Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

Colocado por: king25
    Quando se fala de alteração das características que necessitam de homologação, são aquelas que alteram profundamente
    o comportamento e a segurança do carro, ...

Apesar de perceber o conceito da sua afirmação, a mesma não é verdade simplesmente porque na LEI não há distinção nenhuma sobre que características precisam de homologação, ou não:

Artigo 115º do C.E.:
    1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.

Artigo 116º do C.E.:
    1 - Os veículos a motor e os seus reboques podem ser sujeitos, nos termos fixados em regulamento, a inspeção para:
    ...
    c) Aprovação de alteração de características construtivas ou funcionais;

Ou se há, importa-se de colocar aqui qual a legislação em que se baseia para fazer essa afirmação?

Portanto, qualquer alteração de característica, seja ela qual for, por mais irrisória que seja (autocolantes, antenas, manetes, ...), pode ser considerada, á luz da legislação, ilegal!

Daí ser estúpido deixarem passar um autocolante "Bébé a Bordo", que reduz a área visível, e não deixarem passar películas autocolantes.

EDIT: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Legislacao/Nacional/Veiculos/HomologacaoVeiculos/Paginas/Home.aspx
  2.  # 542

Colocado por: system32Já lhe disse que não pode mudar a manete das mudanças !! Acha que isso é alvo de uma homologação detalhada???
    E Sim já foram multadas pessoas por isso ( é parvoeira , mas assim é)

Muitas passam despercebidas porque a bofia não sabe identificar os pormenores, mas se resolverem chatear, mandam o carro para uma inspecção B e ai sim , vão buscar "a biblia"!!

o que é que um centro de IPO tem a ver com a homologação detalhada do veiculo ...
    o que se passa é que no centro da IPO aquilo é a olho e algumas coisas que são demarcadas a olho nu podem ser alvo de uma revisão mais assinalável ... e nada mais que isso .
    se uma manete de mudanças for alvo de uma contra-ordenação então o centro de IPO deverá informar qual a manete que terei que colocar , isto com referencia e marca assim como todas as existentes com homologações em que supostamente o centro entregará numa lista ou não ?????

então como ficamos com as marcas de pneus diferentes umas das outras , em que de origem vem uma e facilmente é colocada outra que não a marca de origem !!!!!??????

isso é matéria de rua , e quem dá valor a isto fica mal o bom mesmo é processar cada bófia por cada multa passada , acredito que no futura as coisas mudem !!!!!

continuo a dizer que isso é mal elaborado e mais , é alguém a chular novamente os Portugueses com coisas sem pés nem cabeça !!!!

engraçado é as marcas de automóveis não processem ninguém por fabricar e copiar os componentes para os seus carros e venderem-nos muitas vezes mais baratos !? e depois vem meia dúzia de chulos que não fazem nada dizer que não podes colocar uma manete azul em vez de uma preta lol é ridículo ...é como o fecho do OXE7 que passa 99% de filmes estrangeiros e uma porra de um gabinete português é que vai fechar o sitio ... ainda se banissem o filme sapatos pretos e o crime do padre amaro lol eu percebia agora filmes estrangeiros ??????? país de **** ...
  3.  # 543

Deixe lá que o oxe7 daqui a mais um mês ou dois está a bombar novamente com outro nome...
    Já no tempo do piratatuga foi a mesma coisa. Fecharam-no e passado dias abriu como oxe7.... e é o que vai voltar a acontecer
  4.  # 544

Sabe que as peliculas passaram a ser legais desde que instaladas por agentes autorizados ( mais uma mama)
    De resto é tudo ilegal, ou então vai homologar o carro novamente.

A lei como você próprio escreveu, é muito pouco objectiva, logo baseei-o me no que a pratica releva. Gente a ser multada porque trocou um para choques com uma saia maior, ou farois que tem de estar homologados ( curiosamente isso aceitam, embora com retutancia), rebaixar a suspensão ou colocar coilovers , troca de jantes/pneus por outros diferentes medidas, escapes não oficiais, reprogramações, admissões directas, turbos diferentes, spoilers, pedais, manetes , até as coberturas aftermarket para os volantes, etc.. isso na pratica qualquer policia pode embirrar. e mandar para uma inspeção B é mandado repor tudo de origem!

Esta é a realidade na pratica. quem não cumpre arrisca-se a uma inspecção B. Eu incluído, embora é provavel que me safe, pois o meu não dá nas vistas porque parece todo de origem!!

Colocado por: treladocao

Apesar de perceber o conceito da sua afirmação, a mesma não é verdade simplesmente porque na LEI não há distinção nenhuma sobre que características precisam de homologação, ou não:

Artigo 115º do C.E.:
    1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.

Artigo 116º do C.E.:
    1 - Os veículos a motor e os seus reboques podem ser sujeitos, nos termos fixados em regulamento, a inspeção para:
    ...
    c) Aprovação de alteração de características construtivas ou funcionais;

Ou se há, importa-se de colocar aqui qual a legislação em que se baseia para fazer essa afirmação?

Portanto, qualquer alteração de característica, seja ela qual for, por mais irrisória que seja (autocolantes, antenas, manetes, ...), pode ser considerada, á luz da legislação, ilegal!

Daí ser estúpido deixarem passar um autocolante "Bébé a Bordo", que reduz a área visível, e não deixarem passar películas autocolantes.

EDIT:http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Legislacao/Nacional/Veiculos/HomologacaoVeiculos/Paginas/Home.aspx
  5.  # 545

e mandar para uma inspeção B é mandado repor tudo de origem!

era aí que eu queria chegar , quem é que sabe o que é de origem ou não ? como é que sabem o que tem homologação e discrição da Marca ( atenção não digo que não seja possível ) mas gostaria de saber quem é que dá a lista ??????
    imagina que pinta um tablier todo de verde florescente o que faz saber na IPO que este tablier é de origem ... ou se eu comprar um sem ser original e manter a cor original passa despercebido ou não ??????
    e uma backet em vez de um banco normal , elas são homologadas e testadas ... como ficamos ? não é original mas eu não tenho nenhum documento que diz que o meu carro não tem backets ... ou será que eu e eu desconheço ?
  6.  # 546

Artigo 115º do C.E.:

eis uma lei que não existe em lado nenhum bem como todas as outras que vamos pesquisando ...
    caracteristicas construtivas , que é isso ? equipamento de serie ... ou soldaduras e chaparias de qualidade original ...

caracteristicas funcionais ... quem constroi um carro eu percebo o que faz , faz algo para ter uma função de carregar pessoas e fazer uma viagem em estrada ... quando vir um a voar é que vou começar a compreender esta lei !!!!!

por isso é a lei da selva se o policia quiser passa a multa mas se for tudo a tribunal entupimos isso tudo que estas leis serão mudadas !!!!
  7.  # 547

Inspeção B .................... 200€ ao Engº Inpector e está tudo homologado e em conformidade com a marca.......
    Isso das inspecções é tudo uma granda treta, aliás como quase tudo neste país.

Quando é que quem faz as leis se mentaliza que quanto mais proíbem as coisas, mais apetecíveis elas se tornam, e mais dinheiro perdem para o "mercado alternativo e ilegal"

E isso aplica-se a todas as areas, automóveis, drogas leves, construção, etc....
  8.  # 548

Existe uma parts-list detalhada para cada carro/serie de carros. por isso não é difícil perceberem até ao mais simples parafuso se é de origem ou não!!

Colocado por: rafaelisidoro

era aí que eu queria chegar , quem é que sabe o que é de origem ou não ? como é que sabem o que tem homologação e discrição da Marca ( atenção não digo que não seja possível ) mas gostaria de saber quem é que dá a lista ??????
    imagina que pinta um tablier todo de verde florescente o que faz saber na IPO que este tablier é de origem ... ou se eu comprar um sem ser original e manter a cor original passa despercebido ou não ??????
    e uma backet em vez de um banco normal , elas são homologadas e testadas ... como ficamos ? não é original mas eu não tenho nenhum documento que diz que o meu carro não tem backets ... ou será que eu e eu desconheço ?
  9.  # 549

Colocado por: system32Existe uma parts-list detalhada para cada carro/serie de carros. por isso não é difícil perceberem até ao mais simples parafuso se é de origem ou não!!

Já ouviu falar de material de substituição compatível?
    é quase tudo o que pode existir num carro.
    e o gosto pessoal?
    as características do carro são, se tem 2 lugares não tem 5
    se é vermelho não é branco
    se tem luz vermelha não pode ter branca

PS; as películas dos vidros autorizadas tem o registo de homologação
    na própria película como os vidros, e são essas que são autorizadas
  10.  # 550

Colocado por: system32Existe uma parts-list detalhada para cada carro/serie de carros. por isso não é difícil perceberem até ao mais simples parafuso se é de origem ou não!!

dito desta forma eu não acredito ... era muito fácil copiar componentes importantes né !!!!
    saber parte dum parafuso lol népia esquece ...
    isto não pode existir aposto mais no que o king25 diz o resto é cantigas ...
    o que a bófia quer é dinheiro por isso embirra e isso é chato porque ate eles não sabem porque passam a multa !!!!! por isso esta vem a casa depois descriminada lol e mal inventada...
  11.  # 551

Eu concordo que é estúpido , mas à luz da legislação existente é assim:
    Artigo 115º do C.E.:

Agora pode ou não entrar-se no pormenor.
  12.  # 552

Não disse que tem as características todas, mas basta ver nº de serie das peças para ver se são originais ou não. Podem ser copiadas sem autorização da marca, com as marcas e nº serie das originais, mas ai já teríamos crime!!
    Tenho até alguma duvida que se utilizarem um (por ex) braço de suspensão não de origem mas uma peça de substituição não original, se até isso poderiam multar, mas claro que seria difícil perceber, teriam de desmontar o carro peça por peça, mas é possível é.

Colocado por: rafaelisidoro

dito desta forma eu não acredito ... era muito fácil copiar componentes importantes né !!!!
    saber parte dum parafuso lol népia esquece ...
    isto não pode existir aposto mais no que o king25 diz o resto é cantigas ...
    o que a bófia quer é dinheiro por isso embirra e isso é chato porque ate eles não sabem porque passam a multa !!!!! por isso esta vem a casa depois descriminada lol e mal inventada...
  13.  # 553

Colocado por: system32Não disse que tem as características todas, mas basta ver nº de serie das peças para ver se são originais ou não. Podem ser copiadas sem autorização da marca, com as marcas e nº serie das originais, mas ai já teríamos crime!!
    Tenho até alguma duvida que se utilizarem um (por ex) braço de suspensão não de origem mas uma peça de substituição não original, se até isso poderiam multar, mas claro que seria difícil perceber, teriam de desmontar o carro peça por peça, mas é possível é.

System32 há muito material que é feito e são simples peças iguais , pagam os seus impostos tem a sua certificação e não são de origem da marca !!!!
    o que quero dizer é que mais uma vez um bom advogado pega nesta lei e nestas multas todas e passa no rabiosque e se todos os que levaram multas por estes motivos processaram o policia por incapacidade de interpretar uma lei este sistema e esta lei passa a nada e renovada de forma a que seja esclarecedora ... coisa que em Portugal não´conheço em nenhuma lei lol
    •  
      king25
    • 19 abril 2013 editado

# 554

Colocado por: system321 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.

E já entendeu o que isso quer dizer?
    O decreto lei diz muito mais do que isso.

1 — Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.
    2 — A transformação de veículos a motor e seus reboques é autorizada nos termos fixados em regulamento.
    3 — Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 250 a € 1250, se sanção mais grave não for aplicável, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária.

Agora basta ler o regulamento.
  14.  # 555

Já aqui se falou disto.

CAPÍTULO IV - Matrícula

----------

Artigo 119.º - Cancelamento da matrícula

1 — O proprietário deve requerer o cancelamento da matrícula, no prazo de 30 dias, quando o veículo fique inutilizado ou haja desaparecido, sem prejuízo de cancelamento oficioso nos mesmos casos.
    2 — Considera-se inutilizado o veículo que tenha sofrido danos que impossibilitem definitivamente a sua circulação ou afectem gravemente as suas condições de segurança.
    3 — Considera-se desaparecido o veículo cuja localização é desconhecida há mais de três anos.
    4 — O proprietário que pretender deixar de utilizar o veículo na via pública pode requerer o cancelamento da matrícula desde que sobre o mesmo não recaiam quaisquer ónus ou encargos não cancelados ou caducados, a verificar oficiosamente.
    5 — Se o proprietário não for titular do documento de identificação do veículo, o cancelamento deve ser requerido, conjuntamente, pelo proprietário e pelo titular daquele documento.
    6 — Sempre que tenham qualquer intervenção em acto decorrente da inutilização ou desaparecimento de um veículo, as companhias de seguros são obrigadas a comunicar tal facto e a remeter o documento de identificação do veículo e o título de registo de propriedade às autoridades competentes.
    7 — Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os tribunais, as entidades fiscalizadoras do trânsito ou outras entidades públicas devem comunicar às autoridades competentes os casos de inutilização de veículos de que tenham conhecimento no exercício das suas funções.
    8 — A entidade competente pode autorizar que sejam repostas matrículas canceladas ou, em casos excepcionais fixados em regulamento, que sejam atribuídas novas matrículas a veículos já anteriormente matriculados em território nacional.
    9 — Quem infringir o disposto nos n.ºs 1, 5 e 6 é sancionado com coima de € 60 a € 300, se sanção mais grave não for aplicável por força de outra disposição legal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: staker
  15.  # 556

E onde está o mesmo?

pois....
  16.  # 557

então é possivel ou não abater a matricula sem entregar o carro aos chulos dos centros de abate?!!!!!
  17.  # 558

Isso é muito bonito , mas eu quero ver essa malta do tunning a ser apanhada e os custos que teriam para tentar sequer legalizar a coisa.
    Contrariamente a UK, em que tem tudo escrito o que pode ser feito e o que não, cá entra-se num mar de lodo em que só com cunha se sai.
    E eu digo isto porque no grupo as tentativas de legalização ( dos carros caseiros) esbarraram lodo pois ninguém sabe como, nem quer se meter nisso. Agora com cunhas consegue-se tudo!!

E já entendeu o que isso quer dizer?
    O decreto lei diz muito mais do que isso.

1 — Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.
    2 — A transformação de veículos a motor e seus reboques é autorizada nos termos fixados em regulamento.
    3 — Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 250 a € 1250, se sanção mais grave não for aplicável, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária.

18.  # 559

Tenho um familiar que vai emigrar e esta a vender um Clio 1.2 16V com pouquissimos Km´s, ano 2002 salvo erro.

Está impecavel, apenas precisa de embraiagem pois já está a patinar bastante.

Interessados mandem mensagem privada
    • jpvng
    • 24 julho 2013 editado

# 560

Ou esta impecavel ou precisa de uma embraiagem. O que para um carro com poucos km`s não é bom sinal.
    Mas o preço é que dira se é bom negocio
    Boa sorte

0.1367 seg. NEW