Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá

Após ler diversos comentários (bem fundamentados e com valor acrescentado, diga-se) de um utilizador aqui do forum, gostaria de perceber um pouco mais, o que é isso do Isolamento Térmico pelo Interior.

As minhas duvidas são:

Em quê que consiste exactamente?
    Qual a implicação que tem no restante trabalho de alvenaria? (continuo a ter parede dupla?)
    Qual o preço de referência deste tipo de isolamento?
    Quanto é que eu "poupo" ao usar este tipo de isolamento? (Hei-de poupar em alguma coisa, nem que seja no estoque da parede dita normal :) )
    Quem é que está habilitado a efectuar este tipo de Serviço? (Implementadores que façam fornecedimento do material e implementação)
    Carece de Manutenção? Posso pendurar um quadro na parede?

Quem sabe não poderei considerar uma solução destas! :)

Obrigado

Coisas da Casa
    •  
      alv
    • 31 dezembro 2008

# 2

Vivam!
    São algumas perguntas a que já têm sido respondidas noutros post´s por várias pessoas, umas defendendo umas coisas , outras o seu contrário, mas vamos tentar ser claros, sistematizar e não ser teóricos, escrevendo coisas que as pessoas entendam:

Dos factos que temos de perceber.

Já todos percebemos da necessidade de isolar térmicamente as casas, para as proteger do calor excessivo de verão e do frio de inverno.
    Já todos percebemos que não basta isolar as paredes, mas temos de tratar toda a envolvente exterior, isto é, todas a ssuperfícies da habitação que estão em contacto com o exterior.
    Já todos percebemos que se pode fazer o isolamento das envolventes exteriores pelo exterior, pelo "meio" e pelo interior.
    Já todos percebemos que há quem defenda umas e outras.
    Já todos percebemos que sendo o isolamento exterior ou no "meio" da envolvente, faz com que a casa tenha, normalmente uma inércia média ou forte
    Já todos percebemos que se os isolamentos forem pelo interior a Inércia, normalmente é média ou fraca.
    Já todos percebemos que o RCCTE (Regulameto Térmico) valoriza a Inércia térmica interior, permitindo maior aproveitamento dos ganhos solares brutos quando maior for a inércia térmica.
    També já todos perceberam que eu, pessoalmente, em contra corrente, defendo que os isolamentos em "casas normais" devem ser pelo interior.

Da problemática dos isolamentos:
    Há vários métodos de executar o isolamento térmico pelo interior, entre os quais o que utilizo, que são os sistemas de alvenarias secas em gesso laminado, vulgarmente denominados de Pladur.
    Atenção que Pladur é uma marca de placas de gesso, que existem outras (Knauf, Placo, Lafarge, Fibriplac, etc...), e que só por si as placas não são isolantes, mas apenas se forem integradas num sistema construtivo e aliadas a isolamentos.
    Utilizo á mais de vinte anos, ainda não se pensava em térmica e já eu andava a resolver problemas de pontes térmicas, de condensações e isolamentos térmicos e acústicos em casas existentes, e a construir casas de raiz com esses sistemas, e não o digo por gabaralice, mas apenas para constatação de factos que das centeñas de casas projectadas, construídas ou intervencionadas tenhamos sempre resolvido os problemas que tanto afligem a generalidade dos Portugueses e não tenhamos numa única, o menor sinal de insatisfação dos clientes ou qualquer tipo de patologia associada a esta problemática.
    É este tipo de resultado que me leva a ter autoridade para por em questão todo o sitema que agora vejo como moda na problemática dos isolamentos.

Em que consiste o isolamento térmico pelo interior que utilizamos:
    Trata-se de construir todo o interior das habitações com sistemas de gesso laminado associados a isolamentos térmicos e acústicos, criando habitaçãos com fraca inércia térmica, sendo que o resultado é que embora se possa consumir mais energia para arrefecer a casa de verão, a energia que se economiza de inverno para a aquecer é incomparávelmente menor, e o diferencial é abismal.
    Quando se diz todo o interior, referimo-nos ás paredes interiores da parede exterior, divisórias e tectos, tudo devidamente isolado.

Respondendo rápidamente, ao post, com este sistema evita o segundo pano de alvenaria de tijolo, bastando o pano exterior, em alvenaria de tijolo, ou bloco térmico daqueles que agora poliferam por aí.
    Quanto á economia, já por aí escrevi que existem extudois que afirmam que se pode ir a mais de 40% de economia na construção se forem contabilizados todos os factores. Eu continuo a afirmar que ainda que fosse mais caro iria compensar com a economia de energia de aquecimento em periúdo de inverno ao longo da vida útil da casa. A titulo de exemplo, em minha casa que tem cerca de 400m2 de área habitada, gasto, incluindo o aquecimento de águas sanitárias cerca de 700 a 800l de gásóleo por ano para ter a casa sempre acima dos 18ºC. Se acender as lareiras, andamos em T shirt dentro de casa. Dormimos exactamente coma a mesma roupa de cama de verão e de inverno!! Das casas que temos feito, com os clientes que conversamos, passa-se o mesmo. Se isto não é economia e conforto, o que será?

Quanto a pessoas que estão habilitadas a executar este tipo de construção , qualquer pessoa o está, mas como entende tratam-se de sistemas e como sistemas há que saber o que colocar no seu interior e para isso o pato bravo só faz o que viu fazer ou lhe dizem para fazer, pelo que é sempre recomendável que se apoiem em instaladores oficiais das diferentes marcas (as uqe os têm), e sobretudo que usem o sistema completo da marca, isto é não misturarem maracas dentro dos sistemas, mas mais importante que tudo é a escolha do próprio sistema construtivo, pois que depois de pintado todos são iguais, havendo uns que funcionam e outros que nem por isso.
    Quanto á manutenção essa é uma das principais vantagens de tudo isto, pois que é brincadeira de crianças a abertura, reparação e fecho de qualquer parede ou tecto e depois de reparada não existe qualquer sinal de intervenção. Por fim o mito das fixaçõe, em que não passa de um mito em que tudo é possível, normalmente mais fácil, mas sobretudo com uma técnica específica, isto é, embora a técnica da fixação em plaudr seja diferente, ele é normalmente mais fácil, e mais importante de tudo, não tem limites, desde o armário de cozinha ao termo-acomulador, ao simples quadro.

Desculpem os erros de simpatia ou ortográficos, não tive tempo de corrigir, para o ano edito e corrijo.

Os melhores votos de ano novo e como também já disse, paraalém dos tradicionais desejos de saúde, felicidade e sorte, acrescento um " que nos paguem o que nos devem" que para mim é fundamental.

"Fasssssssam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
  2.  # 3

Bom di sr Alv
    Ora aqui está a resposta ás questões que durante tanto tempo me inquietaram e da parte do arquitecto, do engenheiro ou do empreiteiro nunca vi abertura a uma solução deste tipo. Sempre achei que o isolamento térmico pelo interior com pladur,independentemente de ter isolamento exterior de capoto, seria a melhor solução para manter o aquecimento muito rapido os quartos ou salas com um simples termo ventilador exactamente pela fraca inercia térmica cdo material. As paredes não têm de aquecer, só o ar, o que não acontece se tivermos estuque nas paredes. Mas será que fica muito mais caro o pladur em estruturas metálicas do que a parede em alvenaria mesmo com isolamento interno a poliestireno? É que ainda vou a tempo de fezer alterações pois não comecei a casa.
    Agradeço comentários
  3.  # 4

Tem neste tópico algumas comparações de preços
    •  
      alv
    • 1 janeiro 2009

# 5

Vivam!
    O trabalho que o Paulo Correia fez é muito bom, mas reflete apenas os custos directos quando comparados os diferentes sistemas construtivos. A esses preços temos de acrescer os custos, melhor, a redução de custos, que adevém da utilização dos isolamentos pelo interior, mas sobretudo da construção com sistemas de alvenaria seca pelo interior.
    Como já disse noutros post´s existe um estudo da Pladur que afirma que o valor total dos custos de construção com alvenarias secas pelo interior atinge até cerca de 56,97%.
    Estes valores estão repartidos da seguinte forma nesse documento:
    1- menor duração da obra:
    1.1 - Economia por diminuição de custos indirectos 7,24%
    1.2 - Economia financeira 10.80%
    2 - economia na relação superficie util/superfície construída 7,68%
    3 - economia na estrutura 1.84%
    4 - economia no apoio a outras artes (roços, entulhoe e fechos) 16,9%
    5 - economia na redução d perdas, ropturas e desperdícios com outros materiais 9%
    6 - economia nos gastos de transportes 1,16%
    7 - economia na remoção de escombros e entulhos de obra 2,17%
    acresce-se a economia do 2º pano de parede, respectivo reboco, a possibilidade de ser executada a lâmina de regularuzação toda de uma vez em toda a área do fogo, em vez de em pequenas unidades compostas pelas diferentes divisões do fogo, etc., etc., etc..
    Pese embora, como eu próprio reconheço, o exagero comercial de alguns dos números, efectivamente as reduções referidas em maior ou menor percentagem existem e são reais, mas a que mais importa é a que se reflete na exploração do sistema, i. é, na economia de energia que temos quando ussamos a casa durante a sua vida útil.
    Essa economia de energia resulta da diferença que temos no dispendio a mais no arrefecimento quando comparado com o que economizamos com o aquecimento, e esses tenho-os eu em mão e ao arrepio da ideia corrente, efectivamente a economia é surpreendente.
    Eu e os clientes a quem projectei e fiz casas com estes sistemas e que felizmente ficaram meus amigos sendo os únicos elementos de publicidade que a empresa dispõe, sendo testemunhas vivas e utilizadores diários do que afirmo. Reparem neste pormenor: Quantos construtores depois de executadas as casas que contrataram aos seus clientes se podem gabar de os terem, no minimo mantido boas relações, quanto mais mantido como amigos em 22 anos de actividade? Este forum é um espelho desta relação tensa entre construtores e donos de obra que na maioria dos casos quando chega ao fim, quando chega, fica com sabemos que fica. Felizmente que ainda abundam excepções.
    Bom Ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
  4.  # 6

ora bem, então resumindo, para sí a melhor solução é Solução Tijolo+ Gesso cartonado, certo? Que tipo de tijolo achaque será o mais recomendado? Uma outra questão, com este tipo de construção é quase q essencial ter um sistema de aquecimento/arrefecimento ara a casa, certo? que sistema será o mais indicado? Ar-condicionado, chão radiante.... custos? se o aplica a tanatos anos, qual o valor de construção tendo em conta outros sistemas??

Obrigado
    •  
      alv
    • 4 janeiro 2009

# 7

Vivam!
    Não tenho dúvidas que em casas ditas normais, sem grandes envidraçados, ou melhor tendo o cuidado de protegr bem os envidraçados com protecções solares pelo exterior, do tipo estor ou percianas, para acautelar os ganhos solares brutos de excecivos de Verão (óptimos de Inverno) o sistema mais econónico, quer em fase de construção mas também em fase de utilização diária o melhor sistema é o que defendo, isto é, reboco+tijolo de 22 ou bloco térmico+ isolamento em xps de 30 ou 40mm+ cx de ar de 20 ou 30mm+ MLV de 60mm e por fim uma ou duas (preferencialemnte duas) placas de pladur de 13mm(15 no caso de uma só placa).
    Quanto ao sistema de aquecimento, tenho feito de tudo, desde os pavimentos radiantes até ao sistema de rediadores de parede até ao ar condicionado. A experiencia diz-me que o arrefecimento é perfeitamente dispensável e muito raramente necessário, por isso o AC por motivos de arrefecimento reramente funciona.
    O que é fundamental é ter um sistema de aquecimento, e também ela experiencia o que mais tenho usado é um sistema de caldeira a gasóleo que serve simultâneamente de sistema de AQS acopulado a um sistema de recuperador de calor na lareira.
    Esse sistema de recuperador de calor na lareira,pode ser apenas de ar quente, como tenho em minha cas ( e tenho duas lareiras com esse sistema) e é suficiente para aquecer uma casa sem inércia em dias que a acendamos, mas reconheço que quem utiliza o recuperador para apoio de aquecimento de água que serve simultâneamente para aquecimento dos radiadores e dos sistema de AQS é bem mais útil e eficiente. As últimas casas que fiz optei por esse sistema e que o digam os utilizadores.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman, ricardo.rodrigues
  5.  # 8

realmente assim fica-se mais elucidado sobre a realidade de construção.... muito obrigado

E sistemas de geotermia, nunca instalou ou fez alguma habitação que fosse com esse tipo de "aquecimento"
  6.  # 9

Alv,

gostaria de agradecer esta explicação! ainda não tinha tido oportunidade :)

Coisas da Casa
    •  
      alv
    • 7 janeiro 2009

# 10

Vivam!
    Não te de agradecer, eu só tento esclarecer aquilo que sei.
    Relativamente á geotermia, em casa que eu tivesse participado, em projecto ou em obra nunca utilizei, mas tenho um vizinho que utilizou, embora eu não tenha tido nenhum contacto com ele. Só percebi o que ele estava a fazer em fase de obra quando tentei contratar a empresa que fazia os furo para virem fazer um a minha casa para captação de água; Qual não foi o espanto que entretanto fui tirar as licenças e porque demoravam a sair do vizinho, fui lá perguntar porque demoravam e foi quando obtive a resposta que me fez poupar uma coroas: "Viemos para aqui para fazer um furo para captar água, mas chegámos aos 100m e nade de água, e mudámos de sitio e nada, foi aí que o dono da casa resolveu fazer mais cinco (sete no total) e aproveitar a ausencia de água e transformar em energia. Não soube de mais nada para além de que tinha uma temperatura constante de 18º nos furos, o que é muito bom. Mas sete furos a 100m!!!!
    Moral da história: perdi o dinheiro da licença, mas não me atrevi a fazer o furo.
    "Fassam" parte.
  7.  # 11

Colocado por: alvVivam!
    Não te de agradecer, eu só tento esclarecer aquilo que sei.
    Relativamente á geotermia, em casa que eu tivesse participado, em projecto ou em obra nunca utilizei, mas tenho um vizinho que utilizou, embora eu não tenha tido nenhum contacto com ele. Só percebi o que ele estava a fazer em fase de obra quando tentei contratar a empresa que fazia os furo para virem fazer um a minha casa para captação de água; Qual não foi o espanto que entretanto fui tirar as licenças e porque demoravam a sair do vizinho, fui lá perguntar porque demoravam e foi quando obtive a resposta que me fez poupar uma coroas: "Viemos para aqui para fazer um furo para captar água, mas chegámos aos 100m e nade de água, e mudámos de sitio e nada, foi aí que o dono da casa resolveu fazer mais cinco (sete no total) e aproveitar a ausencia de água e transformar em energia. Não soube de mais nada para além de que tinha uma temperatura constante de 18º nos furos, o que é muito bom. Mas sete furos a 100m!!!!
    Moral da história: perdi o dinheiro da licença, mas não me atrevi a fazer o furo.
    "Fassam" parte.

Bom dia Alv tens alguma ideia de quanto custa fazer um furo? E já agora é dificil obter as licenças para o dito furo?

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
    •  
      alv
    • 7 janeiro 2009 editado

# 12

Vivam!
    Não tenho preços para além dos da minha guerra, mas o Paulo Correia vai ajudar-nos certamente.
    (editado) Por favor, claro, mas não sou eu o interessado, mas mesmo assim obrigado.
    "Fassam" parte
  8.  # 13

Ó se faz favor, mas já não se pesquisa? https://forumdacasa.com/discussion/1627/furo-artesiano/#Item_32

Mas tenho um orçamento para a execução de um furo em Sintra da http://www.sondagens-sintra.com/ já com alguns anos, mas como foi feita na época de vacas gordas e agora elas andam magrinhas (pelo menos por aqui), os preços devem estar +/- actualizados. Mas contacte-os, porque ele dizem que trabalha me todo o pais e pode ser que envergonhe alguém.

Orçamento:
    1-Execução de furo de captação de água subterrânea com profundidade de 150m, incluindo transporte do equipamento, montagem e desmontagem, perfuração de 8" com revestimento a tubo de PVC com 140mm de diâmetro e 10Kg de pressão, seixo calibrado para filtragem da água. - 4500€
    2-Adicional de perfuração nas condições estabelecidas em 5.1 - 30€/ml
    3- Fornecimento e colocação de electrobomba tipo "Grundfos SP 8A-37 (7,5Cv)" - 2500€
    4-Fornecimento e colocação de grupo hidropressor constituído por balão de 300l, incluindo todas as ligações e acessórios - 390€
    5-Fornecimento e colocação de grupo hidropressor constituído por balão de 300l, incluindo todas as ligações e acessórios
  9.  # 14

Colocado por: PauloCorreiaÓ se faz favor, mas já não se pesquisa?https://forumdacasa.com/discussion/1627/furo-artesiano/#Item_32

Mas tenho um orçamento para a execução de um furo em Sintra dahttp://www.sondagens-sintra.com/já com alguns anos, mas como foi feita na época de vacas gordas e agora elas andam magrinhas (pelo menos por aqui), os preços devem estar +/- actualizados. Mas contacte-os, porque ele dizem que trabalha me todo o pais e pode ser que envergonhe alguém.

Orçamento:
    1-Execução de furo de captação de água subterrânea com profundidade de 150m, incluindo transporte do equipamento, montagem e desmontagem, perfuração de 8" com revestimento a tubo de PVC com 140mm de diâmetro e 10Kg de pressão, seixo calibrado para filtragem da água. - 4500€
    2-Adicional de perfuração nas condições estabelecidas em 5.1 - 30€/ml
    3- Fornecimento e colocação de electrobomba tipo "Grundfos SP 8A-37 (7,5Cv)" - 2500€
    4-Fornecimento e colocação de grupo hidropressor constituído por balão de 300l, incluindo todas as ligações e acessórios - 390€
    5-Fornecimento e colocação de grupo hidropressor constituído por balão de 300l, incluindo todas as ligações e acessórios

:) xiiii nem me "alembrei", saiu-me a pergunta pela ponta dos dedos :)

A bomba é cara pra caraças...

Um abraço

Ps. E a nivel de licenciamento?

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  10.  # 15

Colocado por: afsantos. E a nivel de licenciamento?

Obrigatório, mas leia o tópico que julgo que a Cândida explica lá isso
  11.  # 16

Tenho uma divisória na minha casa que de verão é um forno e de inverno é um frigorifico, no inverno quanto mais baixa a temperatura mais aumentam as condensações de tal forma tecto chega a pingar e as paredes escorrem água, tenho que ter sempre o desumificador ligado senão fica tudo encharcado, gostaria de saber como posso acabar com este inferno. Será que o isolamento interior, como o alv. falou é suficiente?
    •  
      alv
    • 11 janeiro 2009

# 17

Vivam!
    Depende do uso e condiçãos da divisão.
    Para condensar, é porque, pelo menos a temperatura ambiente, é muito mais elevada que a temperatura superficial das paredes e tectos onde condensa.
    De verão, se é quente. é nitidamente falta de isolamento.
    É possível conseguir bons ou óptimos resultados com sistemas de isolamento pelo interior ,mas descreva-nos mais como estão as paredes em termos de isolamentos a espessura delas, bem como os tectos, o que existe por cima se tem isolamento se é cobertura se tem telhado, que tipo, etc,.
    "Fassam" parte.
    • ruky
    • 11 janeiro 2009

# 18

tenho uma casa sem kualker tipo de isolamentos , agradecia ke me podessem ajudar no tipo de isolamentos poderia utilizar para torna la mais comfortavel termicamente, .
    é verdade ja lhe montei recentemente um recuperador de calor fogo montanha, e ja se nota bastante diferença na temperatura do ar , mas as paredes continuam frias , .
    agradecia a vossa ajuda
    •  
      alv
    • 12 janeiro 2009

# 19

Vivam!
    A solução está descrita atrás nos vários post´s.
    Não sei como, mas como as questões começam a ser redundantes, se fosse possível haver um indice remissivo era capaz de ser interessante.
    "Fassam" parte.
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2009 editado

# 20

Colocado por: alvNão sei como, mas como as questões começam a ser redundantes, se fosse possível haver um indice remissivo era capaz de ser interessante.

Basta ver o "Melhor do Fórum" para perceber que algumas pessoas, por desconhecimento ou simples preguiça, não estou a dizer que seja este o caso, não lêem o que está para trás - mesmo quando são as principais interessadas - preferindo que lhes respondam à medida...

De qualquer forma, vou ver o que posso fazer para evitar este tipo de comportamentos, porque percebo que para quem visita o fórum todos os dias, se torna fastidioso ler sempre as mesmas coisas. ;)

0.0215 seg. NEW