Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: alvVivam!
    Caros: Poderia concordar com muito do que o Anonimo18072022A escreveu, poderia ainda rebater ponto por ponto provavelmente com outro tipo de vantagem e desvantagem de um sistema em detrimento de outro, mas não tenho paciência, perdoem-me a falta de consideração pelos foristas, reconheço. Cada sistema é para o que é, tem vantagens e inconvenientes não sendo sério dizer, pelo menos eu não afirmo, que um possa ser melhor que o outro. Já escrevi aqui rios de tinta sobre o assunto, far-me-ão o favor de reconhecer isso e nunca o afirmei nem o afirmarei.
    Afirmo apenas o que disse atrás, repito que tenho projectado e construído centenas de casas, repito centenas de casas e infelizmente para mim, cerca de 10% delas são feitas com o sistema que acho ser mais vantajoso em termos de relação custo, qualidade e funcionamento e sei das dores de cabeça que um sistema e outro me trazem, pelo que afirmo que seria difícil que construísse alguma casa para mim, ou para alguém meu com isolamentos pelo exterior.
    "Fico-me" por aqui, vamos almoçar mas é! (A Matosinhos, carago!)


    Este 'relato' é assustador, principalmente para queme está a construir casa com isolamento pelo exterior ...
    Gostava de saber sobre a fiabilidade destes sistemas em países onde ele é, já á largos anos, muito mais utilizado.
  2.  # 22

    Mesmo assim , digo depende!!

    O piso radiante pode (e quanto a mim: deve) ser feito com inercia à volta, no próprio piso!! Mas tambem tem piso radiante , sem inercia nenhuma e ai ai aquece logo o ar .

    Na minha casa Fiz porque foi uma renovação de uma casa que já tinha parede dupla!


    Mas nesse caso - sem inércia - penso que gastaria mais energia.
    Sobre a parede dupla, ok, está esclarecido, obrigado.
    Já agora, e ainda sobre o piso radiante pergunto o seguinte: Será este um bom sistema para uma casa de madeira?
    Obrigado.

    António Nogueira
  3.  # 23

    hÁ aqui no forum quem tenha PRE numa casa de madeira, agora me lembro quem.

    Mas porque faria diferença ser madeira ou outro material??


    Colocado por: antonionogueira70

    Mas nesse caso - sem inércia - penso que gastaria mais energia.
    Sobre a parede dupla, ok, está esclarecido, obrigado.
    Já agora, e ainda sobre o piso radiante pergunto o seguinte: Será este um bom sistema para uma casa de madeira?
    Obrigado.

    António Nogueira
  4.  # 24

    hÁ aqui no forum quem tenha PRE numa casa de madeira, agora me lembro quem.

    Mas porque faria diferença ser madeira ou outro material??


    Porque a madeira, como sabe, confere uma inércia baixa à casa, mas por outro lado, é um excelente "regulador" das condições interiores. Por outro lado, para piso radiante é mais aconselhável o piso em cerâmica do que o de madeira. E a minha pergunta seria: Não gastaríamos mais energia a aquecer uma casa de madeira com piso radiante, do que com radiadores ou splits?

    Obrigado

    António Nogueira
  5.  # 25

    Gostaria de participar nesta discussão porque, enquanto fornecedora de materiais de construção, tenho feito muita pesquisa sobre este assunto, nomeadamente, sobre o Isolamento Térmico pelo Exterior.
    Tal como o autor deste tópico, Carlos Freitas, sou da zona de Pombal.
    As minhas pesquisas basearam-se nas características de ambas as soluções, nas fichas técnicas dos produtos que as compõem. Fiquei desde logo fascinada com o Capoto, mas fui mais além. Fui ao que mais interessa: falar com pessoas que tinham em suas casas cada uma das soluções.

    Vejamos, as pessoas querem três coisas: Bom isolamento, durabilidade e bom preço. Informo desde já que o bom preço fica mesmo para terceiro plano, isto porque os gastos são semelhantes. Se querem uma parede dupla bem isolada, devem ter em conta a utilização de materiais de qualidade certificados. Nas obras que forneço para parede dupla, é sempre o bloco térmico a eleição dos empreiteiros. Desde que experimentaram, nunca mais o largaram. Os clientes ficam satisfeitos (aqui o meu vizinho tem a casa construída há mais de 5 anos e ainda nem sequer instalou aquecimento na casa). A solução foi barata? Pode não o ter sido durante a construção, mas tornou-se seguramente após dois ou três anos de vivência na casa.

    Assim, temos o bom isolamento garantido em ambas as soluções. Penso que ninguém duvida do bom isolamento que é conferido a uma habitação com sistema ETICS (mínimo EPS 50 mm)... Basta fazerem um bocadinho do que fiz e sair à rua para perguntar às pessoas quem têm capoto nas suas casas. Ainda não encontrei uma pessoa que fosse insatisfeita. E sabem que mais, nenhuma me disse "é caro demais". E porquê? Porque estão satisfeitas. Mas atenção! Material certificado e bons aplicadores são imprescindíveis.

    Quanto à durabilidade, é fácil de compreender que um sistema pelo exterior protege toda a estrutura e os materiais utilizados numa habitação. Redução das pontes térmicas, aumento do tempo de vida dos materiais da fachada e da própria construção em si, diminuição do risco de condensações no interior da parede, etc. , não quero repetir o que já foi dito aqui pelo fórum.

    Por isso caro Carlos, não sei se já optou pela sua solução, mas eu optaria pelo Capoto. Mas é só a minha opinião.

    Cumprimentos a todos,
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022A
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
  6.  # 26

    Após a leitura de todo este tópico resta-me só uma duvida... Mas quem é que ainda pondera sequer a possibilidade de executar o isolamento com wallmate e parede dupla de alvenaria ??????
  7.  # 27

    Colocado por: Joao DiasApós a leitura de todo este tópico resta-me só uma duvida... Mas quem é que ainda pondera sequer a possibilidade de executar o isolamento com wallmate e parede dupla de alvenaria ??????

    Qual é o problema?
  8.  # 28

    Vários - alguns dos quais se preoupam em estudar e QUANTIFICAR - as várias hipóteses, preferem dados concretos e estão cientes que não há receitas universais. Avaliam todas as possibilidades e escolhem a mais apropriada -deve ser omtipo de gente que não compra roupa sem vestir a ver se serve. À vezes serve, às vezes não serve.
  9.  # 29

    Colocado por: Picareta
    Qual é o problema?

    para mim... todo !!!
    Já sei que vai dar paródia mas vou dar a minha opinião sincera...
    È um sistema completamente ultrapassado, fica muito aquem do Etics ou (como diz o Alv) do Itics. Alem de que continuo a dizer que não vejo maneira de se conseguirem eliminar as pontes térmicas nesse tipo de sistema.
    Com as soluções que existem hoje em dia, projectar uma casa com esse tipo de sistema só benefecia o empreiteiro que a estiver a construir "chave na mão" e não benefecia nada o cliente... è do tipo projecto "chapa 5" !!!
    Atenção que isto é a minha opinião como leigo... Outros terão outra opinião e eu respeito !!!!

    Pronto agora chateiem-se lá comigo...
  10.  # 30

    Colocado por: Joao DiasAlem de que continuo a dizer que não vejo maneira de se conseguirem eliminar as pontes térmicas nesse tipo de sistema.

    Não sabe nem tem que saber, mas existem soluções para tudo. É possível executar esta solução com a eliminação das pontes térmicas.

    Colocado por: Joao DiasCom as soluções que existem hoje em dia, projectar uma casa com esse tipo de sistema só benefecia o empreiteiro que a estiver a construir "chave na mão" e não benefecia nada o cliente... è do tipo projecto "chapa 5" !!!

    Não percebi, mas também não interessa.
  11.  # 31

    Colocado por: Joao Dias
    para mim... todo !!!
    Já sei que vai dar paródia mas vou dar a minha opinião sincera...
    È um sistema completamente ultrapassado, fica muito aquem do Etics ou (como diz o Alv) do Itics. Alem de que continuo a dizer que não vejo maneira de se conseguirem eliminar as pontes térmicas nesse tipo de sistema.
    Com as soluções que existem hoje em dia, projectar uma casa com esse tipo de sistema só benefecia o empreiteiro que a estiver a construir "chave na mão" e não benefecia nada o cliente... è do tipo projecto "chapa 5" !!!
    Atenção que isto é a minha opinião como leigo... Outros terão outra opinião e eu respeito !!!!

    Pronto agora chateiem-se lá comigo...


    Boa noite João... como leigo que tb sou.... penso que esta enganado!!! é possível numa situação de parede dupla eliminar as pontes térmicas tal e qual como no ETICS, a coisa só tem é de ser bem feita!?.... Imagine o ETICS e ponha-lhe uma parede de tijolo por fora!?... eu sou da opinião que qualquer solução é valida e o que determina a qualidade das diferente técnicas é a execução!!!! Penso que o que deve condicionar a escolha do sistema, deve esta ligado a se queremos uma casa com Inercia forte ou fraca... No Final o que realmente importa é como as Coisas são feitas!!!

    Aos entendidos... se estiver a dizer um grande disparate por favor corrijam-me!!! Obrigado
    Concordam com este comentário: Nss, braz
  12.  # 32

    Com as soluções que existem hoje em dia, projectar uma casa com esse tipo de sistema só benefecia o empreiteiro que a estiver a construir "chave na mão" e não benefecia nada o cliente... è do tipo projecto "chapa 5" !!!
    Atenção que isto é a minha opinião como leigo... Outros terão outra opinião e eu respeito !!!!


    Desculpe que lhe diga: nota-se bem.
    Concordam com este comentário: Jancido, Jorge_Gonçalves
  13.  # 33

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Acho que a questão se coloca de outra forma: facilidade com que se resolvem as pontes térmicas.
    Sem entrar em questões de profissionalismo...melhor ou pior...no etics é mais fácil, simpático e eficiente resolver as pontes térmicas.
    Obviamente que numa parede dupla com caixa de ar é possível resolver algumas pontes térmicas no entanto não se resolvem outros problemas potenciais: não se protegem os materiais das oscilações térmicas; continua-se a manter o ponto de condensação no interior da caixa de ar onde muitas vezes assistimos a deficientes (ou inexistentes) drenagens dessas mesmas condensações...isto para dar alguns exemplos.


    Boas... desculpe mas só me esta a dar razão... portanto os argumentos são: a deficiente execução de quem faz Paredes duplas!?... não que seja um solução menos eficaz se bem executado!?... agora pergunto-lhe eu.. o sr defende o ETICS apenas porque é fácil e simples e não tem competência técnica para fazer a solução de paredes duplas!?
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  14.  # 34

    Colocado por: j cardoso

    Desculpe que lhe diga: nota-se bem.
    Concordam com este comentário:Jancido

    Não me chateia nada... não faço intenções de enveredar pelo ramo da construção civil...


    Colocado por: Picareta
    Não sabe nem tem que saber, mas existem soluções para tudo. É possível executar esta solução com a eliminação das pontes térmicas.

    Acredito piamente que sim... eu é que nunca vi nenhum exemplo ao vivo nem tão pouco me explicaram "ao morto" por isso até prova em contrário, fico na minha...

    Colocado por: Picareta

    Não percebi, mas também não interessa.

    Deixe lá, foi só um desabafo de um reles dono de obra, que não percebe nada disto e que não encontrou quase nenhum profissional na zona de Lisboa que soubesse o que era o Etics por exemplo... Das duas uma, ou são mais "distraidos" que os outros ou então não lhes interessa !!!!
  15.  # 35

    Colocado por: Joao DiasDeixe lá, foi só um desabafo de um reles dono de obra, que não percebe nada disto e que não encontrou quase nenhum profissional na zona de Lisboa que soubesse o que era o Etics por exemplo... Das duas uma, ou são mais "distraidos" que os outros ou então não lhes interessa !!!!

    O ETICS não é um sistema tão banal, como alguns neste forum querem fazer crer, eu nunca utilizei, e nunca vi uma obra a ser construída com etics, melhor...vi uma ou duas, e ando todos os dias na rua.
  16.  # 36

    Colocado por: Picareta
    O ETICS não é um sistema tão banal, como alguns neste forum querem fazer crer, eu nunca utilizei, e nunca vi uma obra a ser construída com etics, melhor...vi uma ou duas, e ando todos os dias na rua.

    Pronto, mas ao que sei o picareta é aqui da minha zona... No Norte por exemplo, andei a ver uma data de casas pois estava a ponderar construir com um empreiteiro de lá e todas tinham etics aplicado. Mas isto é como tudo, a mim parece-me uma questão de tempo até este sistema ser mais banal. Vamos ver...
  17.  # 37

    Colocado por: Anonimo18072022AAndará distraído? :-)

    Talvez, mas diga-me lá, qual acha que é a % de moradias isoladas com etics? 5%...8%....qual o seu palpite?

    Colocado por: Joao DiasPronto, mas ao que sei o picareta é aqui da minha zona...

    dasssss....falta-me muito para ser mouro!!!!!

    Colocado por: Joao DiasNo Norte por exemplo, andei a ver uma data de casas pois estava a ponderar construir com um empreiteiro de lá e todas tinham etics aplicado.

    Devo de andar muito distraído (passei o fim de semana do almoço do forum, no Gerês, andei pelo Minho e não vi nenhuma)
  18.  # 38

    Colocado por: PicaretaDevo de andar muito distraído (passei o fim de semana do almoço do forum, no Gerês, andei pelo Minho e não vi nenhuma)


    olhe o que não falta ca em cima é obras com ETICS, ja começa a ser raro ver artistas a rebocar, cerezitar, afagar! agora não estou muito por dentro do assunto mas tb se vê muitas placas irem pro sitio sem o tal barramento completo, tres ou 4 pontos de massa e vai ao sitio!!! =)
  19.  # 39

    Colocado por: Joao DiasÈ um sistema completamente ultrapassado

    Que exagero!!!

    Se assim fosse, não estariam já as moradias novas a aderir em força a este novo sistema? Pelo menos do que vejo na minha zona (Setúbal/Azeitão) contam-se pelos dedos de uma mão as moradias que estão a ser/foram construídas com ETICS; estou a referir-me apenas a construções recentes, com menos de 3 anos, porque com mais tempo, então não existem mesmo. Se fosse assim tão consensual, porque é que ainda se constrói tantas casas com o sistema tradicional? Andaram arquitetos, projetistas, donos de obra todos a "dormir" e a deixarem-se enganar conscientemente?

    Como já por aqui foi dito, sou da opinião que a qualidade da aplicação é tão ou mais importante do que o sistema adotado e este é um aspecto decisivo na escolha do sistema. Como parece ser difícil encontrar quem saiba executar como deve ser ETICS por cá (a olhar para a amostragem que aparece aqui pelo fórum), optar por paredes duplas pode ser uma decisão sensata e com maior probabilidade de vir a ter um trabalho bem feito. Se tivesse de fazer essa escolha neste momento, era paredes duplas sem dúvida, exactamente pelo motivo que referi.

    É apenas a opinião leiga de um pretendente a futuro dono de obra... :)
    • Nss
    • 15 maio 2012 editado

     # 40

    Colocado por: Joao DiasApós a leitura de todo este tópico resta-me só uma duvida... Mas quem é que ainda pondera sequer a possibilidade de executar o isolamento com wallmate e parede dupla de alvenaria ??????


    Eu mandei fazer a minha moradia com parede dupla e se começa-se a construir hoje fazia igual, está convidado para ver a obra quando quiser mas faço questão que me venha visitar dentro de 3 a 6 anos depois tire as suas conclusões ao vivo.
    Ambos os processos são bons desde que bem feitos mas eu não trocaria, vivemos num pais há beira mar plantado e com este clima eu não colocaria ETICS.
 
0.0270 seg. NEW