Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Sofia_Em relaçao ao hall da entrada gostamos do facto de ser generoso ( para nao dizer grande :-) ) pois actualmente vivemos num apartamento em que este nao existe, entramos e estamos practicamente na sala, coisa que por exemplo quando se tem visitas/ ou chegamos a casa temos espaço para estar/receber as visitas sem estarmos uns em cima dos outros, e por exemplo ter um bonito movel de entrada, e visto a casa ter divisoes grandes para nos tambem nao faria sentido nao ter um hall na mesma proporçao, ainda por cima porque sera um hall/ entrada da casa que iremos verdadeiramente utilizar no dia a dia;

a questão é o comprimento do mesmo, esse hall que se transforma em corredor grande alastra-se até à sala - área desperdiçada
    Colocado por: Sofia_wcs grandes... necessario? nao. agradavel? para nos sim ;-)

mas logo duas? uma até concordo, agora duas? já viu bem o que são dez metros quadrados? é um pequeno quarto, ou então era, que agora já não se fazem.
    dá para duas casas de banho só essa de 10m2.
    Colocado por: Sofia_Vestiario... :-) Ora ai tocou num ponto sensivel... Grande? Ve-se mesmo que é um homem lol. Agora a serio... :-) Esta é daquelas divisoes que EU nao abri mao, queria uma divisao onde pudesse ter todas as minhas carteiras, sapatos, roupa e acessorios bem organizados :-) ( para voces homens pode parecer futil mas garanto-vos que nós mulheres o apreciamos) e visto o "senhor" querer uma grande garagem para os loisirs dele nao teve muita "coragem" de me recusar este pequeno "prazer" superfulo...

eu quando falo em grande é como dizer gigante, essa vestíbulo deve ter mais de 15m2 por ai, eu não sou mulher mas aprecio sempre muita arrumação, e até para mim parece-me um exagero, mas você é que sabe.
    a mim parece-me um pouco exagerado em relação ao resto da casa/quarto.
    Colocado por: Sofia_Cozinha enorme? nao sejamos dramaticos :-) sim, um pouco... Mas agradavel para convivio se assim o desejarmos...

não é dramatismo é mesmo realidade, você tem uma cozinha com a área de uma sala de um t2 de 90m2, mas mais uma vez, o dinheiro é seu e a racionalidade será sua, com 18/20 m2 já tem uma boa cozinha.
    Colocado por: Sofia_As acessibilidades devem estar cumpridas visto o projecto estar aprovado ;-)

então foi mal aprovado, a casa de banho não tem zonas de permanência
    não leve a mal, mas vai gastar dinheiros€ por algo que podia ficar muito melhor e quase a metade do preço, pelo menos reduzindo 1/3 de área, para a tipologia apresentada.
  2.  # 42

Colocado por: doisarquitectosCara Sofia,

Quer acredite ou não os meus colagas foram brandos na apreciação tendo em conta a qualidade do projeto. Se reparar sempre que apareceu uma critica a Sofia tentou justificar, se é a casa que quer ainda bem, não deveria no entanto reduzir a importãncia do que lhe disseram aqui.

Chamo a atenção que já passaram projetos aqui no forum que mereceram as melhores criticas e os reparos que foram feitos foram apenas no sentido de melhorar ainda mais a solução. Não me parece que isso vá acontecer com o seu projeto uma vez que a sofia não "ouve" os criticas que foram ditas porque está demasiado ocupada a justificá-las.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com

É bem verdade e sou testemunho eu apresentei aki a 1ª fase de estudo e levei na cabeça, e ainda bem pois fiz algumas alterações (não todas) mas estive receptivo a opiniões e acho que o meu projecto melhorou (já agora e nunca é demais obrigado a todos) https://forumdacasa.com/discussion/17496/1/todo-o-processo-de-construcao-da-minha-moradia/
  3.  # 43

Colocado por: kuGu_eLuentão não será bme o maior investimento da vida XD

Não vejo porque não. É um investimento grosso e constante? Sim. É o único e mais valioso património que a maioria das famílias possuem? Também.

Colocado por: kuGu_eLuEu diria mais. Um bom arquiteto não dava uma opinião sem conhecer a envolvente.

Olhe, então ainda bem que eu não sou arquitecto! Convém no entanto lembrar que a proposta do arquitecto, seguramente baseado nas características do terreno, na envolvente e da questão da orientação solar, apontava para uma solução 180º diferente desta que aqui foi apresentada.

Colocado por: kuGu_eLu isto não percebi, bem como solução, não é a mesma coisa ou pior? Na suite parece-me uma solução muito pior para fazer frente ao "problema", por exemplo.

Talvez, ou talvez não. Como deve imaginar, perdi a motivação para continuar a escrever neste post, pelo que não vou descarregar o projecto da Sofia outra vez para rever este pormenor. De qualquer maneira, mesmo que a solução não seja tão simples como trocar sanitas com lavatórios, de certeza que não há necessidade de ter a sanita como elemento focal destas grandes casas de banho.
  4.  # 44

doisarquitectos

Concordo inteiramente consigo, justifiquei demasiado, talvez porque chegou a um momento que me senti "agredida" e o objectivo deste post foi totalmente detornado, com muita pena minha.
    Nunca foi minha intençao reduzir a importancia do que aqui me disseram e peço desculpa se quem me tentou "ajudar" teve essa impressao.
  5.  # 45

acho que não vale a pena perder tempo com respostas mais ou menos agressivas.
    Sofia também você não está a ajudar, tem de se distanciar mais do projecto, não o ver como algo perfeito, único para si, deve pensar e filtrar o que lhe dizem.
    o que lhe dizem aqui no geral é para ajudar/melhorar, deve ter sempre isso em conta.

nós estamos aqui para ajudar, tentamos ajudar, ou pelo menos fazer pensar um pouco, ou a pessoa toma essa ajuda ou então não, mas as nossas indicações e cautelas ficam.
  6.  # 46

Ok, está na hora de voltar ao tema!
    Vamos lá ajudar a Sofia! :-)
  7.  # 47

Italiano

O sentimento é reciproco.
    Em relaçao a ler, isso faço-o muito bem, a escrever tambem, visto nao ter feito escola portuguesa, entao considero a minha escrita bastante aceitavel.
    A sua intençao era ofender-me? Nao conseguiu, mas mostrou o quanto mesquinho e preconceituoso consegue ser.
  8.  # 48

Chega, Sofia, chega. Responda-me por mensagem privada se quiser. Foque-se no que veio aqui fazer!
  9.  # 49

Depois de ler tudo acho que posso dizer que a Sr. Sofia vai ter a casa que merece.
    A escrita por vezes faz uma pessoa parecer outra completamente diferente, espero que seja o caso.

Boa sorte com o projecto e saúde para o aproveitar
    • Gex
    • 21 março 2012

# 50

Mas afinal qual o objectivo deste tópico? Se a casa está "perfeita" e não há receptividade para fazer alterações, tudo isto parece-me um desperdício de tempo...
    Concordam com este comentário: youngjoey77
  10.  # 51

Sofia coloca as plantas e imagens 3D da sua casa
  11.  # 52

Já que pediu comentários, vou dar o meu: Esta casa é muito pindérica...
    Concordam com este comentário: youngjoey77
  12.  # 53

Tem por acaso a versão inicial proposta, em L?

Alguns comentários que ainda poderão ser válidos:

IS social
    - tentava colocar uma janela => respiração/humidades
    - mudava o lavatório para a parede em frente => abrir porta e dar com espelho
    - colocava a sanita na parede que dá para o hall => não colocava na parede exterior

Hall
    - puxava a porta da entrada da casa um pouco para dentro
    - puxava a porta da entrada da sala para ficar em linha com a parede da cozinha
    - mudava o roupeiro no hall para a parede oposta (da suite) => aumentava área na cozinha
    - entrada para a suite mais à frente

Suite
    - IS, colocava um só lavatório e um só duche (reduzia para metade o duche que seria ocupada pelo roupeiro no hall)
    - mudava a porta do closet para ficar paralela à da entrada na suite e colocava outro roupeiro paralelo ao existente
    - colocava uma janela no closet entre roupeiros => cheiros/humidade

Quarto do meio
    - aquele roupeiro em L não convence (sairá mais caro e o canto não terá grande aproveitamento)
    - isolamento entre quartos podia ser conseguido com a deslocação do roupeiro em L para a parede que faz fronteira com o quarto da direita
    - mudava a entrada deste quarto para o outro extremo trocando de posição com o roupeiro no hall
  13.  # 54

Colocado por: Sofia_Quintinhas

Agradeço a sua sugestao e ate nem é das piores :-)
    Fica registada para analise...

Obrigada

Não se preocupe com os reflexos na sala, pois nunca os irá ter. A sua sala nunca irá ver a luz do sol directa - passará o dia inteiro na penumbra.

Cumps,
    •  
      bcool
    • 21 março 2012

# 55

Colocado por: PicaretaJá que pediu comentários, vou dar o meu: Esta casa é muito pindérica...

A casa é feita à imagem do dono, ou o dono é a imagem da casa? hummm :)

O projecto está perfeito, não está? Siga para bingo!
    Bc
  14.  # 56

Colocado por: bcoolO projecto está perfeito, não está? Siga para bingo!

Sendo assim, não precisava de vir aqui pedir opiniões. Pediu...eu dei.
    Concordam com este comentário: bcool
  15.  # 57

Colocado por: mafgodTem por acaso a versão inicial proposta, em L?

Alguns comentários que ainda poderão ser válidos:

IS social
    - tentava colocar uma janela => respiração/humidades
    - mudava o lavatório para a parede em frente => abrir porta e dar com espelho
    - colocava a sanita na parede que dá para o hall => não colocava na parede exterior

Hall
    - puxava a porta da entrada da casa um pouco para dentro
    - puxava a porta da entrada da sala para ficar em linha com a parede da cozinha
    - mudava o roupeiro no hall para a parede oposta (da suite) => aumentava área na cozinha
    - entrada para a suite mais à frente

Suite
    - IS, colocava um só lavatório e um só duche (reduzia para metade o duche que seria ocupada pelo roupeiro no hall)
    - mudava a porta do closet para ficar paralela à da entrada na suite e colocava outro roupeiro paralelo ao existente
    - colocava uma janela no closet entre roupeiros => cheiros/humidade

Quarto do meio
    - aquele roupeiro em L não convence (sairá mais caro e o canto não terá grande aproveitamento)
    - isolamento entre quartos podia ser conseguido com a deslocação do roupeiro em L para a parede que faz fronteira com o quarto da direita
    - mudava a entrada deste quarto para o outro extremo trocando de posição com o roupeiro no hall

Não adianta nada porque já está aprovado e a senhora não quer nem vai mudar nada...
  16.  # 58

...Facto - O projecto não é para mudar e está aprovado. Por isso ainda não tinha comentado..

Critica:
    Não gosto da organização espacial, nem das relações entre espaços ( tanto interiores como exteriores), existe desperdicio de area ( com consequente aumento de custos indexados à Ab)... acrescento o excesso de alpendres que de nada ou pouco vão servir.

Comentário de ajuda:
    Penso que deveria colocar um elemento para assegurar iluminação natural no quarto de vestir - Pode ser com um ou mais solatube. Estes podem também servir de downlights e dão para colocar em coberturas inclinadas. custa cada kit cerca de 600€.
    Concordam com este comentário: ritasa, youngjoey77
  17.  # 59

Sofia:
    Antes de mais deixe-me dizer-lhe que não sou entendido na materia. Apenas tal como a Sofia e muitos outros no forum tenho um sonho: O de ter uma casinha (que estou neste momento a arrancar, e que lhe garanto é uma enorme dor de cabeça).
    Como já alguém aqui falou a Sofia ao colocar aqui a planta pediu opiniões sendo certo que muitas poderiam ir ao encontro da sua ideias e gosto. Também concordo que hajam aqui pessoas com uma forma menos nobre de dizer as coisas, não sei se por educação, frustração ou por ser mesmo assim os seus feitios. Facto é que ao nos expormos temos de estar abertos às criticas. E muitas delas foram feitas por pessoas que parecem ter conhecimentos e há que absorver essa informação sem estar-mos em constante negação. O meu projecto foi feito para um 1º terreno que tenho entretanto passou para um segundo. Na altura estávamos cépticos em fazer alterações. Por acaso não foi preciso mexer no projecto , mas a verdade é que uma casa é para toda a vida. A luminosidade, projecção de paredes, dimensões influenciam o nosso estado de espírito. Creio que ainda está a tempo de fazer algumas alterações. Você e cara metade parem um pouco.. reflictam, ponderem. E só para descartar hipóteses, para um dia não se arrependerem, peçam uma segunda solução ao arquitecto. Quem sabe se não ficará melhor... Abra a sua mente.. não seja como os "velhos do Restelo". Não tem nada a perder e só a ganhar. Boa sorte para o vosso projecto e felicidades.
  18.  # 60

Bom dia,Meus caros, de facto a Sofia não teve a melhores das atitudes, e penso que ela até já o reconheceu. No entanto penso que alguns comentários dos foristas foram longe de mais, mostram ter a mesma atitude que a Sofia, ou seja "não vale a pena bater mais no ceguinho".

Eu por exemplo depois da atitude da Sofia nem sequer dei o meu parecer, julguei ser o melhor a fazer, para falar a verdade nem perdi mais um segundo a olhar para a planta.

Na minha modesta opinião estes comentários demasiado agressivos só contribuem para denegrir a boa imagem que o forum da casa tem vindo a construir.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, projectoG2

0.0197 seg. NEW