Iniciar sessão ou registar-se
    • bino_
    • 21 abril 2012 editado

     # 121

    Colocado por: SobreiroVocê não acha que estes ataques especulativos são EXACTAMENTE para a alemanha recapitalizar a sua banca???? Ou prefere acreditar na teoria da constipação de 6 em 6 meses?

    Sabe que serve para todos os países recapitalizarem a sua banca. Não foi por nada que uma parcela do empréstimo que Portugal recebeu foi dedicado à recapitalização da banca.
    Todos os países estão a recapitalizar. Se os bancos alemães sãos os maiores e por isso foram que emprestaram mais dinheiro e são os que perdem mais não os torna mais culpados que os portugueses que em 2010 e 2011 eram os que mais dívida pública portuguesa compraram.
    A ano passado o BPI teve centenas de milhões de prejuízo por causa do perdão (reestruturação) da dívida grega. Sabem que essa dívida que o BPI tinha comprou-a à Grécia na altura em que os juros da dívida grega já iam nos 10% e que a Grécia se fartava de dizer que não ia precisar de resgate... foram gananciosos.

    Resumindo: Culpar a Alemanha pela crise é um atalho perigoso, infelizmente muitos vão nessas conversas, tanto cá como lá o que pode acabar por estimular algumas politicas menos "livres". Lá culpam os gregos e os portugueses pela crise, o perigo é igual.

    Sr. Rocha, Portugal é um país pobre e assim continuará. Concordo consigo que estamos nem situados geograficamente e com muito potencial para sermos mais ricos. Mas isso implicaria que os sucessivos governos, governassem para os cidadãos e não para os seus próprios interesses egoistas.
    Todas as leis recentes têm sido feitas para favorecer empresas/industrias e sectores. Não governam levando em consideração o consumidor, o cliente final, as pessoas. Não há justiça para os mais fracos. Ninguém é jamais responsabilizado por nada. Isto é tipicamente tuga, o tuga não gosta de acusar o vizinho, acusar o colega que fez m***a... nunca. Tenta-se ocultar e se não der arranja-se sempre uma desculpa ou uma atenuante para se safar.
    Os portugueses são individualistas. Não se importam com o bem comum. Isso vê-se por exemplo na estrada, na condução, no atirar lixo pela janela do carro. Vê-se nos ecopontos em que a maioria não liga nenhuma a isso, etc, etc, etc. (falta de educação).
  1.  # 122

    Boas,

    Colocado por: bino_Resumindo: Culpar a Alemanha pela crise é um atalho perigoso, infelizmente muitos vão nessas conversas, tanto cá como lá o que pode acabar por estimular algumas politicas menos "livres". Lá culpam os gregos e os portugueses pela crise, o perigo é igual.


    Ninguém (penso eu) culpa exclusivamente a Alemanha, mas não quer dizer que não tenha também culpa.
    É tão perigoso culpar exclusivamente a Alemanha como a ilibar por completo.

    É ou não verdade que a politica nacional foi ou não influenciada (pelo menos) pela politica europeia?
    Quem é que definiu a politica europeia desde a década de 80 até hoje? (Não, não foi só a Alemanha, há pelo menos três "ciclos")

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 123

    Colocado por: oxelfeR (RIP)É ou não verdade que a politica nacional foi ou não influenciada (pelo menos) pela politica europeia?
    Quem é que definiu a politica europeia desde a década de 80 até hoje? (Não, não foi só a Alemanha, há pelo menos três "ciclos")


    A Alemanha influenciou, com certeza. Já escrevi mais acima a razão disso.
    E então? As politicas europeias que foram aplicadas cá por meio de directivas foram más? ou foram boas?
    Na maioria foram benéficas, ou não? Estaríamos melhor sem elas?
  3.  # 124

    Boas,

    Colocado por: bino_E então? As politicas europeias que foram aplicadas cá por meio de directivas foram más? ou foram boas?
    Na maioria foram benéficas, ou não? Estaríamos melhor sem elas?


    Pelo que ouço há muita gente a queixar-se de termos abandonado a "produção", até o principal responsável português pelo abandono já se andou a queixar.


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
    • eu
    • 21 abril 2012

     # 125

    Colocado por: oxelfeR (RIP)Lá vem a história do RSI.
    Direccionam tão mal os seus alvos ....

    Alvos? Você interpreta muito mal o que escrevo...

    Apenas lhe disse que, ao contrário do que afirma, eu conheço pessoas que deixaram de trabalhar a partir do momento em que passaram a receber o rendimento mínimo. E mais, gastam parte desse dinheiro nos copos nas tascas da aldeia.

    Se é representativo do universo RSI? Claro que não, mas estas pessoas também existem.

    E estamos de acordo nesta questão (embora você nem sempre consiga perceber): o RSI é uma gotita no oceano.
    • eu
    • 21 abril 2012 editado

     # 126

    Colocado por: bino_Mas isso implicaria que os sucessivos governos, governassem para os cidadãos e não para os seus próprios interesses egoistas.
    Todas as leis recentes têm sido feitas para favorecer empresas/industrias e sectores. Não governam levando em consideração o consumidor, o cliente final, as pessoas.


    Eu sinto isto claramente. Mas os interesses não são dos governos, mas de quem manda realmente neles (grandes bancos e grandes empresas).

    Por exemplo (existem tantos) o que se passou na última década com as PPPs e o TGV foi verdadeiramente um assalto ao contribuinte. E este assalto não foi feito com Panzers...
  4.  # 127

    Colocado por: oxelfeR (RIP)Pelo que ouço há muita gente a queixar-se de termos abandonado a "produção", até o principal responsável português pelo abandono já se andou a queixar.


    É verdade que foram estabelecidas algumas cotas de produção e que veio algum dinheiro para compensar quem deixasse de produzir, MAS, grande parte do estímulo para o abandono foi feito internamente com a má gestão dos fundos.
    Aí está, lá porque uma parte disso é verdade não quer dizer que a culpa toda tenha sido do estrangeiro.
    • eu
    • 21 abril 2012

     # 128

    Colocado por: oxelfeR (RIP)Pelo que ouço há muita gente a queixar-se de termos abandonado a "produção", até o principal responsável português pelo abandono já se andou a queixar.

    Mais uma vez também na agricultura demonstrámos a nossa incompetência. Basta ver o que os nossos vizinhos Espanhóis conseguiram fazer, tanto lá, como aqui em Portugal.

    Mas é mais fácil culpar a Alemanha. Pois...
    Concordam com este comentário: bino_
  5.  # 129

    Colocado por: euMas é mais fácil culpar a Alemanha. Pois...

    As directivas europeias é que fizeram e obrigaram a que nós não produzíssemos!
  6.  # 130

    E directivas europeias quer dizer poder Alemão!
    • eu
    • 21 abril 2012

     # 131

    Colocado por: Jorge RochaAs directivas europeias é que fizeram e obrigaram a que nós não produzíssemos!

    Porque é que colocam as coisas dessa forma tão redutora? Até parece que não podemos produzir nada!

    As PACs definiram quotas apenas para alguns produtos. Mas a verdade é que nós produzimos abaixo das quotas em muitos outros produtos. E nalgumas regiões, foi preciso virem os Espanhóis comprar terras para se começar a produzir a sério. É vergonhoso...
  7.  # 132

    Colocado por: euAs PACs definiram quotasapenas para alguns produtos. Mas a verdade é que nós produzimos abaixo das quotas em muitos outros produtos. E nalgumas regiões, foi preciso virem os Espanhóis comprar terras para se começar a produzir a sério. É vergonhoso...

    Não é de todo verdade...temos sido muito obedientes em matéria de política económica europeia!

    Dez anos de integração na UE

    Neste contexto, o balanço a 10 anos de integração na UE (1986/96) no que respeita ao
    sector pesqueiro é, pela negativa, ilustrativo das consequências que conduziram a tais
    políticas.
    A frota diminuiu 37% dos seus efectivos, o emprego diminuiu 24,6%, a produção caiu 15%, enquanto que no mesmo período as importações de produtos relacionados com a pesca subiram 101% representando hoje mais de 100 milhões de contos/ano gastos a importar produtos da pesca. De um país produtor passámos para uma situação de grande importador de produtos derivados da pesca, já que enquanto a produção nacional em pouco ultrapassa as 232 mil toneladas/ano as importações subiram para 291 mil toneladas.
    As quebras verificadas na produção atingiram brutalmente as pescas que dependiam da frota industrial longínqua a operar no Atlântico Norte, com uma diminuição de 36,7% no montante das capturas o que conduziu a uma redução desta frota para cerca de metade.
    Importa entretanto sublinhar que, no final do período em referência, 85% da frota pesqueira nacional continua a manter uma TAB (Tonelagem de Arqueação Bruta) abaixo das 5 toneladas. Isto é, continua a ser caracterizada por pequenas e médias embarcações, a esmagadora maioria das quais a operar no interior das 12 milhas náuticas, o que equivale a dizer que o tão propalado objectivo da modernização, com base no qual se alicerçou também o impulso para o abate da frota, não foi atingido.
    Sublinha-se, ainda, que, num recente relatório da Comunidade destinado a avaliar o grau de cumprimento de cada país das linhas impostas pela Política Comum de Pescas, relatório da autoria de Arlindo Cunha, ex-ministro do Governo de Cavaco Silva, com inquestionáveis responsabilidades nesta matéria, se dá conta que Portugal foi dos países comunitários que melhor se comportou, isto é, que mais frota abateu.
    É um quadro devastador que pode vir a acentuar-se se entretanto não forem defendidos devidamente os interesses nacionais no quadro das negociações que decorrem na UE em relação à Política Comum de Pescas para um horizonte de quatro anos a partir do ano de 2002.
    • eu
    • 21 abril 2012

     # 133

    Colocado por: Jorge RochaNão é de todo verdade...temos sido muito obedientes em matéria de política económica europeia!


    O pescado foi de facto um desses produtos onde vimos as quotas reduzidas. Mas isso não invalida o que disse.
  8.  # 134

    Aqui se pode ver por exemplo quem foram os maiores responsáveis de não se produzir na agricultura em Portugal ao contrário da vontade espanhola!
    http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=2077&catogory=Cultura
  9.  # 135

    Colocado por: eu

    Eu sinto isto claramente. Mas os interesses não são dos governos, mas de quem manda realmente neles (grandes bancos e grandes empresas).

    Por exemplo (existem tantos) o que se passou na última década com as PPPs e o TGV foi verdadeiramente um assalto ao contribuinte. E este assalto não foi feito com Panzers...
    o problema é que os nossos governantes governam a pensar no futuro emprego...
  10.  # 136

    Colocado por: Jorge RochaConcordo com o que diz!
    http://www.youtube.com/watch?v=CwFajqUQ3Lo

    Descubram lá, quanto é que esse menino no minuto 3.12 mama do estado?

    É que há portugueses com direitos adquiridos; reformas antecipadas; reformas acumuladas, com salários e ainda por cima é ele que atribui a si próprio as suas reformas... que nós todos pagamos. E depois há... os outros portugueses

    Quando o homem morrer (não lhe desejo a morte) a Segurança Social suspira de alívio.
  11.  # 137

    Colocado por: eu
    Como assim? Não sei se sabe, mas por causa da Grécia, a banca Alemã fartou-se deperderdinheiro...
    Especulativos? Não é especulação nenhuma: emprestar dinheiro aos PIGSé mesmo arriscado, daí as taxas de juro altas. Os PIGS podiam evitar facilmente a "especulação": bastava não pedir dinheiro ao estrangeiro! É vergonhoso que estes países só funcionem a crédito...

    A banca alemã não perdeu... o dinheiro não era dela. Nos primeiros resgates NÓS e TODOS os países da U.E. mais o FMI (c/ a China à cabeça) EMPRESTAMOS dinheiro à banca alemã a uma TAXA DE 1% para ela emprestar à Grécia a uma TAXA DE ___???? (bino_ diga se souber pq eu oiço falar em números altos ..10%?)

    "EU" você empresta-me 100€ daqui a 2 anos tenho de lhe devolver 101€ e vou emprestar a um grego que tem que me devolver 120€
    O Grego só consegue 110€, você ganha 1€, o Grego perde 10€, eu ganho 9€ mas ainda me queixo que perdi dinheiro.
    Adorava perder dinheiro assim.
  12.  # 138

    Colocado por: bino_Sabe que serve para todos os países recapitalizarem a sua banca. Não foi por nada que uma parcela do empréstimo que Portugal recebeu foi dedicado à recapitalização da banca.

    Nós não somos carne para canhão... os portugueses não têm culpa que os bancos alemães tinham sido BURROS, IGNORANTES e INCOMPETENTES ao colocarem o dinheiro nas falcatruas de bancos Americanos, FOI ASSIM QUE ELES FICARAM DESCAPITALIZADOS e NÃO POR EMPRESTAREM DINHEIRO AOS PORTUGUESES

    Acordem caramba... as agências de rating são a maior aldrabice de todos os tempos e estão em complô com a banca alemã para aumentarem os juros da dívida... ganhando assim muito mais dinheiro do que pela via normal, coisa que não podiam fazer (pela via normal) pois não tinham dinheiro

    O BPI entrou tarde na jogada... já agora que percentagem do primeiro resgate à Grécia veio do Governo alemão? 20% 30% digam números de uma vez por todas. O Governo Alemão que dinheiro à sua banca e páre de rebentar com a economia dos outros países.
  13.  # 139

    Boas,

    Colocado por: euE estamos de acordo nesta questão (embora você nem sempre consiga perceber): o RSI é uma gotita no oceano.


    Não consigo perceber?
    Então espera lá:
    Segundo o que tu dizes, quem fala das compras de armamento não percebe nada desta crise:
    Colocado por: euEssa história do armamento comprado à Alemanha é vergonhosa de facto, mas...
    ...se a Grécia e Portugal não tivessem feito essas compras,acham mesmo que a situação económica seria diferente? Se acham que sim, é porque não fazem a mínima ideia das causas desta crise...


    No entanto à primeira oportunidade mandas o argumento fácil do RSI.
    Quem é que não entende quem?


    Colocado por: euMas os interesses não são dos governos, mas de quem manda realmente neles (grandes bancos e grandes empresas).


    E será tudo nacional?


    Colocado por: bino_É verdade que foram estabelecidas algumas cotas de produção e que veio algum dinheiro para compensar quem deixasse de produzir, MAS, grande parte do estímulo para o abandono foi feito internamente com a má gestão dos fundos.


    Sim, é verdade.
    Podia ter sido tudo muito diferente se o tivéssemos feito de uma forma diferente.

    Colocado por: bino_Aí está, lá porque uma parte disso é verdade não quer dizer que a culpa toda tenha sido do estrangeiro.


    Afinal já há alguma culpa do "estrangeiro".
    Mais uma vez te digo: a grande culpada não é a Alemanha, aliás, em termos das grandes orientações que nos trouxeram até aqui (caso português) a grande culpa não é da Alemanha, mas sim da França. No entanto isto não invalida que a grande/maior culpa seja nossa (pela nossa má gestão).
    Continuo convicto que a causa do nosso grande problema está no que aconteceu no fim dos oitentas, início dos noventas.

    Quando neste momento se fala na Alemanha, não é tanto pelo que fez mas pelo que não fez (decidiu) propositadamente.
    Não há dúvidas que neste momento é a Alemanha que manda e o que acontece é que a Alemanha não quer definir o que quer (mais ou menos), deixando o assunto em banho-maria não tomando decisões.
    Penso que todas as análises coincidem num ponto: a resposta que a UE deu/dá a esta crise está muito condicionada pelas "tricas" internas da Alemanha e um pouco da França. Se a Merker e o Sarkozy não estivessem tão condicionados pelas suas eleições internas a resposta da EU teria sido outra (crê-se que mais firme e menos sujeita a avanços e recuos).
    Parece também unânime que tudo vai mudar em pouco tempo, as eleições em França vão (podem) baralhar os dados e definitivamente obrigar a tomadas de posições mais firmes e obrigar que se deixe o estado de banho-maria.


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  14.  # 140

    Boas,

    Malditos pescadores que decidiram ir trabalhar para os institutos ...


    País só pesca 1/3 do que consome
    Em 2011, Portugal exportou mais peixe e crustáceos do que em 2010. Mesmo assim, os valores alcançados são muito inferiores aos registados na importação, com 7,3 mil milhões de saldo negativo.

    Portugal não pesca o suficiente para satisfazer o consumo nacional. Além disso, devido às tradições culinárias do país, Portugal importa várias toneladas de bacalhau por ano, o que representa por si só um fator decisivo na balança comercial.

    Em 2011, o país importou mais 1,6 milhões de quilos de peixe e crustáceos do que em 2010, o que representa um aumento de 87, 7 milhões de euros de compras, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2434907


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
 
0.0349 seg. NEW