Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

ok Pedro, obrigada por me dar razao, so no post 120 alguem me da razao, isto significa que se verifica uma grande iliteracia contabilistica ... lol mas estamos sempre a aprender ja diz o velho ditado...lol
  2.  # 122

Colocado por: costa3333Cara sabrina de acordo com o que mencionou tem razão...

como vê já lhe tinha dado razão no post 100... de resto vou acompanahr para ver a resolução final.
  3.  # 123

Sim, Costa 333 realmente deu razao mas veja o que escreveu no post 111...
    Agora vou trabalhar para reaver 4 anos de PEC... reaver do Estado e a contabilista vai ter que pagar tambem todas as mensalidades que lhe foram pagas durante os 6 anos, 150€ por mes... e vai pagar ainda muito mais...
  4.  # 124

Boa noite,

Estive a falar ainda que de forma informal com um advogado cá da terra sobre a prestação de serviços da contabilista à nossa empresa e parece que não será muito difícil ganhar o precesso, provar que foi negligência, erro grosseiro...

Estive também nas repartiçao de finanças e descobri que desde 2008 até agora a empresa tem 6 processos, ou seja, a contabilista pagou 6 multas, nós não soubemos nada disto. Uma desses multas (Agosto 2012), a contabilista pediu a respectiva suspensão... incrível como os contablistas podem criar-nos cadastros e nós nem sonhamos...
  5.  # 125

Colocado por: Pedro BarradasBoas Sabrina, no caso do seu marido Eng. (unico sócio) realmente tinha de ir para o regime de Transparência fiscal... tributado em sede de IRS.
    No meu caso não constituí uma "sociedade de profissionais"... ( na altura nem sequer tinha profissão enquadrada na lista de actividades do Art. 151 do IRS)

Um link explicativo interessante sobre o tema:
    http://www.jmmsroc.pt/downloads/ao_estudos/231.pdf

Podia na altura em que abriu a empresa não reunir os requisitos da transferência fiscal, mas desde o momento que os reuna (se agora os reune), tem que obrigatoriamente fazer a contabilidade conforme a transferência fiscal. A saber: se os únicos sócios da empresa são arquitectos (profissão do 151 CIRS), a empresa não fazer vendas, só prestaçao de serviços e isto é assim desde 1989 (mais anos menos ano)
  6.  # 126

Boa noite,

Quase fui crucificada no inicio deste tópico quando disse que a minha Unipessoal nunca devia ter pago PEC, que a contabilista estava a fazer mal a contabilidade e agora os crucificadores não vêm cá dizer que afinal eu tenho razão.... Que homens para a guerra! hehehe
  7.  # 127

Boa tarde,

Já foi entregue a reclamação grciosa aqui na repartição de finanças, vamos aguradar para ver há devolução do PEC...
  8.  # 128

Mas diga-me lá uma coisa que eu realmente não percebo nada.
    O PEC não é uma coisa que se adianta e depois entra no apuramento final anual do imposto a pagar?
  9.  # 129

Pedromof
    O PEC é um pagamento especial criado pela imperatriz da altura Drª Manuela Ferreira Leite. É especial, PEC- pagamento especial por conta. Determinou a citada imperatriz que as empresas deveriam pagar um imposto especial e pimba aqui está o afamado PEC. Todas as empresas pagam PEC, não é devolvido no final do ano nada.... acho eu... está pago, está apgo ninguém devolve nada... Ora a nossa empresa pagou IRC e às vezes também recebia conforme as despesas apresentadas no cálculo do imposto anual... este PEC foi pago indevidamente porque a nossa empresa como é transf fiscal, os rendimento são trsnferidos para o Sócio e o sócio aprsenta declarações de IRS e não IRC... daqui eu dizer e voltar a dizer que a contabilista fez mal estes anos todos a contabilidade porque apresentou as declarações de IRC como se fosse uma Uipessoal fora da transf fiscal... percebeu???
  10.  # 130

tenha cuidado com a sua contabilista não vá ter uma surpresa como o meu namorado teve... foi às finanças e viu que a empresa tinha um cadastro de 6 processos de coimas.... Ou seja, a contabilista pagou as coimas que provieram da negligência dela e nós não soubemos, aliás só soubemos de uma (iva fora de prazo). Mas ela pagou todas as coimas mas nós nunca soubemos e agora o cadastro, a má imagem é da nossa empresa porque é o nome da nossa empresa que consta nesses processos....
  11.  # 131

Colocado por: SabrinaTodas as empresas pagam PEC, não é devolvido no final do ano nada.... acho eu... está pago, está apgo ninguém devolve nada

Cara Sabrina... já lhe tentei explicar, mas penso que ainda não percebeu... Uma coisa é você ter razão que a contabilista lhe fez mal a contabilidade e que a enquadrou mal...

outra coisa é você pensar que com esse facto andou anos e anos a pagar coisas que não devia... e que se tivesse em transparência fiscal não pagava.

o PEC é um adiantamento pago ao estado em forma de imposto.

ou seja imagina que você no inicio do Ano pagou 500€ de PEC, no final do ano apurado o lucro e imagine que o lucro da empresa foi de 4000€, vai pagar 25% desse lucro ao estado, ou seja 1000€. No entanto como já tinha pago 500€ de PEC, já só vai pagar outros 500€ para fazer o total de 1000€ que deve pagar ao estado sobre os lucros.

passando para transparência fiscal , esse imposto passa para o sócio, passando para IRS, no entanto não quer dizer que vá pagar menos....

cumps
  12.  # 132

Costa 3333 tem toda a razão no que refer sobre as regras do apuramento do PEC. Eu não sou contablista. Mas repare discordo consigo quando diz que na transf fiscal esse imposto passa para o sócio.... oiça, na transf fiscal o que passa para o sócio é a tributação, ou seja, na transf fiscal quem é objecto de tributação é o sócio que é tributado em função do IRS e não de IRC. Logo não há PEC nenhum a pagar... continuo a dizer que paguei um imposto indevido... até podia como objecto de tributação pagar mais ou menos conforme as regras do IRS... mas nunca me estaria a queixar de pagar um imposto que me é indevido, que não tenho obrigação de pagar... o que está aqui em causa não é se pago mais ou menos em sede de IRS, o que eu sempre disse ao longo destes postes todos é que pagamos um imposto indevido... Até posso vir a pagar mais em IRS mas pagarei os impostos devidos e não esquecer que o PEC é um valor alto que eu duvido que se a contabilidade estivesse a fazer bem não pagaria tanto...
  13.  # 133

E existe um PEC mínimo, de 1250€ pago em duas vezadas ;) Haja ou não lucros...
    Um link, sobre o PEC:
    http://www.capitalsemente.pt/index.php/ferramentas/ferramentas/pagamento-especial-por-conta.html
  14.  # 134

Ao passar para Transferência fiscal vai pagar mais IRS isso é certo,.... e se subir de escalão vai ser bastante mais agravado...

dai a grande guerra que os advogados estão a fazer para deixar de ser obrigatório a transparência fiscal, pois eles vêem mais benefícios em estarem no regime normal....

dai igualmente muitos gabinetes preferirem estarem no regime normal do que no regime de transparência fiscal, pois obtém melhores vantagens assim... e para isso basta que a empresa se dedique a algum tipo de comércio para já não cumprir as condições da transparência fiscal e assim evitar esse regime ....

quanto à sua questão de lhe ser devolvido o PEC, caso a empresa do seu namorado tenha tido lucros nos últimos anos.. o estado não lhe vai devolver nada, pois esse valor foi descontado ao imposto pago por ele no final do ano.

Mesmo que lhe devolva, vai ter de rectificar o IRS dos anos anteriores... para reflectir os lucros da empresa no irs....

cumnps
  15.  # 135

Colocado por: Pedro BarradasE existe umPEC mínimo, de 1250€pago em duas vezadas ;) Haja ou não lucros...

mas pode ser solicitado a devolução casa não haja lucros, conforme diz o artigo....
  16.  # 136

PEC = pagamento especial por conta. Não é um imposto, Sabrina.
    É uma forma de pagamento, como o Costa bem explicou, em jeito de adiantamento e para garantir o deles.
    O imposto que andaram a pagar, aparentemente mal, é o IRC.

Quanto as coimas nas finanças. Alguma delas é por causa do mau enquadramento?
    Ou, como parece ser habitual, as finanças estão-se marimbando para o enquadramento, e aplicaram coimas por atrasos e afins?

Se nem a empresa sabia, não me parece que vá ter impactos na imagem da empresa. Certamente as finanças não parecem ter um critério "imagem" e os vossos clientes menos saberão sobre tais coimas.

Ou seja, embora legalmente a empresa deve estar em regime de transparencia, as finanças parecem marimbar-se a nivel nacional. A Sabrina insiste em corrigir ainda que possa perder muito dinheiro e certamente não reaverá nenhum do IRC pago erradamente. Quando muito, recebe uma coima por mau enquadramento estes anos todos.
    No meio disso quer destruir a carreira à contabilista que parece ter feito o "comum": tentar poupar-lhe uns trocos sabendo que as finanças nunca iriam levantar problemas.

Não há aqui motivos pessoais envolvidos neste ataque à contabilista, Sabrina?
    Concordam com este comentário: costa3333
  17.  # 137

.. Update, penso que agora a prestação do PEC é 2 X 500€
    O link anterior é de 2008... pelo que, cautela com os actuais enquadramentos e valores em causa, estão sempre a mudar...
    Exactamente o PEC é, basicamente o imposto devido pago em adiantado.. sendo que o FISCO presume sempre um montante mínimo.
  18.  # 138

A questão das coimas com os contabilistas é normal e quase todos tem... sendo que são normalmente por atrasos nas entregas... em muitos casos culpa dos clientes que trazem tudo nos últimos dias.... e depois eles não conseguem entregar as declarações a tempo....
  19.  # 139

Colocado por: Pedro BarradasE existe umPEC mínimo, de 1250€pago em duas vezadas ;) Haja ou não lucros...
    Um link, sobre o PEC:
    http://www.capitalsemente.pt/index.php/ferramentas/ferramentas/pagamento-especial-por-conta.html
  20.  # 140

Colocado por: adiasOu seja, embora legalmente a empresa deve estar em regime de transparencia, as finanças parecem marimbar-se a nivel nacional. A Sabrina insiste em corrigir ainda que possa perder muito dinheiro e certamente não reaverá nenhum do IRC pago erradamente. Quando muito, recebe uma coima por mau enquadramento estes anos todos.
    No meio disso quer destruir a carreira à contabilista que parece ter feito o "comum": tentar poupar-lhe uns trocos sabendo que as finanças nunca iriam levantar problemas.

é isto mesmo.... no fim quem se pode lixar é a sabrina.... pois casos como estes são milhares e as finanças não estão para ai viradas...

0.0346 seg. NEW