Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    o único problema que se levanta com o aquecimento eléctrico é não conseguirmos prever no futuro qual irá ser o custo da electricidade... e tenho uma pequena ideia que não irá diminuir!! mas sem duvida que será sempre uma opção a considerar
  2.  # 302

    Colocado por: manamAcima disse relativamente a piso radiante, ser sujo, m manutenção....obviamente quis referir-me à caldeira que alimenta o piso.


    o seu problema continua a ser unicamente as fontes de alimentação. Então... ainda vai a tempo de instalar radiadores nas paredes, depois, diga-nos se está a arrependido ou não. Caso fique arrependido na mesma, meta a salamandra tradicional, se isso não resolver bom ainda pode optar por Ar condicionado.

    Isto há com cada um.....
  3.  # 303

    Colocado por: mitroskaCaros colegas tenho seguido estas conversas sobre formas de aquecer uma moradia e surgiu por aqui uns comentários de um conterrâneo meu da zona da Serra da Estrela ao qual ninguém respondeu com clareza.

    A minha minha duvida é a seguinte, vou construir uma moradia com cerca de 160m2 numa zona da serra da estrela onde no mínimo estão -3º C em dias muitos extremos a média de inverno será entre os 5º e 10ºC e de verão entre os 25º a 30ºC. Qual será o melhor sistema para o meu caso.

    a) Bomba de Calor Ar-Agua com piso radiante;
    b) Ar condicionado inverter Multi Split;
    c)Outra. :-)


    Boa tarde Mitroska

    Nos dias que correm, muito se fala em energias renováveis e eficiências energéticas.
    A tecnologia está a dar passos exorbitantes, e se hoje optamos por um sistema de aquecimento o mais adaptável no nosso ponto de vista económico e funcional, amanhã esse sistema estará desactualizado.

    Ora, se avaliarmos todas as vantagens e desvantagens dos sistemas de aquecimento para uma habitação/edifício certamente que o consenso de opiniões se vão fixar no piso radiante hidráulico. Não pretendo eu com isto difamar os sistemas eléctricos, no entanto, a tecnologia embora esta também virada para essa “indústria”, nos dias de hoje ainda não são fiáveis economicamente.

    Contudo, pretendo dizer que qualquer pessoa que pensa construir uma habitação, deveria estar “consciencializada” para os dias do futuro. O piso radiante faz parte desse futuro, pois, á medida que a tecnologia vai evoluindo, novas ideias e equipamentos vão surgindo, podendo a qualquer altura fazer um update às fontes de energia de um sistema radiante hidráulico.

    Hoje, a industria que engloba o aquecimento de águas está no top das “atenções” e certamente que num futuro muito próximo haverá outras soluções ainda mais vantajosas.
    Sem dúvida que o sistema radiante hidráulico é o sistema que mais acompanha de perto este evoluir de tecnologia, e é nele que as pessoas se devem concentrar ou pelo menos deveriam.

    Cumprimentos
    Multibeton - Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mitroska
    • JMB
    • 3 janeiro 2010

     # 304

    Bom dia a todos

    falam-se em tudo, mas tenho uma pergunta
    isso tudo, sera que o estado participe com uma ajuda, ex descontar no irs
    sei que a Europe ajuda em varios pais de 30 a 50 % a descontar no irs nos produtos renovaveis, dependente da lei de Kyoto.

    Obrigado pelas respostas
  4.  # 305

    JMB

    Não, o piso radiante em termos de IRS não é considerado um produto renovável logo não é dedutível. As fontes que produzem energia renováveis sim, estas são consideradas para descontos de IRS. O sistema radiante é tributado a 20%(IVA), as fontes de energias renováveis normalmente são a 12%.

    Ainda faltam alguns apoios por parte do estado relativamente aos sistemas radiantes hidráulicos.
  5.  # 306

    "Dedução no IRS para renováveis
    A associação ambientalista Quercus congratulou-se com a medida prevista no Orçamento de Estado de 2008 que permitirá aos portugueses deduzir no IRS na compra de equipamentos de energia renovável.

    Francisco Ferreira, vice-presidente da associação, explicou à agência Lusa que actualmente os particulares já podiam deduzir até 751 euros, mas apenas aqueles que tinham já a casa paga, uma vez que o valor não podia ser cumulativo com o pagamento de juros e amortizações na compra de habitação.

    A proposta de OE para 2008 altera esta circunstância, permitindo assim o acesso a esta dedução aos que ainda se encontram a pagar empréstimo para compra de habitação própria. "Qualquer pessoa pode agora fazer uma dedução à colecta de 30 por cento do custo do equipamento e até 777 euros. Dantes só uma minoria (com casa paga) poderia usufruir deste benefício fiscal", disse. Segundo o ambientalista, esta tem sido uma das reivindicações da Associação Nacional de Conservação da Natureza ao longo de anos.

    Na proposta de OE apresentada sexta-feira, explica a Quercus, considera-se que podem ser dedutíveis à colecta 30 por cento das importâncias despendidas com a aquisição de equipamentos novos para utilização de energias renováveis e de equipamentos para a produção de energia eléctrica e ou térmica (com potência até 100 kW), que consumam gás natural, incluindo equipamentos complementares indispensáveis ao seu funcionamento. "É uma proposta, não sabemos se alguma coisa será alterada mas de qualquer forma é uma boa novidade", disse à Lusa Francisco Ferreira, vice-presidente da Quercus.

    O tempo de amortização do equipamento através da dedução à colecta prevista baixará significativamente o período de amortização do mesmo (no caso da água quente solar em cerca de 2 a 3 anos), evitando consumos de gás e electricidade e as consequentes emissões e demais poluição. De acordo com o vice-presidente da Quercus, na compra de um painel solar para ter água quente, que custa cerca de 2.300 euros um terço desse valor é dedutível no IRS. Estes sistemas de energias renováveis permitem uma poupança de energia que paga o investimento e com este estímulo outras pessoas poderão vir a optar por energias renováveis que podem ser colocada quer em vivendas quer em apartamentos.

    Segundo a associação, há vários anos que a Quercus tem vindo a considerar "uma completa hipocrisia a política do Governo que por um lado pretende a expansão de energias renováveis para redução da nossa dependência do consumo de combustíveis fósseis e de redução das emissões de dióxido de carbono e por outro não incentiva os particulares na aquisição de equipamentos de energia renovável". O caso mais importante, adianta, é o que respeita ao completo falhanço do Programa Água Quente Solar, que pretendia a aplicação de um milhão de metros quadrados de colectores solares para água quente sanitária até 2010. Este objectivo viria a ser revisto para metade no Programa Nacional para as Alterações Climáticas (500 mil metros quadrados) e o ritmo previsto para 2006 e 2007 é para 13 mil metros quadrados apenas.

    A instalação do milhão de metros quadrados de colectores solares representaria uma redução de 280 milhares de toneladas de dióxido de carbono por ano. Na Grécia, a presença de colectores solares para água quente sanitária é pelo menos cinco vezes maior, embora Portugal seja um país com número de horas de sol ainda mais significativo. O Orçamento de Estado, adianta a Quercus, não traz contudo uma outra medida que a associação considera igualmente importante, nomeadamente, a redução de 12 para 5 por cento da taxa de IVA aplicada a equipamentos de energias renováveis."
  6.  # 307

    Colocado por: manamPISO RADIANTE?
    Faça por esquecer..............é caro,tem m manutenção, lixo, etc
    há dois anos instalei na minha res. sistema de piso radiante a água, alimentado por caldeira a lenha/diesel.
    Estou arrependidissimo... a caldeira funcionando a lenha. tem de ser alimentada 24 horas por dia de hora a hora gastando diáriamente digamos cerca de 100 Kg de lenha dia e noite.a Diesel já não tem necessidade de tanta manutenção...é só ligar; mas este sistema(piso radiante) tem desvantagens consideráveis pois só resulta se permanentemente ligado
    com a minha exp. concluo que a melhor opção será optar por irradiadores de parede, ou a velha salamandra..




    Boas peço desculpa mas á algo que nao bate certo no que disse, na caldeira a lenha voçe diz que tem sempre que colocar lenha so para o aquecimento do piso radiante???? se sim voçe deveria ter (em principio) um acumulador de inercia devido as altas temperaturas se assim for nao acredito que fosse necessario a caldeira trabalhar 24 horas por dia a n ser que seja pequena demais..... quanto á sujidade da caldeira a gasoleo aconselho a mudar de fornecedor, e pedir manutençao á bomba injectora da caldeira vai ver que nota a diferença, parto do principio que a instalaçao do piso radiante foi bem efectuada caso contrario acredito que lhe dê problemas.

    Eu ja instalei varios sistemas, e para mim, o piso radiante hidraulico é sem duvida um bom sistema, muito completo com varias vantagens, é neste momento o topo de gama em termos de climatizaçao, e essa qualidade paga-se.

    Ja agora uma novidade, quem tiver interessado em instalar piso radiante em divisoes onde ja existe radiadores, agora pode fazer essa alteraçao utilizando a tubagem dos radiadores e acrescentando uma altura maxima ao piso de 1,5cm, bem interessante esta opçao para restauros.
  7.  # 308

    a minha questao nao é ser caro ou barato, instalar ou não. é que tenho o sistema piso radiante a água e queria que o recuperador auxiliasse o piso, mais nada...
  8.  # 309

    Colocado por: joedualmara minha questao nao é ser caro ou barato, instalar ou não. é que tenho o sistema piso radiante a água e queria que o recuperador auxiliasse o piso, mais nada...


    è assim eu nao sei como tem a instalaçao, ou como foi projectado, mas em principio o que tera que fazer é instalar um deposito de inercia "acumulador de agua quente", que sera aquecido pelo circuito de agua do recuperador, depois disso tera que existir um controlo do envio da temperatura de agua, existe sistemas em que a regulaçao da temperatura é feita na propria caixa do piso radiante ai basta garantir que a agua chegue sempre quente á caixa, caso contrario tera que ser colocado uma valvula misturadora no inicio da instalaçao, la esta depende da instalaçao que tem em casa!

    Imagine instalar um deposito, por ex de 1000 litros, que tambem pode ser aquecido por um sistema de energia solar, ou caldeira ou BC etc, agora tem que ter em mente que se tiver apenas o recuperador a aquecer o deposito o trabalho é dobrado pois ter que abastecer o deposito as carradas, mas para quem tem acesso a lenha mais barata é uma boa opçao a ter em conta.

    Espero ter ajudado =)
  9.  # 310

    Ok acho que entendi, tem um sistema de termo sifao dos paineis solares e uma caldeira de condensaçao , e depois o modulo solar que deve ser algo como os da Vulcano, so nao entendi a parte da "agua quente do recuperador" essa agua quente é para uso sanitario e vem de algum acumulador??
    Vendo assim o sistema o que posso sugerir para aproveitar o recuperador de calor é o seguinte.

    Colocar um acumulador com uma serpentina aquecido pelo recuperador, o recuperador faz apoio as aguas quentes sanitarias? eu vou tentar fazer um esquema e colocar aqui no forum para ver se consigo exemplificar.
  10.  # 311

    bem isto é um esboço assim um bocado..... ok nao sou bom a desenho falta uns promenores mas uma instalaçao simples e mais barata como quer é mais ó menos assim.
      Digitalizar001001.JPG
  11.  # 312

    Boas.

    Alguem esclarecido me é capaz de dar uma ideia de preço médio de Bomba de Calor?

    E o que acham do piso hidraulico alimentado por Geotermia? É caro ? É eficaz?

    Obrigado?
  12.  # 313

    meus senhores, depois de 60 dias de investigação



    a verdade é que todos nós procuramos o mesmo




    falando em conforto/preço/eficiencia em 10 anos/consumo

    a resposta é bomba de calor com painel solar para aquecer piso radiante.


    é a mesma coisa que conduzir um vw golf pelo preço de um fiat punto, com a eficiencia de um mercedes e o consumo de um citroen.

    Esta é a conclusão que se retira de todos os vossos depoementos.

    Um muito e grato obrigado!!

    Isto foi giro? Não foi? Foi profundo!?
  13.  # 314

    A bomba de calor seria para alimentar um piso hidraulico de cerca de 160m2 no Ribatejo.

    Não sei transpor para KW.

    Obrigado.
    • vcf
    • 12 janeiro 2010

     # 315

    olá a todos.
    Tenho aquecimento central a gás butano na minha casa. Estou a gastar entre 140€ a 175€ mês em gás isto porque o canalizado ainda nao passa na minha zona.
    A minha casa nao aquece o suficiente porque nao ligo nem metade dos radiadores k tenho se nao nem imagino quanto gastaria.
    Preciso de alguma coisa económica para me aquecer a casa tenho pré instalaçao para painel solar.
    Será k os paineis solares me ajudavam a reduzir custos no aquecimento.
    já me disseram k paineis solares nao servem para aquecimento. Verdade.
    Agradeço conselhos minha casa é gelada.
    • vcf
    • 12 janeiro 2010

     # 316

    É recente sim
    • vcf
    • 12 janeiro 2010

     # 317

    A marca da caldeira é chaffoteaux modelo nao sei.
    Porque aprendiz2 ?
    • vcf
    • 12 janeiro 2010

     # 318

    Minha casa é nova ja pedi segunda opiniao e caixilharia está tudo bem. Estou a considerar um apoio de aquecimento ao gás já me disseram k a caldeira também era boa. E paineis solares ajuda no aquecimento? ja me disseram k nao e outros k sim
  14.  # 319

    Parou de chover, tenho que ir acentar tijolo.



    Sr. aprendiz2, por acaso já viu este debate:

    https://forumdacasa.com/discussion/8533/melhor-fonte-de-energia-para-piso-radiante/
  15.  # 320

    Colocado por: vcfMinha casa é nova ja pedi segunda opiniao e caixilharia está tudo bem. Estou a considerar um apoio de aquecimento ao gás já me disseram k a caldeira também era boa. E paineis solares ajuda no aquecimento? ja me disseram k nao e outros k sim


    ajudar ajuda, mas para ajudar mesmo teria que instalar uma grande area de paineis solares, instalar um acumulador etc, provavelmente nunca iria ter o retorno do dinheiro que investiu.

    Diz que gasta bastante em gas no aquecimento, as vezes podera ajudar regular melhor as suas temperaturas de conforto, por ex em vez de ter 22ª ponha o aquecimento aos 19ª, em vez de ter o aquecimento a trabalhar so durante a noite ponha a trabalhar todo o dia com essa temperatura mais baixa, assim a caldeira nao tera k trabalhar continuamente mas de vez em quando durante dia.

    cabeças termoestaticas nos radiadores tb ajudam a reduzir os consumos, para alem de poder regular independentemente as temperaturas nas divisoes
 
0.0778 seg. NEW