Colocado por: SabrinaPergunto o seguinte: na transferência fiscal (dado que se calacula o imposto a pagar em sede de IRS porque quem é tributado é o sócio) é obrigatório ter contabilidade organizada e ter contabilista???
tem de ter porque o regime se baseia em contabilidade organizada.... a outra hipótese é ser ENI...
Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
A que é que a Sabrina chama de "transferência fiscal"? PEC - Pagamento Especial por Conta, por conta de quê? Do imposto que tem que pagar anualmente. Ao pagar o imposto descontam-lhe o PEC que fez durante esse ano. Vão-lhe devolver o PEC porque o pagou a mais? Ou porque não entrou com ele no acerto final do imposto anual? Penso que não estarei a errar muito se disser que o PEC é uma espécie de retenção na fonte para quem paga IRS.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
De PEC´s,POC´s e PAC´s não percebo nada e nem quero perceber porque não é a minha área de trabalho. O que me compete a mim é andar de olho aberto em relação à empresa porque o meu namorado anda lá entranhado nos projectos e nas ploters e nem se preocupa se paga muito ou pouco... hehhe tecnicidade do engºs homens... Sempre soube que numa empresa a contabilidade é fundamental. A transferência fiscal parece que é obrigatória e eu, como é óbvio, não posso estar descansada tendo a contabilidade desconforme, é uma questão de sossego... fico mais descansada se estiver tudo correctinho... Aquilo que eu vejo na empresa é que paga o tal PEC e depois no reembolso do IRC recebia-se muito pouco apesar de haver ainda algumas despesas... Ora bem, o que se pretende é pôr a contabilidade em condições e que seja a contabilista a arcar com as coimas e despesas desse processo... Quro dar os patins à contabilista mas depois de estar tudo em ordem, ou seja, ela vai ter que fazer bem o que andou a fazer mal estes anos todos e as respectivas despesas é com ela...