. Aqui fica o desenho do upgrade, lembro que os dois sistemas vão trabalhar em simultaneo, um a extrair do recuperador e outro da hotte, aberturas na lage são:
1- 165 mm para o suflador de 160mm 4- 130mm para as saidas de ar de 125mm. 2- 100mm nos WC's para extração de vapores dos banhos.
De lembrar que contribuiu para melhoria do desempenho do sistema a mudança de toda a caixilharia para vidro triplo da rehau( geneo), e a colocação de tecto falso com isolamento sob a lage comwallmate Basf hidro de 50mm. posto fotos a seguir..
Estas pessoas agradeceram este comentário: ruben85
O isolamento está todo feito assim , e quanto aos upgrades nos tectos falsos está em outro tópico, por isso postarei lá as fotos.. agradeço que me ajudem, e aceito criticas para melhorar dentro do possível o sistema,, quanto ao material como suflador de 600m/3 e a tubulação isolada ja tenho toda. Preço:
1--Suflador de ar Autogyre de 600m/3------ OLX, 110€, novinho na caixa, resto de obra de um fulano.. 2--Tubos de 125(8m) e 160(10m)-- e reduções 89€tudo, comprei a uma empresa de ar condicionado que enganou-se no pedido e tinha em armazem, os tubos são de aluminio flexivel por dentro e com manta de lâ de rocha e papel aluminio por fora.
Parabéns. Muito bom trabalho. E se os seus objectivos muito bom. O mais importante é quando nós sabemos o queremos, e não ser os outros a pensarem por nós. Quantos instaladores que há por aí, que fazem as instalações aos seus clientes e não possuem eles um recuperador em casa , ou seja falta-lhe a experiencia do contacto direto com os equipamentos. Muitas das vezes não se preocupam em receber o feedback dos clientes para melhorarem para a proxima instalação.
Fsilva, boas, esão no sítio mais longe pois é o oposto das portas, Não se esqueça que tenho ar quente a entrar pelas portas,, O ponto de furação da laje foi tido em conta a pensar nisso, e sim é pela laje que vão passar as condutas...
Boas Fsilva. Ja estou a finalizar o trabalho, e como o trabalho e o trabalhador tem de se adaptar aos imprevistos, tive de fazer duas pequenas alteraçoes ao projeto.
1• o buraco que fiz no primeiro wc ficou mais perto do suflador, assim ficou a menos de um metro do mesmo. 2• ja nao vou fazer a saida para o quarto da minha folha pois julfo nao ser necessario pois o mesmo ja conta com uma saida do aparelho de 400m3. E para responder a tua pergunta julgo ser entre 8 e 10 metros. Pela manha posto fotos e faço novo desenho.. mas adianto que seguio sempre sem emendas ate a bifurcação. Abraço..
como é que este post me passou despercebido?? Flaviano742, excelente post. Entretanto meto-me numa aventura semelhante no meu recuperador... que só desperdiça calor pela caixa da chaminé acima.... e tem aqui excelentes dicas!
Boas albertino, o de 400m3 custou 190€ no bricomarche, mas o de 600m3 comprei novo a um homem no OLX por 110€ :). a seguir vou postar fotos da continuação da obra que já está em fase de finalização.. abraço..
Como era..
Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
Reparem que aquele buraco com tubo de 160 do tecto,é o de aspiração para o outro suflador ( 600m3), e a selagem com sisal e gesso...aproveitei também para passar a sonda do termostato de arranque do segundo suflador, esta sonda estava dentro dele, eu desmontei e retirei a mesma e o termostato..
testei a altura com blocos e no fim comprei os suportes para lareiras em uma casa aqui da localidade, e comecei a fazer a armadura para suportar o gesso cartonado, e comecei a fazer as ligações para teste inicial...
Como vêem, o suflador aspira do recuperador e sufla pela primeira saida a direita ( quartos dos miúdos) 2º para o wall e 3º para a cozinha..
Teste feito na perfeição, somente não pude fazer o teste dos 2 sufladores em simultaneo pois tenho os quartos e casas de banho do piso superior todos em obras, :), seguinte...
um dos insufladores (o que se vê no post #53) está misturar o ar do recuperador com ar fresco? pela imagem parece... e no site do fabricante recomendas isso mesmo... novamente, obrigado!
E agora é esperar secar para lixar.. abraço e espero que tenham gostado... Aceito criticas, mas somente construtivas, pois destrutivas deixem que oriento-me sozinho...:)
Colocado por: 1976um dos insufladores (o que se vê no post #53) está misturar o ar do recuperador com ar fresco? pela imagem parece... e no site do fabricante recomendas isso mesmo... novamente, obrigado!
Companheiro por de trás do recuperador eu tenho uma entrada de ar fresco exterior, esta dita mistura é para primeiro aliviar a depressão em casa e a segundo é para não tornar o o ar. viciado..