Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Sofia,

Antes de mais gostava de lhe desejar boa sorte para a aventura em que vai entrar,espero,francamente, que corra bem...
    Quando o titulo do post é "projecto para opinarem" garanto-lhe que é isso que vai ter num Fórum como este. Há pessoas neste fórum que podem ser mal interpretadas pela forma mais assertiva ou irónica com que fazem as suas apreciações, casos há em que dão opiniões sem que elas tenham sido solicitadas, mas não é este o caso-foi a Sofia que pediu. Se der uma volta pelo Forum vai ver que há muitas discussões acesas, membros ofendidos,troca de galhardetes, mas pode ter a certeza que a maior parte das pessoas que aqui estão estão com muito boa vontade para ajudar os outros trocando experiências e conhecimentos. Há aqui gente muito qualificada que sabe bem do que fala-aliás, vejo que alguns deles disponibilizaram o seu tempo para olharem para o seu projecto e opinarem como a Sofia pediu.Ora, num Fórum em que a maioria dos membros está ligada à área da construção seja como profissional, seja como cliente, olhando para o seu projecto era impossivel ter opiniões que fossem de encontro à sua.... Devia ter posto: Se gostam deste projecto digam.
    Há uma discussão muito interessante aqui no fórum que pode ser útil para si que é qualquer coisa como -o que faria de diferente se construisse a minha casa hoje (se alguém conseguir pôr o link eu agradeço,pois eu não estou a conseguir encontrar).
    da leitura que faço , dá-me ideia de que nem a Sofia está tão certa assim das escolhas que fez...mas posso estar enganada....
    A 1ª coisa que me salta à vista é a orientação solar, mas também lhe digo que é muito difícil opinar só com o que a Sofia pôs aqui.Já que foi tão massacrada, já não tem nada a perder ponha mais coisas, mais informação...
    Acho o layout fraquito, e mal pensado, mas a própria Sofia diz que o arquitecto pouco riscou nesse projecto e, desculpe que lhe diga, mas nota-se.
    por ultimo, não leve a mal a malta aqui do forum, muitos estão habituados a ser sarcásticos e menos simpáticos, mas no fundo são pessoas dispostas ajudar que é para isso que este fórum serve.
    Boa sorte, Sofia, e não desapareça aqui do Forum que este é capaz de lhe dar jeito durante a construção da sua casa.e para nós(falo como membro do fórum desde 2008), era giro ver o resultado e o processo da construção da sua casa! : )

Cumprimentos

Rita
    Concordam com este comentário: Oli
  2.  # 62

Colocado por: ItalianoNão vejo porque não. É um investimento grosso e constante? Sim. É o único e mais valioso património que a maioria das famílias possuem? Também.

Simplesmente porque referiu em vender posteriormente a casa. O que implica então que haja um segundo investimento/negócio da vida (e como foi em tom de piada pus o XD )

Colocado por: Italiano
    Olhe, então ainda bem que eu não sou arquitecto! Convém no entanto lembrar que a proposta do arquitecto, seguramente baseado nas características do terreno, na envolvente e da questão da orientação solar, apontava para uma solução 180º diferente desta que aqui foi apresentada.

Bah, tem razão, um bom crítico. Mas o que me estava a referir não era ao Sol, isso é um dado adquirido (embora ainda tenha as minhas duvidas sobre o que foi argumentado sobre a piscina por alguns membros). Eu referia-me à aragem fria. Quem nunca foi à praia da rocha e levou com ventania e areia? XD e no entanto estavam no lado SUL de Portugal. Penso que neste tipo de situações o que interessa é a direcção relativa aos elementos de obstrução, por exemplo:
    Tome-mos a piscina como o nosso elemento de estudo.
    Duas situações possíveis, a existente e uma outra de a mudar para frente da casa.
    Não sabemos o que está à frente da casa, não sabe-mos sequer a altura da vedação.
    Em termos de probabilidade a melhor posição será a sul da casa, mas como não estamos em engenharia de tráfego e como devemos limpar o nome da construção como "arte" do metro, vamos antes reger-mo-nos pela certeza, já que temos tecnologia mais que suficiente para tal.

Uma simulação 3d com um simulador da luz solar na região está ao alcance de qualquer técnico superior (digo eu), quantos arquitectos usam estas ferramentas? (pergunta desprovida de ironia)
    Por vezes o que vejo são técnicos (e digo técnicos porque me refiro a eng, arq, desenhadores, designers, ...) preocupados com a qualidade dos renders dos 3d, da qualidade de apresentação e se calhar nem se preocupam com os estudos de luz que podiam fazer utilizando essas mesmas ferramentas. (mas posso estar engano e é por isso que partilho esta opinião).

Colocado por: ItalianoDe qualquer maneira, mesmo que a solução não seja tão simples como trocar sanitas com lavatório, de certeza que não há necessidade de ter a sanita como elemento focal destas grandes casas de banho.

Eu inquiri este "problema" simplesmente porque não o entendo. Pelo que percebo o ideal seria posicionar a sanita na mesma parede que a porta de entrada e do lado para o qual a porta abre (assim a sanita seria sempre a ultima coisa a ser vista). Depois ficava a questão do que se devia por em frente à porta, o lavatório? Nem pensar, já que este geralmente tem um espelho. Abrir a porta e ver o espelho refletir a sanita penso que vai dar ao mesmo problema. E estar a utilizar o espelho no dia a dia sempre com a imagem da sanita refletida também não me parece razoável face à primeira premissa. Resumindo, parece-me que fica apenas a hipótese de se ter o chuveiro/banheira em frente à porta, o que levaria depois a arranjos na figura geométrica da wc, digo eu.
    Por isto tudo é que fiz a questão.
  3.  # 63

Kugu

neste caso a piscina até está muito bem na parte de tras, se repararmos bem até irá ter uma boa exposição solar, e como diz muito bem o que interessa tambem é a sua protecção aos ventos dominantes e outras possiveis obstruções na envolvente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuGu_eLu
  4.  # 64

Colocado por: marco1neste caso a piscina até está muito bem na parte de tras, se repararmos bem até irá ter uma boa exposição solar, e como diz muito bem o que interessa tambem é a sua protecção aos ventos dominantes e outras possiveis obstruções na envolvente.

Já agora, o que tem a dizer sobre os wc e as sanitas?
  5.  # 65

Colocado por: Sofia_youngjoey77

Nao fiquei ofendida com os comentarios que tinham como intuito de me ajudar, a esses respondi e agradeci.
    O que me "ofendeu", se assim podemos dizer, foi a agressividade de certos comentarios como é o caso do seu por exemplo.

Mas o seu o que tem de novo é que traz a questao do machismo... "ficam todas ofendidas"... Presumo que o todas sejam as mulheres...
    Teem é que avisar se é um forum exclusivamente masculino e nos as "ofendidas" nao somos bem vindas... Porque voce por exemplo nao veio nem comentar o projecto, nem dar sugestoes, como as que diz que eu nao aceito, veio simplesmente criticar-ME. Neste caso nem é o projecto, é mesmo a mim.
    Voce deve ser daqueles que pensam que este tipo de coisas deve ser feitas por homens e que as mulheres devem so se ocupar da decoraçao... e....e... ja vamos com sorte.

Nao percebi que a ideia era meter aqui os projectos antes de serem aprovados... Pelo que diz, so se deve expor os projectos antes de darem entrada na camara e depois de aceites e feitas todas as sugestoes/criticas/mudanças aqui sugeridas?

Como disse no inicio "venho vos mostrar o projecto" por isso nao compreendo o seu comentario nem onde "esta a graça"... Mas ai voce ate me pode dizer: "piadas de homens..."

Sofia

Sinto muito que tenha visto o meu post como um comentário agressivo, mas não era de todo a minha ideia.

Quando escrevi "todas ofendidas" não me estava a referir a si e muito menos ás mulheres mas sim a todas as pessoas que vêm aqui postar os seus projectos a pedirem para os foristas opinarem e darem sugestões (palavras suas) quando o projecto já está aprovado e não estão abertas a mudanças.

Em relação ao facto de eu ser machista apenas lhe digo que estou na mesma situação que você e quem decidiu quase tudo foi a minha esposa, eu apenas alertei para certas questões que ela não sabia.

Eu não a critiquei a si porque também não a conheço, apenas critiquei a sua postura em relação ou user Italiano, porque se vem pedir sugestões deve ter poder de as encaixar porque não pensamos todos da mesma maneira.

Por ultimo gostaria de lhe desejar muito boa sorte para a sua construção e espero que um dia não olhe para trás e pense que afinal as pessoas até tinham razão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  6.  # 66

Kugu

a da entrada tem o lavatório mal posicionado, devia estar de frente para a porta, a da suite é enorme e podia ser outra coisa mas não está mal de todo, a outra está pessima e bastava que as portas dos quartos fossem um pouco mais para tras originando ali um pequenno vestibulo (hall) para que tudo pudesse ser diferente, repare que em 8 m2 fazer uma wc assim com as peças sanitárias logo de cofre ao entrar é mesmo pessimo.
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas, kuGu_eLu
  7.  # 67

Obrigado marco1.
  8.  # 68

Colocado por: Sofia_e na sua opiniao se fosse mais pequena pensa que "ganharia" o que?

Colocado por: Sofia_Rui Moreira

Jure? E eu que ia jurar que quanto maior mais barato me faziam...
    Fui completamente enganada...
    É o que da querer fazer o trabalho que compete aos homens... lol

Realmente a Sofia atira os foguetes, apanha as canas e ainda se presta a esse tipo de perguntas...

Cumprimentos.
  9.  # 69

Boa noite.

Hesitei longamente a voltar a "postar" aqui mas visto ter aberto o topico e por respeito aos intervenientes decidi faze-lo.

Talvez me esteja a repetir mas... Sigo este forum ha muito tempo e ja me foi bastante util em varias etapas deste meu projecto. Tambem o sigo por outras varias razoes, questoes do dia-a-dia mas sinceramente o que me agrada mais é seguir as obras! Assim de cabeça lembro-me da do utilisadores nandogonca, da silvia peixoto, entre outras. O topico so de casa de banhos e cozinha tambem me tem sido bastante util... Sem contar do "como encontrar um bom construtor"!
    Isto para dizer que gosto do forum e da entre-ajuda que aqui existe!

Por isso para mim era logico mostrar aqui a planta da minha casa e sinceramente queria depois fazer o diario da obra, porque se gosto de ver a dos outros tem que haver quem o faça para os outros tambem.
    Acho que é notorio que o topico foi criado com boa vontade e com bom humor! Talvez por esta razao tenha encarado certos comentarios como "ataques". Como aqui ja disseram e ate por mensagens privadas, existem certos membros que aparentemente teem bastante gosto em lançar "bitaites" (nem conhecia esta palavra) com o unico preposito de provocar. Parece que desta vez fui eu o alvo...

As primeiras respostas que dei penso que foram mal intrepertadas, ou entao fui eu que lhes dei o mau "tom". A minha intençao nao era de todo contrariar os conselhos e opinioes que me estavam a ser dadas, mas sim tentar explicar o porque daquelas nossas escolhas no sentido de talvez se perceber o porquê destas mesmas escolhas.
    Por isso qual nao é o meu espanto quando vejo o comentario do membro "Italiano", em que nao comenta absolutamente nada do projecto mas sim os meus comentarios, de uma forma bastante agressiva que se vê bem que a intençao é "atacar-me" e a gota de agua foi este comentario:
    "Olhe que choca a muito boa gente (visitas que vão sair de sua casa a chamá-la pindérica/potenciais compradores da casa no futuro)... "
    Quando o membro me diz que nao me esta a chamar pinderica compreendam a minha duvida porque se estivesse a chamar pinderica a casa acho que seria mais correcto dizer "(visitas que vao sair de sua casa a ACHA-LA (a casa) pinderica"). Mas vamos ate assumir que intrepertei mal e entao ai peço desculpa. Mas mais a frente nos comentarios e ate admitido pelo mesmo a intençao é insultar (neste caso os meus erros ortograficos)! Por isso acho "piada" quando dizem que o topico "descarrilou" devido a minha atitude com o membro "Italiano"...
    Mas bom, continuando porque para mim este "assunto" morreu...

Depois deste comentario acho que muitos poucos se conseguiram centrar no objectivo do topico, porque varios outros membros se seguiram nos ataques, (que quem ler atentivamente consegue detectar) que na minha opiniao tinham como unico objectivo "deitar mais lenha na fogueira". Mas como me foi aconselhado, e bem, nao me vou dar ao trabalho de responder.
    Ha no entanto um comentario que nao posso deixar de responder, o do utilizador "doisarquitectos" quando diz e passo a citar :

"Bom dia,Meus caros, de facto a Sofia não teve a melhores das atitudes, e penso que ela até já o reconheceu. No entanto penso que alguns comentários dos foristas foram longe de mais, mostram ter a mesma atitude que a Sofia, ou seja "não vale a pena bater mais no ceguinho".
    Eu por exemplo depois da atitude da Sofia nem sequer dei o meu parecer, julguei ser o melhor a fazer, para falar a verdade nem perdi mais um segundo a olhar para a planta.
    Na minha modesta opinião estes comentários demasiado agressivos só contribuem para denegrir a boa imagem que o forum da casa tem vindo a construir."

Quando diz que nao tive a melhor das atitudes e o reconheci é verdade, mas foi no sentido de ter justificado demais as escolhas do projecto e mais nada!
    Por isso nao entendo que tipo de atitude diz que eu tive! Se se esta a referir a certas respostas por mim dadas, note que foram respostas a "ataques", por isso estimo que se me atacam tenho o direito de me defender, como qualquer outra pessoa o faz e faria!
    Concordo consigo quando fala da boa imagem que o forum tem mas (e digo bem mas para o caso de estar a intrepertar mal) se diz que sou eu e o meu topico que estamos a denigrir essa imagem eu propria pedirei para que este seja apagado, porque NUNCA foi essa a minha intençao quando o criei ou nos meus comentarios!

Para acabar o longo "testamento", mas tinha que o fazer por um descargo de consciencia, agradeço e peço imensa desculpa a todos que me responderam com a intençao genuina de "ajudar" porque mesmo que o projecto nao tenha agradado, mas como tambem nao o "publiquei" com a intençao de receber montes de elogios (embora para mim a casa me agrade ) porque eu mesma tenho consciencia que existem varias lacunas e no proprio comentario de abertura do topico eu os admito, nao tive a oportunidade de trocar opinioes e ate algumas bastantes intressantes mas visto o rumo que isto levou agora tambem nao faz sentido.

Obrigada

Sofia
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Oli, Quintinhas
  10.  # 70

Colocado por: Sofia_Por isso qual nao é o meu espanto quando vejo o comentario do membro "Italiano", em que nao comenta absolutamente nada do projecto mas sim os meus comentarios, de uma forma bastante agressiva que se vê bem que a intençao é "atacar-me"

Não sou advogada de defesa de ninguém, mas já ando por aqui há muito tempo e não me lembro de ver o Italiano a ser agressivo, mal educado ou arrogante para ninguém. Nem acho que o foi neste caso concreto. Pode ter mais brusco, acontece.
    Inclusivamente, houve projetos muito, mas muito mais atacados do que este, e às vezes por coisas bem pequenas, como a localização do WC social, por ex.(foi uma discussão memorável, não foi, Fernando?). Agoara as pessoas ficam um bocado irritadas quando do outro lado se afirma que está tudo muito bem e se gosta do projeto tal qual está...então para quê pedir opiniões? Eu gosto de comentar plantas, na mera perspetiva de leiga, mas neste caso não estive para me chatear porque se está tudo bem, tudo aprovado, e ao gosto dos donos da obra...assunto encerrado!
    Concordam com este comentário: Picareta, Gex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
    • Gex
    • 23 março 2012

# 71

quando do outro lado se afirma que está tudo muito bem e se gosta do projeto tal qual está...então para quê pedir opiniões? Eu gosto de comentar plantas, na mera perspetiva de leiga, mas neste caso não estive para me chatear porque se está tudo bem, tudo aprovado, e ao gosto dos donos da obra...assunto encerrado!

Ora nem mais!
    Concordam com este comentário: sgcz
    •  
      FD
    • 23 março 2012

# 72

O problema está no título... pediu-se uma coisa que, pelos vistos, não seria bem o que se queria.
    Uma falha de comunicação por assim dizer.
    Concordam com este comentário: ritasa, youngjoey77, Picareta
  11.  # 73

Colocado por: FDO problema está no título

com tanto espaço, e áreas elevadas (sublinho o chuveiro gigante do wc da suite), penso que o erro foi o ultimo "o" do título que lá não devia de estar XD
  12.  # 74

Sofia,

peço desculpa, mas a paciência tende a ter limites. minha ultima intervenção foi a defende-la e tentar fazer com que os foristas não a atacassem mais, nem peço desculpa caso o meu post possa ter sido mal interpretado, porque acho que o que escrevi foi muito claro.

Por isso não entendo o seu post dirigido à unica pessoa que apelou aos restantes foristas para a deixarem de atacar. Talvez eles afinal tenham mais razão do que inicialmente pensei.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: ritasa, youngjoey77
  13.  # 75

Eu só posso dizer que não estou nada arrependido de ainda não ter metido o projeto na câmara e ter aceite as opiniões dos vários foristas que deram a sua opinião.

Eu próprio fiz os 3D da casa no google sketchup 8 e cheguei à conclusão que com os móveis que tenho na sala aquilo ia ficar tudo " encafonado "...a garagem também não colocava dois carros lá muito bem.... e ainda alterei montes de janelas. Alguns deram a entender que aquilo era projeto para jogar no lixo...outros ajudaram...agradeço a todos.
  14.  # 76

Colocado por: Martins_31Alguns deram a entender que aquilo era projeto para jogar no lixo

Também pode ser uma ajuda.
  15.  # 77

Colocado por: PicaretaTambém pode ser uma ajuda.

A ser verdade seria a melhor das ajudas já que evitaria desperdiçar tanto dinheiro.
  16.  # 78

A mais acertada na volta!!!! lol
  17.  # 79

As pessoas estão felizes com os seus projectos, porque não entendem nada do assunto (já aconteceu comigo).

Depois chegam aqui, levam um "abre olhos" e o seu sonho é completamente "terraplanado" em meia dúzia de posts.

Não há como reagir sem ser de forma emotiva.

Como dizia Balzac... "Terrível condição do homem! Não há uma das suas felicidades que não provenha de uma ignorância qualquer"

Prova disso são as crianças. Quanto menos sabemos, mais felizes somos...
    • sgcz
    • 23 março 2012

# 80

bom...eu falo pela minha opiniao pessoal, como nao gosto de corredores...nao concordo muito bem...
    com uma casa em que poderia fazer uma disposição engraçada não a faria desta forma...
    não gosto muito do wc à entrada da porta..e logo a cozinha...e virava a sala e piscina a sul com a parte da zona de estar virada para a piscina..
    contudo, se esta pensada à v/medida e se é assim que acha se sentira bem nela, força :) nunca se pode agradar a todos, e no fim de cada construção estamos sempre prontos para começar tudo de novo e fazer algo diferente.
    cpts
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021

0.0198 seg. NEW