Iniciar sessão ou registar-se
    • DMG
    • 7 maio 2010

# 361

Na construção da minha futura moradia, ainda em projecto, tenho quase um ponto assente , vai ter piso radiante hidráulico. Falaram-me para piso Rotex em 30 Eur/m2 , tendo eu 140 m2 para aquecer, perfaz o total de 4200 Eur, penso que não está fora de preço, pois não?

Ora outra das certezas é que vou meter painéis solares. Tenho um orçamento para material Rotex, neste caso Solaris, para 3 painéis e instalação - 5000 Eur c/iva, mas sei que há outras boas soluções, talvez mais acessiveis que Rotex.

Agora a outra questão é a fonte de calor: Bomba de calor (em principio Daikin) ou a caldeira de condensação Gas Solar Unit da Rotex (que tem integrado um termoacumulador de 500 lts)?

Para a Gas Solar Unit tenho um orçamento de 6500 Eur que inclui Iva e instalação. Para a bomba de calor também tenho um orçamento para a Daikin Altherma de baixa temperatura, trifásica , de 11 kw por 5400 Eur.

Ora para piso radiante Rotex (4200 Eur, para 140 m2) + Gas Solar Unit Rotex (6500 eur)+ Painéis solares da Rotex (5000 eur , para 3 painéis) = 15700 eur

Por outro lado para piso radiante Rotex (4200 Eur, para 140 m2) + Bomba de calor Daikin de 11 kw (5400 eur) + Painéis solares da Rotex (5000 eur , para 3 painéis) = 14600 eur

Qual entendem que será a melhor solução e se os preços estão na média ?

Cumps,
  1.  # 362

Colocado por: DMGPor outro lado para piso radiante Rotex (4200 Eur, para 140 m2) + Bomba de calor Daikin de 11 kw (5400 eur) + Painéis solares da Rotex (5000 eur , para 3 painéis) = 14600 eur

Se conseguir esses preços, avance!
    Eu só escolheria outra hipótese para o sistema solar, pois está carote...
  2.  # 363

Colocado por: DMGGas Solar Unit da Rotex (que tem integrado um termoacumulador de 500 lts)?

errado!!

sabe como funciona esse sistema??
  3.  # 364

Colocado por: DMG tendo eu 140 m2 para aquecer, perfaz o total de 4200 Eur, penso que não está fora de preço, pois não?
    Cumps,

a 30€ liquido, acrescido de 20% perfaz os 36€ m2. Para ser um bom preço, apenas vai depender dos controladores que irá colocar. Atenção!
    • DMG
    • 7 maio 2010

# 365

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: DMGPor outro lado para piso radiante Rotex (4200 Eur, para 140 m2) + Bomba de calor Daikin de 11 kw (5400 eur) + Painéis solares da Rotex (5000 eur , para 3 painéis) = 14600 eur

Se conseguir esses preços, avance!
    Eu só escolheria outra hipótese para o sistema solar, pois está carote...

Qual será então a melhor solução a considerar neste caso para o sistema solar?

Cumps
    • DMG
    • 7 maio 2010

# 366

Colocado por: Dynamic444
    Colocado por: DMGGas Solar Unit da Rotex (que tem integrado um termoacumulador de 500 lts)?

errado!!

sabe como funciona esse sistema??

Pelo menos foi como me foi explicado. qual o funcionamento ? não terá bom rendimento?

Cumps,
    • DMG
    • 7 maio 2010

# 367

Colocado por: Ricardo.mrd
    Colocado por: DMGtendo eu 140 m2 para aquecer, perfaz o total de 4200 Eur, penso que não está fora de preço, pois não?
    Cumps,

a 30€ liquido, acrescido de 20% perfaz os 36€ m2. Para ser um bom preço, apenas vai depender dos controladores que irá colocar. Atenção!

Isto poderá acrescer quanto ao sistema?

Cumps,
  4.  # 368

Colocado por: DMG
    Colocado por: Ricardo.mrd
    Colocado por: DMGtendo eu 140 m2 para aquecer, perfaz o total de 4200 Eur, penso que não está fora de preço, pois não?
    Cumps,

Isto poderá acrescer quanto ao sistema?

Cumps,

peço desculpa, os 20% é IVA.
    Relativamente à sua pergunta não entendi.

Cumprimentos
  5.  # 369

Boa tarde.
    Estou a construir em Torre de Moncorvo uma moradia com Cave(garagem, cozinha rústica c/lareira, wc, lavandaria e arrumos)-134 m2 + R/c(hall, sala jantar, cozinha, sala estar, escritório, wc serviço, quarto c/closet e wc privativo)-144 m2 + 1º Piso(hall, wc, 3 quartos sendo 1 com Wc privativo)-90 m2.
    Na Cave vou fazer um aproveitamento da lareira e instalar 3 radiadores de para aquecimento.
    Adquiri também um painel solar Vulcano 300 l, sistema de termosifão com módulo solar.
    Vai levar pré-instalação de AQC e AC.
    A moradia está substancialmente virada para E-S-W sendo que a fachada N é quase cega e além das paredes duplas (aqui só com cx ar 3+XPS 4) vai ser revestida a xisto 150mm por ser o material da região. As outras fachadas pintadas a branco.
    As janelas, algumas de grandes dimensões, vão utilizar vidro duplo 6mm-4mm c/12mm de lâmina e persianas alumínio c/isolamento térmico e escova de limpeza interior, c/motor e caixilharia alumínio anodizado c/rotura térmica 60mm; cxs estores isoladas c/XPS e PVC.
    O sombreamento é feito pelas palas horizontais.
    Na placa do telhado foram utilizadas abobadilhas EPS.
    Nas paredes duplas reboco 2 + tijolo 15 + cx ar 3 + XPS 4 +tijolo 11+ reboco 1,5.
    Os pilares levam na ligação a paredes interiores XPS 6 para eliminação das pontes térmicas.
    Os pavimentos vão ser isolados também com XPS 4, etc e pladur nos tectos R/c e 1º Piso
    Mosaico n/WC´s, Cave e no resto flutuante Wicanders. Escadas a madeira maciça 40mm e rodapés e pilastras c/110mm.
    Porta entrada madeira maciça castanho.
    ------------------------------------------------
    Dúvidas
    - Devo colocar lã de rocha na cobertura uma vez que já utilizei abobadilha EPS?
    - De que maneira posso aproveitar a utilização do painel solar para aquecer o ambiente através de radiadores distribuídos por todas as divisões R/c e 1º. Piso ou como posso colocar o painel a interagir com a futura caldeira a gasóleo e/ou AC?
    - Mais de 50% da Cave tem muros de betão. Devo fazer parede dupla c/cx ar 3 + XPS 4 + tijolo 11?
    - Vantagens e desvantagens das barreiras anti-vapor?
    - Alguma vantagem em colocar ventilação forçada nos WC´s existindo janelas?

Muito agradecia comentários e opiniões.
    CC
      c.jpg
  6.  # 370

Colocado por: PenhasDevo colocar lã de rocha na cobertura uma vez que já utilizei abobadilha EPS?

Sem dúvida. A quantidade de energia que se perde pela laje de tecto é impressionante. As abobadilhas não lhe garentem o isolamento ideal.
    Colocado por: PenhasDe que maneira posso aproveitar a utilização do painel solar para aquecer o ambiente através de radiadores distribuídos por todas as divisões R/c e 1º. Piso ou como posso colocar o painel a interagir com a futura caldeira a gasóleo e/ou AC?

A contribuição dos paineis solares para um aquecimento por radiadores é completamente desprezivel. Nem vale a pena pensar nisso.
    Não há qq relação entre paineis solares e o sistema de AC
    Colocado por: PenhasMais de 50% da Cave tem muros de betão. Devo fazer parede dupla c/cx ar 3 + XPS 4 + tijolo 11?

Nas paredes enterradas, não necessita isolar.
    Colocado por: PenhasAlguma vantagem em colocar ventilação forçada nos WC´s existindo janelas?

E que tal sistema de ventilação na casa toda? É que nos esquecemos sempre disso por cá... E volto a perguntar aos entendidos: não é obrigatório por lei uns certos m3 de renovação de ar por hora numa habitação??
    Mas em relação à sua pergunta: sim, pelo menos coloque ventilação forçada. Está a ver-se a no pico do inverno a abrir a janela para ventilar qd sair do banho? pois pois...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Penhas
  7.  # 371

Quanto aos WC´s a circulação forçada deve ser encaminhada para a cobertura ou para o exterior?
    É que a cobertura parece-me algo estanque dado o isolamento que tem e ainda vai ter.
    Relativamente ao aquecimento, par que serve realmente o módulo solar?
    Piso radiante está totalmente fora!
    Todas as propostas que obtive, quer hidráulico quer eléctrico foram demasiado onerosas e depois, tendo em conta o tipo de pavimento, o nosso estilo de vida, o clima desta região (3 estações: 3 meses de inverno + 9 de inferno + estação dos ctt) não me parece, minimamente, uma solução satisfatória.
    Apostar isso sim num bom isolamento e boa orientação solar.
    Painéis solares.
    Pré-instalação para poder avaliar qual a solução a aplicar.
    -----------------
    Agradeço todo o tipo de comentários, opiniões e criticas ao projecto. Obg. CC
      b.jpg
  8.  # 372

Boas

... não é obrigatório por lei uns certos m3 de renovação de ar por hora numa habitação??

Decreto-Lei n.o 80/2006 de 4 de Abril

CAPÍTULO V
    Disposições finais e transitórias
    Artigo 14.o
    Condições interiores de referência

a) ...
    b) A taxa de referência para a renovação do ar, para garantia da qualidade do ar interior, é de 0,6 renovações por hora, devendo as soluções construtivas adoptadas para o edifício ou fracção autónoma, dotados ou não de sistemas mecânicos de ventilação, garantir a satisfação desse valor sob condições médias de funcionamento

«Taxa de renovação do ar» é o caudal horário de entrada de ar novo num edifício ou fracção autónoma para renovação do ar interior, expresso em múltiplos
    do volume interior útil do edifício ou da fracção autónoma.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78, Penhas
  9.  # 373

Boas

Chamo a atenção para o facto de aquele valor ser o valor mínimo de referência. Para cada caso deve ser calculada a respectiva necessidade (calculada e indicada no projecto de comportamento térmico). Depende do local (exposição das fachadas ao vento), da capacidade de vedação das portas exteriores, da eventual existência de aberturas nas fachadas para regularização da ventilação, da permeabilidade ao ar das caixilharias, da existência da caixa de estore, da existência de dispositivos mecânicos de ventilação e, provavelmente, de mais alguma coisa que não me lembro.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Penhas
  10.  # 374

Boa noite.

Vantagens e desvantagens de barreiras anti-vapor?

O valor indicado na Certificação Energética A é de 1,1 renovações hora.

Obg.
    CC
  11.  # 375

Boa noite. Gostaria que me informassem qual a melhor escolha para o aquecimento da minha casa. Possuo Aquecimento Central a gasoleo(Roca) e Ar Condicionado Fagor Classe A. O Aquecimento a gasoleo já não o utilizo uma vez que agora é muito caro, utilizo o Ar Condicionado. A grande desvantagem é a "corrente de ar" provocada. Gostaria que me informassem qual a opção a tomar para o melhoramento do sistema.Bomba de calor para sustituição da Caldeira a gasoleo ou Eco-emissores da fagor. A area para aquecimento é cerca de 400 m2. Obrigado
  12.  # 376

Colocado por: luisfamalicaoqual a opção a tomar para o melhoramento do sistema.Bomba de calor para sustituição da Caldeira a gasoleo ou Eco-emissores da fagor. A area para aquecimento é cerca de 400 m2. Obrigado

Se não sente conforto com os AC, então a melhor solução éuma bomba de calor de alta temperatura. Vai ter consumos bem menores do que com os Eco-emissores(nome pomposo...).
    Mas com a bomba de calor e radiadores vai ter consumos maiores do que com os Ac...
  13.  # 377

Colocado por: luisfamalicaoBoa noite. Gostaria que me informassem qual a melhor escolha para o aquecimento da minha casa. Possuo Aquecimento Central a gasoleo(Roca) e Ar Condicionado Fagor Classe A. O Aquecimento a gasoleo já não o utilizo uma vez que agora é muito caro, utilizo o Ar Condicionado. A grande desvantagem é a "corrente de ar" provocada. Gostaria que me informassem qual a opção a tomar para o melhoramento do sistema.Bomba de calor para sustituição da Caldeira a gasoleo ou Eco-emissores da fagor. A area para aquecimento é cerca de 400 m2. Obrigado

A melhor solução que aponto para o seu caso será uma caldeira a Pellets. Reduziria mais de 40% nos consumos energéticos. Como se trata de um aquecimento central tradicional(radiadores), as bombas de calor poderão ser um pouco limitadas a temperaturas superiores a 80ºC e ainda por cima quando se trata de uma área de 400m2 teria de instalar uma bomba de calor com uma poténcia superior a 35KW. Isto inclui alguns custos na aquisição do equipamento e na contratação de mais potência electrica à EDP. Em relação aos consumos, a caldeira de pellets aproxima-se muito a bombas de calor com COP médios de 3.

Julgo que a caldeira de pellets para o seu caso seria uma solução muito vantajosa.

Cumprimentos.
  14.  # 378

Pois, o AC que tem é de má qualidade, mas penso que mesmo assim, o fluxo deverá ser regulavel não só em intencidade quer em direção (vertical e horizontal).
    Já tentou orientar o fluxo para zonas onde não passe ninguem? E utilizar o AC na velocidade minima?
    É que eu tambem tenho AC (Mitsubishi) e facilmente ultrapacei esse problema, incluindo o ruido (que neste caso é muito baixo mesmo).

Colocado por: luisfamalicaoBoa noite. Gostaria que me informassem qual a melhor escolha para o aquecimento da minha casa. Possuo Aquecimento Central a gasoleo(Roca) e Ar Condicionado Fagor Classe A. O Aquecimento a gasoleo já não o utilizo uma vez que agora é muito caro, utilizo o Ar Condicionado. A grande desvantagem é a "corrente de ar" provocada. Gostaria que me informassem qual a opção a tomar para o melhoramento do sistema.Bomba de calor para sustituição da Caldeira a gasoleo ou Eco-emissores da fagor. A area para aquecimento é cerca de 400 m2. Obrigado
  15.  # 379

Colocado por: Ricardo.mrdas bombas de calor poderão ser um pouco limitadas a temperaturas superiores a 80ºC

E precisa de mais do que 80ºC??
    Se sim, os radiadores estão MUITO mal dimensionados...
    Não deveria ser preciso muito mais que 65ºC.
    • Jonh
    • 25 outubro 2010 editado

# 380

Existem radiadores/secadores de toalhas, para ligar ao aquecimento central hidráulico...

Também existem esses radiadores, mas para ligar à tubagem de água quente proveniente do painel solar térmico?
    Ou o aquecimento deste ultimo não proporcina calor suficiente para um aquecedor de toalhas?

Obrigado!
    :)

0.0624 seg. NEW