Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos,

    Estou neste momento na fase final do projeto da minha moradia T3. No entanto surgiram-me algumas dúvidas relacionadas com o fato de fazer em 2 pisos (aprox. 350m2) ou em 1 piso. Não foi só a questão da acessibilidade (escadas) mas acima de tudo porque com aprox 250/270 m² em 1 piso consigo ter tudo, dentro das mesmas dimensões.

    Inicialmente estava previsto 2 pisos sendo o 1 piso referente á área social e o 2 piso á área privada, mas neste momento estou a pender mais para 1 piso. O tipo de arquitectura é moderna.

    Os componentes são:

    - cozinha, sala de jantar e sala de estar em espaço abert e amplo,
    - lavandaria/dispensa,
    - 2 quartos cama + 1 suite (wc e roupeiro),
    - wc,
    - escritório
    - zona de lazer (sala de jogos, etc),
    - garagem com ligação direta á casa,
    - piscina.

    O meu terreno, na zona de implantação tem cerca de 27 m x 27m.

    A orientação da casa deve ser para Sul não só devido ao terreno mas pelo fato de ter uma vista ampla para o mar e restante concelho.

    Amanhã durante o dia vou colocar aqui os 2 projectos que tenho e a vista do terreno.

    Agradeço todas as vossas dicas.
    • dato
    • 10 outubro 2012

     # 2

    se os 250m2 chegam faça só um piso, além de ficar mt mais barato(-100m2 ou 100mil euros..) qd for velho n irá sentir falta das escadas
    Concordam com este comentário: mafgod, Huguim
  2.  # 3

    Aqui segue a vista. Na foto está um pouco "fechada" sendo que a vista é ainda mais ampla.
      Vista.jpg
  3.  # 4

    Projeto com 2 Pisos:

    - Piso 1: Garagem, Sala Escadas, WC, Cozinha, Sala de Jantar, Sala de Estar, Lavandaria e Garagem.

    Em anexo
    •  
      FD
    • 10 outubro 2012

     # 5

    Colocado por: Huguimmas acima de tudo porque com aprox 250/270 m² em 1 piso consigo ter tudo, dentro das mesmas dimensões

    Então, se consegue o que precisa com essa área porque é que vai construir mais?
    Concordam com este comentário: Huguim
  4.  # 6

    Projeto com 2 Pisos:

    - Piso 2: Suite, 2 Quartos Cama, WC, Zona de Lazer, Varanda.

    Em anexo
  5.  # 7

    Colocado por: datose os 250m2 chegam faça só um piso, além de ficar mt mais barato(-100m2 ou 100mil euros..) qd for velho n irá sentir falta das escadas
    Concordam com este comentário:Huguim


    Sim, este é um dos factores que me levam a pensar em 1 piso só.
  6.  # 8

    Colocado por: FD
    Então, se consegue o que precisa com essa área porque é que vai construir mais?
    Concordam com este comentário:Huguim


    A questão é que sempre tinha pensado em 2 pisos, não tinha em mente fazer a casa num piso só, pois queria uma varanda para aproveitar a vista. No entanto, por diversos factores estou a mudar de ideia.
  7.  # 9

    Ainda hoje coloque 2 esboços da moradia com 1 piso só.
  8.  # 10

    as plantas que pos evidenciam um brutal desperdicio de área. Exiga a si mesmo um projecto de arquitectura e queira viver esta curta vida como um rei numa casa simples, vista já tem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Rodrigo Cruz
  9.  # 11

    Colocado por: marco1as plantas que pos evidenciam um brutal desperdicio de área. Exiga a si mesmo um projecto de arquitectura e queira viver esta curta vida como um rei numa casa simples, vista já tem.


    Lá está, após estes esboços completos, pus-me a pensar que quase 350m2 eram demasiados e que, na minha humilde opinião, havia muito espaço por aproveitar, o que não acontece tanto quando tudo agrupado em 1 piso só.
  10.  # 12

    não concordo, tem mais a ver com a qualidade do "desenho" a diferença entre fazer em 2 ou um piso não tem que ser assim tão diferente.
  11.  # 13

    Colocado por: marco1não concordo, tem mais a ver com a qualidade do "desenho" a diferença entre fazer em 2 ou um piso não tem que ser assim tão diferente.


    Não tenho dúvidas disso.

    Mas estava a referir-me a este caso concreto. Do projeto que tenho para os 2 pisos, quando se alterou para 1 piso a área total reduziu substancialmente. Possivelmente, se a planta dos 2 pisos fosse redesenhada também haveria uma redução de áreas. Mas a ideia com que fiquei era de que, em termos de construção, era adequado que o maior número possível de paredes tivesse seguimento para o segundo piso, de modo os pilares virem desde baixo. Penso que este seja um dos principais fatores para tanto desperdício neste projeto.
  12.  # 14

    Colocado por: Huguimpois queria uma varanda para aproveitar a vista
    ... e não consegue aproveitar da vista no RC? Debaixo de um alpendre?
  13.  # 15

    Colocado por: mafgod... e não consegue aproveitar da vista no RC? Debaixo de um alpendre?


    Sim, mas penso que não será tão ampla, pois como pátio c/piscina e churrasqueira será igualmente para a frente para aproveitar a vista, a extensão do mesmo poderá tapar alguma coisa.

    Digo eu..
  14.  # 16

    Viva Huguim,

    De facto, é melhor reflectir um pouco no que realmente quer e pode ter.
    Se de facto o projecto está na sua fase final já não deveriam existir dúvidas deste género, bem como a possibilidade de a casa ter 350m2 ou 250m2 !
    É uma diferença que está muito longe de ser um mero detalhe, e espelha um pouco o descontrolo patente nas plantas.
    O piso 2 é para esquecer, o hall é enorme, os 2 quartos irão ter uma organização espacial muito limitada.
    O piso 1 tem uma arrecadações estranhas, casa de banho (suponho) sem janela, no canto superior direito é a garagem (a abrir directamente para a sala)?
    Não sabemos se irá recorrer em grande proporção ao crédito para construir algo parecido. Nos tempos que correm é de todo aconselhável dar grande uso à calculadora antes de dar o projecto como finalizado.
    O seu terreno parece ter uma vista fantástica e uma situação priveligiada. Falta um esforço para tirar partido disso, e as plantas que mostrou, infelizmente, estão longe de o conseguir.

    Cumprimentos e boa sorte Huguim.
    •  
      FD
    • 10 outubro 2012

     # 17

    Se quer uma varanda para aproveitar a vista, faça um terraço na cobertura.
    Concordam com este comentário: mafgod, Huguim
  15.  # 18

    Colocado por: tiagotViva Huguim,

    De facto, é melhor reflectir um pouco no que realmente quer e pode ter.
    Se de facto o projecto está na sua fase final já não deveriam existir dúvidas deste género, bem como a possibilidade de a casa ter 350m2 ou 250m2 !
    É uma diferença que está muito longe de ser um mero detalhe, e espelha um pouco o descontrolo patente nas plantas.
    O piso 2 é para esquecer, o hall é enorme, os 2 quartos irão ter uma organização espacial muito limitada.
    O piso 1 tem uma arrecadações estranhas, casa de banho (suponho) sem janela, no canto superior direito é a garagem (a abrir directamente para a sala)?
    Não sabemos se irá recorrer em grande proporção ao crédito para construir algo parecido. Nos tempos que correm é de todo aconselhável dar grande uso à calculadora antes de dar o projecto como finalizado.
    O seu terreno parece ter uma vista fantástica e uma situação priveligiada. Falta um esforço para tirar partido disso, e as plantas que mostrou, infelizmente, estão longe de o conseguir.

    Cumprimentos e boa sorte Huguim.


    Pois, compreendo perfeitamente o que diz. O Orçamento que tenho para tosco c/passagem de tubos de eletricidade/água e pré-instalação de painel solar, na ordem dos 80.000€.

    O acesso é sul-norte, passa ao lado da moradia até chegar à garagem no fim da casa, dai a localização da garagem. A minha esposa gosta que a garagem tenha ligação à casa.

    Tenho de estudar alternativas.
  16.  # 19

    Em anexo mostro o terreno com o acesso e possível zona de implantação.

    Queremos que a cozinha, sala de jantar e sala de estar estejam em seguimento e todos virados para sul, pois são as zonas onde, na prática, se passa mais tempo. Criamos a ideia sempre com base neste pressuposto.
  17.  # 20

    alternativa

    investir ai mais uns centos de euros, que de certeza os vai reaver*, e contratar um bom gabinete de projectos e pedir um projecto com pes e cabeça para esse terreno e de acordo com as suas ideias, gostos, e do seu plafond.

    * um bom projecto permite a racionalização de aspectos funcionais e construtivos que permitirá seguramente "reaver" os custos desse projecto depois na execução da obra.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
 
0.0240 seg. NEW