Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Boa noite,

Pensei que quando chegasse a casa hoje à noite, tivesse de ligar o apoio para AQS, pois hoje de manha após banho tinha 38 graus na parte de cima do acumulador..... chegando a casa.... boa surpresa, 53 graus..... ja aguenta mais um dia.

Cuidado com as temperaturas de acumulação de AQS abaixo dos 60ºC, sem renovação da água acumulada.
    Qualquer sistema de AQS, deverá assegurar que pelo menos uma vez por semana, a água acumulada deverá "sofrer" um choque térmico acima dos 60ºC, para eliminar o risco do aparecimento da legionela.
    Claro que para tomar banho, só precisamos da água a 36-38ºC, mas deveríamos tê-la acumulada acima dos 60ºC devido à bactéria legionela (acima desta temperatura morre) e dá-se bem em temperaturas entre os 20 até aos 45ºC em águas paradas. Se tomamos banho todos os dias, não temos água parada, mas, para segurança, e para evitar falhas, deveríamos programar os sistemas de AQS para o tal choque térmico uma vez por semana.

Cumprimentos

António Nogueira
  2.  # 102

viva!!

em relação à Legionela, pelo que li, o próprio Sanicube da Rotex, utiliza uma arquitectura no seu interior que visa minimizar esse problema.

Ver aqui:
    http://en.rotex-heating.com/fileadmin/prospekte/en/Prospekte/rotexSANICUBEengl.pdf.pdf

Cumps, sergio
  3.  # 103

já encontrei o significado dos KW.....
      Solaris.jpg
  4.  # 104

viva!!

em relação à Legionela, pelo que li, o próprio Sanicube da Rotex, utiliza uma arquitectura no seu interior que visa minimizar esse problema.

Bom dia,
    Não conhecia.
    Mas a ser eficaz como eles dizem, melhor, sempre se poupam uma coroas no AQS.
    Obrigado pelo informação.

Mas enquanto não me provarem por A + B que o sistema é 100% fiável, eu continuaria com o choque térmico 1 vez por semana.... não vá o diabo tecê-las...
    é que vendo bem as coisas, não é o choque térmico (repito 1 vez por semana), que vai encarecer a factura do gás ou electricidade. Mas a temperatura de acumulação, essa sim, podia ser mais baixa com este sistema...

Cumprimentos.

António Nogueira
  5.  # 105

é muito diferente dos ditos acumuladores normais,onde a estagnação é total.

A estagnação só existe se não houver consumo - períodos de férias por exemplo. Não tem a ver com o tipo de acumulador. Que eu saiba,os acumuladores actuais têm a entrada de água fria por baixo e a saída de água quente por cima,por isso a primeira água que entra é sempre a primeira a sair - FIFO (first in first out). Por outro lado, este facto promove a extratificação da água no próprio depósito. Até existem alguns (melhores) que a entrada de água fria está dotada de uma bengala (que dirige a água fria para baixo) para reduzir a mistura de água fria com a água já quente do depósito.

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: eu, system32
  6.  # 106

E atenção que a legionella dificilmente cresce em pequenas quantidades, como os 200 ou 300l de agua dos depósitos caseiros.
    É um problema para instalações grandes!

Colocado por: antonionogueira70

A estagnação só existe se não houver consumo - períodos de férias por exemplo. Não tem a ver com o tipo de acumulador. Que eu saiba,os acumuladores actuais têm a entrada de água fria por baixo e a saída de água quente por cima,por isso a primeira água que entra é sempre a primeira a sair - FIFO (first in first out). Por outro lado, este facto promove a extratificação da água no próprio depósito. Até existem alguns (melhores) que a entrada de água fria está dotada de uma bengala (que dirige a água fria para baixo) para reduzir a mistura de água fria com a água já quente do depósito.

Cumprimentos
    Concordam com este comentário:eu,system32
    • Nss
    • 6 maio 2012

# 107

Estou tramado, com um deposito de 750l tenho de ter sempre a fonte de calor a bombar :)
  7.  # 108

750l só para AQS??? Parece um quartel!! ;)

Mas não tem sempre que ter a fonte a bombar: a legionela só cresce na casa dos 20/30º até aos 40º, a partir dai não cresce mais, e o que já houver morre a partir dos 60º, mas isso só para quando já existe!!
    Ou seja se não baixar dos 40º durante longos períodos (tipo 1 semana), nem tem tempo de crescer!!

Colocado por: NssEstou tramado, com um deposito de 750l tenho de ter sempre a fonte de calor a bombar :)
  8.  # 109

Colocado por: NssEstou tramado, com um deposito de 750l tenho de ter sempre a fonte de calor a bombar :)

Mas esses 750 litros não serão o circuito primário do aquecimento?
    Se assim for não há problema, pois essa água nunca será para consumo, irá aquecer um permutador que aí sim passará a água de consumo, será este sistema que vai instalar?
  9.  # 110

Colocado por: Energia Livre

Se assim for não há problema, pois essa água nunca será para consumo, irá aquecer um permutador que aí sim passará a água de consumo, será este sistema que vai instalar?

Eu estou convencido que o NSS estava a ser irónico... Porque pelos vistos andam aí uns inteligentes que ainda nao perceberam isso...
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, Nss, TROLHA...
    • Nss
    • 6 maio 2012

# 111

Energia Livre

Correctíssimo, vai ser mesmo isso...vai aquecer também o piso radiante.
    Estou a fazer conta de aquecer esses 750l com os painéis solares e com o recuperador de calor.
  10.  # 112

Colocado por: NssCorrectíssimo, vai ser mesmo isso...vai aquecer também o piso radiante.
    Estou a fazer conta de aquecer esses 750l com os painéis solares e com o recuperador de calor.

Aconselharam-me a ter sistemas independentes, um para o piso radiante outro para as águas quentes sanitárias. O sistema que fala tem duas partes? Ou a água do P.R. é a mesma que a das A.Q.S.?
    • Nss
    • 6 maio 2012

# 113

Colocado por: danobrega

Sim a água é a mesma para ambos os casos.
    • eu
    • 6 maio 2012

# 114

Colocado por: TROLHA...gostava de ver umas fotos da instalação do"cabeça de lista"do contra....o"eu",mas ele não tem coragem,fala fala mas não mostra nada porque não tem coragem!!!

Cabeça de lista ? LOL...

Você continua a não saber conviver com opiniões diferentes da sua... cresça um bocadinho...
  11.  # 115

Colocado por: NssSim a água é a mesma para ambos os casos.

Que raio... vou ter projectado dois sistemas e duas bombas de calor, uma para cada coisa. Tenho de perguntar por vantagens e desvantagens dos dois tipos de sistemas. O engenheiro torceu logo o nariz a ter apenas um sistema com o argumento de um ser de alta temperatura e o outro de baixa temperatura. Ele disse que havia sistemas mistos mas não achava boa ideia, não entendi porquê.
  12.  # 116

Que raio... vou ter projectado dois sistemas e duas bombas de calor, uma para cada coisa. Tenho de perguntar por vantagens e desvantagens dos dois tipos de sistemas. O engenheiro torceu logo o nariz a ter apenas um sistema com o argumento de um ser de alta temperatura e o outro de baixa temperatura. Ele disse que havia sistemas mistos mas não achava boa ideia, não entendi porquê.

porque precisa de alta temperatura e baixa temperatura!? que tipo de aquecimento vai ter!?
    • Nss
    • 6 maio 2012 editado

# 117

E qual o problema, para altas temperaturas tira a água na parte superior do acumulador para baixas tira um pouco mais a baixo.
    Não sei qual o seu sistema de acumulação, mas no meu sistema a água do acumulador é sempre a mesma e a de consumo, tanto para o piso como para os banhos circula nas serpentinas que estão emergidas na água do acumulador.
  13.  # 118

Colocado por: ddgvcptque tipo de aquecimento vai ter!?

Anonimo18072022A Hidráulico alimentado com bomba de calor ar-água.

Colocado por: Nss
    E qual o problema, para altas temperaturas tira a água na parte superior do acumulador para baixas tira um pouco mais a baixo.

Não sei qual o problema que não entendo nada disto. Se tivesse de adivinhar diria que estaria relacionado com a legionela, já que na zona da água com temperatura mais baixa a temperatura não é suficiente para a matar. Quando me reunir outra vez com os engenheiros pergunto e anoto.
  14.  # 119

Correctíssimo, vai ser mesmo isso...vai aquecer também o piso radiante.

Então não tem que se preocupar com a legionela, pois essa água não será para uso das AQS.
    Concordam com este comentário: system32
  15.  # 120

Colocado por: NssCorrectíssimo, vai ser mesmo isso...vai aquecer também o piso radiante.

Colocado por: danobregaOu a água do P.R. é a mesma que a das A.Q.S.?

Colocado por: NssSim a água é a mesma para ambos os casos.

Colocado por: Energia LivreEntão não tem que se preocupar com a legionela, pois essa água não será para uso das AQS.

Agora fiquei toda baralhada.

0.0327 seg. NEW