Colocado por: Princesa_Não, isto não é promoção vs dumping. Como referi, não tenho tempo para ler tudo. Mas garanto-lhe que nunca ouvi tanta asneira em tão pouco tempo em tanta comunicação social.
Colocado por: oxelfeR (RIP)em média 40 cêntimos à saída do produtor e chega a quase 1,8 euros ao supermercado.
Colocado por: Princesa_Oxelfer veja os meus comentários como um todo. Se destacar partes, eles perdem o sentido. (é uma prática jornalistica que me enerva profundamente) :)
Colocado por: Princesa_Diga lá o seu ponto de vista, ver se eu percebo. :)
Colocado por: oxelfeR (RIP)Não lhe chamaria dramatismo, mas pode ajudar a compreender, se soubermos a história toda e não nos resumirmos apenas à promoção.
Onde está isso escrito?
"As margens de lucro para a cenoura baixam para 55 a 70%, ao passo que na maçã são superiores a 50%, e na pêra em 40%."
Mas alguém que leia e perceba minimamente do assunto (que nem sequer é o meu caso) chega à conclusão que se está (propositadamente ou não) a tentar baralhar conceitos.
Colocado por: luisvvque cerca de 80% do preço final da alface fica na distribuição
Colocado por: luisvvhá uns gajos que exploram o produtor e depois vão ganhar uma fortuna
Colocado por: luisvvSe a pessoa quiser pensar um pouco, percebe. Mas como a ideia não é nova e é sistematicamente repetida, o alarido serve para reforçar.
Colocado por: luisvva narrativa mil vezes repetida dos pobrezinhos produtores de/pescadores/agricultores que recebem X e vão ao supermercado ver o produto à venda pelo dobro ou triplo do preço tem subjacente a ideia de que há uns gajos que exploram o produtor e depois vão ganhar uma fortuna, explorando também o consumidor.
É que não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Colocado por: luisvvTem tudo a ver.
Colocado por: luisvvOra, nesta história dos 4 legumes nao é possível afirmar com total certeza
Eu que não percebo nada de economia, mas só com estes dados não consigo afirmar nem isso nem o contrário, vamos lá ver:
- Produtor vende ao distribuidor a 0,4€
- Distribuidor vende a 1,8€
- Lucro do distribuidor: 0,2€ (50%)
Consegues com estes dados dizer-me se o lucro está bem distribuído?
Não te falta ai um dado?
O lucro do produtor?
Vamos por dois cenário:
1 - custo de produção: 0,5€ -> Lucro do produtor: -0,1€
2 - custo de produção: 0,01 - > Lucro do produtor: 0,39€
Por isso (neste caso) eu não consigo dizer se o lucro está bem distribuído (que por si só já é uma questão interessante) ou se quiseres se o distribuidor explora ou não o produtor.
Divirtam-se,
João Dias e seu gato psicanalista
Ah, afinal chegaste à mesma conclusão que eu: os dados não te permitem dizer que sim ou que não.
Colocado por: luisvvE de novo, o PD e a o cont. representam cerca de 40% do mercado.
Colocado por: luisvvTem umas contas estranhas por aí, mas nao interressa.
Pelos dados que tenho: mais de 60%.
Divirtam-se,
João Dias e seu gato psicanalista
Colocado por: luisvvDados errados.
Colocado por: minhodesignClaro que familiares e amigos podem sempre pedir alguma coisa.