Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Primeiro que tudo, os meus sinceros parabéns pelo fórum e espero que continuem a ajudar e a partilhar conhecimentos com quem precisa. Sou seguidor do fórum a algum tempo mas só agora decidi registar-me visto que estou em vias de concluir negócio com uma moradia (que é de mil novecentos e trocó passo) para recuperar na zona do Alentejo. Irei complementar este post com os gastos que irei ter com a obra bem como fotografias ilustrativas do antes, durante e depois de tudo o que irei fazer na moradia na esperança de ajudar quem esteja em situação semelhante... Mas para já preciso de opiniões na escolha da melhor maneira e do melhor material a utilizar....

    O que a casa precisa:
    - Instalação elétrica, canalização, pavimentos, isolamentos, WC´s, cozinha, etc... (Basicamente tudo ;).)

    Notas: Assim que ficarem concluídas as escrituras irei colocar fotos da moradia exatamente como esta, de todas as divisões, bem como da planta (antes da obra) e depois da nova planta que irá estar aberta a criticas construtivas.


    O que estou a ponderar fazer em linhas gerais:

    - Colocar pavimento flutuante em todas as divisões com excepção da cozinha e WC´s...
    - Isolamento das paredes exteriores e das paredes laterais que estão contíguas com outras moradias
    - Isolamento de teto
    - Instalação de painel solar
    - Aquecimento/Arrefecimento


    Duvidas:

    1º- Na questão dos isolamentos térmicos das paredes (que são velhas e com salitre) laterais estou indeciso se devo utilizar gesso laminado com lã de rocha ou se devo aplicar wallmate e depois erguer uma parede de tijolo de 11, ou ainda se devo aplicar "isofloc" (não sei se alguém já ouviu falar) e depois erguer a parede.
    Em relação ás paredes exteriores, como são muito espessas estou indeciso se haverá necessidade de isolar termicamente ou se será só necessário picar e rebocar...
    No teto estava a pensar isolar a placa existente com roofmate e depois poliuretano projetado e finalmente gesso laminado.

    Nota: Não preciso de orçamentos porque tenho amigos que trabalham no ramo que me vão efectuar a obra por fases, no máximo irei necessitar orçamento para compra de material para comparação e claro da vossa opinião sobre a melhor solução...

    Não sou vendedor de nenhum tipo de material e/ou marca, por acaso sou Bombeiro de profissão (e percebo muito pouco de obras xD)

    To be continued....
  2.  # 2

    nao respondam todos ao mesmo tempo, tenham calma... ;)
  3.  # 3

    Boas marcoscam

    gostei da ironia...

    mas sofro do mesmo problema o pessoal de cá anda todo de muito mau humor e mais virado para as plantas e projectos e afins de casas novas, nós que sonhamos com casas velhas "eles" só ficam na curiosidade.

    eu como também não sou da área e não percebo nada disso, não o posso ajudar muito, mas queria deixar-lhe uma palavra de animo e desejar-lhe boa sorte na remodelação e vá dando noticias e fotos que disso o pessoal gosta,

    um abraço
    Concordam com este comentário: speedsteer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  4.  # 4

    Muito obrigado a ambos pelos posts...

    Casas_do_rio deixe-me dizer-lhe que gostei imenso do que fez com o seu terreno em cabeceiras, uma verdadeira inspiração para mim, sou do Alentejo mas trabalho com um senhor dessa terra, estou a ponderar visita-la em breve...
    quanto as fotos irei coloca-las em breve assim que efectuar as escrituras, pode ser que assim tenha mais comentários.... lolol xD

    Caro AML obrigado pela atenção, irei dar uma vista olhos neste instante.
  5.  # 5

    Caro marcoscam,

    caso tenha curiosidade em ter um ideia de valores, para uma reconstrução, embora no Norte e provavelmente diferente da sua, passe no meu tópico, tem lá tudo descrito.
    Concordam com este comentário: Casas_do_Rio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  6.  # 6

    Venha homem que aquilo ainda é melhor que o Alentejo (digo eu que adoro o Alentejo...), é mais fresco e mais verde, quando vier se lhe apetecer fazer uma visita "apite",

    um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  7.  # 7

    Irei concerteza, e pode querer que quando for direi alguma coisa para provarmos o "tintol"... lol
    Concordam com este comentário: Casas_do_Rio
  8.  # 8

    Colocado por: marcoscamEm relação ás paredes exteriores, como são muito espessas estou indeciso se haverá necessidade de isolar termicamente ou se será só necessário picar e rebocar...

    o facto de serem espessas não significa que tenham uma boa resistência térmica. o isolamento nestes casos é sempre bem vindo.


    Colocado por: marcoscamNo teto estava a pensar isolar a placa existente com roofmate e depois poliuretano projetado e finalmente gesso laminado.

    se o que pretende é meter tecto falso, meta o isolamento entre o tecto falso e a laje existente, e nesse caso lã mineral terá a melhor relação qualidade/preço. se puder meta duas camadas cruzadas (4 ou 6 cm cada uma)


    Colocado por: marcoscam- Colocar pavimento flutuante em todas as divisões com excepção da cozinha e WC´s...

    isolar o pavimento também devia ser prioritário. tem caixa de ar debaixo do piso?


    Colocado por: marcoscam- Isolamento das paredes exteriores e das paredes laterais que estão contíguas com outras moradias

    isso faz bem. depois de ver fotos e plantas será mais fácil definir o melhor sistema construtivo, mas se calar isolamento pelo interior com revestimento em gesso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  9.  # 9

    Colocado por: marcoscamNa questão dos isolamentos térmicos das paredes (que são velhas e com salitre) laterais estou indeciso se devo utilizar gesso laminado com lã de rocha ou se devo aplicar wallmate e depois erguer uma parede de tijolo de 11, ou ainda se devo aplicar "isofloc" (não sei se alguém já ouviu falar) e depois erguer a parede.


    Pladur, perde menos espaço interior (65mm contra 170mm)

    Colocado por: marcoscamEm relação ás paredes exteriores, como são muito espessas estou indeciso se haverá necessidade de isolar termicamente ou se será só necessário picar e rebocar..


    Picar e rebocar chega, desde que use reboco com cal e tintas apropriadas

    Colocado por: marcoscamNo teto estava a pensar isolar a placa existente com roofmate e depois poliuretano projetado e finalmente gesso laminado.

    Duplicação de isolamento e nem um, nem outro. Pladur com lã de rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  10.  # 10

    Então que tipo de isolamento aconselharia para as paredes exteriores? Reboco térmico seria suficiente? Em principio na próxima semana já consigo colocar a planta e as fotos da moradia a recuperar.


    E usando esse método consegue-se um bom isolamento térmico? atenção que não estou a procurar a solução mais barata mas sim a melhor, em relação á lã mineral não tem qualquer inconveniente? não se decompõe com o passar do tempo? qual a possibilidade de utilizar "roofmate" como isolamento em detrimento da lã mineral? digo isto porque a minha filha costuma ter infecções respiratórias, pergunto se esse tipo de isolamento terá algum inconveniente nesse sentido?

    Bem o chão é em mosaico, penso que não tem caixa de ar, que estou em pensar em retirar e nivelar as assoalhadas, depois de estarem niveladas o que me aconselha em termos de isolamento antes de aplicar o soalho flutuante?


    Tenho algum receio, talvez "estúpido", de colocar isolamento em gesso pelo interior, pela fragilidade que apresenta em detrimento da parede em tijolo de 11, e atenção que aqui não importa ter de perder espaço interior.
  11.  # 11

    Colocado por: marcoscamReboco térmico seria suficiente?

    se é no alentejo eu ia para algo mais forte, dupla parede com isolamento no meio.
    reboco térmico mesmo com alguma espessura parece-me pouco para as diferenças térmicas do alentejo central/interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  12.  # 12

    Caro Fernando Gabriel muito obrigado pela resposta, mas sendo assim a minha duvida inicial mantém-se:
    pladur/lã de rocha vs tijolo 11/wallmate....

    Qual acha que seria a solução mais indicada?
  13.  # 13

    desculpe a demora em responder

    com pladur poupa mais espaço interior, cerca de 10cms que poupa em relação a tijolo+wallmate
    se for daquelas casas pequenas alentejanas acho que o pladur é melhor por causa disso
    além disso costuma ser mais rápida a montagem/obra
  14.  # 14

    Obrigado pela resposta Fernando, mas o espaço não me preocupa visto a casa ter quase 200 m2 de piso térreo, o que estou mesmo interessado é na melhor solução e se irá servir o seu propósito da melhor maneira...
  15.  # 15

    Colocado por: Fernando Gabrielreboco térmico mesmo com alguma espessura parece-me pouco para as diferenças térmicas do alentejo central/interior.

    As contas são:

    Para se obter o mesmo isolamento térmico que uma placa de XPS é necessário o dobro da espessura em reboco térmico, ou seja, uma placa de 4cm de xps corresponde a um reboco térmico de 8cm.

    O rebco térmico é uma solução interessante quando temos de fazer grandes enchimentos ou temos paredes muito irregulares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  16.  # 16

    Então, posto isto, o que deveria então fazer seria picar a parede, colocar xps e depois erguer outra parede parede paralela por exemplo de tijolo de 7 e complementar com reboco térmico? ou reboco normal?

    Muito obrigado pela vossa ajuda.
  17.  # 17

    Eu acho é que já tinha uma ideia do que quer fazer, certo?

    Eu não sou da construção civil (engenheiro, arquitecto ou construtor), mas cá vai a minha opinião de mero amador e futuro DO (se Deus quiser). Você tem várias opções, ou isola por dentro (SCPGL), entre paredes (XPS) ou por fora ETICS. Se embarca-se numa dessas (reconstruir uma casa) eu provavelmente iria usar SCPGL por ser rápido e mais barato que as outras opções. Em segundo lugar o ETICS e por fim a opção que fala. Porquê? Porque é a mais demorada e a que vai roubar mais espaço interior.

    Volto a frisar, eu não sou nem engenheiro, arquitecto ou construtor, por isso sei tanto quanto o caro Marco.
  18.  # 18

  19.  # 19

    Colocado por: marcoscamEntão, posto isto, o que deveria então fazer seria picar a parede, colocar xps e depois erguer outra parede parede paralela por exemplo de tijolo de 7 e complementar com reboco térmico? ou reboco normal?

    Muito obrigado pela vossa ajuda.

    picar o salitre sim, depois deixe espaço para uma câmara de ar, o xps não toca na parede velha, fica agarrado à nova- a parede nova se quiser de tijolo use no minimo de 11, porque para fazer roços é melhor, em 7cms é complicado.
    a completar use reboco normal ou estuque
    esta é a minha ideia geral, há quem defenda juntar o xps logo à parede velha e não fazer caixa de ar.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  20.  # 20

    Colocado por: branco.valterEu acho é que já tinha uma ideia do que quer fazer, certo?

    Eu não sou da construção civil (engenheiro, arquitecto ou construtor), mas cá vai a minha opinião de mero amador e futuro DO (se Deus quiser). Você tem várias opções, ou isola por dentro (SCPGL), entre paredes (XPS) ou por fora ETICS. Se embarca-se numa dessas (reconstruir uma casa) eu provavelmente iria usar SCPGL por ser rápido e mais barato que as outras opções. Em segundo lugar o ETICS e por fim a opção que fala. Porquê? Porque é a mais demorada e a que vai roubar mais espaço interior.

    Volto a frisar, eu não sou nem engenheiro, arquitecto ou construtor, por isso sei tanto quanto o caro Marco.


    Obrigado pela resposta valter, mas volto a frisar que o problema não e o espaço porque tenho muito espaço, nem tão pouco a demora, mas sim o melhor isolamento térmico que conseguir entende? E não pretendia utilizar "pladur" porque acho muito frágil, talvez seja estupidez mas prefiro o bom velho tijolo... lol



    Colocado por: Fernando Gabriel
    picar o salitre sim, depois deixe espaço para uma câmara de ar, o xps não toca na parede velha, fica agarrado à nova- a parede nova se quiser de tijolo use no minimo de 11, porque para fazer roços é melhor, em 7cms é complicado.
    a completar use reboco normal ou estuque
    esta é a minha ideia geral, há quem defenda juntar o xps logo à parede velha e não fazer caixa de ar.
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcoscam


    Muito obrigado pela resposta e em principio é isso mesmo que vou fazer...
 
0.0258 seg. NEW