Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: Anonimo16062021
    Tem algo por escrito onde se possa ler isso? Eu que trabalho diariamente com vários sistemas da marca Sto sinceramente desconheço tal novidade

Eu sei disso..

Mais uma novidade que desconheço..se for possível gostaria de ver preto no branco

Sim, tenho isso na documentação que a Sto deixou na obra qd entregou o material (a documentação indicava um VP do ano de 2015). Vou tentar digitalizar e depois coloca aqui.

Sim, tb achei estranho o Sto-RFP (aka, Sto-Armierungsputz) fazer parte dos "Adhesives" possíveis no sistema "StoTherm Classic 3". Mas sim, isso tb estava lá escrito. Nota: Na minha obra este material apenas é utilizado no barramento/armação. Na altura até achei curioso e perguntei ao Sr. da Sto que me disse que para a colagem, não merecia a pena utilizar o Sto-RFP pois é muito mais caro que o StoColl IP que na minha obra serve perfeitamente (pois as minha paredes tem uma altura de apenas 2.6m) e tb tem certificação ETA004 (tb está na lista dos "Adhesives" possíveis para o sistema).
  2.  # 122

Como já lhe disse em cima, o sistema que me aplicaram foi o "StoTherm Classic 3", composto pelos seguintes materiais:

Cola: StoColl IP
    Isolamento: ESP100 8cm da marca Tecnovite (este é o unico produto que não é Sto)
    Armação/barramento: -Sto-RFP + StoGlasFasergewebe 160g + Sto-RFP
    Revestimento final: Stolit k 1.5 (este ultimo ainda não foi aplicado mas acabei por mudar de 1.0 para 1.5).

Nas zonas onde vai levar cantaria em granito foi aplicado um primário em vez do Stolit k: Sto-Putzgrund
    Nas zonas das varandas que ficam enterradas antes de colocar o ESP foi aplicado: Sto Flexyl

Nota: A Sto Portugal garantiu-me o sistema "StoTherm Classic 3" entregando toda a documentação e certificados, etc (mesmo utilizando um ESP que não é deles).

P.S. O Sto-RFP tb é conhecido por Sto Armierungsputz
  3.  # 123

Sr. Anonimo16062021.

O sistema StoTherm Classic 1 utiliza como armação/barramento o StoArmat Classic

O sistema StoTherm Classic 3 utiliza como armação/barramento o Sto-RFP

Essa é a principal diferença entre o StoTherm Classic 1 e o StoTherm Classic 3 (se a memória não me falha, o barramento da armação está descrito na secção "Base coat" do ETA004)
    Tanto o StoTherm Classic 1 como o StoTherm Classic 3 tem certificação ETA004.
  4.  # 124

É o mesmo produto (ver foto em anexo).
    No sistema StoTherm Classic 3 o Sto-RFP (aka, Sto Armierungsputz) pode ser utilizado tanto para a colagem como para o reforço/barramento. Está no ETA004.

Como pode ver na foto em anexo o Sto Armierungsputz em inglês chama-se Sto-RFP (e em francês tem ainda outro nome)
      IMG_1440.JPG
  5.  # 125

Alemão: Sto-Armierungsputz
    Inglês: Sto-RFP
    Francês: Sto-Elastofiber

São 3 nomes diferentes para o mesmo produto.
    Este produto é utilizado no barramento/armação do sistema StoTherm Classic 3 (é a única opção de barramento que este sistema tem).
    Além disso nesse sistema esse produto pode ainda ser utilizado tb como cola.

É isso que vi escrito no ETA004. Mas como indiquei em cima na minha obra é utilizado apenas como barramento/armação.
    Percebeu agora?
  6.  # 126

.. má tradução!?
  7.  # 127

Colocado por: Anonimo16062021
    Já agora também podia poupar uns trocos na espuma de PU,aplicava as placas EPS só com as buchas ao OSB..afinal de contas para esse sujeito qualquer coisa serve,LOL..

O Dias brinca brinca mais o "piso" mas o que é certo é que já andou mais longe de me vir colar o EPS com cuspo... Se isto piorar ainda mais em vez de EPS tenho de utilizar folhas de jornal coladas com fita cola do chinês...:);:)))
  8.  # 128

Colocado por: Anonimo18072022A
    Conheço algumas obras e alguns aplicadores que é isso mesmo que fazem, usam apenas fixação mecânica.

Se a ideia é poupar use uma marca mais barata ou em alternativa uma daquelas que não tem certificação e que à partida tb será mais barata. Use materiais todos da mesma marca.
    Não caia no erro, de comprar uma coisa "aqui" e outra "acolá" e não caia no erro de alguém lhe vender a ideia de que 3Kg/m2 de argamassa servem para colar e outro tantos para o barramento armado.
    Apenas um conselho para que fique a garantia mais ou menos acautelada.

Amigo... mal seria se por esta altura eu ainda ponderasse sequer esse tipo de soluções não ???
    Mas seja como fôr agradeço a chamada de atenção.
    Obrigado.
  9.  # 129

Colocado por: Anonimo16062021Quem,eu? Olhe que não..a minha secretaria ate diz que eu sou bastante meiguinho.-)

É mauzinho por nos dizer essas coisas :P

Se perguntar à esposa, será que a resposta é a mesma? :P
  10.  # 130

Colocado por: Anonimo16062021Uiiiii..isso ela diz logo que sou um amor:-))

Gaba-te cesto :P
  11.  # 131

Qual foi a espessura de barramento que usou e a tinta que aplicaram?

0.0303 seg. NEW