Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 1 julho 2016 editado

     # 101

    Colocado por: Sergio RodriguesSp acho engraçado usar o ROI para umas coisas e para outras não, se me elucidar agradecia

    Eu explico... mas daqui a uns dias o Sérgio já está outra vez a desconversar...

    No âmbito das casas, o conceito de ROI (retorno do investimento) aplica-se principalmente aos investimentos que são feitos com o objetivo de poupar a curto/médio/longo prazo, sem alteração no conforto ou na utilização da casa. Repare que sublinhei a parte "com o objetivo de poupar".

    Pelo contrário, em investimentos em que o objetivo não é poupar, mas sim proporcionar melhor conforto ou funcionalidades, o ROI deixa de fazer sentido, porque o que se pretende com o investimento não é poupar, mas sim obter outras vantagens.

    Já coloco aqui alguns exemplos, para ilustrar melhor o conceito.
    Concordam com este comentário: rabino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, alexp
    • eu
    • 1 julho 2016

     # 102

    Exemplo 1.

    O Mário vive sozinho numa pequena vivenda e usa um esquentador a gás natural para aquecer a água. As despesas anuais em gás são de 150 euros.

    Um amigo do Mário, que por acaso instala painéis solares, diz-lhe: Mário, porque não instalas um sistema solar e reduzes a fatura com o gás?

    Vamos supor que a instalação do painel solar custa 2500 euros e permite reduzir a fatura anual do gás em 100 euros, ou seja, o Mário passa a gastar apenas 50 euros por ano em gás.

    Contas do ROI:
    Investimento: 2500 euros
    Poupança anual: 100 euros
    Tempo de amortização do investimento: 2500 / 100 = 25 anos.

    Só após 25 anos é que os sistema solar estaria amortizado, e só no 26º ano é que o Mário estaria de facto a poupar.

    E isto é um cenário simplista que não entra em linha de conta com as avarias / manutenção / e com os juros que poderia receber dos 2500 euros.

    Neste caso, não compensa de maneira nenhuma instalar o sistema solar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mhpinto, ricat
    • eu
    • 1 julho 2016 editado

     # 103

    Exemplo 2.

    A Família Costa é constituída por 4 pessoas, vive numa vivenda média, e usa um esquentador a gás natural para aquecer a água. As despesas anuais em gás são de 500 euros.

    Um amigo da Família, que por acaso instala painéis solares, diz-lhe: Costa, porque não instalas um sistema solar e reduzes a fatura com o gás?

    Vamos supor que a instalação do painel solar custa 3500 euros e permite reduzir a fatura anual do gás em 400 euros, ou seja, a família Costa passa a gastar apenas 100 euros por ano em gás.

    Contas do ROI:
    Investimento: 3500 euros
    Poupança anual: 400 euros
    Tempo de amortização do investimento: 3500 / 400 = 8,75 anos.

    Ou seja, após cerca de 9 anos o sistema solar estaria amortizado, e a partir daí começaria a poupança.

    Mais uma vez, as contas não incluem as avarias / manutenção / e com os juros que poderia receber dos 3500 euros.

    Neste caso, já compensará instalar o sistema solar, se for de uma marca que garanta durabilidade e as manutenções forem escassas e baratas. Mas não é uma decisão fácil...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mhpinto, ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • eu
    • 1 julho 2016

     # 104

    Exemplo 3:

    A família Silva está a construir uma vivenda e ouviu dizer que o piso radiante hidráulico alimentado por bomba de calor é um sistema que proporciona um conforto de topo com consumos reduzidos.

    Após obter vários orçamentos, escolheu material de grande qualidade e decidiu adjudicar a instalação a uma conhecida empresa da zona. Entretanto, a empresa propôs o seguinte: "Porque não aproveita para instalar painéis solares para apoiar o piso radiante? Olhe que no Inverno existem alguns dias com sol..."

    O senhor Silva faz duas perguntas pertinentes:
    A- Quando é que o apoio solar me vai custar a mais?
    B- Quanto é que o apoio solar me vai permitir poupar anualmente?

    Vamos supor que a instalação do apoio solar custará mais 2500 euros e permitirá poupar em média 120 euros de energia elétrica todos os anos.

    Contas do ROI:
    Investimento: 2500 euros
    Poupança anual: 120 euros
    Tempo de amortização: 2500/120 ou seja, cerca de 20 anos

    Mais uma vez, não se contabilizam as possíveis avarias, custos de manutenção e perdas de juros...
    • eu
    • 1 julho 2016

     # 105

    Exemplo 4: (este relacionado com carros).

    A família Rodrigues precisa de comprar um novo carro. Decidiu-se por um modelo, com um motor a gasolina de 105 cv. Quando ia para assinar o contrato de compra, o vendedor diz-lhe o seguinte: "Porque não compra a versão a gasóleo de 105 cv? Custa só mais 3000 euros e , com os Kms que faz anualmente, permite-lhe poupar 800 euros em combustível todos os anos".

    Contas do ROI:
    Investimento: 3000 euros
    Poupança Anual: 800 euros
    Tempo de amortização do investimento: 3000 / 800 = cerca de 4 anos

    Aqui compensa claramente investir os 3000 euros.
  1.  # 106

    Sr EU: Nós seus exemplos está a considerar os custos do gaz e electricidade constantes, certo?

    E a não considerar esse investimento financiado como toda a construção, o que implica um dispêndio desses valores no imediato, certo?
    • eu
    • 1 julho 2016

     # 107

    Sr pc ferreira, estes exemplos foram simplificados ao máximo, para ilustrarem apenas as questões essenciais do cálculo do ROI.

    A partir destas contas básicas, podemos ir incluindo cada vez mais pormenores e variáveis, de modo a aumentar o rigor das contas.

    Mas o que realmente queria deixar bem claro é que as contas do ROI fazem todo o sentido quando o objetivo do investimento é poupar.
    Concordam com este comentário: ricat
    • eu
    • 1 julho 2016

     # 108

    Colocado por: pc ferreira
    E a não considerar esse investimento financiado como toda a construção, o que implica um dispêndio desses valores no imediato, certo?

    Se o investimento for pago com dinheiro do banco, então a situação ainda fica mais desfavorável para o investimento, pois é necessário acrescentar os juros aos custos.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  2.  # 109

    Colocado por: euSr pc ferreira, estes exemplos foram simplificados ao máximo, para ilustrarem apenas as questões essenciais do cálculo do ROI.

    A partir destas contas básicas, podemos ir incluindo cada vez mais pormenores e variáveis, de modo a aumentar o rigor das contas.

    Mas o que realmente queria deixar bem claro é que as contas do ROI fazem todo o sentidoquando o objetivo do investimento é poupar.


    Sim mas se quer que as pessoas introduzam o "ROI" nos seus processos de decisão, deverá eliminar o simplicismo e incorporar todas as variáveis possíveis.

    Caso contrário não é um "ROI" mas sim um "talvez seja rói mas não é bem assim".
    • eu
    • 1 julho 2016

     # 110

    Sim, para afinar as contas é preciso acrescentar uma série de variáveis, que no caso dos sistemas solares devem incluir a evolução previsível do custo da energia, os custos de manutenção, a duração expectável dos sistemas (painéis, reservatórios, válvulas, bombas de circulação, etc), os juros, etc...

    Mas as variáveis principais e cruciais são as que estão nos exemplos. Aquelas variáveis já dão para ter uma ideia global sobre se vale a pena ou não investir.

    Agora... cada um que faça a suas continhas...
  3.  # 111

    Colocado por: euSim, para afinar as contas é preciso acrescentar uma série de variáveis, que no caso dos sistemas solares devem incluir a evolução previsível do custo da energia, os custos de manutenção, a duração expectável dos sistemas (painéis, reservatórios, válvulas, bombas de circulação, etc), os juros, etc...

    Mas as variáveis principais e cruciais são as que estão nos exemplos. Aquelas variáveis já dão para ter uma ideia global sobre se vale a pena ou não investir.

    Agora... cada um que faça a suas continhas...


    Portantos contas tipo a dos políticos.
  4.  # 112

    Colocado por: euSr pc ferreira, estes exemplos foram simplificados ao máximo, para ilustrarem apenas as questões essenciais do cálculo do ROI.

    A partir destas contas básicas, podemos ir incluindo cada vez mais pormenores e variáveis, de modo a aumentar o rigor das contas.

    Mas o que realmente queria deixar bem claro é que as contas do ROI fazem todo o sentidoquando o objetivo do investimento é poupar.


    Não sabia que vocês tinham tido guerras em torno destes conceitos no passado.

    Mas como tanto você como o Sérgio e o PC Ferreira são pessoas que estimo e sigo neste fórum, deixo também a minha opinião "desinteressada"/pessoal: o ROI ou período de retorno é algo que calculamos, por exemplo, em todos os certificados energéticos. E esse cálculo faz-se em função do custo de investimento vs. poupança anual (como você fez), mas para todas as situações: instalação de painéis solares, substituição de caixilharias/vidros, aplicação dum sistema ETICS, isolamento dum sótão, colocação de pladur e lã-rocha numa parede exterior/interior, alteração duma caldeira mural a gás e radiadores para bomba de calor e piso radiante, etc etc etc

    Posso dizer que há coisas cujo ROI é manifestamente curto (principalmente isolamentos de sótãos, ams também de paredes e colocação de painéis solares) e outras cujo ROI é tão elevado que só se justificam pelo maior conforto proporcionados (substituição de caixilharias normalmente tem ROI elevado).

    No fundo, o mais simples é mesmo determinar o quociente investimento/poupança anual, mas podemos refinar sempre melhor o input, de modo a contabilizar manutenções e outras despesas periódicas ou até a reflectir a evolução do preço da energia e das taxas de juro, mas em boa verdade a maior parte destes factores são tretas, porque a evolução do preço da energia e das taxas de juro são impossíveis de determinar, caso contrário todos nós faríamos uma fortuna na bolsa.

    Como em muitos outros casos, "keep it simple" é a melhor forma de fazer este estudo e o mesmo é bastante para ficarmos com uma ideia muito razoável daquilo que pretendemos saber: vou investir X em tal tipo de trabalhos que me vai permitir uma poupança de Y. Donde obtenho o retorno do investimento em Z anos.

    Este conceito é muito importante para por vezes desmistificar algumas situações. Descurando a parte das manutenções, a diferença de preço de aquisição do meu carro, versão gasolina/gasóleo, era de X mil euros. Ao preço do combustível à data e à diferença nos consumos em ambas as versões, precisava de fazer 210 mil kms para obter o equilíbrio e só a partir daí a versão gasóleo ficaria mais económica. É claro que depois há outros factores emocionais a ter em conta, mas o ROI pode ser uma óptima ferramenta para quase todas as tomadas de decisão do dia a dia e matematicamente é possível saber se estamos a tomar uma decisão emocional ou economicamente racional.
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  5.  # 113

    Colocado por: Skinkx
    Posso dizer que há coisas cujo ROI é manifestamente curto (principalmente isolamentos de sótãos, ams também de paredes e colocação de painéis solares) e outras cujo ROI é tão elevado que só se justificam pelo maior conforto proporcionados (substituição de caixilharias normalmente tem ROI elevado).

    Outro com um ROI muito bom. Os sistemas de duche certificados.
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  6.  # 114

    Colocado por: Nuno Nunes
    Outro com um ROI muito bom. Os sistemas de duche certificados.
    Concordam com este comentário:eu,jorgealves


    Eu diria que deveriam ser duches certificados, mas também torneiras de baixo caudal e autoclismos com elevada eficiência hídrica...

    E poderia acrescentar o adequado isolamento das redes de distribuição de fluidos (AQS/calor/frio), tantas vezes descurada, porque há situações em que, como me dizia um colega do Jorge há uns tempos, a tubagem custa X e o isolamento/coquilha custa 1,5 X. Ainda hoje continuo sem ver uma única habitação com coquilhas na rede de AQS.
    Concordam com este comentário: eu, Nuno Nunes, jorgealves
    • eu
    • 1 julho 2016

     # 115

    Colocado por: SkinkxComo em muitos outros casos, "keep it simple" é a melhor forma de fazer este estudo e o mesmo é bastante para ficarmos com uma ideia muito razoável daquilo que pretendemos saber: vou investir X em tal tipo de trabalhos que me vai permitir uma poupança de Y. Donde obtenho o retorno do investimento em Z anos.

    Foi exatamente o que eu fiz naqueles exemplos.

    Fica-se logo com uma ideia geral sobre se o investimento compensa ou não...
    Concordam com este comentário: Skinkx
  7.  # 116

    Colocado por: SkinkxAinda hoje continuo sem ver uma única habitação com coquilhas na rede de AQS.

    A sério ???? Mesmo sem ser em tubagem PEX ?? E em novos ???
  8.  # 117

    Colocado por: Nuno Nunes
    A sério ???? Mesmo sem ser em tubagem PEX ?? E em novos ???


    Nadinha de nada. Niente. Zero. "Diz que" a manga já é um bom isolante. :-)
  9.  # 118

    Colocado por: euEu explico... mas daqui a uns dias o Sérgio já está outra vez a desconversar...
    nao , nao estou eu mantenho sempre o que digo!



    Colocado por: euNo âmbito das casas, o conceito de ROI (retorno do investimento) aplica-se principalmente aos investimentos que são feitoscom o objetivo de poupara curto/médio/longo prazo, sem alteração no conforto ou na utilização da casa. Repare que sublinhei a parte "com o objetivo de poupar".
    certo e o que nao falta por ai é investimentos em que o objectivo é poupar!



    Colocado por: euPelo contrário, em investimentos em que o objetivo não é poupar, mas sim proporcionar melhor conforto ou funcionalidades, o ROI deixa de fazer sentido, porque o que se pretende com o investimento não é poupar, mas sim obter outras vantagens.

    La esta o poupar tem muitas formas, seja o poupar em dores de cabeça, seja em poupar num ceramico que dure, seja em poupar em copos que nao embaciem quando vão á maquina, seja poupar num sapatos mais fofitos!! o que eu sou contra e sempre o disse é usar o ROI como unico argumento na escolha ou nao de um sistema, lembro-me perfeitamente do caro eu dizer "isto sobre sistema solares forçados" que ambos faziam a mesma coisa que "ambos aqueciam a agua" se não estou em erro foi mais ó menos estas a palavras, e que nao fazia sentido um sistema em detrimento do outro, pegando nesta ideia seria entao correcto dizer que por exemplo no tema deste topico em concreto o homem ficaria melhor servido com um termossifão do que um sistema forçado isto porque o ROI assim o diz ambos fazem a mesma coisa, ambos cobrem cerca de 70% a 80% das necessidades "um pouco mais pro forçado" e este pouco mais juntificaria o investimento num forçado?!?!? ora vamos la ao amigo ROI, diz aqui o ROI que não!


    e ja agora vou continuar aqui na parte de utilizar o ROI em sistemas cujo objectivo é poupar, faço por exemplo uma questao por exemplo em relação a sistema de isolamento ETICS e ITICS, aqui cujo um dos objectivos é efectivamente poupar a factura mensal de climatização o ROI entre na argumentação da escolha entre um e outro ou fica um pouco á parte e a que mais relevo tem é o facto de uma garantir a total eliminação de pontes termicas e impermeabilização da fachada por exemplo e a outra fica provavelmente mais em conta não sei, mas tem outras vantagens inerentes do sistema va! resumindo o ROI é chamado a contabilizar os 5% 8% 14% sei la que um sistema poupa em climatização ao fim do mes?
    O mesmo para as caixilharias da msoares inves das kommerling o roi ai não entre?
    Umas torneiras termostacticas, não poupam agua quente? o roi onde esta?






    Colocado por: euNeste caso, já compensará instalar o sistema solar, se for de uma marca que garanta durabilidade e as manutenções forem escassas e baratas. Mas não é uma decisão fácil...
    outra coisa aqui, "uma marca que garanta durabilidade" isto não encarece o sistema? o roi fica com menos margem de manobra? ate onde se pode pagar esta durabilidade? ate onde o ROI deixar? entao sendo assim soluções mais caras nao fazem sentido!!
  10.  # 119

    O ze quer por em casa um sistema de ar condicionado, recebe 3 propostas uma daikin 5000€ outra da mitsubishi 4800€e outra de uma marca branca 2500€
    o que é que o roi diz, bem com o sistema de marca branca gasta mais 100€ por ano pois tem um scop menor, ambas aquecem arrefecem so nao tiram finos,
    ora bem diferença de 2500/100= 25 anos
    O roi diz que o ze é maluco em colocar daikin em casa!!
  11.  # 120

    Colocado por: SkinkxNadinha de nada. Niente. Zero. "Diz que" a manga já é um bom isolante. :-)
    quer melhor isolante que o ar?
 
0.0370 seg. NEW