Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Essa é outra das coisas... apartir do momento que coloca isolamento no interior o risco dessas patologias existe... e a BPV tem de ser correctamente aplicada... se não...


    Eu continuo com a opinião de que o seixitas, se não quer gastar muito dinheiro o melhor era adicionar os 2 cm no ETICS... e livrava se dos perfis metálicos no interior e dos custos adjacentes a essa construção, e ganhava + espaço interior.
  2.  # 122

    SIGA Rissan, já tive a ver essas fitas!

    alias o site da SIGA está nos favoritos :)
  3.  # 123

    :), mas além da siga, também tenho outros, tremco illbruck, contega, iso-chemie
  4.  # 124

    Colocado por: seixitasResultado de uma conversa com o Engº (que é quem está a fazer a parte das alvenarias), que me convenceu a fazer as paredes exteriores em BT, mostrando-me que em termos de comportamento térmico seria a mesma coisa pelo mesmo preço...
    Assim, tenho a mais valia de ter uma parede mais espessa, que dará jeito para as janelas/portadas que estou a pensar colocar.
    Espero não me arrepender!


    Tem a certeza que o sr. engenheiro conhece o comportamento térmico do sistema com estrutura em madeira? Precisa de paredes com 40 ou 50 cm? 30 cm não eram suficientes paras as janelas e portadas?
  5.  # 125

    Por isso é que digo "espero não me arrepender"... a parede com a estrutura em madeira ficaria com menos de 25cm, e desta forma a portada fica muito próxima da janela, o que no verão com as altas temperaturas que o alumínio (das portadas) atinge, não é muito bom para o comportamento térmico dos vãos envidraçados...
  6.  # 126

    Quanto ao isolamento a aplicar, em principio opto por pôr mais uns cm's no ETICS e o tal gesso projectado nas paredes interiores (apenas nas de BT).
    Não vou correr os tais riscos de condensação!
    Quanto à obra, só ainda tem um dia de trabalho de pedreiros, e apenas limparam as fundações e colocaram algum rachão...
    Quanto às vigas das fundações, ficaram com uma profundidade de 2metros, e optei por colocar plástico no fundo (antes do rachão) para tentar que aquilo fique impermeável... agora estava a pensar, depois de as vigas serem cersitadas, "embrulha-las" em tela pictonada, que dizem?
  7.  # 127

    Acho que fez bem, isto é, se sempre optar pelo ETICS em detrimento do "ITICS" (isolamento pelo interior), acho que mais lhe vale aumentar na espessura os tais 2 cm que queria colocar no interior.

    A sua preocupação dos roços dos blocos tem um certo fundamento mas no exemplo que lhe dei com os pilares e vigas acho que percebeu onde eu queria chegar.

    As paredes interiores sempre vai continuar com a estrutura em madeira no interior das mesmas?
    •  
      alv
    • 6 julho 2013

     # 128

    Vivam!
    Não acompanho todas as discussões, como é fácil de entender, mas "chamado" à atenção sobre este tópico, lido na diagonal, surge-me um chorrilho de questões caro Seixitas.
    Desde logo, como é que está acompanhado em termos de apoio? Uma casa não é coisa que se faça ao correr do vento e se mude de opinião sobre como e que fazer só com opiniões aqui do fórum por muito úteis e válidas que sejam, por muito experientes que quem as dê lhe possa parecer ou ser. Uma casa é coisa séria e requer apoio de gente que saiba ou dos sistemas convencionais ou dos sistemas alternativos, não se compadecendo com misturas de opiniões de uns e de outros. Muito menos com construtores "experientes" com técnicas importadas.
    Já muito se discutiu sobre a solução das paredes exteriores, já só lá vou se ainda estiver com dúvidas, mas acerca das divisórias, utilizar madeira! Bom essa só mesmo de "emigrante" dos "to by for" dos states!
    Bom, em resumo e para começar, comecemos pelo principio para que nos ajude e o possamos ajudar:
    A casa vai ser em estrutura convencional de pórtico resistentes em betão armado, lajes em pré esforçado e enchimento de paredes exteriores em BT. Muito bem até aqui.
    Depois disso como está prevista a versão de projecto da cobertura, da solução de projecto das paredes exteriores, qual a posição do seu projectista sobre as alterações que se propõe fazer, qual a posição do director de obra sobre as alterações, como vai coordenar tudo isso para legalização ou projecto de alterações?
    Não fazendo mais perguntas o que diz ou quais as soluções do projecto de térmica para ver se pelo menos fazemos soluções equivalentes ou com caracteristicas térmicas superiores...
    Sei que sou apenas mais uma areia na engrenagem, além dos anteriores participantes, mas parece-me uma discussão daquelas interessantes, até para ver como vai acabar e acreditem que tem de acabar em bem, até porque estão muitos olhos e muitos especialistas, daqueles a sério, que não participam para não se exporem, mas curiosa vai ser certamente. Está marcada.
    "Fassam" parte.
  8.  # 129

    Colocado por: lfvmagalhaesAs paredes interiores sempre vai continuar com a estrutura em madeira no interior das mesmas?

    Sim, a única alteração será mesmo as paredes exteriores.
  9.  # 130

    Colocado por: alvJá muito se discutiu sobre a solução das paredes exteriores, já só lá vou se ainda estiver com dúvidas, mas acerca das divisórias, utilizar madeira! Bom essa só mesmo de "emigrante" dos "to by for" dos states!

    Porque não concorda com as paredes interiores em madeira? Será acautelado toda a área da madeira que estiver em contacto com o BT e com o piso (alvenarias), usando madeira "verde" (hidrofegada) e tela para que não fique em contacto direto.
  10.  # 131

    alv, quanto ao resto das questões que colocou no comentário que mereceu uma atenção especial da minha parte, estão a ser devidamente debatidas com o Engº que fez o projeto, sendo a empresa dele a responsável pelos trabalhos de alvenarias da obra.
    P.S. não consegui responder atempadamente em virtude de ter sido uma semana de férias a trabalhar exaustivamente na obra!
    •  
      alv
    • 15 julho 2013

     # 132

    Vivam!
    A questão de fazer as divisórias interiores com placas de gesso laminado e estrutura de madeira tem, entre muitas outras coisas que dariam um tratado, a ver com custos.
    Fácilmente entenderá que ao preço que está a estrutura metálica, fica certamente mais barata que a madeira seca e tratada. Para além disso, assim e de repente, temos a mão de obra, a furação para passagem de infra estruturas, a resistencia a durabiluidade a facilidadede construção, de adaptação, entre outras.
    A estrutura de madeira é a base da construção de interiores com sistemas com placas de gesso. Teve a sua origem no final do séc.XIX nos EU e só muito residualmente é que se continua a usar e só mesmo, que conheça, nos EU, ou em locais muito pobres em que por dificuldades de aprovisionamento é dificil a chegada dos materiais complementares do sistema e continuam a "desenrrascar-se" com a madeira. Com o advento da industrialização, enformar a frio simples chapa de aço galvanizada, com caracteristicas de resistencia e fiabilidade é coisa relativamente simples, barata, pelo que a perfilaria para o sistema é produzida a custos relativamente baixos em todo o mundo. Repare que por cá, existem uma boa dúzia de produtores de perfis, uns melhores, outros nem por isso, mas existem para todos os preços, marcas e gostos.
    Quanto às outras questões, elas são pretinentes apenas para si, pois será você que vai ficar com o menino nas mãos quando todos começarem a fugir com o rabo à seringa.
    Boa sorte e vá fazendo parte.
  11.  # 133

    Caro Seixitas e outros, estou a precisar de quem perceba de reconstrução em madeira na zona de Viseu. Conhece? Pode dar-me? Tenho uma casa em pedra e madeira (no interior) que pretendo reconstruir, substituindo totalmente a madeira do interior, o telhado e melhorar o isolamento térmico. Mas não faço ideia a quem de dirigir, tenho receio de ir ter com alguém que só perceba de betão e só coloque problemas ao que eu quero.
 
0.0330 seg. NEW