Colocado por: roberboa tarde,
estou a construir uma moradia nova, neste momento está na fase de pichelaria.
o picheleiro incentivou-me a colocar ventilação por vmc de fluxos cruzados.
alguém colocou na sua casa? vale a pena?
isto substitui os extractores das casas de banho?
consome muita eletricidade?
Colocado por: TROLHA...e a Daikin não dá para ver?
Colocado por: powerenergieComo disse que extrai o ar da casa de banho para o insuflar no quarto e na sala, nunca sentiu maus cheiros nos ultimos espaços? (especialmente depois de alguem ir à casa de banho :) )
Colocado por: powerenergieQual o caudal que é movimentado pelo equipamento? (estou um pouco céptico relativamente a um caudal tão pequeno conseguir uma eficiencia tão elevada, até porque não existindo certificação independente, as condições para atingir essa eficiência poderá ser apenas para uma condição estática)
Colocado por: powerenergieAs condutas não estão isoladas? existem quatro entradas e apenas duas condutas? não percebi muito bem como é que estão as entradas e saídas.
Colocado por: powerenergieo sistema como o seu instalado com particularidades que eu pessoalmente não considero de boas prácticas
Colocado por: TROLHA...gostava de ver tudo...mas se calhar é pedir demais
Colocado por: Pedro Azevedo78Creio que ainda não percebeu bem o mecanismo de funcionamento destes recuperadores. NUNCA há contacto entre o ar de entrada e de saída. Se assim fosse era um disparate! Logo essa ideia dos cheiros...
Colocado por: powerenergiePermita-me discordar por um lado, é verdade que que não existe mistura entre o ar que sai e o que entra. No entanto o mecanisco não é estanque
Colocado por: Pedro Azevedo78quis que houvesse por ali lãs minerais expostas
Colocado por: jorgealves
então isolava-se com espuma sintectica adesiva ou não (tipo Armstrong) que é muito melhor que lã de vidro.
Colocado por: jorgealves
os recuperadores de fluxos cruzados são praticamente estanques, só deixam de o ser quando não se cumprem as recomendações dos fabricantes acerca da manutenção periódica.
Colocado por: powerenergieAs particularidades são a de misturar extrações de WC's com ar novo
Colocado por: robero que considera como caudal?
Colocado por: robera vmc quem de estar sempre ligada?
Colocado por: robernum dia de muito frio se a vmc estiver desligada (por ex. falta de energia) entra o ar frio?
Colocado por: jorgealvesos recuperadores de fluxos cruzados são praticamente estanques, só deixam de o ser quando não se cumprem as recomendações dos fabricantes acerca da manutenção periódica.
Colocado por: Pedro Azevedo78É um tipo de instalação aconselhado por todos os fabricantes deste tipo de aparelhos domésticos que vi. As minhas principais preocupações eram controlar a humidade relativa (por isso extracção aonde ela é maior) e a qualidade do ar.
Quando muito pode ser de equacionar por o ar novo a sair só me áreas comuns, pois em velocidades mais altas faz ruido que pode incomodar nos quartos.
Colocado por: sergyioe uma pergunta, aquelas girândulas são suficientes para fazer a exaustão de wc´s??
estou a tencionar ventilar apenas os WC´s e a cozinha, é suficiente ou também devo colocar nos quartos e sala?
que tipo de tubagem se utiliza na instalação entre as bocas dos WC e cozinha e a vmc?
fotos das tubagens