Iniciar sessão ou registar-se
    • Nss
    • 24 abril 2012

     # 1

    Colocado por: projectoG2será que esta foto ajuda para perceber?
      laje parte III (11) (Medium).JPG


    Credo, essa parede de blocos até mete medo....quem deixa umas juntas dessas devia de ter vergonha.
    • Nss
    • 24 abril 2012

     # 2

    Não sei como é possível fazer trabalho assim...eu nunca fiz uma parede mas juro que era incapaz de deixar assim tão mau.
    Desculpe escrever isto, mas quando vejo trabalho deste fico a pensar quando é que este pais vai para a frente.
    Enquanto não mudar estas mentalidades vai ser sempre igual.
  1.  # 3

    G2 atente no que lhe referiu o JCardoso, tem a certeza que vai ser para colocar terra contra aqueles blocos? Tem a noção que para suportar terras se fazem paredes de contencao em betao armado e os seus "especialistas" nao vêem problema nenhum em colocar esse peso contra paredes deste tipo? Quando cair espero que nao estejam ninguém dentro da "caixa".
  2.  # 4

    Colocado por: j cardosoAs paredes da cave são simples em bloco?

    Sim
  3.  # 5

    Pois, é o que parece. Assim seja.
  4.  # 6

    Nss o que são as juntas. Consegue me identificá-las na foto?
  5.  # 7

    frapiment. As paredes de bloco não são de contenção de terra, mas tem razão que vão ser colocadas terras à volta. Vou questionar quem de direito sobre essa estabilidade, ainda que como disse anteriormente não fazemos, para já, intenção de usar aquele espaço até porque não vai ficar com nenhuma ligação à casa. Obrigado pela sua observação e esclarecimento. Vou me inteirar sobre isso.
    • Nss
    • 25 abril 2012

     # 8

    Colocado por: projectoG2Nss o que são as juntas. Consegue me identificá-las na foto?


    Nessas paredes de blocos as juntas são os espaços que leva cimento para unir uns blocos aos outros, quando estiver na obra observe essas mesmas juntas e repare que umas nem cimento tem, outras saiu o excesso e nem se deram ao trabalho de rapar com a colher para acertar.
    • Nss
    • 25 abril 2012

     # 9

    Vou deixar um exemplo de como deveria ficar, com as juntas regulares, o que confere uma resistência homogênea por todo o pano de alvenaria.
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: projectoG2
      Imagem 702.jpg
  6.  # 10

    Colocado por: NssVou deixar um exemplo de como deveria ficar, com as juntas regulares, o que confere uma resistência homogênea por todo o pano de alvenaria.
    Concordam com este comentário:treker666
      Imagem 702.jpg



    Na imagem apresentada, o isolamento apresenta algo mais que o wallmate ou apenas está totalmente preenchido com esse material?
    • Nss
    • 25 abril 2012

     # 11

    Colocado por: treker666


    Na imagem apresentada, o isolamento apresenta algo mais que o wallmate ou apenas está totalmente preenchido com esse material?



    Tem caixa de ar de 2 cm e duas placas cruzadas de 3cm de xps encostadas ao pano interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  7.  # 12

    outra questão é que a caixa de ar (desvão sanitário), devia ser ventilada. depois admiram-se das humidades que parecem nos rodapés
  8.  # 13

    Ora, 1ª forma. A explicação que me deram foi: Estarem lá os blocos de cimento ou não estarem nada interfere com os pre esforçados. Ou melhor a estrutura nada tem haver com aqueles blocos que até poderiam não estar lá. Foram criados para a a tal situação de aproveitamento daquele espaço se assim se pretender. Está equacionado as paredes duplas ou então malha de ferro com projecção de betão. (não sei no entanto qual delas será a mais viável) Alguém pode opinar se isto é viável ou não?
    Já agora Fernando Ferreira ou Nss o que é a caixa de ar que falam e o facto desta ser ventilada? Referem-se ás paredes ou à lage? Desculpem lá estas perguntas descabidas mas já deu mesmo para perceber que apenas sei distinguir um tijolo de uma pedra (e mal) :)
  9.  # 14

    Colocado por: projectoG2Ou melhor a estrutura nada tem haver com aqueles blocos que até poderiam não estar lá. Foram criados para a a tal situação de aproveitamento daquele espaço se assim se pretender. Está equacionado as paredes duplas ou então malha de ferro com projecção de betão. (não sei no entanto qual delas será a mais viável) Alguém pode opinar se isto é viável ou não?


    Pensando que isto se refere à questão (muito bem) levantada pelo jcardoso.

    A questão das paredes dos blocos é que, apesar de neste momento você ver que o terreno é "auto-sustentável" (a escavação foi feita com um talude quase vertical) de forma que permite que os blocos apenas estejam encostado ao limite da escavação sem sofrerem qualquer pressão, nada garante que o mesmo, por diversas razões que não vale a pena explicar, não deixe de ser "auto-sustentável" exercendo assim pressão na parede de blocos.

    Consegue perceber que numa piscina as paredes da piscina estão sujeitas à pressão da água, certo? Pois aqui é igual, sendo as paredes a sua parede de blocos e em vez de água tem solo.

    Em regra as paredes de blocos não são indicadas para a contenção de terras, necessárias quando o terreno por ventura deixa de ser "auto-sustentável". Sendo sim indicada uma parede de contenção em betão armado, devidamente calculada para o efeito.

    Isto para dizer que o que foi feito, está mal feito, mas pior que isso, está mal pensado. Não quero acreditar que o seu projectista de estabilidade tenha conhecimento disto e concorde com o que foi feito.

    Malha de aço e projecção de betão, é solução?

    A minha é resposta é NIM, se for devidamente calculada e executada pode ser (dúvido que haja know-how na sua obra para executar isto em condições). Não se livrando de que só pode contar com as fundações dos pilares, logo vai ter que considerar a resistência dos mesmos para a pressão que teria que considerar nas paredes e referida atrás. Complicado? Não, fale com o seu projectista de estabilidade e não deixe de nos dar feedback.

    A sua obra tem provado ter um fraco acompanhamento no que toca a estabilidade e ainda não percebi de quem é a culpa...
    ______

    Editado: confirme bem se a armadura das vigas que aparecem na foto do post 120 corresponde ao que está no projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: projectoG2
    • Gex
    • 26 abril 2012

     # 15

    E a fiscalização, o que diz?
  10.  # 16

    Colocado por: projectoG2será que esta foto ajuda para perceber?
      laje parte III (11) (Medium).JPG


    A foto da 120 mede medo! Aquela parede de blocos se for para encostar terra não vai aguentar muito tempo!
    Quem está a executar a obra é poupadinho, deve ser por imposição da troika. Poupadinhos na massa, no nivel, na colher e até no bom senso.
  11.  # 17

    R Rufino obrigado pelo seu esclarecimento (que é isso mesmo que pretendo quando coloco algumas questões ou fotos). No entanto não fiquei totalmente esclarecido em dois pontos. A manha de aço então é melhor que as paredes duplas para esta situação? A armadura das vigas é o quê? É aquela estrutura que está no meio (que se atravessa de um lado a outro) ou é aquilo que está em ferro. Já agora o porquê do seu reparo sobre a tal armadura?
  12.  # 18

    Colocado por: projectoG2Já agora o porquê do seu reparo sobre a tal armadura?

    Parece que tem pouco ferro, para o comprimento que a viga tem. Não coloque o betão, sem que o director técnico da obra ou autor do projecto de estabilidade, vá verificar as armaduras.

    EDIT: Este conselho aplica-se para todas as obras.
    Concordam com este comentário: RRufino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: projectoG2
  13.  # 19

    Picareta obrigado pelo seu esclarecimento mas referem-se a qual aquela que vem de baixo ou aquelas duas que estão na horizontal?
  14.  # 20

    Colocado por: projectoG2Picareta obrigado pelo seu esclarecimento mas referem-se a qual aquela que vem de baixo ou aquelas duas que estão na horizontal?

    Ao ferros colocados na horizontal, na face inferior das vigas.

    A verificação das armaduras antes das betonagens é uma coisa perfeitamente normal, e nenhum técnico responsável deveria permitir betonagens sem a verificação das armaduras.
    Concordam com este comentário: RRufino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: projectoG2
 
0.0339 seg. NEW