Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Anonimo16062021
    Vai ter que a gramar quer queira quer não:-)


    :-) Gente tramada ... Quando me chover dentro de casa chamo-vos.
  2.  # 62

    Apesar de estar a remar contra a maré, e como sou um gajo teimoso e que gosto pouco de porrada, cá vai :-)

    Sistemas Secil

    A partir da página 35, está descrito o sistema ETICS, que sei agora ser denominado de AdhereVit FibraFlex. Confirmo que o FLEXDUR é recomendado também para os sistemas ETICS e não apenas para os ISODUR, para a obtenção do acabamento areado fino.

    Aliás, a embalagem comprova isso mesmo :



    E também tenho cá destas :



    Só não percebo porque razão também foi utilizado o material Beissier, mas alguma razão deve ter havido.

    Se não estou errado e não troquei a ordem das coisas, em cima do acabamento areado levará um primário para receber pintura a tinta lavável na cor desejada, ao invés do tal acabamento acrilico decorativo.

    Isto aqui vale, nem que seja pela troca de informação :-)

    Anonimo16062021, não vai chover vinho, mas se quiser um copito de 3 aqui na minha humilde casinha para apreciar o isolamento esteja á vontade. Venha é antes que comece a chover cá dentro :-)

    Abraços.
  3.  # 63

    Eu não queria estar aqui a desvirtuar mais o tópico do MoraisDD, mas já que se está a dissecar isto ....

    Entendo a questão em torno do FLEXDUR, mas segundo consigo ler apresenta-se o ISODUR desta forma :

    "O ISODUR é uma argamassa seca, formulada a partir de ligantes mistos, agregados especiais de muito baixa densidade (Poliestireno Expandido – EPS) e adições, que pertence à classe T1 com uma condutividade térmica λ ≤ 0,1 W/m.K.

    Trata-se de um produto em pó, pronto a misturar com água em obra, constituído por Cimento Branco Secil, agregados leves de EPS e aditivos especiais."

    É uma 'especie' cimento misturado com EPS, para aplicar em projecção. Deve ser essa a razão pela qual dizem que o FLEXDUR pode ser aplicado sobre ISODUR (EPS/CIMENTO) ou ETICS (EPS + Barramento Armado AdhereVit Fibraflex). Talvez tenha deixado atras a ideia (erradamente da minha parte por desconhecimento) de que o barrametno FLEXDUR tenha sido aplicado directamente sobre o EPS, mas não me parece esse o caso, até porque tenho lá os sacos de AdhereVit FibraFlex. Levou sim o barramento (visivel nas fotos 4 e 5 do POST #84, que não sei agora se é 1 camada ou 2 camadas) armado Adherevit FibraFlex sobre o EPS e o FLEXDUR depois como camada de acabamento areado fino para pintar, substituindo o acabamento acrilico.
    Sei e comprovei visualmente que levou aplicação de 2 camadas de barramento armado, pelo menos em alguns sitios mais propensos a tensões.

    Parece-me até que o EPS tem caracteristicas termicas bastante melhores que o ISODUR, no entanto perde a vantagem de não poder ser projectado. Vejo também que é um conjunto de produtos bastante recente.
  4.  # 64

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,


    Opte pelo grão de 1,5mm...o tamanho do grão irá ter importância na resistência à perfuração da solução.
    Aliás, desconheço marcas com grão de 1,0mm com conformidade!!...mas pode existir.


    Não. O barramento armado não tem nada a ver com o tipo de revestimento final.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Falei com o director da Sto Portugal que me disse que a questão do grão é um mito lançado por alguns aplicadores e que em termos de resistência 1.0 ou 1.5 é praticamente a mesma coisa.
    A questão do 1.0 é que, ao contrario do 1.5, exige um maior cuidado na aplicação, cuidado esse que nem todos os aplicadores estão dispostos a cumprir. Alguns aplicadores preferem o grão maior porque disfarça com relativa facilidade algumas imperfeições no próprio revestimento final assim como erros nas camadas inferiores. Agora se a aplicação for bem feita que não tenho nenhum problema em optar pelo 1.0 em detrimento do 1.5.

    Será mesmo assim?
  5.  # 65

    O revestimento com grão maior é SEMPRE mais resistente a impactos, nomeadamente ao punçoamento.
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022A, Anonimo16062021
  6.  # 66

    Umas fotos mais, agora com o acabamento areado praticamente concluido :








    Na foto abaixo pode ver-se a espessura total dos barramentos que levou sobre o EPS assim como o grão do acabamento. É uma zona em que vai ser necessário fazer um corte para instalação de uma caixa (instalação de gás).



    A tinta a aplicar será a Novaqua da CIN, 100% acrilica, em várias "de-mãos".
  7.  # 67

    Colocado por: Anonimo16062021
    Mais uma (mistura) para a colação:-)


    É ... Isso já sabemos desde inicio ... Não o tenho escondido.
    Consegue ter outro tipo de apreciação/argumentação sobre isto ou simplesmente para si é tudo bera, tudo mal feito, etc, porque tem lá a tal mistura ...

    Já entendi o que defende caro Anonimo16062021, mas ajude lá a acompanhar a coisa assumindo que é diferente do que defende.
    Assim pode ser que as pessoas interessadas possam ver neste tópico aquilo que considera ideal, ou seja algo mais parecido com a instalação do MoraisDD, e esta, que já sei que discorda, mas da qual ficam aqui registados alguns pormenores.

    Se daqui a uns anitos se o forum ainda existir, o primeiro que tiver problemas, se os tiver, vem aqui relata-los ...
  8.  # 68

    Colocado por: Anonimo16062021
    Exactamente isso.. por ter lá a tal mistura ..


    Se já entendeu o que eu defendo,o que quer que lhe diga mais?


    Deixe estar então.
  9.  # 69

    Colocado por: Anonimo16062021Ah,so para o lembrar de uma coisa..como vai resolver a situação das pontes térmicas e acústicas nas caixas de estore?


    Explique lá melhor a questão sff.
  10.  # 70

    Colocado por: Anonimo16062021
    O estore vai trabalhar encostado a caixa?
    Julgo que não,assim sendo o estore terá que ficar um pouco afastado e dai existe uma abertura de 3-4 cm,entendeu onde quero chegar?


    Não lhe sei responder, mas isso não acontece com qualquer caixa de estore deste género ?
    Quer ajudar e explicar como se resolve isso ?
  11.  # 71

    Colocado por: Anonimo16062021
    Poder ate posso,só que no seu caso julgo que já vou tarde de mais para o poder ajudar..


    Não pode ajudar, mas pode esclarecer ...

    A caixa de estore abaixo é diferente da que tenho, mas consegue fazer uma analogia :

  12.  # 72

    Colocado por: Anonimo16062021
    Muito simples..bastava que a esquadria fosse aplicada antes do ETICS


    Espere que eu não estou a conseguir acompanha-lo. Que esquadria fala ?
    Julgo que no meu caso a tampa de estore e o estore também vão trabalhar pelo lado de fora, pois a caixilharia irá ficar mais próxima da parede interior.
    As minhas caixas de estore são semelhantes ás do MoraisDD, verifica o mesmo sintoma também nas fotos colocadas por ele ?
  13.  # 73

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,


    Não entenda as coisas como se afirmando que é "tudo bera" ou "mal feito"! Entenda que ao misturar materiais quem perde é você já que vai estar totalmente dependente do aplicador e eventualmente do REVENDEDOR dos materiais. Em caso nenhum você comprou um sistema completo em que lhe seja possível activar garantias junto do fabricante em caso de algo correr mal simplesmente pq não tem um sistema completo de um só FABRICANTE.

    E pq de um só fabricante perguntará você? Pq os materiais têm que ser compatíveis já que nas suas formulações podem existir componentes que no tempo venham a reagir mal com consequências. Não que o seu sistema vá cair mas corre por exemplo o risco de aqui por 1 ou 2 anos ter um aspecto envelhecido ou mesmo com proliferação bactereológica (fungos, algas, etc). E como se sabe se são compatíveis? Só o fabricante durante o processo de desenvolvimento e fabricação consegue garantir esse aspecto.

    No final o "cliente" vem dizer mal do sistema por esta ou por aquela razão e simplesmente esquece o que permitiu fazer, ou porque não sabia, ou porque sabia mas confiou no instalador e no fornecedor de materiais. Será que não lhe faz confusão que tantas marcas gastem fortunas com testes laboratoriais e com certificações...para nada?

    Não entenda as minhas palavras como um ataque pessoal, pq simplesmente não o é.
    Apenas para que daqui a uns anos (espero que muitos) se lembre desta troca de palavras e argumentos.

    Cumprimentos


    Um dos problemas da escrita é que não se conseguem entender emoções. De modo algum interpreto as vossas palavras como ataques pessoais, aliás, se aqui continuo a mostrar coisas para recolher os vossos comentários é porque não fico 'ressentido' com as vossas palavras. Eu entendo os argumentos a favor de adquirir um sistema, principalmente um sistema certificado. Não posso obviamente discordar com o principio porque está correcto.
    Eu decidi aceitar a aplicação deste sistema ou melhor, conjunto, proposto pela Live-Place, que no fundo é um dos conjuntos propostos pela Secil para este tipo de aplicações de ETICS com acabamento areado. É um facto que difere de um STO, quanto mais não seja com a mistura de marcas. Um STO utiliza massas apenas da marca própria embora aparentemente mesmo com aplicadores certificados possam existir outros acessórios que não têm necessáriamente de ser os da própria marca (buchas e EPS por exemplo). A decisão prendeu-se com a fraca disponibilidade dos aplicadores STO, dos timmings e das garantias, em que no caso o empreiteiro me dava melhores garantias com este aplicador do que um desconhecido, e esse também é um argumento que não posso ignorar.

    Muito vos agradeço os alertas e os esclarecimentos :-)
    O Anonimo16062021... Sinto que gosta de 'dar porrada', mas isso apesar de poder fazer alguma comichão, é compreensivel face aquilo que defende.
  14.  # 74

    Algumas das vossas fotos são de facto assustadoras, mas é o tipo de coisas que nunca esperamos que nos aconteça a nós.

    Com a espessura de barramentos que tenho sobre o EPS duvido que algumas dessas coisas possam acontecer, nomeadamente aquele caso em que se notam rachas delineadas pelas placas de EPS ou até notarem-se as buchas... São claramente casos em que não foram aplicados barramentos armados, ou então foram muito mal armados ... Os fungos já é mais dificil de dizer que não acontece, no entanto vai depender também muito das tintas a aplicar, e no caso julgo que aquela que está prevista no meu caso é precisamente uma das mais capazes que por aí andam.

    E é como tudo ... A sorte também conta.
  15.  # 75

    Colocado por: Anonimo16062021
    Você acha mesmo que sim?


    Você é que disse que a tinha de gramar quer quisesse ou não ... :-)
  16.  # 76

    Colocado por: Anonimo16062021SchopferGott,o moraisdd cometeu o mesmo erro tá visto


    É que o problema não é só recorrer a aplicadores certificados. A coisa começa logo nos projectos e nos empreiteiros que deveriam ter em conta os pormenores técnicos de construção a contar que é para levar ETICS (se souberem como construir nesse sentido). Depois das opções tomadas vem o aplicador certificado e vai fazer o quê ? Rejeitar a aplicação ? Claro que não ... Aplica como lhe parece melhor e vai-se embora ... Não fica perfeito ? Pois não ... Mas também não vem daí o mal ao mundo ... :-)

    E no meu caso o projecto estava certinho com opções adequadas para receber ETICS. Eventuais alterações que houve até decorreram por iniciativa minha (por exemplo a alteração do sistema de estores) devido a diversos factores, mas admito que nem sempre tinha conhecimento todas as implicações ao pormenor, nomeadamente ao nivel do ETICS. São pormenores, que se nunca os discutisse aqui provavelmente nem sabia que existiam ...
  17.  # 77

    Colocado por: Anonimo16062021SchopferGott,o moraisdd cometeu o mesmo erro tá visto

    Foi aplicado ETICs de 3cms sobre a caixa de estores, mas não entre a caixa e o topo da parede.
    Mas como a própria caixa é em XPS não percebo onde está a ponte térmica?

    De 2012 Construcao
    ""Vaos" />

    Prometo que sábado volto ao tópico, mas quem é da área sabe que o 31 de Março é muito duro para os auditores...
  18.  # 78

    A caixilharia vai trabalhar a face interior
  19.  # 79

    Colocado por: Anonimo16062021Entre a pala e o estore


    Sei que já deve soprar de impaciência, mas o que é a "pala"?

    se for a tampa, esta não é também em XPS?
  20.  # 80

    Colocado por: Rui A. B.No meu caso para o Sto Vario levou StoColl IP para colagem e para 1º barramento levou Sto Level Duo, é nesse ponto que se encontra.


    Também parece ter sido o caso. Mas por mais que leia o ETA, não encontro nenhuma coincidência entre os nomes que lá certificam e os que tenho em obra...

    Segunda tenho reunião de obra com o aplicador...

    De 2012 Construcao
    ""materiais" />
 
0.0321 seg. NEW