Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá...
    Tenho um trabalho em mãos, no qual estou a preparar o projecto de execução de arquitectura, caderno de encargos e respectivo mapa de medições para todas as especialidades.

A dificuldade que me assola é decidir, qual será a melhor solução do ponto de vista da viabilidade técnica e económica para encher este espaço que mostro nas fotos ( são cerca de 55m2 - 5.20mX10.50m, altura de enchimento 1.00m + 13cm para massame, etc..., com um volume total de cerca de 55m3), tendo por base as seguintes permissas e/ ou condicionalismos:
    - A obra situa-se em zona histórica.. pelo que o acesso a veiculos pesados é limitada (contar com carrinhas até 3500kg, mas estas terão de reverter a marcha já que a rua tem um cotovelo, que impossibilita continuar);
    - A zona a encher encontra-se totalmente abaixo da cota dos arrumentos circundantes;
    - Em planta o espaço parece rectangula e ortogonal, mas é um paralelogramo, com lados bastante irregulares;
    - Não existe espaço para estaleiro, (só cortando a rua de sentido único, com cerca de 4m de largura);
    - O material/ solução para vencer a cota/ enchimento, deve assegurar a reversibilidade do processo;
    - o uso a dar ao espaço, será administrativo - em openspace.

Pensei nestas soluções:
    1. Encher com argila expandida (LECA), lamina-para vapor, massame ligeiramente armado, regularizar e revestimento de acabamento - alcatifa (para reduzir a reverberação)

2. Construir uma laje aligeirada, não apoiada nas paredes existentes (obriga a construir uma parede em blocos de 20 + vigas de bordadura), eventualmente utilizar abobadilhas em EPS.

Que me dizem?! existem mais soluções? quais ? custos?
      enchimentoPiso.jpg
  2.  # 2

Como pensa fazer o pavimento? A que se destina o espaço?

Eu optaria por deixar "essa" caixa de ar, aliviando não só a estrutura, mas também com a pretensão de no futuro caso seja necessário poderá voltar a ter o pé direito original.

PS: Sendo a intervenção numa zona historica optaria por uma estrutura em madeira.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

Adarq... o uso está na descrição, o tipo de revestimento que vai levar idem.
    Madeira está fora de questão. se reparar tenho problemas com humidades.. e ainda não choveu este inverno (isto é no Baixo alentejo), bem como não consigo garantir a ventilação natural do desvão.
    Infelizmente, aquilo que está a pensar, ou o potêncial que pode vir a ter, não vai ter.
  4.  # 4

Uma estrutura de madeira parece-me ser a solução mais económica. E se levasse uma parede em blocos no meio para diminuir a secção das vigas, talvez a solução fosse mais económica....só fazendo as contas.
  5.  # 5

Pedro,

Optaria pela sua segunda opção:)
  6.  # 6

E se for uma estrutura metálica com piso em vidro fosco (tipo piso sobre ruínas como na foto anexa) se não pretender que o fundo seja visível vidro fosco ou de cor...
      18-10-2011-23-44-30-ruinas-no-meio-da-beijing-lu[1].jpg
  7.  # 7

Obrigado, pela sugestão mas em baixo não tem nada para ver, o piso é escorregadio, a superficie não absorve o som, bem como extravasa qualquer orçamento. ;)
  8.  # 8

A solução mais económica é baixar a cota do pavimento cerca de....1.00m :))))
  9.  # 9

Parece-me que o pavimento elevado será mais prático, encher isso com 55 m3 e tornar a retirar um dia não deve ser muito prático nas condições referidas. Não sendo madeira eu iria para uma estrutura metálica do género da mostrada por pc casa mas assente em pilares metálicos (afastados da parede para não interferir com a fundação do existente).
  10.  # 10

Estive a ver:
    1 - Utilizando Argila expandida da ARGEX, com transporte, são cerca de 5000€ ( 90€/m2) + 30€ para o massame e regularização. total estimado, 120€. 8 é utilizada em geotecnica e em drenagens, pelo que não vejo nada contra. vem em bigbags 1m3 ou 3m3, é descarregar e espalhar.
    2 - A laje aligeirada... com os trabalhos acessórios. Não sei se não ficará ainda mais caro que a opção 1, além do tempo de obra se prolongar.

3- Em Madeira, não conseguirei por menos de 150€/m2 ( é uma laje de piso e necessitaria de proteção adequada, devido ao excesso de humidade)- não é realmente solução adequada.
  11.  # 11

Colocado por: PicaretaA solução mais económica é baixar a cota do pavimento cerca de....1.00m :))))

Não dá.. tem de servir pessoas com dificuldades motoras... e ainda não contei.. mas nessas paredes ainda se vão abrir dois vãos para os compartimentos contíguos...
    Há que conciliar uma série de cotas.
    PS: quem mandou os gajos construirem o local com uma cota mais baixa que a rua... sabe-se lá o que isto foi em tempos.
  12.  # 12

Uma aligeirada para aí ... talvez uns 1750 € - falta a estrutura.
    • JoãoA
    • 18 março 2012 editado

# 13

Pedro,

As vezes não arranjar problemas é a melhor solução para os resolver. (o Távora dizia algo parecido!)
    Será que tens mesmo que subir essa altura toda?
    Se sim, então a solução em estrutura madeira aço galvanizado é a melhor, ficando uma caixa de ar onde podes passar as infraestruturas.
      A4.jpg
      B3.jpg
  13.  # 14

E o sistema Cupolex?
  14.  # 15

JoãoA, está explicado acima.. claro que tenho de subir aquela altura. e ainda fico com 3.50m de pé-direito.
    As infra-estruturas é o menos... tenho espaço à farta. se me ponho com coisas destas, terei de prever sistemas de impermeabilização complementares... para uma construção em paredes ordinárias de pedra... ( tem cerca de 1.10m de largura).

Tem de ser o mais económico, na construção e durante a exploração.
  15.  # 16

Colocado por: Anonimo16062021encher com fardos de palha

Susceptíveis à humidade!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 17

Colocado por: rjmsilvaE o sistema Cupolex?

Descartei, por ser modular e gostar de plantas certinhas e orotogonais, acaba por ser uma solução cara.
  17.  # 18

Estive a ver o GEOFOAM:
    http://www.plastimar.pt/index.php?id=37

brochura:
    http://www.plastimar.pt/downloads/file67_pt.pdf

Blocos de EPS como material de enchimento para aterros, taludes, muros de contenção
    Vantagens e características do GEOFOAM- Rapidez, produção industrial.
    - Leveza, facilidade de manuseamento.
    - Adaptabilidade, facilidade de corte e ajuste.
    - Mínima absorção de agua e baixíssima capilaridade.
    - Bom comportamento mecânico quando submetido a sobrecargas permanentes ou temporárias.
    - Características físicas inalteráveis ao longo do tempo.
    -Não provoca reacções químicas em contacto com os materiais correntes da construção.
    - Biologicamente inerte, não ganha bolores nem possibilita desenvolvimento de micro-organismos.
    - Imputrescível, não se degrada em ambientes de elevada salinidade.
    - Inócuo, não contamina o ambiente nem liberta qualquer tipo de substância tóxica.
    - 100% reciclável e reutilizável.

Alguem já usou disto?
    Preços?
    Desde que caibam na porta (3.00x1.20m)

O problema estará talvez na deformação...
      Corel.jpg
      Corel1.jpg
  18.  # 19

Colocado por: Anonimo16062021Uma ideia maluca..encher com fardos de palha,são baratos + -1€ cada um e fácil de transportar.-)

Com a seca fazem falta para alimentar as cabras deste pais!!
  19.  # 20

1€ cada um fardo de palha eu compro

0.0208 seg. NEW