Colocado por: rui moreiraIsto não é verdade. Revestir o interior em gesso cartonado, gesso projectado, areado, etc, é quase irrelevante para a questão da inércia térmica.
O elemento fundamental será a localização do isolamento térmico na parede exterior.
Portanto o isolamento das paredes não é assim tão irrelevante, e neste método de construção é feito tanto pelo interior como pelo exterior.
Da maneira como fala parece que os estores exteriores são o único e mais importante isolador térmico...
Na zona onde estou a construir Planalto Mirandês, as temperaturas de verão são baixas, não preciso de nada no exterior que impeça que o calor entre, aliás, ao contrário, preciso que os raios solares entrem e aqueçam a casa. Só para ter uma ideia, no Verão, à noite nunca se consegue estar de manga curta na rua... é mesmo frio!!... E durante o dia as temperaturas são amenas.
Colocado por: j cardosoNa zona onde estou a construir Planalto Mirandês, as temperaturas de verão são baixas, não preciso de nada no exterior que impeça que o calor entre, aliás, ao contrário, preciso que os raios solares entrem e aqueçam a casa. Só para ter uma ideia, no Verão, à noite nunca se consegue estar de manga curta na rua... é mesmo frio!!... E durante o dia as temperaturas são amenas.
Colocado por: bgabrielBoa noite.
Estou na fase de escolha dos estores da minha casa na região da Guarda. Muito frio o Inverno e quente no Verão. Estava convencido que os estores tipo brisa solares eram o ideal. Pensava que no inverno conseguiria aquecer um pouco a casa com o sol de Inverno, mas após a leitura de alguns comentários estou a pensar que no Inverno não têm um desempenho nada bom. Toda a gente concorda com esta opinião? Não há sistemas tipo brisa solar com isolamento? Se há, quais?
Agradeço todos os esclarecimentos.
Gabriel
Colocado por: Ana BrásO Fernando Gabriel conhece o clima do Planalto Mirandês? Venha cá (Planalto Mirandês) passar uns dias no Verão e depois compare esta zona com o interior do país. (mas se vier traga kispos, botas e camisolas de gola alta). Não podemos generalizar o interior do país!!. Por exemplo em Mirandela, terra onde moro e onde nasci, no Verão há dias com 47 de temperatura e à noite a temperatura não desce muito. Devo dizer que quando entro no carro em Mirandela e saío em Bragança ou em Mogadouro (onde estou a construir), ao sair bato o dente de frio. Já me aconteceu isto muitas vezes e, repare, que apenas me desloco 50 ou 60 klm. Portanto, não podemos dizer que em todo o interior as temperaturas são altas. Há, de facto, muita oscilação de temperaturas no interior. Venha cá passar uns dias e compare a diferença de temperaturas só na zona Transmontana. No Planalto a temperatura sobe um pouco durante o dia (nada que não se aguente) mas à noite desce muito, logo a casa arrefece, não há qualquer possibilidade de saunas nesta zona geográfica, infelizmente! E mais, os dias quntinhos no Verão contam-se pelos dedos só de uma mão. O Verão é muito curto e muito desagradável, muito vento.
obg