Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Boas

    na maioria das vezes, quando se discute um sistema, olha-se demasiado para as características técnicas e esquecemos que por melhores que sejam os sistema, são os aplicadores que definam a qualidade final e no caso do ETICS, a quantidade de pontos onde se pode aldrabar, quer por pressão do preço, quer pela pressão dos prazos, quer simplesmente por desleixo, é tão grande que é dos sistemas que me arrepiam.

    Só o escolheria, se pudesse lá a estar a controlar a tempo inteiro


    Mas isso funciona do mesmo modo para qualquer trabalho, sem mão de obra competente e séria não há obra que resista.
    Mantenho a minha questão: considerando os trabalhos bem executados, quais as desvantagens do isolamento pelo exterior em relação ao isolamento na caixa de ar?

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 102

    Mantenho a minha questão: considerando os trabalhos bem executados, quais as desvantagens do isolamento pelo exterior em relação ao isolamento na caixa de ar?

    cumps
    José Cardoso


    Assim de repente, só se me ocorre a facilidade na correcção das pontes térmicas, a diminuição das probabilidades de condensações de vapor no interior da parede e a maior rapidez de execução. Nos países em que a mão de obra é cara, parece que isso é importante. Nunca morei em nenhuma casa com um sistema desses. Nunca analisei nenhum edifício desses já com uns anitos.
  3.  # 103

    uma pausa de trabalho...
    parece que o j cardoso não estava a brincar, isso já foi discutido não encontro o tópico mas foi
    então aqui vai:

    além de babados, criar uma ruptura termica com um pontapé, ou com uma ligeira batida de carro, depois como arranjar? dificil,
    mais caro(se não estou enganado bastante mais), custos de aplicação, falta de mão de obra especializada.
    produto facilmente inflamável, falta de massa pelo exterior(resistência), facilmente cai-se no excesso de isolamento, falta de trocas de energia entre interior exterior, pode provocar grandes condensações o que dará babados etc etc

    e por agora é o que me lembro, mas acho que já se disse mais pelo fórum.
  4.  # 104

    A desvantagem que vejo é na fragilidade!
    Lembro-me de um edifício de habitação no Porto junto ao Museu dos Transportes em que tinha um embasamento em pedra, mas num ponto em que existia um declive num gaveto havia uma zona em que o embasamento mudava de cota e nessa mesma zona que estava acessível tinha sido "esmurrado para dentro" ficando a vista o esferovite.
  5.  # 105

    Colocado por: engcarlosMas Fernando, diga-me uma coisa:
    Imaginando que eu sou um cliente que vou ter consigo para o Fernando projectar uma moradia isolada em Espinho (por exemplo).
    Qual seria a sua solução para o conforto térmico da minha casa?
    E não vale dizer "Mude-se para o Algarve"
    Um abraço
    Carlos


    afinal não era brincadeira, já respondi ao engcarlos mas coloco aqui a resposta também, como pensei que era engenherio pensei que estivesse a brincar.

    "como é litoral não há grandes amplitudes termicas logo não será necessário reforçar isolamento, eu optava por método tradicional, parede+wall mate+parede,
    tem algumas desvantagens capotto, como já coloquei aqui, veja...é a minha opinião.
    cumprimentos
    fernando gabriel"
  6.  # 106

    Boas
    Já falei ao Fernando mas agora esclareço ao resto dos colegas que sou engenheiro mas não pertenço ao colégio civil, mas sim ao colégio geográfico. Sou engenheiro geógrafo e o meu forte são os sistemas de informação geográfica (vulgo "sig"), levantamentos georreferenciados com GPS, etc.
    Não percebo nada de isolamentos, nem de estruturas, etc.
    Por isso faço perguntas. Se são parvas ou não, peço desculpas.
    Um abraço.
    Carlos
  7.  # 107

    isto de coisas novas parece-me que têm sempre grande controvérsia. Apesar de não ter formação na área de eng civil tenho noutra área que no meu entendimento se complementa (eng materiais) e teoricamente, pois nunca vi, o sistema etics será o melhor sistema de isolamento. Este sistema, aliás como todos, terá as suas condicionantes e dos testes e ensaios que tenho lido falam muito bem e dizem que isto será o futuro, se o é ou não só o tempo o dirá.

    eu estou inclinado a utilizar este sistema na construção da minha vivenda e usar um tijolo térmico de 24cm (preceram ou cerâmica avelar) em que o sistema etics será com 5 cm aglomerado negro de cortiça,aliás vou transcrever o que me disseram da isocor (penso que faça parte da amorim revestimentos acho que é assim o nome), com pladur no interior da parede exterior.

    "Sr. João Figueiredo:

    O preço estimado de 40,00 Euros/m2 incluiu materiais e mão-de-obra.

    No entanto os materiais a utilizar serão os seguintes:

    1-aplicação de adesivo Tipo ISOBUILD 80 da Kerakoll nas placas de aglomerado negro de cortiça expandida, com espátula dentada. As placas de cortiça devem ser bem pressionadas sobre o suporte e aplicadas com as juntas cruzadas e comprimidas.
    2-reforço com cavilha de fixação em polipropileno e aplicação de cantoneira metálica inoxidável em todas as esquinas, bem como respectivo perfil de arranque.
    3-Barramento com argamassa de regularização do Tipo ISOBUILD 80 da Kerakoll, com aplicação de rede de fibra de vidro (150/220 gr/m2), com tratamento anti-alcalino.
    4-Aplicação de primário do Tipo Kerakover Acrilex Primer da Kerakoll, com acabamento mineral do Tipo Kerakover Acrilex 1,2 da Kerakoll."

    A empresa que me recomendaram para fazer a aplicação é a casf em salvaterra de magos. Digam da vossa justiça colocando de lado as questões da má aplicação e preço.

    Cumprimentos
  8.  # 108

    Mas penso que se não houver "putos" a jogar bola contra a parede, não deverá haver problemas.


    E mesmo assim, pode-se jogar sem grandes estragos.


    De grosso modo, se me permitem, as patologias associadas a sistemas Etics estão quase sempre ligadas a más aplicações.

    Sem duvida!

    Coisas da Casa
  9.  # 109

    Carrissimos

    Pelo que leio parece que em Portugal não temos bons apliciadores do sistema ETICS. Ou será que temos?! Eu estou interessado neste sistema mas gostava, se possivel, que me indicassem alguma empresa credênciada, com provas dadas e com estrutura para me dar garantia da obra realizada.

    Obrigado
  10.  # 110

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

    "criar uma ruptura termica com um pontapé, ou com uma ligeira batida de carro, depois como arranjar? dificil,
    mais caro(se não estou enganado bastante mais), custos de aplicação, falta de mão de obra especializada"


    Furar ou danificar revestimento Etics com um pontapé? Impossível.
    Se bater com o carro terá que reparar a semelhança do que faria com uma parede convencional. Tapava o "buraco" e pintava todo o pano. No Etics será igual.
    Repare que na grande maioria das situações a fragilidade do Etics tem a ver com os materiais usado ( ou a ausência deles se preferir).
    Se passar por Leiria um dia deste levo-o a ver uma obra e verificar por si....está convidado.
    Mais caro? Tenho sérias dúvidas que assim seja...
    Mão de obra especializada já existe...basta procurar...

    "produto facilmente inflamável"

    Se for um produto homologado não é inflamável nem propaga a chama.

    "falta de massa pelo exterior"

    Sinónimo de má aplicação

    "facilmente se cai no excesso de isolamento"

    A espessura do isolamento deverá ser defenida pelo projectista durante a elaboração do projecto térmico.

    "falta de troca de energia entre interior e exterior"

    É essa mesma a ideia, não a falta porque não se consegue mas diminuir as perdas de energia no inverno e os ganhos no verão.
    As trocas que fala têm a ver com as trocas e o equilibrio ao nível do vapor de água que condiciona bastante o conforto interno.

    "pode provocar grandes condensações o que dará babados"

    Os sistemas Etics ajudam precisamente a diminuir esse fenómeno.
    O problema dos "babados" que fala têm a ver com dois factores:
    - falta de ventilação:
    - escolha errada do tipo de EPS a utilizar na solução de Etics.

    Por vezes utiliza-se EPS com maiores densidades numa tentativa de dar maior resistência à solução ( caminho errado). Ao aumentar a densidade do EPS estará a diminuir a permeabilidade ao vapor; dito de uma forma mais simples "a casa terá mais dificuldade em respirar". As trocas entre interior/exterior que deveriam proporcionar um humidade absoluta confortável não se concretizam. Ao aumentar a concentração de vapor de água (além de pouco confortável) estará tb a elevar o ponto de orvalho logo, mais cedo terá condensações.
    Mas não o vou maçar mais com detalhes...

    A fragilidade da solução, se associada a actos de vandalismo ou acções mecânicas com objectos aguçados, existe.
    Para estes casos é necessários realizar um estudo ao tipo de solução a implementar. Por exemplo num prédio ao nível do piso mais baixo deverá no minimo utilizar dupla reforço com malha fibra de vidro ou com malha fibra de vidro especial ou em ultimo caso não aplicar Etics.

    Cumprimentos


    não se preocupe não preciso de ver, por acaso já vi muitos edificios em capotto desde 1998.
    estás mal, comigo não vende"" nada, nem piso radiante nem capotto :)
    mas acredito que seja um bom aplicador, e como disse capotto é um produto quando bem aplicado em algumas situações, como por exemplo remodelações, é uma solução.

    Colocado por: Anonimo18072022AMas não o vou maçar mais com detalhes...


    não maça com detalhes, maça é com a sua faceta de vendedor, deve entender que não é uma fonte parcial.
  11.  # 111

    Colocado por: Anonimo18072022A"não se preocupe não preciso de ver, por acaso já vi muitos edificios em capotto desde 1998."
    Se vê sistemas Etics desde 1998 nunca encontrou então bons trabalhos...depreendo isso pelas Suas palavras.


    os únicos que vi e (que tenho a certeza que era capotto) sem babados e furados tinham um ou dois anos, mas claro posso ter passado por vários outros sem saber que era capotto.
    • JoaoF
    • 2 outubro 2009 editado

     # 112

    tenham calma. penso que todos concordamos que o sistema etic é bom têm é o problema de ser recente. Não me venham é falar que é frágil pois esse é o mesmo problema que muitos constructores têm com pladur, paredes não são para andar aos pontapés e regra geral num edificio o etic até 3 metros (ou algo parecido pois já não me lembro do que li) recomenda-se um 2ºreforço da rede de fibra de vidro.

    Não quero desrespeitar os constructores mas a maioria foge a 7 pés de tudo o que é novo, eu já passei por isso em relação às janelas em pvc e foi recente, a partir do momento que um constructor diz que aluminio normal é muito melhor (térmico e acusticamente) que pvc e em situações de grande barulho usam vidro normais e acham que é suficiente (de modo a aumentar os lucros) acho que está tudo dito.

    Quem diz que não é bom então terá que dizer os problemas das restantes alternativas porque essas também têm problemas e até agora não vi aqui ninguém dizer que o sistema etic é mau. A ideia com que fico é que estão a menospreza-lo com base nas ideias erradas.

    Cumprimentos
  12.  # 113

    e outra coisa é verdade que junta ao mar a amplitude térmica é menor mas cada vez mais vemos que essa mesma amplitude têm alturas que é enorme. eu vivo em Setúbal e têm havido várias semanas que durante o dia estão cerca de 15 graus e à noite vai até aos -1. Ora a construção terá que começar a adaptar-se a esta nova realidade pois a mim parece-me que parede dupla normal com isolamento na caixa de ar já começa a ser manifestamente insuficiente, atenção que não estou a dizer que terá que ser forçosamente etic.

    Cumprimentos
  13.  # 114

    O meu único problema com o Etics, é apenas com os aplicadores e com os clientes, que querem pagar metade do que o sistema custa. Se quiserem um preço mixuruca, vão ter qualidade mixuruca.

    Costuma aconselhar as pessoas a procurarem aplicadores certificados pelas marcas, mas depois, ninguém lhes adjudica porque é caro. Pois é, mas o sistema é complexo e têm muitos pontos onde se pode fugir sem que o cliente veja e desse modo é fácil baixar preços de um lado e de sermos chamados aldrabões e gatunos por outro. De resto, bem feito? venha ele, haja dinheiro para o pagar. Não peçam é casas a 500€7m2

    PS e vamos a ter alguma calma, caramba, os vendedores sabem geralmente mais que nós :) e o Piso radiante, já mostrou muito boa informação
  14.  # 115

    Colocado por: JoaoFA ideia com que fico é que estão a menospreza-lo com base nas ideias erradas.


    não são ideias erradas é alguma experiência mesmo ou muita no que diz a construtores.
    cumprimentos
  15.  # 116

    Colocado por: PauloCorreiaPS e vamos a ter alguma calma, caramba, os vendedores sabem geralmente mais que nós :) e o Piso radiante, já mostrou muito boa informação


    então os vendedores sabem mais que nós? têm sempre razão? :) essa não esperava mesmo, assim começo a acreditar que não ache mesmo que se consiga construir com 500€/m2
  16.  # 117

    o que quis dizer com ideia erradas foi sobre as más aplicações pois algo que é relativamente novo é normal que haja más aplicações, mas isso também aconteceu e ainda acontece com a aplicação tradicional da parede dupla.

    cumprimentos
  17.  # 118

    Colocado por: JoaoFo que quis dizer com ideia erradas foi sobre as más aplicações pois algo que é relativamente novo é normal que haja más aplicações, mas isso também aconteceu e ainda acontece com a aplicação tradicional da parede dupla.

    Nunca vi nenhuma bem feita

    Colocado por: Fernando Gabrielentão os vendedores sabem mais que nós? têm sempre razão?

    ás vezes sabem e ás vezes têm razão, como todos nós :)

    Colocado por: Fernando Gabrielassim começo a acreditar que não ache mesmo que se consiga construir com 500€/m2

    e não acredito
  18.  # 119

    mas acham que mesmo com a amorim revestimentos a indicar uma empresa é arriscado fazer este tipo de sistema?

    Cumprimentos
    • JoaoF
    • 2 outubro 2009 editado

     # 120

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: JoaoFo que quis dizer com ideia erradas foi sobre as más aplicações pois algo que é relativamente novo é normal que haja más aplicações, mas isso também aconteceu e ainda acontece com a aplicação tradicional da parede dupla.

    Nunca vi nenhuma bem feita


    agora falando sem ter visto já foi ver o pavilhão de portugal que está em coimbra? não sei se está bem ou não mas o meu primo, que é arquitecto, disse-me que ficou impressionado e recomendou-me, já agora usa etic com aglomerado negro de cortiça e penso que foi a amorim revestimento que o realizou (presumo que terá sub contratado uma empresa para a aplicação)

    cumprimentos
 
0.0323 seg. NEW