Iniciar sessão ou registar-se
    • luisr
    • 28 outubro 2012 editado

# 1

bons dias,
    Estou a tratar da remodelação da casa, e a primeira fase corresponde à cozinha, que será mobilada de raiz.
    Esta divisão está em obras, pelo que é possível ajustar a canalização / electricidade às necessidades dos electrodomésticos.

Dimensões: 3550 x 4500 x 2600, conforme planta em anexo;
    Portas: a Norte 900x2100, com saída para a rua/jardim, e a Poente, 750x2000, com acesso à casa;
    Janelas: a Nascente, com 1500x1000
    Existe ainda uma chaminé, no canto Nascente/Sul, a 1650 de altura, com abertura interior de 700(largura)x500(profundidade) onde será colocada a placa eléctrica.

Não vai levar esquentador, a água é aquecida por painel solar, mas necessita que sejam instalados: máquinas lavar loiça e roupa, e um frigorífico combinado.
    As canalizações encontram-se na parede Nascente, ao centro, frente á janela, para o lava-loiças, e um pouco a Norte para as máquinas de lavar.
    Penso deixar a parede Sul o mais livre possível, devido ao acesso pela porta e ao espaço para trabalhar junto ao "fogão"; na parede Norte onde estou a pensar situar o frigorífico, deverá encontrar-se espaço para colocar uma TV.

Pretendo também encontrar um espaço para colocar uma mesa pequena para umas refeições rápidas / peq.almoço.

Agradecia a vossa ajuda / sugestões sobre a forma de mobilar esta cozinha, que faz parte de numa vivenda localizada no Alentejo litoral.

luisr
      Cozinha_planta.png
  1.  # 2

Por norma, os fornecedores de móveis de cozinha têm um programa informático que faz o desenho de acordo com as medidas e gosto do cliente. Eles são, melhor que ninguém quem lhe poderá dar os melhores conselhos. Julgo que tb o IKEA dá dicas quando se compram por lá os móveis, por sinal bem bonitos e bem pensados em termos de organização. Sou uma apaixonada por IKEA....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  2.  # 3

Força cinderela..o Ikea vai levantar a economia deste país...Paredes e Paços de Ferreira ja viram como é...e um dia vai chegar a todos..isto alastra...a qualidade do nosso mobilia´rio supera isso tudo.Vai haver um dia,nao muito longe,em ke lamentaremos o ke andamos a comprar barato,e bonito...e ao mesmo tempo a liquidar o tecido empresarial portugues...e os preços dessa malta,Ikea e afins,no finalç,com montagesn e o resto,fica mais caro ke o portugues....
    Concordam com este comentário: Máquina, kubikaza interiores, luisr, malucas, Sr.FazTudo
  3.  # 4

obrigado pela dica cinderela :)

Tenho lido alguns artigos aqui no forum, e consultado diversos sites de fabricantes de mobiliário, para ter umas ideias quanto ao que pretendo.

Não é fácil, vivendo nesta parte do país, ter disponibilidade para visitar um conjunto de lojas / fabricantes de móveis, que não se encontram por perto, sendo que para justificar uma visita pretendo clarificar algumas coisas de antemão, ou se possível obter algumas propostas (pelo que enviei já mensagens a um bom par deles a pedir sugestões / orçamentos).
    Quanto ao IKEA / LeroyMerlin, tenciono perder por lá uma manhã / tarde, a ver se no local me esclarecem alguns aspectos e se estão disponíveis para eles próprios fazerem algumas sugestões.. já ando de volta do simulador do IKEA faz um tempo, mas existem artigos que vêm no catálogo que não estão disponíveis no simulador, e a ferramenta não é das mais amigáveis.. :S

Pretendia também comparar preços com fabricantes mais "tradicionais" (já sei, tendo em conta os materiais), daí a curiosidade em saber de algumas sugestões aqui pelo fórum ;)

luisr
      Cozinha_3D.png
  4.  # 5

Colocado por: joaosantosForça cinderela..o Ikea vai levantar a economia deste país...Paredes e Paços de Ferreira ja viram como é...e um dia vai chegar a todos..isto alastra...a qualidade do nosso mobilia´rio supera isso tudo.Vai haver um dia,nao muito longe,em ke lamentaremos o ke andamos a comprar barato,e bonito...e ao mesmo tempo a liquidar o tecido empresarial portugues...e os preços dessa malta,Ikea e afins,no finalç,com montagesn e o resto,fica mais caro ke o portugues....
    Concordam com este comentário:luisr

OK joaosantos,

daí pretender obter outras propostas, que já sei incluem muitas vezes no preço a entrega / montagem em qq parte do país, nem que tenha de me deslocar um fds até ao Norte para verificar no local se o material corresponde às expectativas (é que, como diria um amigo, isto do virtual é mto bonito, mas fazer amor à distância não tem piada.. :p)

luisr
    Concordam com este comentário: ze79
  5.  # 6

Bom dia,

não me leve a mal dizer-lhe isto, mas a sua abordagem a esta questão(na minha opinião), não é a mais correcta. Basicamente mandou apenas e só uma planta para uma serie de profissionais, que tanto podem ter sido 5 como 50, e disse que quer uma cozinha. Não refere materiais, tampos, ferragens, electrodomésticos, não apresenta um projecto, nada, tem noção da quantidade de horas/€ que um profissional leva para elaborar um orçamento assim? Apenas lhe digo isto para facilitar o seu trabalho e o trabalho dos profissionais. Pode aproveitar o ikea para aquilo que ele é bom, ir lá fazer uma simulação sem gastar dinheiro e trazer o projecto(aqui posso ser mal interpretado, porque acabei de me contradizer, mas toda a gente sabe que o ikea nada tem a haver com os tradicionais fornecedores/fabricantes de cozinhas em todos os aspectos.) e ai sim, enviar o projecto a quem enviou para toda a gente estar em pé de igualdade e apresentar-lhe um orçamento com base no que pediu para poder comparar ferragens e valores e ai escolher um e aprofundar melhor a questão. Porque caso contrario, vai fazer montes de profissionais perder horas e horas e dinheiro e no fim só vai entregar a um!

Cumprimentos e boas obras
  6.  # 7

Colocado por: Máquinanão apresenta um projecto, nada, tem noção da quantidade de horas/€ que um profissional leva para elaborar um orçamento assim?

5 minutos? Se não há quaisquer requisitos, não é só "atirar um valor ao ar"?
  7.  # 8

Olá LuisR.

Acho que fez uma boa planificação da cozinha. Só lhe deixo uma dica ditada pela experiência. Na parede entre a janela e a chaminé não ponha armários na parede para não se encherem de gordura e humidade das panelas. Não ponha o forno debaixo da placa pois para limpá-lo terá de andar de gatas. Na extremidade da bancada, ao topo norte, pode colocar um móvel de encastre para o forno, que ficará ao nível da bancada, mais ou menos. Interessa é que não éncoste o frigorífico a essa coluna do forno.
    O espaço debaixo da placa pode ser ocupado com gavetão grande para arrumar tachos.
    Não se esqueça de móvel despenseiro na cozinha caso a casa não tenha despensa.~
    Pode usar a parede da janela e a parede norte para dispor a cozinha em L, o que é bom para trabalhar e deixa espaço de circulação.
    Já que está no Alentejo já pensou em arranjar bancos pintados para acompanhar a mesa?
    Bom trabalho!
  8.  # 9

luisR.. brinque 1º com o IKEA PLANNING...para ter uma ideia do que existe e de como pode funcionar ou não a sua cozinha.
    http://www.ikea.com/ms/pt_PT/rooms_ideas/splashplanners.html
    Concordam com este comentário: Máquina
  9.  # 10

Colocado por: Máquina
    ... Não refere materiais, tampos, ferragens, electrodomésticos, não apresenta um projecto, nada, tem noção da quantidade de horas/€ que um profissional leva para elaborar um orçamento assim? ...

viva Máquina,
    obrigado pelo seu comentário, e por partilhar o seu ponto de vista, que compreendo, mas que me vai permitir discordar.

Acontece que não pedi orçamento a ninguém, reparando com atenção verifica que escrevi:
    "Agradecia a vossa ajuda / sugestões sobre a forma de mobilar esta cozinha"
    e é isso mesmo que pretendo, dicas sobre a forma de organizar os móveis na cozinha, e não propostas sobre equipamentos ou materiais, ainda não cheguei a essa fase :)

Concordo consigo que para elaborar um orçamento são necessárias muitas mais informações, um detalhe que não está descrito, mas também terá de aceitar que este é um lugar de partilha e troca de ideias, entre pessoas da área e curiosos como eu, que pretendo alguns esclarecimentos sobre algo com o que não trato todos os dias, e em vez de ir ao um café e pedir opiniões a uns amigos vim até aqui, nesse espírito, e não no sentido de me dirigir em particular a profissionais que possam ter interesses comerciais em relação às mensagens aqui colocadas.

Pretendo, efectivamente, no final da discussão e depois de acertadas as ideias sobre o que quero (pois a verdade é que ainda não sei o que quero, daí ter vindo aqui à procura da "vossa ajuda / sugestões sobre a forma de mobilar esta cozinha", não procurei detalhes sobre o conteúdo..) ter então uma "cozinha", mobilada, a meu gosto, e funcional graças às dicas que recolha da vossa muito mais informada opinião.

1abraço, e espero continuar a contar consigo,
    luisR
  10.  # 11

Colocado por: danobrega

5 minutos? Se não há quaisquer requisitos, não é só "atirar um valor ao ar"?

viva,

conforme já mencionei, não pedi nenhum valor.
    a vossa cabeça só lê €uros? já parecem o Vitor Gaspar.. ;)

1abraço,
    luisR
  11.  # 12

Colocado por: Rita Martins
    ... Só lhe deixo uma dica ditada pela experiência ...

OBRIGADO Rita Martins !
    era mesmo este tipo de comentários que pretendia obter :)

Super-válidas as suas notas, que certamente vou ter em conta à medida que fôr ajeitando os móveis aos espaços.
    Tenciono ir colocando algumas simulações com o que fôr definindo, para novos comentários ;)

luisR
  12.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasluisR.. brinque 1º com o IKEA PLANNING...para teru uma ideia do que existe e de como pode funcionar ou não a sua cozinha.

viva Pedro Barradas,
    isto animou tanto que o pessoal se apressa a comentar sem ter tempo para ler o que foi escrito.. :p

já ando de volta do simulador do IKEA faz um tempo, mas existem artigos que vêm no catálogo que não estão disponíveis no simulador, e a ferramenta não é das mais amigáveis.. :S

1abraço,
    luisR
  13.  # 14

Não vai levar esquentador, a água é aquecida por painel solar

Bom Dia LuisR

Já agora agradecia que me ajudasse numa dúvida. O painel é suficiente para aquecer água para os banhos? É que adquiri uma moradia e estou com problemas ao nível da "convivência" entre exaustor e esquentador e a sua frase ficou a picar-me os miolos.
    Tem dicas para a troca?
    Obrigada
  14.  # 15

Colocado por: luisrobrigado pela dica cinderela :)

Tenho lido alguns artigos aqui no forum, e consultado diversos sites de fabricantes de mobiliário, para ter umas ideias quanto ao que pretendo.

Não é fácil, vivendo nesta parte do país, ter disponibilidade para visitar um conjunto de lojas / fabricantes de móveis, que não se encontram por perto, sendo que para justificar uma visita pretendo clarificar algumas coisas de antemão, ou se possível obter algumas propostas (pelo que enviei já mensagens a um bom par deles a pedir sugestões / orçamentos).
    Quanto ao IKEA / LeroyMerlin, tenciono perder por lá uma manhã / tarde, a ver se no local me esclarecem alguns aspectos e se estão disponíveis para eles próprios fazerem algumas sugestões.. já ando de volta do simulador do IKEA faz um tempo, mas existem artigos que vêm no catálogo que não estão disponíveis no simulador, e a ferramenta não é das mais amigáveis.. :S

Pretendia também comparar preços com fabricantes mais "tradicionais" (já sei, tendo em conta os materiais), daí a curiosidade em saber de algumas sugestões aqui pelo fórum ;)

luisr
      Cozinha_3D.png

Olá novamente LuísR
    Experimente também espreitar uma carpintaria que descobri recentemente. Vilar-carpintarias.com.
    Têm fábrica nos arredores de Lisboa e também em Alcantarilha. Nestes tempos de crise até pode ser que ofereçam o transporte até ao Alentejo. Para vencer a concorrência dos Ikeas e Akis e etc muitos comerciantes oferecem contrapartidas que não vêm no menu. Experimente. O não é sempre garantido.
    Boa sorte!
  15.  # 16

Colocado por: Rita Martins
    ... O painel é suficiente para aquecer água para os banhos? ...

viva Rita,
    Espero que seja mais que suficiente, escolhi um sistema termosifão de 200L da Solcrafte, mas ainda não está instalado.
    Desculpe-me não entrar em mais detalhes aqui neste tópico, para não fugir muito ao assunto,mas sugiro-lhe umas pesquisas aqui pelo fórum:
    https://forumdacasa.com/discussion/21697/paineis-solares-para-vivenda-unifamiliar/
    https://forumdacasa.com/discussion/26126/paineis-solares-com-termossifao-300-litros/
    https://forumdacasa.com/discussion/17237/apoio-para-aqs-com-painel-solar/
    luisR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita Martins
  16.  # 17

Boas eu posso fazer-te um desenho e publico aqui, mas preciso que me dês mais algumas ideias do que gostaria de ter.

o forno pode ser num móvel de coluna com micro-ondas? É muito mais prático.
    que tipo de frigorífico vai usar? Encastrar ou Livre? Sabe qual a dimensão dele?
    a placa é de 60cm ou 90cm?
    o lava-louça é com 1 pio e escorredor?

A chaminé vai ser mantida? É possível por a placa em outro lado com um exaustor ou chaminé inox? já pensou em fazer uma península com uma chaminé de ilha e fazer aí o balcão para pequenos almoços? Obriga a fazer um tecto falso, a área é pequena e não fica muito caro (depende do pé direito que tem).

Dê-me o máximo de elementos que eu faço-te um desenho sem problemas e que vais gostar.
  17.  # 18

Colocado por: clrsmsBoas eu posso fazer-te um desenho e publico aqui, mas preciso que me dês mais algumas ideias do que gostaria de ter.
    OK! obrigado :)

o forno pode ser num móvel de coluna com micro-ondas? É muito mais prático.
    tinha pensado num micro-ondas à parte, a colocar sobre o tampo da cozinha (que vai ser em granito esverdeado), mas essa também me parece boa ideia

que tipo de frigorífico vai usar? Encastrar ou Livre? Sabe qual a dimensão dele?
    creio que um formato combinado, de encastrar. ainda não me decidi pelo modelo, mas rondará os 55cm largura x 180cm altura

a placa é de 60cm ou 90cm?
    60cm (este é o único electrodoméstico que já tenho, EHD60010P: 49cmx56cm)
    Vou adquirilos todos em separado, conseguem-se bons negócios em sites de vendas na net..

o lava-louça é com 1 pio e escorredor?
    a minha ideia era ter uma pia ~40cm e mais uma pequena para talheres/legumes ~20cm. O escorredor vai ser talhado na pedra.
    Pensei em pias sub-tampo, mas depois não posso colocar-lhes acessórios em cima: corta-legumes, etc, pelo que mudei de ideia para nivelado com o tampo - sobre-tampo não, parece-me menos higiénico.

A chaminé vai ser mantida? É possível por a placa em outro lado com um exaustor ou chaminé inox? já pensou em fazer uma península com uma chaminé de ilha e fazer aí o balcão para pequenos almoços? Obriga a fazer um tecto falso, a área é pequena e não fica muito caro (depende do pé direito que tem).
    o pé-direito da cozinha são ~2,60m, mas vou manter a chaminé como está: é uma casa rústica e não pretendo desfigurar o telhado.
    Sendo assim, a placa terá de ficar neste canto, afastando-a o máximo ( apenas um par de centimetros :( ) da parede Sul, para facilidade de movimentos..

Dê-me o máximo de elementos que eu faço-te um desenho sem problemas e que vais gostar.

Serão móveis estilo moderno, faces lisas, cor madeira / faia, para electrodomésticos de encastrar. Para os móveis superiores haverão umas portas com vidro fosco, o móvel de canto terá acesso a todo o interior, e existirá também um módulo estreito por baixo da bancada com ~25cm extraível para especiarias ou similares, bem como um módulo sobre a bancada com abertura por persiana (pão, ...). São apenas um conjunto de pormenores, mas resultam de ideias que entretanto fui recolhendo, e o podem ajudar a conceber uma proposta.

A cozinha será disposta em L; não tem dispensa pelo que precisará de gavetões; não existirão armários junto à janela, para facilitar a entrada de luz; estava a pensar colocar o fogão debaixo da placa mas reconsiderei depois da nota da Rita Martins; a mesa de peq.almoço poderá ser uma "ilha" permitindo passagens junto às paredes Poente e Sul, e deixando espaço para abertura de portas/gavetas nos lados Norte/Nascente, bem como as regulares movimentações junto à bancada.. Os azulejos e o soalho já estão escolhidos: branco com uma lista verde menta entre o balcão e os armários suspensos, eventualmente outra lista junto ao tecto, cor de terra avermelhada irregular para o chão.

entrego-me à vossa criatividade ;)
    luisR
  18.  # 19

cor dos azulejos para a parede

Ficará a barra verde entre a bancada e os armários de topo, ajustada à parte inferior da janela, com uma faixa dupla de xadrez a separá-la do painel branco, que ficará logo acima da pedra. Acima desta barra verde/menta, uma faixa única de xadrez a separar de novo os paineis brancos, sempre dispostos na horizontal e desfasados em 50% da largura uns dos outros. No topo, junto ao tecto, possivelmente uma penultima lista única em azulejo verde/menta.
      Azulejos - ParedeCozinha.jpg
  19.  # 20

pedra da bancada, em granito
    (a foto representa uma amostra)
      bancada - granito.jpg

0.0261 seg. NEW