Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: SabrinaOu seja, vamos fazer uma alteração para a a nossa empresa deixe de ser tributada e passe a ser o socio da empresa dado que tem uma profissão comtemplada no art 6 do CIRS.

    olhe que não sei se não vai fazer asneira.... é que um ENI vai começar a ser tributado sobre 80% dos rendimentos.... veja bem isso.
  2.  # 2

    Colocado por: SabrinaVou perdoar vou Picareta, vou-lhe meter um par de patins que ela nem imagina...

    Não haverá por aí outros problemas além dos contabilísticos?
    :-))
  3.  # 3

    Obrigada Fernando Ferreira mas e o PEC? deixavamos de pagar o PEC.
  4.  # 4

    Picareta lolol acredite que não há mais nada. A rapariga não chega aos meus calcanhares e o meu namorado não tem nada de burro hehehe
  5.  # 5

    pois disso não tenho a certeza... a minha esposa é que é TOC...
    eu sou ENI, e estamos a ponderar mudar para contabilidade organizada por causa de eu passar a ser tributado sobre 80%... tenho algumas despesas e achamos que não compensa continuar no regime simplificado....
    não sei se tem a ver com o seu caso...
  6.  # 6

    Fernando Ferreira pode mudar para contabilidade organizada e continar como ENI. Mas se mudar para Unipessoal como o nosso caso lolol vai ter que pagar PEC pagamento especial por conta e depois paga sobre os tais 80% e mais o PEC lolol. Se a sua esposa e TOC esta como quer nem imagina o dinheiro que poupa por mes...
  7.  # 7

    A diferença em termos fiscais não é muito significativa... Apesar de não ter os pec, tem que analisar bem os seus rendimentos porque senão pode levar uma "ripada" depois em sede de IRS que não é brincadeira...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  8.  # 8

    pois, Erga, sim vou fazer isso. A questão e analisar a forma jurídica que melhor se adapta a nós. Mas para já deixaríamos de pagar o PEC e como não há muitas despesas, não pagamos renda por exemplo…. Se calhar compensa, mas não mudamos sem ter certeza que vamos para melhor… ma o PEC e um imposto pesado…
  9.  # 9

    Colocado por: Sabrinama o PEC e um imposto pesado

    Sabrina eu já fui ENI e actualmente sou sócio de uma empresa com outra pessoa, e garanto-lhe que se colocar num prato da balança todos os encargos de ENI e no outro todos os encargos de Sociedade por quotas ou mesmo unipessoal vai chegar á conclusão que compensa e muito estar como esta (sociedade unipessoal),
    Por um lado tem o malfadado PEC mas pelo outro tem a tributação mais onerosa e não pode deduzir quase nada, por exemplo se tiver uma viatura pouco consegue deduzir enquanto que com sociedade unipessoal deduz tudo o que gastar.

    fale com diversos contabilistas e só depois decida o que vai fazer, posso-lhe adiantar ainda que no ano transacto também mandei o meu TOC dar uma curva e descobri que existia muita coisa que estava "incorrecta".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  10.  # 10

    jorgealves mt obrigada pelo seu conselho. Sim, vou falar com mais do que uma contabilista e ver qual a melhor forma juridica em para o nosso caso.Obrigada!
  11.  # 11

    Penso que as avenças dos TOCs no caso de ENI sao bem mais baixas..
  12.  # 12

    Por falar em PEC's.. tenho de pagar o dito.. na Terça feira... ;)
  13.  # 13

    Pois tem e nós também.
  14.  # 14

    Colocado por: SabrinaPenso que as avenças dos TOCs no caso de ENI sao bem mais baixas

    os TOC com quem falei faziam o calculo das avenças em função do numero de documentos a processar e do volume de negocio, e não em função do regime tributário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  15.  # 15

    Respondendo á questão inicial, que é facil, digo-lhe o seguinte:

    Como já foi dito, o regime é optativo.

    Se está mal? não. Está bem.

    Se se pode enquadrar numa sociedade de transparencia fiscal?Pode, desde que seja a unica actividade exercida por todos os socios da empresa.

    Se será vantajoso ser tributado em IRS -ou seja sendo transparencia fiscal? Depende do rendimentos da empresa por um lado, e do socio por outro. Se vai englobar tudo no irs do socio, só analizando os rendimentos dele, e o resultado da empresa.

    Suncitamente é isto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Silver Wolf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  16.  # 16

    Parreira, muito obrigada pela esclarecida resposta. Cumprimentos
  17.  # 17

    Parreira, vejo que demina estas questões. Pode-me dizer s.f.f. se a Unipessoal que esteja sob a forma de transparência fiscal pode recrutar funcionários, como por exemplo, a mim que sou TSHST?? Muito obrigada.
  18.  # 18

    Repare, transparencia fiscal, é apenas um enquadramento "especial" em que certas profissões podem ser tributadas diretamente no IRS dos socios, em vez do habitual IRC. Apenas isto. De resto, todas as obrigações fiscais e declarativas, são as mesmas das sociedades que não em transparencia fiscal.

    Respondendo á sua questão: não há nada que impeça de contratar quem necessitar para funcionar.

    PS:Faça contas SE compensa ser tributado em IRC ou IRS: sabe que em IRC é sempre 25% sobre o lucro da empresa; em IRS, depende dos rendimentos, mas facilmente é enquadrado num escalão superior á taxa de IRC!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  19.  # 19

    Obrigada Parreira, sim vamos analisar mas o PEC dexa-se logo de pagar... apesar da taxa poder ser mais alta que os 25% de IRC... mas vamos analisar bem,
  20.  # 20

    Boa noite,
    Envio este link que pode ser muito ´util para este post. Continuo a dizer que a ninha contabilista enquadrou mal o gabinete do meu namorado....

    http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=3723.msg30322#msg30322
 
0.0277 seg. NEW