Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 2 dezembro 2009

     # 281

    Colocado por: joedualmardisseram-me que era impossivel o recuperador auxiliar o piso radiante, devido ás elevadas temperaturas, será assim?


    Claro que pode usar o recuperador de calor para o piso radiante, só precisa de usar uma válvula termostática para misturar a água do recuperador com a água de retorno, de modo a limitar a temperatura a uns 40 graus. É até relativamente simples de fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedualmar
  1.  # 282

    ola, sera que alguem me diz quanto é que gasta o piso radiante em media por dia/m2
  2.  # 283

    peço descp. piso radiante electrico?
  3.  # 284

    Aprendiz2, muito obrigado já agora, como poderia fazer isso?!
  4.  # 285

    a marca é bereta de condensação
    • eu
    • 4 dezembro 2009

     # 286

    A permuta é de facto uma solução superior, mas convém relembrar que é muito mais dispendiosa também.

    Porque raio é que as coisas melhores são quase sempre mais caras ? ;)
    • naar
    • 4 dezembro 2009

     # 287

    Colocado por: euA permuta é de facto uma solução superior, mas convém relembrar que é muito mais dispendiosa também.

    Porque raio é que as coisas melhores são quase sempre mais caras ? ;)


    E porque é que será que nós gostamos quase sempre das coisas melhores? :)
  5.  # 288

    Bom dia!

    Estou neste momento em fase de orçamentação para, entre outras coisas, efectuar a adaptação de um Aquecimento Central e Aquecimento de Águas Sanitárias numa moradia recentemente adquirida.

    O que está pensado neste momento é a instalação de Painéis Solares para Aquecimento de Águas Sanitárias e apoio ao Aquecimento Central, Aquecimento esse a ser efectuado por Bomba de Calor e circuito de Radiadores a Água.

    Existem no entanto algumas dúvidas que, se possível, alguém com conhecimento me pudesse esclarecer eu agradecia, a opção neste momento é por uma Bomba de Calor Aerotérmica, ar-água, circuito de radiadores a água e apoio dos paineis solares, estamos a falar de uma moradia com 200m2 e 2 pisos (R/C + 1º andar), 140m2 + 60m2, situada no Norte do País (Viana do Castelo).

    Alguém tem ideia de quanto pode custar um sistema deste género, aconselha alguma/as marca/as de Paineis Solares e Bombas de Calor, tem ideia dos consumos anuais de uma sistema deste género ou aconselha outro sistema?

    Há muita diferença, em termos de preço, de uma Bomba de Calor ar-água Aerotérmica para uma Bomba de Calor Geotérmica?

    Algumas ressalvas, está fora de hipótese a aplicação de caldeiras, seja gasóleo, gás ou lenha!

    Obrigado e Cumprimentos!
    • kami
    • 28 dezembro 2009

     # 289

    Boas

    Porque não o piso radiante ao invés dos radiadores?

    Cumps
  6.  # 290

    Colocado por: kamiBoas

    Porque não o piso radiante ao invés dos radiadores?

    Cumps


    Entendo a pergunta mas, a moradia tem um piso cerâmico recentemente colocado no R/C e tem um piso em madeira também recentemente colocado no 1º andar, acho que era um desperdício de dinheiro estar a colocar piso radiante nesta altura do "campeonato"!
  7.  # 291

    Alguém me sabe dizer, se um termoacumulador electrico de aquecimento de aguas serve para acumulador de aguas vindas de um painel solar ou de um recuperador de calor a lenha ar/agua.
  8.  # 292

    Colocado por: ruisampaioa opção neste momento é por uma Bomba de Calor Aerotérmica, ar-água, circuito de radiadores a água

    Tenha atenção que deverá optar por uma bomba de calor de alta temperatura ou sobredimensionar a área de radiadores para poderem funcionar a mais baixas temperaturas.
    Colocado por: ruisampaioHá muita diferença, em termos de preço, de uma Bomba de Calor ar-água Aerotérmica para uma Bomba de Calor Geotérmica?

    Sim há. As diferenças de consumos não compensam o investimento inicial(no nosso clima).
  9.  # 293

    PISO RADIANTE?
    Faça por esquecer..............é caro,tem m manutenção, lixo, etc
    há dois anos instalei na minha res. sistema de piso radiante a água, alimentado por caldeira a lenha/diesel.
    Estou arrependidissimo... a caldeira funcionando a lenha. tem de ser alimentada 24 horas por dia de hora a hora gastando diáriamente digamos cerca de 100 Kg de lenha dia e noite.a Diesel já não tem necessidade de tanta manutenção...é só ligar; mas este sistema(piso radiante) tem desvantagens consideráveis pois só resulta se permanentemente ligado
    com a minha exp. concluo que a melhor opção será optar por irradiadores de parede, ou a velha salamandra..
  10.  # 294

    Temos mais um troll.. .. Gigantesco!
  11.  # 295

    Atenção aos incautos............
    Antes de instalar qq sistema (bombas de calor, piso radiante, etc) troquem ideias com alguem que os tenha instalado em sua própria casa...Não se fiem no que lerem pois estão a ler pura publicidade. Falo por exp. Própria, instalei um sistema destes e meti.Me numa carga de [email protected]
  12.  # 296

    Acima disse relativamente a piso radiante, ser sujo, m manutenção....obviamente quis referir-me à caldeira que alimenta o piso.
  13.  # 297

    Caros colegas tenho seguido estas conversas sobre formas de aquecer uma moradia e surgiu por aqui uns comentários de um conterrâneo meu da zona da Serra da Estrela ao qual ninguém respondeu com clareza.

    A minha minha duvida é a seguinte, vou construir uma moradia com cerca de 160m2 numa zona da serra da estrela onde no mínimo estão -3º C em dias muitos extremos a média de inverno será entre os 5º e 10ºC e de verão entre os 25º a 30ºC. Qual será o melhor sistema para o meu caso.

    a) Bomba de Calor Ar-Agua com piso radiante;
    b) Ar condicionado inverter Multi Split;
    c)Outra. :-)
    • kami
    • 30 dezembro 2009

     # 298

    Boas

    Para além da dita caldeira... tem fotografias do piso que lhe instalaram? E isolamento... a casa tem? Qual? Vidros?

    Não vale de muito ter um motor ferrari dentro da carroçaria de um Fiat Uno...

    Cumps
    • kami
    • 30 dezembro 2009

     # 299

    Boas

    Mitroska... em primeiro lugar tem de olhar para a sua carteira...

    Depois tem de decidir se quer ter a casa quente 24 horas por dia ou tem horários muito bem definidos (no meu caso preciso de 24 horas pois como tanto eu como a minha cara-metade trabalhamos por turnos...)

    Para optar pelo piso radiante fique já com a noção que tem de estar ligado 24 horas por dia... porque senão perde na minha opinião o sentido...

    A solução mais económica se pretender apenas pequenos períodos e muito bem definidos será o AC... pois tanto dá para calor como para frio... mas em termos de conforto... não é a mesma coisa... mas tudo depende dos gostos das pessoas. Para mim ter aquecimento central numa casa é poder andar pela casa toda sem oscilações de temperaturas nas várias divisões... inclusive corredores e sem correntes de ar!!!

    Cumps

    Kami
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mitroska, electrao
  14.  # 300

    Boas,
    No meu caso, 1º como consumidora e depois como revendedora/instaladora de aquecimento de piso radiante electrico, continuo a apostar que a melhor solução é este tipo de aquecimento. Porque é mais barata a sua instalação, não tem manutenção, e seguramente é mais economico que qualquer outro tipo de aquecimento, seja no sul ou no norte do pais. Além de que o piso radiante (seja ele qual for) tem um conforto que nenhum outro aquecimento pode dar, o facto de sentir o calor no chão de ter os pés sempre quentes e por conseguinte o resto das habitações, outro aquecimento não lho dá.
    E como ja tinha referido em outro comentario, alguém me pode explicar para que colocar um aquecimento todo XPTO, carisssimo na maior parte dos casos, no nosso pais? quando as temperaturas nunca são extremas, quando a maior parte dos construtores fazem grandes cortes nos isolamentos, porque o cliente final não vê?
    BOAS FESTAS A TODOS

    [email protected]
 
0.0770 seg. NEW