser disciplinados para não gastar mais do que temos!!
    Empresas vs Particulares é diferente: as empresas dever ter financiamento, mas para investimentos (coisa que um particular apenas investe no seu modo de vida).
    Ter créditos para tudo e mais qualquer coisa , tem custos grandes , principalmente se tivermos azares, como perdermos doença ou emprego. É andar a arriscar. Compreendo e também tenho , mas são apenas para a casa e o carro.

Repare que no caso de um incumprimento de um credito, pode perder mais que a garantia dada ( nesse caso a casa) com a baixa no preço delas, pode ter ainda de pagar , mesmo entregando a casa. Depois a casa , vai ser vendida a preço de saldo o que ainda leva a perder mais.

Logo ser incumpridor é um mau investimento. Pode se jogar um bocado, mas é sempre um risco de ficar com a corda na garganta!!

Os bancos davam credito sem pensar e agora não dão quase a ninguém, Não foi um comportamento correcto. Alias a crise onde estamos começou exactamente por isso (pelo subprime americano!!)

Viver bem até não poder mais.. foi o que fizermos e agora pagamos por isso!!!

Colocado por: Princesa_Pois caro System mas da parte não pode julgar o todo. E se ela vive assim, é porque o Banco vai permitindo e todos ganham.

Eu também tenho um Visa que utilizo com muita frequência, sabe porquê? Porque o meu dinheiro eu aplico e aquele pago sem juros a 30 dias! E estar com estas dívidas, não é sinónimo de má gestão, pode bem ser exactamente o contrário. Eu decidi por exemplo aplicar o dinheiro em imóveis e para isso, de vez em quando são necessários créditos, e então? Eu aplico o dinheiro, peço créditos e com o produto dos imóveis e do dinheiro pago o crédito ;) Isto de ter créditos não tem que ser necessariamente mau. Todas as grandes empresas que eu conheço (e conheço por dentro a maior parte dos maiores Grupos Portugueses) vivem também de financiamento, é normal.

E incumprir o pagamento de créditos também não é sinónimo de "queda". Os mútuos são contratos, para os incumprimentos existem penalidades, que podem até ser vantajosas de suportar.

Eu sei, penso de forma muito económica, mas a realidade não é preto no branco como parece. O facto de se fazer um crédito para viver em vez de arrendar pode ser tão só uma boa opção que pode culminar no azar de acabar por perder por exemplo a casa. Mas também não é assim que acabamos quando saímos de uma casa arrendada!?

Não estou a defender que não pagar créditos é normal. Estou é a defender que a constituição de créditos pode ser normal, se for pensada. Mas o Banco dava crédito a tudo quanto mexia... E depois é natural chegarmos a esta fase (o meu primeiro crédito para comprar uma casa eu estava na faculdade e nunca tinha trabalhado!).
    Concordam com este comentário: AXN

0.0224 seg. NEW