Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sim, há um para ventilação
  2.  # 2

Colocado por: callinasSim, há um para ventilação

E existe vantagens perante a aplicação com pvc flexivel isolado? Por alguma razão em específico?

Estava a ponderar a aplicação de tubagens s&p de 80 e 125 isoladas a lã de vidro, mas após ter lido estes tópicos em que aconselham tubagem rígida, e inclusive num deles o Jorgealves desaconselha este tipo de aplicação e aconselha a aplicação de tubagem com tubos de aço galvanizado tipo spiro,
    mas depois como o isolo? Com manta de lá de rocha?
    Quais as vantagens?
  3.  # 3

Colocado por: Tha_kingTubo pvc como o que é utilizado para a linha de esgotos?
    existem tubos em pvc específicos para ventilação rígidos e até anti-bacterianos, não são é baratos,
  4.  # 4

Colocado por: Tha_kingpvc flexivel
    todas as tubagens flexiveis são exorbitantemente caras e impossíveis de limpar no futuro.
  5.  # 5

Colocado por: Tha_kingcomo o isolo? Com manta de lá de rocha?
    na VMC as tubagens só devem ser isoladas se passarem em espaços não climatizados ou pelo exterior,

quando são isolados o mais económico são os isolamentos de polietileno expandido, a lã de vidro é muito dificil de trabalhar nestes tubos muito pequenos resultando num custo elevado e de resultado duvidoso.
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvesna VMC as tubagens só devem ser isoladas se passarem em espaços não climatizados ou pelo exterior,

quando são isolados o mais económico são os isolamentos de polietileno expandido, a lã de vidro é muito dificil de trabalhar nestes tubos muito pequenos resultando num custo elevado e de resultado duvidoso.

Esses tubos pvc pelo que tenho visto são os de secção quadrada em que a vantagem será para aplicações em que o espaço do tecto é reduzido.

Relativamente à limpeza das tubagens flexíveis isoladas estou de acordo com o jorgealves, quanto ao custo, tenho cotação para 20€ para cada secção de 6m de tubo de pvc flexível isolado de 80mm.

Relativamente ao isolamento, as tubagens irão ser aplicadas entre a placa e a lã de rocha do tecto falso.

Acha que se justifica a aplicação de isolamento?
  7.  # 7

Pelo que entendi:
    Tubo flexível isolado-

Pros:
    Facilidade de aplicação
    Tubo ja inclui o isolamento necessário.
    Facilidade de manusear e instalar.

Contras:
    Custo
    Não dá para limpar
    Mais propício a desgaste a longo prazo

Tubo em pvc rígido-

Pros:
    Acabamento
    Peso
    Aplicação limpa
    Possibilidade de limpeza q longo prazo

contras:
    Custo
    Dificuldade para isolar o tubo correctamente
    Transmissão do ruído

Tubo galvanizado tipo spiro-

Pros:
    Preço
    Possibilita a limpeza a longo prazo
    Consistência do material e fiabilidade a longo prazo

Contras:
    Dificuldade de manusear e aplicar
    Dificuldade para isolar correctamente
    Peso

Estou correcto?
  8.  # 8

A transmissão de ruído já supunha que existia no tubo rígido de pvc, e no Tubo Spiro, não há esse ruído de ressonância?
  9.  # 9

Colocado por: jfsmoreiraA transmissão de ruído já supunha que existia no tubo rígido de pvc, e no Tubo Spiro, não há esse ruído de ressonância?

Pois, também gostava de saber. Hoje estive a fazer uns testes com um tubo de pvc de 125 e aquilo transmite imenso, tal como tenho lido, contudo do tubo spiro ainda não li nada sobre essa característica.
  10.  # 10

Colocado por: Tha_kingTubo flexível isolado-

Pros:
    Facilidade de aplicação
    Tubo ja inclui o isolamento necessário.
    Facilidade de manusear e instalar.

Contras:
    Custo
    Não dá para limpar
    Mais propício a desgaste a longo prazo

perda de carga muito elevada não permitindo grandes distancias ou caudais em oposição as condutas rigidas.
  11.  # 11

Colocado por: Tha_kingaquilo transmite imenso

todas as condutas rigidas não isolam o ruido,

existem tecnicas de aplicação e instalação que eleminam o ruido.
  12.  # 12

E que técnicas são essas?
  13.  # 13

O problema nem é o não isolarem, mas o de ampliarem e propagarem esse ruído
  14.  # 14

Colocado por: jfsmoreiraE que técnicas são essas?
    mudanças de direcção, troços de elementos flexiveis, caixas de dispersão entre muitos outros.
  15.  # 15

Exemplos disso? É que habitualmente só vejo condutas rígidas sem esses elementos/técnicas.
  16.  # 16

Colocado por: jfsmoreiraExemplos disso?
    são estas coisas que distinguem uma instalação planeada versus uma tubagem pendurada no tecto, vou procurar na minha biblioteca por algumas fotos.
  17.  # 17

Assim sendo seria a tubagem flexível aplicável, calculando para slexistirem secções com no máximo 5m entre a máquina e a tomada de insuflação /extracção?
    Ou mesmo assim aconselhava a aplicação de tubagem rígida?

Seria mais fácil de aplicar a tubagem flexível contudo tenho também mais confiança na tubagem rígida considerando a consistência do material a longo prazo e também pela possibilidade de limpar a tubagem caso o necessite, contudo a questão da propagação do barulho também me preocupa.
  18.  # 18

Viva,

Ando ainda neste dilema, tubagem spiro com isolamento em lã vs tubagem flexível em alumínio isolada.

Pelos meus cálculos só na zona interior dos tectos em conduta spiro gasto 216€ + abraçadeiras + a manta.
    Em flexível gasto 74€.

Contras:
    A spiro é muito mais complexa para fazer a aplicação e há a possibilidade de existir propagação de ruídos.
    Prós:
    É mais fiável a longo prazo e existe a possibilidade da limpeza no futuro, além de não existirem perdas de caudal tão severas.

A flexível existe pvc, alumínio, e uma dupla que chamam de acústica.

Prós:
    Aplicação mais barata, mais bem isolada, isolamento acustico, execução mais rápida.
    Contras:
    Impossibilidade de limpeza no futuro, risco de romper uma conduta a longo prazo e perdas de caudal.

Contudo de salientar que a casa é relativamente pequena, as condutas têm no Max 5/6m até à máquina pelo que acho que a questão das perdas de caudais não serão tão decisivas para esta aplicação

Help me :$
  19.  # 19

E eu ainda estou à espera das fotos com as técnicas de atenuação de ruído em condutas rígidas.
  20.  # 20

Colocado por: jfsmoreiraE eu ainda estou à espera das fotos com as técnicas de atenuação de ruído em condutas rígidas.

Essas reteve casa são o "segredo" do negócio e tal como o Jorgealves é a diferença entre ser uma instalação dimensionada ou uma simples instalação pendurada no tecto, contudo ele já referiu também essas técnicas.

0.0370 seg. NEW