Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: branco.valterNão é relembrar, é meter isso no papel antes de assinar seja o que for!


    Colocado por: Picareta
    Háaaa...assim sim, pareceu-me que ia estar atento à execução do trabalho, e isso era tarde de mais.


    Quero ver se fico atento a estes pormenores todos com a vossa ajuda, uma vez que muito mal se fala de sistemas de construção que não os tradicionais...
  2.  # 62

    Colocado por: seixitasQuase um ano depois da última mensagem postada, tenho novidades!
    A licença na CM Viseu está para sair... (mais de um ano depois de a ter entregue!)
    Agora está na altura de começar a adjudicar os serviços.
    O construtor, propôs-me algumas empresas para a realização dos trabalhos (que não são os de carpintaria), bem como a maneira como essas empresas o realizarão.
    É nesta fase que vou precisar de alguns esclarecimentos/conselhos dos foristas entendidos nas diversas matérias.
    Começando pela base da casa, que será em “betão”, o construtor propôs que se fizesse a abertura para as fundações, seguida do enchimento da fundação com betão ciclópico, e depois com bloco fazer uma espécies de parede até à altura da base (em bloco porque diz que a casa é relativamente leve, não precisando de muita resistência e estes são mais estanques às humidades), enchendo o interior da base com gravilha (brita), levando uma tela anti vapores, seguida da execução de laje em enrocamento e massame com 10cm de espessura e rede malhasol.
    Esta é a proposta dele, gostaria de saber se há opiniões divergentes, em que se possa melhorar algum aspeto, nomeadamente se haverá vantagens em fazer a base em “vigas pré-esforçadas e blocos de enchimento, solidarizadas por uma camada de betão complementar e uma rede malhasol CQ 30”, conforme me aconselhou o Sr. que me orçamentou a base, sendo que esta acresce mais de 3000€ ao valor final…


    Colocado por: seixitasAqui fica uma foto da base do T1+1 que mandei construir em 2008, que ilustra a maneira como o construtor pretende realizar os trabalhos...
      DSC06814.JPG


    E quanto à questão que coloquei??
    O que me aconselham??
  3.  # 63

    E mais uma vez entramos na velha questão tantas e tantas vezes colocadas cá no fórum. Na Alemanha à material que cá não há e quando há muitas vezes é mal aplicada. Isto no país com a melhor construção do mundo (balela tantas vezes repetida)!
  4.  # 64

    Já agora "à" é na verdade "há"!

    E não, não tenho qualquer dúvida.
  5.  # 65

    Finalmente hoje tive a confirmação da CM Viseu! a licença está pronta a levantar!! desde o dia 18 de Março de 2012...
    No inicio do próximo mês irá iniciar a construção! irei depois atualizar com fotos para os mais críticos se puderem exprimir!! ;)
  6.  # 66

    nestes dias tenho andado a ver a questão do ETICS, e o aplicador pôs-me a hipótese de usar XPS em vez de EPS (sei que será melhor), que acham??
  7.  # 67

    Colocado por: Anonimo18072022A
    1º Pessoalmente acho que deveria usar o EPS e não o XPS principalmente pelo fato do XPS ser bastante menos permeável ao vapor de água do que o EPS.
    2º O XPS tem um modulo de elasticidade maior e esse fato poderá induzir alguns comportamentos inesperados no futuro do sistema de isolamento.
    3º Verifique se a marca que vai utilizar o aplicador tem conformidade para a utilização de XPS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:seixitas

    1º Então não será uma mais valia o XPS ser mais impermeável (se é que entendi bem) ao vapor de água??
    2º Como é que poderei ter problemas?? se a aplicação for conforme as instruções vertidas nas msg's transatas, à partida as placas não se deverão "mexer".
    3º como poderei fazer essa verificação??
    O aplicador argumentou que o XPS é mais isolante e mais resistente às cargas físicas... e acrescentou que a diferença de preço não seria significativa...
  8.  # 68

    Boas, tenho uma dúvida que me surgiu antes de ir falar com o aplicador do ETICS.
    Na parte inferior das paredes, queria aplicar a técnica do "nandogonca", começando com XPS (4mm) desde a fundação até ao nível da base, e daí para cima, com o EPS (6mm). A diferença deve-se ao facto de levar uma pedra de revestimento até ao nivel da base.
    A minha dúvida prende-se com o facto de o construtor me dizer que isso não será possível, em virtude de o perfil de arranque do ETICS ter que ficar arejado...
    Será verdade??
    Se assim for, não poderei aplicar a cola "Webwe Superflex More"...
  9.  # 69

    Se eu quiser todos os meus acessórios seja de cantos, seja pingadeiras, seja de arranque etc etc etc estes perfis todos em pvc cá em portugal posso ter certo?
  10.  # 70

    Colocado por: Anonimo18072022A
    lol

    Vou-lhe dizer essa! ;)
    Bem que me parecia que tinha sido um reparo errado, por isso quis vir confirmar convosco! Acho que vou propor ao aplicador para usar então o perfil de arranque logo com o XPS debaixo da terra, pode ser que não fique (muito) mais caro...
    E quanto à cola "Webwe Superflex More", acham que cumprirá bem a sua função contra os ratos e formigas?? Estou um pouco reticente com o facto de (não) ver as placas de XPS debaixo da terra, sem poder ver se estão a servir de hotel...
    E obrigado pela vossa ajuda! :)
  11.  # 71

    Também não deverá ser uma diferença tão incomportavel :).

    Você é podia passar pelo tópico da fachada ventilada :P com as suas fotos e imagens de certeza que ficaria com o "problema" mais resolvido aqui na cabeça!

    Abraço
  12.  # 72

    Colocado por: Anonimo16062021
    Se o trabalho for bem executado como foi o caso da obra do nando não terá qualquer problema com os ratos e formigas..

    Então lá vou eu ter que aplicar a cola... ou melhor, digo ao nando para cá vir beber umas minis... ;)
  13.  # 73

    Aqui está foto geral do terreno onde a casa irá "nascer", já com o alicerces abertos...
      SAM_5478.JPG
  14.  # 74

    Buracos para os pilares principais... têm cerca de 2m de profundidade. O alicerce tem cerca de 60cm.
      SAM_5472.JPG
  15.  # 75

    A base, será constituída, de baixo para cima, por: regularização do terreno com o saibro resultante dos alicerces, a tela pára vapores (plástico), "rachão" (cerca de 25cm), betão com "malha sol", XPS (3cm penso que seja suficiente), e regularização para assentamento do azulejo.
    Quanto às paredes exteriores, serão, de fora para dentro: ETICS 60mm, bloco térmico 25cm, EPS 20mm, perfil metálico para apoio do gesso cartonado e gesso cartonado.
    O tecto, será, de cima para baixo, constituído por: Telha cerâmica, ripas cruzadas em madeira, tyvex (ainda não sei se deva aplicar isto), OSB e barrotes de madeira. O isolamento será colocado por cima do "tecto falso", com MLR cruzada ou então, ando a estudar preços para poliuretano projectado, que segundo o construtor trará melhor conforto térmico...
    Que acham das soluções??
  16.  # 76

    Agora perdi-me, então a casa não era para ser estilo "Wood Framing"? Bloco térmico de 25 cm? EPS 20mm em gesso cartonado?Tecto falso com poliuretano projectado? Seixitas você leu alguma coisa do que o ALV escreveu aqui no fórum?

    Sou um mero curioso, mas agora fiquei mesmo confuso.
    Concordam com este comentário: lmcscarpediem
  17.  # 77

    lol, fiz umas pequenas alterações ao projeto inicial, daí ter demorado um ano e meio a sair a licença...
    A construção será em tudo igual ao estilo "wood framing", mas com as paredes exteriores em bloco térmico (não pensem os mais céticos que a alteração se deve ao facto da estabilidade da casa, foi por ser a solução custo/beneficio mais vantajosa que encontrei).
    A questão do poliuretano projectado, apenas será uma substituição à MLR proposta agora pelo construtor que ainda está em analise...
  18.  # 78

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Entre o isolamento e as placas de gesso cartonado sugiro a utilização de barreira pára-vapor ou em alternativa escolher um isolamento já com barreira pára-vapor integrada. A barreira pára-vapor deverá ficar sempre virada para o interior (face quente).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:seixitas

    Um simples plástico servirá? que outro tipo de isolamento aconselharia já com a barreira pára-vapor integrada (que não fuja muito ao valor do EPS)?
    O EPS no interior será uma mais valia para o isolamento proposta por mim, mas tenho medo que esteja a exagerar e depois tenha problemas com as condensações...
  19.  # 79

    vou analisar preços...
  20.  # 80

    Vê antes os manuais de aplicação de gesso cartonado (Pladur, Knauf, etc).

    http://www.mesaco.lda.pt/PDF/GUIA%20R&R%20port.pdf

    http://www.knauf.com.br/folder/manual/pdf/manual_instalacao.pdf
 
0.0299 seg. NEW