Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Colocado por: santiago40

No meu caso?

ai eu sou mesmo burro!peço desculpas no seu caso a isolação esta perfeita!estive sempre a imaginar a lã tocar a parede e agora reparei que é o xps e depois a lã!
  2.  # 302

Boas!

Já coloquei o acabamento no chão, com rodapé branco de madeira. Mas como o chão é "curvo" e fiquei com uma zona em que o rodapé ficou sem contacto no chão, quero selar isto.

Posso usar silicone branco, normal? Ou tem de ser alguma coisa diferente?
  3.  # 303

O Silicone que tenho aqui é acrilico, não sei se faz diferença. Ah e o chão é de corticite envernizada, bastante antigo.
  4.  # 304

Santiago, bom dia, bem parece que temos as marias com o gosto um tanto parecido.. Mais uma vez,, O chão da minha casa comprei no ikea ( tundra) branco, e os rodapés comprei no leroy, uns quase brancos também, e como o chão estava empenado e eu por burrice não corrigi, fiquei com o mesmo problema, no meu caso usei aquele silicone cinza claro no rodapé, mas admito que entre o chão e o rodapé ficava melhor o branco, eu optava pelo acido branco com antifungo, pois será uma superfície que não será pintada.. abraço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  5.  # 305

Respondi muito cedo, e nem ví que o teu chão é corticite, mas é em que tom?! natural?!, pois nos cantos do meu roupeiro e o tecto eu dei silicone a imitar madeira e ficou fixe.
  6.  # 306

Boa tarde companheiro!

Eu acho que vou usar o branco, fica porreiro. Resta saber se este ACRILICO que tenho aqui faz algum "mal" ao chão. :) A ideia do anti-fungos não é má de todo, mas será mesmo necessário? O chão é de corticite envernizada e está em bom estado, nunca tivemos problemas, muito menos de fungos :)
  7.  # 307

Boas companheiro, mal não faz, e como leva só um fiozinho, quase nem se vê, no entanto eu comprei alguns no brico pois estou em fim de acabar o closet, então vou postar fotos no meu tópico. aproveita é até hoje dia 17/02 , silicone branco no bricomarche a 1.99€, do acido branco ou transparente para sanitários, podes usar este, a vantagem aí é que não terás de futuro problemas, ou tanbém o pintável.,marca GO ON.. abraço.
  8.  # 308

Colocado por: Flaviano742silicone a imitar madeira

a imitar madeira, significa ser castanho ou tem alguma coisa diferente além da cor?
    • ze79
    • 17 fevereiro 2013

# 309

Colocado por: santiago40Boas!

Já coloquei o acabamento no chão, com rodapé branco de madeira. Mas como o chão é "curvo" e fiquei com uma zona em que o rodapé ficou sem contacto no chão, quero selar isto.

Posso usar silicone branco, normal? Ou tem de ser alguma coisa diferente?

boas santiago40 sim pode usar um fio de silicone branco .

Parabéns pelo trabalho desenvolvido ai nesse quarto esta mesmo fixe ;-))

Já agora qual foi o custo desse pequeno biscate ;-))
  9.  # 310

Usei o com tom de faia, como o da madeira..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  10.  # 311

Boas!

Boas companheiro, mal não faz, e como leva só um fiozinho, quase nem se vê, no entanto eu comprei alguns no brico pois estou em fim de acabar o closet, então vou postar fotos no meu tópico. aproveita é até hoje dia 17/02 , silicone branco no bricomarche a 1.99€, do acido branco ou transparente para sanitários, podes usar este, a vantagem aí é que não terás de futuro problemas, ou tanbém o pintável.,marca GO ON.. abraço.

Olha já vou tarde, mas obrigado pela dica ;)

boas santiago40 sim pode usar um fio de silicone branco .
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido ai nesse quarto esta mesmo fixe ;-))
    Já agora qual foi o custo desse pequeno biscate ;-))

Obrigado.

Juro que não sei, mas em material básico... entre 150 a 200€. Se juntar as coisas outras mais pequenas, tipo extras (tintas/rodapés/silicone/lixas/e mais umas 500 coisas...) deve chegar perto dos 300€. Mas atenção que tenho aqui material desse extra que me dá para fazer mais uma parede ou duas - basta agora comprar as placas de gesso, o xps e a lã mineral. Por exemplo, primário CIN todo do best ainda tenho mais de meia lata. Parafusos para o gesso tenho 2 caixas. Rodapés comprei 5 placas e só usei 1,2. Etc etc etc.

Mas fica um espectáculo, o quarto está super ameno e não tem nada a ver com o "antes". Ahhh e devo informar que, desde que o quarto voltou a ser usado, aquele pormenor da parede "fria" desapareceu - ou seja, agora que a divisão tem tido uso e tem estado com a janela fechada, atingiu um estado "normal" de temperatura da parede, e realmente não tem nada a ver com as dos outros quartos, é bem mais amena.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv, JoseBlino
  11.  # 312

Parabéns Santiago.. abraço...
  12.  # 313

Então Santiago, e as obras como andam?!, abraço.
  13.  # 314

Boas!

Então Santiago, e as obras como andam?!, abraço.

Olha, de momento... paradas.

Passo a explicar: rebentei um joelho (lesão no menisco e no ligamento cruzado) e tenho dificuldade em andar em cima de escadotes a fazer o tecto falso. Deste modo só quando me sentir melhor é que vou voltar ao "ataque".

Entretanto descobri aqui à uns tempos um artigo curioso da Building Science, que partilho convosco: http://www.buildingscience.com/documents/enclosures-that-work/high-r-value-wall-assemblies/high-r-foundation-8-xps-2x4-framing-with-fiberglass

XPS + Lá de vidro+ Pladur = Excelente isolamento térmico!

Estou super agradecido ao ALV por me ter dado a dica deste sistema que tão bem tem funcionado aqui em casa, nota-se que o quarto está "ameno" em comparação com o resto da casa. E o termómetro digital confirma: o quarto dos miúdos está SEMPRE mais quente que o resto da casa - e NUNCA tem aquecimento ligado, o que equivale a uma ótima poupança energética hoje, amanhã, para o ano que vem, todos os anos vindouros...

No tecto dos quartos vou usar a mesma solução, porque como sabem não tenho forma de meter isolamento em cima da placa, e já percebi que este "sistema" de isolamento térmico funciona bastante melhor que eu pensava - está decididamente aprovado!

Outra nota: recordam-se do meu stress com aquele pormenor do enrolador do estore, aquela peça do "escorredor" no topo? Ora bem, usei um pedaço de alcatifa super maleável, bastou abrir um rasgo no meio do pedaço de alcatifa, colocar entre a parede e o "escorredor", e está perfeito. Neste dias de ventania não passa NADA de vento e/ou frio :)

Como bom português, lá me desenrasquei.
  14.  # 315

Boa noite a todos.

Porque tenho um problema semelhante ao do Santiago, acabei de vos encontrar e por aqui andei a ler-vos. Parabéns, quer ao "empreiteiro" (ou empreendedor, ficará melhor?), quer aos formadores e ajudantes.

Questão que me assiste: o meu quarto que carece de isolamento térmico tem 3 paredes 3 exteriores! Retirar 10 cms do topo, como fez o Santiago, é pouco significativo, mas repetir a brincadeira nas duas paredes laterais é o suficiente para que o espaço aos pés da cama se torne exíguo! É possível usar XPS e perfis de menor dimensão? Tentar, com resultado positivo, reduzir em cada parede de 10 cms para 6 [ XPS de 20, perfil de 36 ]?

Pior, por cima do quarto fica um terraço, sem qualquer isolamento térmico e, de resto, com problemas de infiltrações! Pelo que no certificado de qualidade energética, foi sugerida a aplicação de aglomerado negro de cortiça. De que modo é que este é compatível com o que aqui foi alvo de análise?

Atenção que não percebo nada da "poda"; mas não tenho medo de me meter em bricolage; e tenho uma casa que é um cancro, porque a construção é a coisa mais miserável que existe e que vai necessitar de muito engenho da minha parte!
  15.  # 316

Se tem problemas de infiltração recomendo que antes de qualquer intervenção pelo interior, proceda à sua eliminação.
    Concordam com este comentário: alv, fernandoFerreira, santiago40
  16.  # 317

Bom dia,

mas repetir a brincadeira nas duas paredes laterais é o suficiente para que o espaço aos pés da cama se torne exíguo!

O ALV pode aconselhar melhor, mas existe a possibilidade de usar PLADUR® TERM XPS nessas paredes, com recurso a fixação mais curta, que não me ocorre o nome agora.

Colocado por: |RiC|Pior, por cima do quarto fica um terraço, sem qualquer isolamento térmico e, de resto, com problemas de infiltrações!

Como o Paulo lhe referiu acima, não faça nada no quarto antes de resolver essas infiltrações, porque doutro modo anda a mandar dinheiro fora. Imagine a água a estragar o tecto falso sem você dar por isso.
    •  
      alv
    • 12 março 2013

# 318

Vivam!
    Realmente siga os conselhos do PC. Primeiro a infiltração, depois o resto.
    A solução que o Santiago sugere é tão eficaz como qualquer outra para a mesma espessura de isolamento e tem a vantagem de se barata e poder ser colada com pasta de agarre. O único inconveniente que tem é que não é coisa para amadores, mas sim para gente de barba rija, pelo que só se souber que quem vai fazer, domina a técnica é que se deve aventurar a isso.
    Caso o faça, há soluções que começamos 20+10mm e podem ir por aí a fora, mas uma coisa de 40+10mm que no total ocupa cerca de 55 a 60mm é muito boa também.
    Além das considerações que fiz, apenas uma mais que é a qualidade do suporte, saber se este aguenta com uma colagem, porque muitas vezes essas paredes são pobres, estão cheias de fungos ou desagregadas, pelo que também tem de se ter esse factor em consideração.
    "Fassam" parte.
  17.  # 319

Olá, já tive a ler a discussão e penso que fiquei muito bem informado sobre o isolamento nas paredes e teto, no entanto na minha casa que é um 1o andar tenho a entrada do predio por baixo da suite, entrada essa virada a noroeste, que nunca apanha sol, e que é sempre gelada. Na Suite o soalho é flutuante de carvalho, daquele que é colado.

Questão:

Devo isolar só a parede exterior? a Parede exterior e o chão? Todas as paredes do quarto e o chão?

Para isolar o chão o que aconselham?

Obrigado
    •  
      alv
    • 10 abril 2013

# 320

Vivam!

Colocado por: ruiqueiroz
    Para isolar o chão o que aconselham?

Se esse "chão" está sobre a entrada, pode isolar essa laje com um tecto ou com um revestimento porque não pode isolar pelo interior.
    https://forumdacasa.com/discussion/29130/2/ajuda-eliminar-problemas-de-bolor-em-quartos-por-baixo-de-terraco/#Item_7
    coisa parecida com o post22 mas com os cuidados por lá referenciados picardias à parte.
    E sim, deve isolar tudo o que seja envolvente exterior, seja pelo interior seja pelo exterior.
    "Fassam" parte.

0.0579 seg. NEW