Iniciar sessão ou registar-se
    • arqman
    • 16 junho 2012 editado

# 1

Estou a remodelar um apartamento e ando a pensar se deverei instalar o gás ou se deverei ter tudo a electricidade.
    A minha questão prende-se mais com o preço, uma vez que a electricidade tem todas as vantagens em relação ao gás (limpeza, segurança, facilidade de uso, não requer projecto nem vistorias pagas e bem pagas!).
    O gás seria só no fogão e esquentador (não tenho aquecimentos centrais) enquanto que a electricidade seria em todos os equipamentos normais e usuais.
    Agora a questão levanta-se - o que fica mais barato a médio e longo prazo?

Agradeço as vossas opiniões
  1.  # 2

arqman,

convém prever a instalação do gás. pelo menos a pré instalação. Um dia que falte electricidade, vai comer fora. É isso?
  2.  # 3

Também pensei nisso, mas o problema é que agora a Galp anda a pedir um projecto de gás que deve ser entregue aquando a realização do contrato e a respectiva declaração do técnico instalador do gás deve ser entregue ao perito na vistoria... ou seja, tenho mais uma despesa a realizar o projecto (para um dia mais tarde que ligue o gás não ter chatices).
    De qualquer maneira, se tiver só a pré-instalação e se faltar electicidade um dia, também não irei à pressa comprar um esquentador e um fogão a gás, instala-los, fazer contrato com a galp, fazer vistoria... Mais depressa ia comer fora sim ;-)
  3.  # 4

Mas a minha dúvida principal é mesmo quanto aos custos que uma utilização normal, de uma familia com 3 pessoas digamos, tem, nesta relação gás vs. electicidade - qual compensa mais?
  4.  # 5

compensa os dois, porque na falta de um existe sempre um recurso.
    pode ter a pré instalação do gás e não o utilizar. caso necessite poderá utilizá-lo.
    Caso não faça a pré instalação e um dia mais tarde necessitar, então ai irá sentir-se bastante arrependido do que não fez.
    a questão aqui não se trata de um custo, mas sim de um investimento que irá fazer para garantir uma boa habitabilidade, em vez de um dia mais tarde ter que partir e fazer de novo.
    Pense lá duas vezes no que vai fazer....
  5.  # 6

Em minha casa,na provincia só ha electricidade...em 10 anos ainda nao tive a sorte de ter de ir comer fora nem de tomar banho de agua fria...e penso ke fica mais barato e mais pratico
  6.  # 7

Uma coisa é não ter os recursos, outra coisa é não aproveitá-los.
    • eu
    • 16 junho 2012 editado

# 8

No futuro é mais provável que os preços do gás disparem mais do que os preços da electricidade, por isso, eu apostaria apenas na electricidade...
  7.  # 9

E qual a solução mais económica para AQS como apoio a um painel solar?

Faz-me confusão os sistemas que estão sempre a manter a temperatura da água. Passo um dia inteiro fora, e aquilo está a gastar...
    Enquanto que o gás, só liga quando quero e preciso sem limite de quantidade seguida (apenas com limite de caudal).

Mas devido a este a este tópico penso que serei "forçado" a não pensar no gás, pelo menos o gás natural, que é o que me interessava.
  8.  # 10

Colocado por: PFradeE qual a solução mais económica para AQS como apoio a um painel solar?

Faz-me confusão os sistemas que estão sempre a manter a temperatura da água. Passo um dia inteiro fora, e aquilo está a gastar...
    Enquanto que o gás, só liga quando quero e preciso sem limite de quantidade seguida (apenas com limite de caudal).

Mas devido a este a estetópicopenso que serei "forçado" a não pensar no gás, pelo menos o gás natural, que é o que me interessava.

Não necessáriamente, com um temporizador consegue bem controlar as horas de funcionamento da resistência, de qualquer modo somos tão afortunados com o sol que o sistema de apoio pouco tempo funciona ao longo do ano.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  9.  # 11

O investimento inicial na instalação de gás é relativamente baixo (projecto+ instalação + vistoria), incl. IVA, deve ser menos de 1000 euros.
    Um esquentador a gás é relativamente barato, tem manutenção quase nula e dura mais de 20 anos.

Como NINGUÉM sabe como vão evoluir os custos (podemos vir a ter energia nuclear, ou descobrir enormes jazidas de gás no Algarve...), eu - como as coisas estão hoje - apostaria em ambas, ELEC+GÁS (gás no fogão+esquentador).
  10.  # 12

Eu tenho placa e esquentador electrico. Antes tinha os dois a gás. Comecei por trocar a placa de gás por vitroceramica, muito mais fácil a nivel de limpeza, os custos de energia anda ela por ela.
    Depois esquentador (não o termoacumulador) electrico, que funciona como o a gás, quando abre a torneira aquece a água.
    E não me arrependi.
  11.  # 13

Colocado por: joalageDepois esquentador (não o termoacumulador) electrico, que funciona como o a gás, quando abre a torneira aquece a água.
    E não me arrependi.

Isso é como os esquentadores da marca Clage? Disseram-me que isso consome muito. E muitos dos modelos necessitam de um quadro trifásico.
  12.  # 14

Colocado por: PFrade
    E muitos dos modelos necessitam de um quadro trifásico.

Para substituir um esquentador a gás e obter o mesmo caudal terá que ser um esquentador trifásico. Como você anda em obras...quanto ao consumo o que eu gastava em gás, gasto em electricidade, o meu objectivo foi retirar o gás de dentro de casa. Não tive nenhum problema com gás...simplesmente não o quero dentro do meu espaço.
  13.  # 15

Colocado por: joalageesquentador electrico.

O que é isto??
  14.  # 16

Colocado por: Picareta
    O que é isto??

O meu está instalado na wc.
      Esquentador.jpg
  15.  # 17

Colocado por: joalageO meu está instalado na wc.

Faz aquecimento instantâneo da água?
  16.  # 18

Colocado por: Picareta

Exacto, tem a vantagem de gastar menos água pois está mesmo no WC, menos tempo a correr água para aquecer.
    No Brasil usa-se muito o aquecimento electrico da água no próprio chuveiro.
  17.  # 19

Colocado por: joalage

estou curioso tem algum link onde possa ver os preços e referencias?
    • PFrade
    • 17 junho 2012 editado

# 20

Colocado por: joalage
    Para substituir um esquentador a gás e obter o mesmo caudal terá que ser um esquentador trifásico. Como você anda em obras...quanto ao consumo o que eu gastava em gás, gasto em electricidade, o meu objectivo foi retirar o gás de dentro de casa. Não tive nenhum problema com gás...simplesmente não o quero dentro do meu espaço.

Sim, mas para ter um quadro trifásico tem que se pagar (mais) por isso, certo? (pergunto mesmo por achar que é assim, mas sem ter certezas).
    Mesmo que não precise de um quadro trifásico, há que ver a potência contrada, pois parece-me que esses sistemas exigem uns bons kW em funcionamento. (caso esteja errado que me corrijam, pois quero aprender).

Colocado por: ramos1999

estou curioso tem algum link onde possa ver os preços e referencias?

Penso que se procurar por clage no google encontra qualquer coisa.
    E já os vi à venda no Leroy.

0.0215 seg. NEW