Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A responsabilidade é da Bekinhas, mas o banco podia perfeitamente avisar o cliente um tempo antes...tal como avisam no extracto de conta das responsabilidades para o próximo mês...

    Por outro lado, a Bekinhas pode e deve dar a entender ao banco que sem esse dinheiro não pode terminar a casa e não há licença...e que assim o banco fica com uma casa "ilegal" e de inferior valor como hipoteca...

    ...Agora, dependendo da relação do valor da casa/valor que já lhe deram, pode isso servir ou não de "pressão" para que lhe cedam o que precisa a uma taxa baixa...ou mesmo, integrando o valor como a ultima tranche...
  2.  # 22

    Fale com o banco, com o gerente da dependência, se ele insistir em crédito pessoal, diga-lhe que se tiver que ser, será seguramente noutro banco. Todos têm interesse que a situação se resolva.
  3.  # 23

    Colocado por: Casteladiga-lhe que se tiver que ser, será seguramente noutro banco


    E se o banco quiser propor um crédito pessoal em condições favoráveis apenas porque não consegue fazer outra coisa? Nesse caso abriu hostilidades desnecessariamente. Se tiver de ser crédito pessoal será certamente no banco que lhe der melhores condições, que pode ser o mesmo.
  4.  # 24

    Fale com o banco, com o gerente da dependência, se ele insistir em crédito pessoal, diga-lhe que se tiver que ser, será seguramente noutro banco. Todos têm interesse que a situação se resolva.


    Sim. Ouvi dizer que os bancos andam doidos por oferecer crédito. Pessoal, principalmente, porque como não tem hipotecas sobre imóveis como garantia, eles ficam mais descansados.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 25

    Colocado por: danobrega

    E se o banco quiser propor um crédito pessoal em condições favoráveis apenas porque não consegue fazer outra coisa? Nesse caso abriu hostilidades desnecessariamente. Se tiver de ser crédito pessoal será certamente no banco que lhe der melhores condições, que pode ser o mesmo.


    Se leu bem, verá que não se sugeriu abrir hostilidades, sugeriu-se negociar, tão só. Obviamente que a eventual mudança de banco, insere-se no processo de negociação. E obviamente também, que restando como única opção o crédito pessoal, far-se-á no que oferecer melhores condições, que até pode ser o banco atual, e que também pode inserir-se no tal processo de negociação.

    Agora, crédito pessoal e condições favoráveis, não sei porquê, mas parece que não joga...
  6.  # 26

    Colocado por: luisvv

    Sim. Ouvi dizer que os bancos andam doidos por oferecer crédito. Pessoal, principalmente, porque como não tem hipotecas sobre imóveis como garantia, eles ficam mais descansados.


    Pois não sei se andam ou não, o que sei é que o banco pode perder um cliente, e provavelmente mais que um, e outro, e também imagem..e se já investem tanto em marketing....

    É quando algo corre mal, ou menos bem, que a empresa tem a grande possibilidade de fidelizar o cliente, digo eu, que nem sou empresário...
  7.  # 27

    Colocado por: Castela

    Pois não sei se andam ou não, o que sei é que o banco pode perder um cliente, e provavelmente mais que um, e outro, e também imagem..e se já investem tanto em marketing....

    É quando algo corre mal, ou menos bem, que a empresa tem a grande possibilidade de fidelizar o cliente, digo eu, que nem sou empresário...


    A este propósito, sugiro que pesquise no Google por "Bancos desalavancagem". Em português corrente significa que os bancos são obrigados a reduzir a relação entre crédito concedido e depósitos de clientes. Isto faz-se de 2 formas (e está a ser feito através de uma mistura das 2, embora com especial ênfase numa...), reduzindo o volume de crédito, e aumentando o volume de depósitos. Como os depósitos são mais dificeis de controlar, a redução do crédito é a principal via para a desalavancagem.
    Concordam com este comentário: loverscout
  8.  # 28

    Colocado por: luisvv

    A este propósito, sugiro que pesquise no Google por "Bancos desalavancagem". Em português corrente significa que os bancos são obrigados a reduzir a relação entre crédito concedido e depósitos de clientes. Isto faz-se de 2 formas (e está a ser feito através de uma mistura das 2, embora com especial ênfase numa...), reduzindo o volume de crédito, e aumentando o volume de depósitos. Como os depósitos são mais dificeis de controlar, a redução do crédito é a principal via para a desalavancagem.


    Mas a dita desalavancagem aplica-se sobretudo a entidades empresariais (pequenas e médias empresas), sendo o "processo" diferente para particulares.

    E falando em particulares, tem razão, até porque para atrair depósitos é necessário confiança...
    •  
      GF
    • 24 maio 2012

     # 29

    Colocado por: CastelaPois não sei se andam ou não, o que sei é que o banco pode perder um cliente, e provavelmente mais que um, e outro, e também imagem..e se já investem tanto em marketing....

    É quando algo corre mal, ou menos bem, que a empresa tem a grande possibilidade de fidelizar o cliente, digo eu, que nem sou empresário...


    Os bancos estão-se nas tintas para isso, embora concorde que não deviam estar !
    Ou movimentas dinheiro que se veja ou és apenas um numero para o banco.
  9.  # 30

    Colocado por: bekinhasEm março de 2010 fiz emprestimo habitação junto ao bpi... começamos a fazer a casa aos poucos até porque grande parte foi feita por nós... passaram 2 anos e o banco agora não me quer dar a última tranche...

    De facto o contrato diz lá que temos 2 anos para acabar a casa caso contrário o dinheiro que teria a haver não mo davam.

    Eu sei que eles têm razão... nunca mais nos lembramos dessa clausula até porque a nossa licença de construção está válida até ao final deste ano... mas é revoltante a situação... apenas me falta o passeio para pedir a licença de habitabilidade...

    Algum de vocês sabe se posso fazer alguma coisa? Mexer alguns pauzinhos para reverter esta situação? Vale a pena ir à Deco? Fazer reclamação por escrito... Alguma ideia por favor?

    Obrigada


    reclamar so vale a pena se for consigo propria! o erro foi seu, o esquecimento foi seu....ou a nao leitura apropriada do contracto foi problema seu!
    é importante que as pessoas percebam, que quando culpam o banco por tudo e mais alguma coisa, deviam pensar na sua quota de responsabilidade.... estas coisas tiram-me do serio, os clientes declinam sempre a responsabilidade! é sempre culpa do banco......o banco tem milhoes de contractos de crédito, e ainda tem que andar a relembrar o cliente das suas obrigações, que apenas tem um contracto e mesmo assim desconhece as clausulas do mesmo....

    Enfim.... nao batendo mais no ceguinho vamos ás soluções!

    1º-) fale com o banco (gestor de conta), apesar de o crédito ja estar fechado, mediante negociação, é possivel que o banco lhe prolongue a carencia de capital, e disponibilize o remanescente do crédito....
    (tome atenção á forma com fala com o banco e como insinua certas coisas....se vai para la dizer que a culpa é do banco bla bla bla bla, vai sair de la da mesma forma que entrou....com um problema)

    2º-) volte a falar com o banco (gestor da sua conta)

    3º-) caso seja necessário volte a falar com o banco

    por ultimo e só mesmo por ultimo pois é uma situação de recurso, pense no credito pessoal!
    • eu
    • 24 maio 2012

     # 31

    Colocado por: luisvvOuvi dizer que os bancos andam doidos por oferecer crédito. Pessoal, principalmente, porque como não tem hipotecas sobre imóveis como garantia, eles ficam mais descansados.

    Você é cá um brincalhão...
  10.  # 32

    Colocado por: loverscout

    reclamar so vale a pena se for consigo propria! o erro foi seu, o esquecimento foi seu....ou a nao leitura apropriada do contracto foi problema seu!
    é importante que as pessoas percebam, que quando culpam o banco por tudo e mais alguma coisa, deviam pensar na sua quota de responsabilidade.... estas coisas tiram-me do serio, os clientes declinam sempre a responsabilidade! é sempre culpa do banco......o banco tem milhoes de contractos de crédito, e ainda tem que andar a relembrar o cliente das suas obrigações, que apenas tem um contracto e mesmo assim desconhece as clausulas do mesmo....

    Enfim.... nao batendo mais no ceguinho vamos ás soluções!

    1º-) fale com o banco (gestor de conta), apesar de o crédito ja estar fechado, mediante negociação, é possivel que o banco lhe prolongue a carencia de capital, e disponibilize o remanescente do crédito....
    (tome atenção á forma com fala com o banco e como insinua certas coisas....se vai para la dizer que a culpa é do banco bla bla bla bla, vai sair de la da mesma forma que entrou....com um problema)

    2º-) volte a falar com o banco (gestor da sua conta)

    3º-) caso seja necessário volte a falar com o banco

    por ultimo e só mesmo por ultimo pois é uma situação de recurso, pense no credito pessoal!


    Parece-me uma crítica um pouco despropositada tendo em consideração que a pessoa em causa disse claramente que o banco tem razão. A questão é: Qual a melhor forma de resolver a situação.
    Concordam com este comentário: Nss
  11.  # 33

    Colocado por: bekinhasAlgum de vocês sabe se posso fazer alguma coisa? Mexer alguns pauzinhos para reverter esta situação? Vale a pena ir à Deco? Fazer reclamação por escrito... Alguma ideia por favor?

    Obrigada


    Caro Rui....

    nao critiquei o utilizador em causa mas sim de forma geral, pois o que eu mais oiço, é a culpa é do banco... o banco agiu mal..o banco enganou-se... o banco o banco o banco (ja referi em N posts...os clientes para verem o dinheiro na conta assinam tudo e fazem tudo sem sequer ler ou pensar...e depois queixam-se)... e perante as perguntas finais do utilizador (mas vai reclamar o qué? vai á deco fazer o qué? reclamação por escrito do qué?)...dei a resposta que dei. e apresentei as soluções possiveis.

    estas situações so se resolvem conversando com o banco, de forma seria e franca, pois se for para lá armado aos cucos...ninguem lhe resolve nada piorando talvez até a situação!

    portanto a solução passará sempre por ir ao banco pedir favores, porque é isso mesmo que se trata. será um favor que o banco irá fazer....e é possivel de o fazer...nem que tenha que ser autorizado pelo presidente, mas é possivel, mediante acordo mutuo.
  12.  # 34

    Colocado por: loverscout

    Caro Rui....

    nao critiquei o utilizador em causa mas sim de forma geral, pois o que eu mais oiço, é a culpa é do banco... o banco agiu mal..o banco enganou-se... o banco o banco o banco (ja referi em N posts...os clientes para verem o dinheiro na conta assinam tudo e fazem tudo sem sequer ler ou pensar...e depois queixam-se)... e perante as perguntas finais do utilizador (mas vai reclamar o qué? vai á deco fazer o qué? reclamação por escrito do qué?)...dei a resposta que dei. e apresentei as soluções possiveis.

    estas situações so se resolvem conversando com o banco, de forma seria e franca, pois se for para lá armado aos cucos...ninguem lhe resolve nada piorando talvez até a situação!

    portanto a solução passará sempre por ir ao banco pedir favores, porque é isso mesmo que se trata. será um favor que o banco irá fazer....e é possivel de o fazer...nem que tenha que ser autorizado pelo presidente, mas é possivel, mediante acordo mutuo.


    Concordo com tudo e assim, com esta breve explicação, não restam dúvidas quando à mensagem que quer passar.

    Boa sorte para o membro na negociação com o banco.
    •  
      GF
    • 24 maio 2012

     # 35

    Colocado por: eu
    Você é cá um brincalhão...

    A mensagem dele era mesmo irónica... como é obvio é o contrário lol.
  13.  # 36

    Se o banco não lhe facilitar o credito, o user não acaba a casa e o banco fica com uma casa sem licença de utilização como hipoteca...Dependendo do valor da casa e do valor já disponibilizado, o banco pode perder em não lhe facilitar a vida...
  14.  # 37

    Colocado por: Pedro FernandesSe o banco não lhe facilitar o credito, o user não acaba a casa e o banco fica com uma casa sem licença de utilização como hipoteca...Dependendo do valor da casa e do valor já disponibilizado, o banco pode perder em não lhe facilitar a vida...


    De certa forma concordo...penso que ao banco também não interessará uma situação de incumprimento.

    Contudo, mesmo desconheçendo a área de passeio a pavimentar ou executar; Pareçe-me estranho isto estar preso por tão pouco
  15.  # 38

    Bom estive a ler melhor a questão levantada inicialmente....

    Percebi bem...?
    O banco não lhe dá de todo a ultima tranche? ou só lhe dá a ultima tranche contra a apresnetação do titulo de utilização da habitação?

    A 2.ª modlaidade eu já conhecia agora a 1.ª a ser assim desconhecia
  16.  # 39

    Colocado por: NeonBom estive a ler melhor a questão levantada inicialmente....

    Percebi bem...?
    O banco não lhe dá de todo a ultima tranche? ou só lhe dá a ultima tranche contra a apresnetação do titulo de utilização da habitação?

    A 2.ª modlaidade eu já conhecia agora a 1.ª a ser assim desconhecia


    Caro Neon

    os contractos na modalidade credito construção, costumam por habito, referir que o cliente tem 2 anos a contar a partir de...., e aqui ja vi dois tipos de situações...em que começa a contar desde a data inicio da obra (licença) ou começa a contar o prazo desde a primeira tranche libertada , para utilizarem a totalidade do montante concedido no emprestimo, caso isso nao aconteça, o banco fecha o credito, e começa a pagar juros e capital...ou seja amortizar normalmente, mas apenas aquilo que utilizou. Isto na pratica quer dizer que o cliente tem 2 anos para terminar a casa, para usufruir da totalidade do emprestimo que pediu, caso contrario perde direito aquele que nao utilizou.

    Mas ha formas de contornar, tais como antes desse periodo terminar pedir ao banco um prolongamento da carencia de capital , por mais um ano por exemplo.e explicar que a obra esta atrasada e nao vai ser concluida dentro do prazo previsto.
    Normalmente, salvas raras excepçoes, o banco nao se costuma opor....e acaba por conceder mais tempo para que seja concluida a obra....

    como ja disseram, o banco nao tem interesse num terreno com umas paredes.....agora o banco nao advinha, é preciso o cliente la ir e falar com os gestores....
    Concordam com este comentário: Ana Brás
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Neon
  17.  # 40

    Obrigado pelo esclarecimento loverscout :)

    Também me parecia que seria mau demais haverem assim tantos obstaculos e dificuldades, e não existirem alternativas. Seria uma situação que não interessaria a ninguem como bem diz
 
0.0288 seg. NEW