Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Devo referir que a orientação da casa permite que nunca bata directamente o sol nessas janelas grandes sem estores exteriores, portanto não acredito que haja o problema de "sauna". E claro que o tipo de vidro e restante isolamento da casa (em Nudura, como já referi anteriormente) permite-me que mantenha uma temperatura sempre agradável dentro da casa, e posso dizer isto com conhecimento de causa porque já visitei algumas casas nessas condições.
  2.  # 62

Colocado por: rui moreiraIsto não é verdade. Revestir o interior em gesso cartonado, gesso projectado, areado, etc, é quase irrelevante para a questão da inércia térmica.
    O elemento fundamental será a localização do isolamento térmico na parede exterior.

concordo, mas com o sistema construtivo em causa, a seguir ao pladur vem o isolamento...
  3.  # 63

Caro Fernando,
    Sabe o que é o sistema de Nudura???????
    Ainda ontem visitei uma moradia construída com o método Nudura, onde a temperatura interior é de 23ºC em todas as divisões, sendo as TºC exteriores muito inferiores a isso. Portanto o isolamento das paredes não é assim tão irrelevante, e neste método de construção é feito tanto pelo interior como pelo exterior. Da maneira como fala parece que os estores exteriores são o único e mais importante isolador térmico...
  4.  # 64

Portanto o isolamento das paredes não é assim tão irrelevante, e neste método de construção é feito tanto pelo interior como pelo exterior.

Por estranho que lhe possa parecer a duplicação do isolamento das paredes não tem a importância que lhe quer atribuir - bem pelo contrário.

Da maneira como fala parece que os estores exteriores são o único e mais importante isolador térmico...

Por estranho que lhe pareça a função da protecção exterior é extremamente importante no verão.
  5.  # 65

Na zona onde estou a construir Planalto Mirandês, as temperaturas de verão são baixas, não preciso de nada no exterior que impeça que o calor entre, aliás, ao contrário, preciso que os raios solares entrem e aqueçam a casa. Só para ter uma ideia, no Verão, à noite nunca se consegue estar de manga curta na rua... é mesmo frio!!... E durante o dia as temperaturas são amenas.

"Na Terra Fria existe um ditado popular que caracteriza na perfeição o clima da região: “nove meses de Inverno e três meses de inferno”. A seguir a uma curta Primavera seguem-se três meses de Verão em que as temperaturas registadas são muitas vezes superiores a 35ºC"
    http://www.aepga.pt/portal/PT/110/default.aspx

"Os registos extremos de temperatura do ar, no período de 1951-1980, nas duas estações meteorológicas de referência da Terra Fria Transmontana, foram de 37,2ºC e 38,8ºC, em Bragança e Miranda do Douro, respectivamente.
    São os longos e frios Invernos, seguidos de Verões curtos e quentes, quase sem transição, que identificam a Terra Fria - os "nove meses de inverno e três de inferno" da expressão popular.

http://www.rotaterrafria.com/pagegen.asp?SYS_PAGE_ID=841447
  6.  # 66

Colocado por: j cardosoNa zona onde estou a construir Planalto Mirandês, as temperaturas de verão são baixas, não preciso de nada no exterior que impeça que o calor entre, aliás, ao contrário, preciso que os raios solares entrem e aqueçam a casa. Só para ter uma ideia, no Verão, à noite nunca se consegue estar de manga curta na rua... é mesmo frio!!... E durante o dia as temperaturas são amenas.

quem é que disse isso?

a quem foi: olhe que não são nada baixas, são mesmo muito altas no verão.
  7.  # 67

Ana Brás.
  8.  # 68

o interior do país mesmo o interior norte é sempre muito quente no verão, e uns estores são fundamentais nessa altura.

por exemplo
    Número de dias com temperatura máxima do ar 30ºC em Agosto de 2010
      Temperatura.JPG
  9.  # 69

O Fernando Gabriel conhece o clima do Planalto Mirandês? Venha cá (Planalto Mirandês) passar uns dias no Verão e depois compare esta zona com o interior do país. (mas se vier traga kispos, botas e camisolas de gola alta). Não podemos generalizar o interior do país!!. Por exemplo em Mirandela, terra onde moro e onde nasci, no Verão há dias com 47 de temperatura e à noite a temperatura não desce muito. Devo dizer que quando entro no carro em Mirandela e saío em Bragança ou em Mogadouro (onde estou a construir), ao sair bato o dente de frio. Já me aconteceu isto muitas vezes e, repare, que apenas me desloco 50 ou 60 klm. Portanto, não podemos dizer que em todo o interior as temperaturas são altas. Há, de facto, muita oscilação de temperaturas no interior. Venha cá passar uns dias e compare a diferença de temperaturas só na zona Transmontana. No Planalto a temperatura sobe um pouco durante o dia (nada que não se aguente) mas à noite desce muito, logo a casa arrefece, não há qualquer possibilidade de saunas nesta zona geográfica, infelizmente! E mais, os dias quntinhos no Verão contam-se pelos dedos só de uma mão. O Verão é muito curto e muito desagradável, muito vento.
    obg
  10.  # 70

J Cardoso,
    Esse ditado deixou de se aplicar aqui depois do aparecimento do buraco do ozono, lolol.

Tudo mudou com o aquecimento global e seu efeito estufa.

Esses númaros que apresenta não estão actualizados.
  11.  # 71

Ana Brás: não tome a minha insistência a mal, acontece que conheço vários casos como o seu e o fim que esses casos tiveram; custa-me ver alguém fazer uma coisa que, na minha opinião, vai arrepender-se.
    Não insisto mais.
  12.  # 72

Sim, eu não levo a mal e agradeço muito os seus comentários. Até me posso vir a arrepender! Mas, de facto, colocando estores exteriores penso que estragava a arq da minha casa. Mas se, eventualmente, acha-se que precisava deles, colocava-os sem hesitação e a parte arquitectónica ficava para segundo plano. Agora também estou consciente que vou ter o desconforto em termos de usabilidade de estores interiores, pois já aprendi aqui, através de quem sabe mais do que eu sobre estores, que são pouco cómodos. Vamos ver...
  13.  # 73

Boa noite.
    Estou na fase de escolha dos estores da minha casa na região da Guarda. Muito frio o Inverno e quente no Verão. Estava convencido que os estores tipo brisa solares eram o ideal. Pensava que no inverno conseguiria aquecer um pouco a casa com o sol de Inverno, mas após a leitura de alguns comentários estou a pensar que no Inverno não têm um desempenho nada bom. Toda a gente concorda com esta opinião? Não há sistemas tipo brisa solar com isolamento? Se há, quais?
    Agradeço todos os esclarecimentos.
    Gabriel
  14.  # 74

Boa noite.
    Estou na fase de escolha dos estores da minha casa na região da Guarda. Muito frio o Inverno e quente no Verão. Estava convencido que os estores tipo brisa solares eram o ideal. Pensava que no inverno conseguiria aquecer um pouco a casa com o sol de Inverno, mas após a leitura de alguns comentários estou a pensar que no Inverno não têm um desempenho nada bom. Toda a gente concorda com esta opinião? Não há sistemas tipo brisa solar com isolamento? Se há, quais?
    Gabriel
  15.  # 75

Boa noite.
    Gabriel
  16.  # 76

Boa noite.
    Gabriel
  17.  # 77

Colocado por: bgabrielBoa noite.
    Gabriel

ainda somos familiares ; )
    os estores de laminas pelo exterior não têm muito significado na melhoria das condições térmicas no inverno, com isolamento não conheço nenhum. para um bom desempenho no inverno opte é por um bom vidro e boa caixilharia, como fez a becas que é da Guarda, veja os tópicos dela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bgabriel
  18.  # 78

Colocado por: Ana BrásO Fernando Gabriel conhece o clima do Planalto Mirandês? Venha cá (Planalto Mirandês) passar uns dias no Verão e depois compare esta zona com o interior do país. (mas se vier traga kispos, botas e camisolas de gola alta). Não podemos generalizar o interior do país!!. Por exemplo em Mirandela, terra onde moro e onde nasci, no Verão há dias com 47 de temperatura e à noite a temperatura não desce muito. Devo dizer que quando entro no carro em Mirandela e saío em Bragança ou em Mogadouro (onde estou a construir), ao sair bato o dente de frio. Já me aconteceu isto muitas vezes e, repare, que apenas me desloco 50 ou 60 klm. Portanto, não podemos dizer que em todo o interior as temperaturas são altas. Há, de facto, muita oscilação de temperaturas no interior. Venha cá passar uns dias e compare a diferença de temperaturas só na zona Transmontana. No Planalto a temperatura sobe um pouco durante o dia (nada que não se aguente) mas à noite desce muito, logo a casa arrefece, não há qualquer possibilidade de saunas nesta zona geográfica, infelizmente! E mais, os dias quntinhos no Verão contam-se pelos dedos só de uma mão. O Verão é muito curto e muito desagradável, muito vento.
    obg

Ana Brás veja o gráfico, Mogadouro fica na zona onde houve mais dias com 30 graus em Agosto(zona Vermelha), não conheço bem Mogadouro, conhecia a radio planalto : ), mas conheço bem a zona, não sou assim de muito longe, sou da ****, logo a seguir a Foz coa.
    claro que há variações de temperatura, principalmente com altitudes, veja ali o Douro, ali naquela zona, além das temperaturas altas de verão da zona acrescenta-se ainda mais graus, devido à baixa altitude e retenção de radiação nas encostas e pedras.
    e claro que há diferenças de temperatura entre noite e dia, isso acontece por ser interior mesmo, por ser uma zona longe do mar, e onde há uma fuga fácil de radiação.
  19.  # 79

boa noite
    tendo em conta que fala de construção de arquitetura moderna a solução mais
    estética é sem duvida estores de láminas orientáveis
    para interior aconselho também estores de rolo
    os black Out tem de ter sempre en conta a largura dos mesmos
    posso aconselhar sempre alguém com todo o tipo de soluções
    neste campo

Oliveira Martins
    abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Brás

0.0286 seg. NEW