Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Colocado por: quim.estradaJá agora, alguém sabe porque ficam sombras escuras por trás dos radiadores de parede? É do calor em excesso? Tinta?

    Joaquim
    http://moradia-em-odivelas.blogspot.com/


    Uma sugestão, procure o temo por fogging, as explicações são diversas desde já citada temperatura excessiva à qualidade da tinta, embora pela minha experiencia me incline mais para a concentração de pó (Qualidade de ar interior), ou seja onde a concentração de pó ou poeiras for maior o fenomemno vai-se manifestar mais visivelmente. Posso citar um caso de uma habitação em que apenas em alguns compartimentos o fenomemo era visivel precisamente os que estavam virados a uma estrada com trafego intenso, daí tire as suas conclusões.
  2.  # 262

    Colocado por: jdgEu vivo na serra da estrela, em gouveia (40 km da guarda) portanto aqui faz frio ., estou inclinado para a instalação de piso radiante em casa... mas ainda nao sei qual a fonte de calor a escolher... acham que aqui o piso radiante é viavel com baixas temperaturas que se atingem no inverno?

    nao me importo de fazer 1 investimento maior inicialmente.... preocupo-me mais com os gastos mensais que irei ter .,.,
    se pudessse dar-me 1 ajuda.... a casa irá ficar com cerca de 160 m2


    Penso q esta não é de forma nenhuma a maneira mais eficiente de aquecer a sua habitação, as bombas de calor tem excelentes rendimentos quando a temperatura exterior não é muito baixa, razoaveis rendimentos com temperaturas até aos 7 ou 8ºC, abaixo dessas temperaturas a Bomba de Calor funciona praticamente como uma resitência eléctrica o seu rendimento deixa muito a desejar.
    Porque de facto este sistema é optimo para essa gama de temperaturas, mas quando falamos de temperaturas exteriores muito baixas a opção não é de forma nenhuma a mais correcta, opte ou pondere uma caldeira de condensação, talvez o rendimento na zona que refere seja mais adequado.
    Cumprimentos
  3.  # 263

    Colocado por: calangaOlá boa tarde.
    Qual é a vossa opinião do sistema Altherma da Daikin?
    http://www.daikin.pt/products/altherma/default.jsp


    Excelente equipamento.

    Cumprimentos
  4.  # 264

    Colocado por: J Rodrigues
    Colocado por: jdgEu vivo na serra da estrela, em gouveia (40 km da guarda) portanto aqui faz frio ., estou inclinado para a instalação de piso radiante em casa... mas ainda nao sei qual a fonte de calor a escolher... acham que aqui o piso radiante é viavel com baixas temperaturas que se atingem no inverno?

    nao me importo de fazer 1 investimento maior inicialmente.... preocupo-me mais com os gastos mensais que irei ter .,.,
    se pudessse dar-me 1 ajuda.... a casa irá ficar com cerca de 160 m2


    Penso q esta não é de forma nenhuma a maneira mais eficiente de aquecer a sua habitação, as bombas de calor tem excelentes rendimentos quando a temperatura exterior não é muito baixa, razoaveis rendimentos com temperaturas até aos 7 ou 8ºC, abaixo dessas temperaturas a Bomba de Calor funciona praticamente como uma resitência eléctrica o seu rendimento deixa muito a desejar.
    Porque de facto este sistema é optimo para essa gama de temperaturas, mas quando falamos de temperaturas exteriores muito baixas a opção não é de forma nenhuma a mais correcta, opte ou pondere uma caldeira de condensação, talvez o rendimento na zona que refere seja mais adequado.
    Cumprimentos




    Boa noite!

    Errado!!! Sabe que há marcas e marcas??, há COP's e COP's!, sabe também que dentro das bombas de calor existem vários sistemas??
  5.  # 265

    Colocado por: J RodriguesPenso q esta não é de forma nenhuma a maneira mais eficiente de aquecer a sua habitação, as bombas de calor tem excelentes rendimentos quando a temperatura exterior não é muito baixa, razoaveis rendimentos com temperaturas até aos 7 ou 8ºC, abaixo dessas temperaturas a Bomba de Calor funciona praticamente como uma resitência eléctrica o seu rendimento deixa muito a desejar.

    J Rodrigues, está a "enganar" as pessoas...
    Por exemplo a Altherma que acaba de elogiar tem um COP superior a 4 para temperaturas exteriores de 7ºC. Chama a isto de razoável? Eu chamo de MUITO BOM!
    E sabe qual o COP a -7ºC? Em volta de 2.5.... Ou seja, duas vezes e meia mais "eficaz" que a tal resistência eléctrica de que fala... Não lhe parece bom??
    A Altherma foi um exemplo, por ter falado nela, pois há outras bombas com rendimentos semelhantes.
  6.  # 266

    Colocado por: Dynamic444
    Colocado por: J Rodrigues
    Colocado por: jdgEu vivo na serra da estrela, em gouveia (40 km da guarda) portanto aqui faz frio ., estou inclinado para a instalação de piso radiante em casa... mas ainda nao sei qual a fonte de calor a escolher... acham que aqui o piso radiante é viavel com baixas temperaturas que se atingem no inverno?

    nao me importo de fazer 1 investimento maior inicialmente.... preocupo-me mais com os gastos mensais que irei ter .,.,
    se pudessse dar-me 1 ajuda.... a casa irá ficar com cerca de 160 m2


    Penso q esta não é de forma nenhuma a maneira mais eficiente de aquecer a sua habitação, as bombas de calor tem excelentes rendimentos quando a temperatura exterior não é muito baixa, razoaveis rendimentos com temperaturas até aos 7 ou 8ºC, abaixo dessas temperaturas a Bomba de Calor funciona praticamente como uma resitência eléctrica o seu rendimento deixa muito a desejar.
    Porque de facto este sistema é optimo para essa gama de temperaturas, mas quando falamos de temperaturas exteriores muito baixas a opção não é de forma nenhuma a mais correcta, opte ou pondere uma caldeira de condensação, talvez o rendimento na zona que refere seja mais adequado.
    Cumprimentos




    Boa noite!

    Errado!!! Sabe que há marcas e marcas??, há COP's e COP's!, sabe também que dentro das bombas de calor existem vários sistemas??


    Olá Outra vez!!!

    Bora lá ver essas novidades no mercado!!!

    Comecem a nomear marcas e modelos gosto de estar informado, continuo a por certas (muitas .... ) reticencias, nesses apregoados sistemas mas não sou obtuso de forma a não dar a mão à palmatoria desde q não me venham com sistemas de resistências eléctricas emcapotadas...
    Aguardo ansiosamente mais informação
  7.  # 267

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: J RodriguesPenso q esta não é de forma nenhuma a maneira mais eficiente de aquecer a sua habitação, as bombas de calor tem excelentes rendimentos quando a temperatura exterior não é muito baixa, razoaveis rendimentos com temperaturas até aos 7 ou 8ºC, abaixo dessas temperaturas a Bomba de Calor funciona praticamente como uma resitência eléctrica o seu rendimento deixa muito a desejar.

    J Rodrigues, está a "enganar" as pessoas...
    Por exemplo a Altherma que acaba de elogiar tem um COP superior a 4 para temperaturas exteriores de 7ºC. Chama a isto de razoável? Eu chamo de MUITO BOM!
    E sabe qual o COP a -7ºC? Em volta de 2.5.... Ou seja, duas vezes e meia mais "eficaz" que a tal resistência eléctrica de que fala... Não lhe parece bom??
    A Altherma foi um exemplo, por ter falado nela, pois há outras bombas com rendimentos semelhantes.



    Se enganei alguém lamento, não foi minha intenção, se a ideia é Altherma ok, mas já agora será q colocando a altherma vale a pena optar por temperaturas mais baixas ou mais altas e optar por radiante ou outro sistema?
    É uma questão que gostava que me ajudasse a esclarecer.

    Tenho algumas duvidas que tenho lido bem a permissa à qual respondi, leu?
    Acha honestamente que a solução é razoavel em termos de custos de utilização?
    Bem sei que actualmente o lobbye contra os combustiveis fosseis tem muita força e a simpatia de quase toda a gente (Claro q ninguém deixou de andar de carro para trás e para a frente, mas isso é outra questão...), mas será que pesando o tempo de utilização diária de um sistema e outro o custo de inicial de dois sistemas distintos a vantagem da Bomba de Calor para aquela zona do país é assim tão evidente, acha mesmo?
    Pensando bem talvez não ache pois eu também não acho.
  8.  # 268

    Colocado por: escalar68Boas,
    ainda ninguém colocou aqui os preços do Termionize.


    Já obtive orçamento para moradia com 408m3 e fica em 3600E + iva 20%
    • eu
    • 26 novembro 2009

     # 269

    Colocado por: NEW 4 U(Sr. ou Sra) Eu,
    Os vulgares radiadores electricos são como as lareiras, o calor concentrasse naquele local e aquece quem esta perto mas quem esta longe tem sempre frio, enquanto o piso radiante aquece o chão por completo em toda a área da habitação, no meu ver esse sistema esta mais do que ultrapassado. Quanto ao custo do piso radiante, sabe os preços? Se calhar não é tão caro como imagina...


    Se fechar a porta da divisão, o ar é aquecido de forma global e não tem frio em nenhum local dessa divisão.

    Quanto ao consumo, é o mesmo, pois ambos os sistemas usam o efeito de joule (rendimento 1) para produzir o calor.

    Quanto aos preços do piso radiante eléctrico, são de longe bem mais caros que os vulgares radiadores. Ou consegue instalar piso radiante numa divisão por 100 euros ? ;)

    PS: eu não sou vendedor de nada.
    • eu
    • 26 novembro 2009

     # 270

    Colocado por: paulomacedoJá obtive orçamento para moradia com 408m3 e fica em 3600E + iva 20%


    Não se meta com esses aldrabões...
    • fra
    • 26 novembro 2009

     # 271

    Estuda esta possibilidade
    0.83€ por dia/ 24.9euros de energia/mês isto se estiver ligado 24 horas...O que não é necessario

    Vê aqui
    www.fazseassim.blogspot.com
  9.  # 272

    Colocado por: eu
    Colocado por: paulomacedoJá obtive orçamento para moradia com 408m3 e fica em 3600E + iva 20%


    Não se meta com esses aldrabões...




    Como assim. Já foi burlado por eles? E mais, eu já vi trabalhadores da construção civil com um pequeno tubo de cobre, dois pedaços de madeira, fase e neutro devidamente ligados a esses materiais e mergulhados num balde de água para a quecer a comida.... aquilo é impressionante, a água ferve que é um instante. Portanto o sistema deve-se basear no mesmo princípio, electrólise ou ionização como lhe queiram chamar.
  10.  # 273

    Mais informo que tenho orçamento a titulo informativo da daikin, sistema altherma HT, para o mesmo volume gasto entre 9000 e 10000 euros.
    • eu
    • 27 novembro 2009 editado

     # 274

    Colocado por: paulomacedoComo assim. Já foi burlado por eles? E mais, eu já vi trabalhadores da construção civil com um pequeno tubo de cobre, dois pedaços de madeira, fase e neutro devidamente ligados a esses materiais e mergulhados num balde de água para a quecer a comida.... aquilo é impressionante, a água ferve que é um instante. Portanto o sistema deve-se basear no mesmo princípio, electrólise ou ionização como lhe queiram chamar.


    Isso é electrólise, um processo muito pouco eficiente de produzir calor, pois até o efeito de joule usado nos vulgares radiadores eléctricos é superior.

    Além disso, a electrólise produz hidrogénio, que é um gás extremamente inflamável e perigoso.

    Por isso, afirmo peremptoriamente que o termionize é uma valente aldrabice.

    Aliás, basta ver o site deles para sentir todos os indícios de vigarice.

    -----------------
    LOL: estive a ver as características técnicas do sistema: é um sistema tão económico que precisa de uma ligação trifásica ;)

    As potências absorvidas vão desde 10 KW a 45 KW ! Que gastos absurdos !
  11.  # 275

    ola boas a todo mundo,é o seguinte eu sou novo aqui no forum e tenho umas duvidas a colocar. Tenho um recuperador a calor e quando começo a arder a lenha ponho o registo da chaminé no máximo e o regulador do ar manual que fica na porta do recuperador tambem no máximo,e a minha dúvida é o seguinte: depois de a lenha ter ardido uns 30 minutos iniciais eu ponho o registo da chaminé mais ou menos a 30% e o regulador de ar a 50% ou mais,estarei a fazer corretamente ou qual será a melhor maneira de trabalhar com o recuperador a lenha pra tirar melhor partido do mesmo. agradeço respostas a minha dúvisa,obrigado
  12.  # 276

    Colocado por: eu
    Colocado por: paulomacedoComo assim. Já foi burlado por eles? E mais, eu já vi trabalhadores da construção civil com um pequeno tubo de cobre, dois pedaços de madeira, fase e neutro devidamente ligados a esses materiais e mergulhados num balde de água para a quecer a comida.... aquilo é impressionante, a água ferve que é um instante. Portanto o sistema deve-se basear no mesmo princípio, electrólise ou ionização como lhe queiram chamar.


    Isso é electrólise, um processo muito pouco eficiente de produzir calor, pois até o efeito de joule usado nos vulgares radiadores eléctricos é superior.

    Além disso, a electrólise produz hidrogénio, que é um gás extremamente inflamável e perigoso.

    Por isso, afirmo peremptoriamente queo termionize é uma valente aldrabice.

    Aliás, basta ver o site deles para sentir todos os indícios de vigarice.

    -----------------
    LOL: estive a ver as características técnicas do sistema: é um sistema tão económico que precisa de uma ligação trifásica ;)

    As potências absorvidas vão desde 10 KW a 45 KW ! Que gastos absurdos !



    DEve ter visto mal pois há modelos monofásicos tal como na daikin e outras marcas......
    • eu
    • 28 novembro 2009

     # 277

    Colocado por: paulomacedo

    DEve ter visto mal pois há modelos monofásicos tal como na daikin e outras marcas......


    Não misture marcas sérias como a Daikin com essa treta do termionize. De facto, os dois modelos mais fracos são monofásicos, com 10 KW de potência. 10 KW ! Só para terem uma ideia, a maior parte das vivendas têm apenas uma potência máxima contratada de 6,9 KW (30 A).

    Uma bomba de calor equivalente gasta apenas cerca de 3 KW, ou seja, um terço.

    Esta treta do termionize é tão grave que merece uma queixa nas autoridades competentes.
  13.  # 278

    Colocado por: J Rodrigues
    Colocado por: quim.estradaJá agora, alguém sabe porque ficam sombras escuras por trás dos radiadores de parede? É do calor em excesso? Tinta?

    Joaquim
    http://moradia-em-odivelas.blogspot.com/


    Uma sugestão, procure o temo por fogging, as explicações são diversas desde já citada temperatura excessiva à qualidade da tinta, embora pela minha experiencia me incline mais para a concentração de pó (Qualidade de ar interior), ou seja onde a concentração de pó ou poeiras for maior o fenomemno vai-se manifestar mais visivelmente. Posso citar um caso de uma habitação em que apenas em alguns compartimentos o fenomemo era visivel precisamente os que estavam virados a uma estrada com trafego intenso, daí tire as suas conclusões.

    Liguei ontem o sistema de Aquecimento, mas antes com um espanador limpei o pó do interior dos radiadores de parede. Saiu alguma quantidade de pó, depois de muito esforço! Eu até penso que poderá ter algum impacto na eficiência do sistema. Digo isto porque no outro dia vi uma reportagem na TV sobre os caminhantes sobre brasas, em que aparentemente as cinzas evitam que o calor atinja tão rapidamente os pés! Será que o pó diminui o efeito radiativo?
    Quanto ao fogging, não encontrei nada de significativo.

    Obrigado!
    Joaquim
    http://moradia-em-odivelas.blogspot.com/
  14.  # 279

    Colocado por: romanoola boas a todo mundo,é o seguinte eu sou novo aqui no forum e tenho umas duvidas a colocar. Tenho um recuperador a calor e quando começo a arder a lenha ponho o registo da chaminé no máximo e o regulador do ar manual que fica na porta do recuperador tambem no máximo,e a minha dúvida é o seguinte: depois de a lenha ter ardido uns 30 minutos iniciais eu ponho o registo da chaminé mais ou menos a 30% e o regulador de ar a 50% ou mais,estarei a fazer corretamente ou qual será a melhor maneira de trabalhar com o recuperador a lenha pra tirar melhor partido do mesmo. agradeço respostas a minha dúvisa,obrigado


    Parece-me que está a seguir o manual de instruções, de modo que não deverá andar muito longe da verdade.

    o reguladoe de baixo deve ser reduzido ou fechado (após os tais 30 minutos) para evitar sobre-aquecimento do recuperador. mas se tiver lenha húmida, ou o dia estiver húmido pode precisar mais do que 30 minutos. Os recuperdores e salamandras são como as pessoas, cada uma tem o seu caracter, e só depois de algum tempo ficamos a conhecer!!
  15.  # 280

    Recentemente pedi para me acabarem a pré instalacao do piso radiante, no fundo falatava apenas a fonte de calor que optei pela mais econom caldeira de condensação gas, que nos poucos dias que liguei, na soma total em dias será de 15 dias no máximo, já foram duas garrafas de 45 kg e mais 2 de 13 kg.!!!! embora tenha painel solar interligado e recuperador de calor, disseram-me que era impossivel o recuperador auxiliar o piso radiante, devido ás elevadas temperaturas, será assim? obrigado
 
0.0724 seg. NEW