Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

:)

Tempo de pedir orçamentos / mandar vir material. Eis a lista que tenho neste momento, sendo que já tenho aqui por casa os items mais pequenos, como parafusos de pladur, tapits em 2 tamanhos diferentes, etc etc.

X 5 placas XPS 2,6 X 0,60 X 40mm
    * Lã Rocha RL MK30 Rockterm 60mm Papel (9,6mª) = 34€
    * Manta Kraft TI212 (14m2) = 80mm - 39€
    X 1 Junta Estanque - Referencia correcta?
    X 4 CANAL (chão tecto paredes laterais) - Referencia correcta?
    X 5 Perfis (verticais) Ref: 60 27
    X 3 Placas Pladur 3 X 1,2 X 13mm

* Duas opções... a Rockterm é boa? Podia "roubar" 2cm à parede se usasse esta. O que lhes parece?

Entretanto, ALV, pode dar-me uma ajuda na identificação dos items correctos? Tentei seguir um vídeo da Knauf e o manual da Pladur para fazer a lista. Mas o mais provável é estar a esquecer/trocar algumas coisas.

Obrigado.

P.S. Vou comprar o material num representante da Knauf, se há algo que deva acrescentar, força nesses comentários.

P.P.S. Obrigado pela ajuda a fazer deste mini-projecto uma obra bem conseguida.
  2.  # 42

E depois se for possível diga quantos centimetros tirou à parede.
    •  
      alv
    • 3 janeiro 2013

# 43

Vivam!
    Não deixa de ter alguma piada, e só isso, ir comprar "3 Placas Pladur 3 X 1,2 X 13mm" e ir "comprar o material num representante da Knauf":)
    Mas ainda assim, o que interessa é que faça bem e que fique bem servido.
    Em relação às referências, como entende variam de marca para marca e muitas vezes entre distribuidores da mesma marca têm referencias diferentes, mas como são todos, mas todos compatíveis, entendemos-nos todos. Assim, os canais e os montantes basta que refira que são de 46mm (48 noutras, mas são o mesmo), da junta basta que refira junta de estanqueidade para perfil de 46, ou se não tiverem, qualquer coisa serve desde que tenha entre 5 e 10mm e seja resiliente.
    Quanto às lãs, repare que tem 80mm mais barata que 60, logo melhor. Use a de 80, ainda que fique comprimida, porque isso ambas ficarão, uma ou outra, mas pessoalmente prefiro a com papel kraft, menos densa e por ser de vidro, mas isso são questões platónicas, pelo que apenas tem de se certificar que o "papel" é kraft e colado com cola asfáltica, senão é o mesmo que nada e esse pormenor, maior, só indo consultar s canhanhos.

Quanto à espessura "roubada", também tenho curiosidade de saber até onde vai o seu engenho, mas 40+46+13, não hão-de ser muito mais de 10cm, depois de instalados!
    A ver.

"Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40, Interrogativo
  3.  # 44

Obrigado pelos comentários.

Espessura roubada... deve andar à volta dos 10-11cm, mas quando terminar logo meço correctamente.

Pelo que leio aqui: http://www.knaufinsulation.es/pt-pt/content/manta-kraft-ti-212 a Manta Kraft TI212 é "constituída por um complexo de papel kraft / polietileno". Será isto? Os canais vejo que existe o 48/30, mas amanhã passo no distribuidor e confirmo.

ALV, uma pergunta mesmo básica: necessito de canais laterais, ou somente chão/tecto, e nas laterais arranco com perfil vertical encostado à parede lateral?
  4.  # 45

Colocado por: alvVivam!
    Não deixa de ter alguma piada, e só isso, ir comprar "3 Placas Pladur 3 X 1,2 X 13mm" e ir "comprar o material num representante da Knauf":)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santiago40

Só agora percebi a piada :) Pladur/Knauf. eheh
  5.  # 46

Bom dia,

Colocado por: santiago40Uma pergunta mesmo básica: necessito de canais laterais, ou somente chão/tecto, e nas laterais arranco com perfil vertical encostado à parede lateral?

E outra questão.

As placas de gesso têm 2,5 ou 3m de altura. O pé alto do quarto tem 2,60. É preferível comprar de 3m e cortar o excedente OU usar as de 2,5 e fazer uma junta de topo com os cm em falta para que fique bem encostado ao tecto, dando a tal margem de 1cm?

// Porque raio as marcas não fazem placas de 2,6?

?
  6.  # 47

Colocado por: santiago40Bom dia,

E outra questão.

As placas de gesso têm 2,5 ou 3m de altura. O pé alto do quarto tem 2,60. É preferível comprar de 3m e cortar o excedente OU usar as de 2,5 e fazer uma junta de topo com os cm em falta para que fique bem encostado ao tecto, dando a tal margem de 1cm?

?

O kerdi-board tem de 2,6! Já começa a ficar + barato!
    Concordam com este comentário: PatSil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  7.  # 48

Colocado por: pc ferreiraO kerdi-board tem de 2,6! Já começa a ficar + barato!

Pois, mas cada placa tem um custo "ligeiramente" superior. :) Qualidade não comento e até percebo que seja o "ideal" mas o preço... upa upa- nem pensar.
  8.  # 49

Colocado por: santiago40

Pois, mas cada placa tem um custo "ligeiramente" superior. :) Qualidade não comento e até percebo que seja o "ideal" mas o preço... upa upa- nem pensar.

ainda estou à espera de ver em quanto fica o material por metro quadrado! Acho que somando isso tudo, vai ter uma surpresa. Não esquecer o tempo de execução!
    • J.C
    • 4 janeiro 2013

# 50

Colocado por: santiago40

As placas de gesso têm 2,5 ou 3m de altura. O pé alto do quarto tem 2,60. É preferível comprar de 3m e cortar o excedente

Se o Alv, não lhe disse, devia te-lo feito....As placas não são colocadas ao alto!
  9.  # 51

@Ferreira, contas por alto fica a menos de 10€ o m2.

@JC, os manuais da Pladur e Knauf indicam instalação na vertical.

EDIT: Afinal, a quanto fica kerdi-board o m2 na espessura de 6cm e placas de 2,60 de altura?
  10.  # 52

Bem, um dos problemas já está resolvido. Encontrei placas de 2,60m de altura. Menos uma chatice.

Quanto às lãs, tive a chamada de atenção sobre o uso de placas/rolo. E até faz sentido: nas paredes deveria usar placas pois não "escorrem" pela parede abaixo com o passar do tempo. Ou então, devo garantir forma da lã em rolo ficar bem fixa no topo, de modo a que não caia. Qual o melhor truque para a fixar em cima, sabendo que vou meter o XPS + estrutura de 48?

Entretanto fiz contas por alto ao material e anda à volta de 180€, dividindo por 7 m2, dá cerca de 25€ por metro quadrado. Instalação homemade, quem faz o trabalho sou eu com ajuda de familiar. Não estou a contabilizar a máquina aparafusadora que peço emprestada e os pequenos itens que já tenho por aqui: lixas, tapits, parafusos, cantoneira, primário, tinta, e mais umas coisas.
    •  
      alv
    • 4 janeiro 2013

# 53

Vivam!
    Colocado por: J.CSe oAlv, não lhe disse, devia te-lo feito....As placas não são colocadas ao alto!

J.C. Você está redondamente enganado. As palcas seja em que SCPGL, são aplicadas ao alto. Sempre.
    Já alguns dias atrás expliquei porquê, mas se for preciso repito. Sempre ao alto em paredes, sejam revestimentos, sejam de compartimentação.
    Nem me atrevo a pensar que o faz, se o faz, mas talvez seja conveniente que fiquemos por aqui sobre este particular.

Colocado por: santiago40As placas de gesso têm 2,5 ou 3m de altura. O pé alto do quarto tem 2,60. É preferível comprar de 3m e cortar o excedente OU usar as de 2,5 e fazer uma junta de topo com os cm em falta para que fique bem encostado ao tecto, dando a tal margem de 1cm?

?

Aqui também, no seu caso optaria pelas placas de 2.50, por serem mais vulgares e a Knauf não ter disponíveis as de 2,60m de altura nos distribuidores. A Pladur tem placas de 2.60m e se for de Coimbra só precisa de dizer quantas quer. Pelo menos é normal que os distribuidores Pladur tenha 2.00; 2.50;2.60;2.80 e 3.00m. Muitas vezes até 3.60m, como vê depende da marca e do distribuidor.

Colocado por: Anonimo16062021Pois é alv,mas o qeu se trata aqui é de isolamento térmico,e as ditas placas que o alv mencionou nenhuma delas possui de uma Conductividad térmica de 0,035 W/mK como é o caso da KERDI-BOARD..

Por acaso as Wedi têm as mesmas características, e as restantes não têm grande condutibilidade, ou melhor até têm demais, mas o propósito dessas placas na conversa que estávamos a ter era a de tratar zonas sensíveis a água, pelo que não entendo o sentido do reparo, mas está feito o reparo do reparo. Assim estamos todos esclarecidos e suponho de acordo.

Colocado por: pc ferreiraainda estou à espera de ver em quanto fica o material por metro quadrado! Acho que somando isso tudo, vai ter uma surpresa. Não esquecer o tempo de execução!

Fico especialmente incomodado, porque parece-me que neste particular estamos a atirar areia para os olhos de quem lê com menos conhecimentos ou menos atento. Não sei com que propósito, mas, sim temos de comparar preços, mas temos de os comparar com espessuras de isolamentos ou com resistências térmicas equivalentes e aí falamos de comparações. De todo modo até podemos falar de espessuras diferentes.

"Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 4 janeiro 2013

# 54

Vivam!

Já vim tarde para ler este comentário, mas cá vai:

Colocado por: santiago40Quanto às lãs, tive a chamada de atenção sobre o uso de placas/rolo. E até faz sentido: nas paredes deveria usar placas pois não "escorrem" pela parede abaixo com o passar do tempo. Ou então, devo garantir forma da lã em rolo ficar bem fixa no topo, de modo a que não caia. Qual o melhor truque para a fixar em cima, sabendo que vou meter o XPS + estrutura de 48?

Já algumas vezes comentei que é um erro usar painéis em paredes. Mais neste particular em suponho que o Santiago vá utilizar estrutura a 40cm, pois só vai usar uma placa de 13. A ser assim, um rolo é sempre preferível pois é cortado em três fatias de exactamente 40cm para encaixar perfeitamente entre os perfis.
    Como se isto não fosse suficiente e comum a uma situação em que usasse a estrutura a 60cm, reparem, usando o rolo são menos duas emendas na manta e no papel. Quanto ao mito do escorregar, bom isso é conversa de quem nunca utilizou ou aplicou um metro de lã, que aquela coisa pica, como dizem e não sabe ou sabe muito pouco do assunto. Acresce-se que sempre se ganha um pouquinho mais a vender painéis que manta, e em tempos de crise tudo conta. Voltando ao principal, a manta sendo de 60 vai ficar comprimida na caixa de 46mm dos perfis, pelo que não tem qualquer hipótese de escorregar e não necessita de qualquer fixação na parte superior. portanto tudo o que lhe digam é conversa da treta.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
    • J.C
    • 4 janeiro 2013

# 55

Colocado por: alv
    mas talvez seja conveniente que fiquemos por aqui sobre este particular.

Parece-me andar muito melindrado ultimamente!!!
    Pelo que me apercebi (noutros posts) parece não ser autorizado outras opiniões!
    Fiquemos.....Então por aqui!!!!!
    Concordam com este comentário: PatSil
    •  
      alv
    • 4 janeiro 2013 editado

# 56

Vivam!

Colocado por: J.CParece-me andar muito melindrado ultimamente!!!

Nada disso J.C.
    Desde muito pequeno que gosto de ferramentas, como é sabido e desde muito pequeno que pela maneira como pega na ferramenta eu conheço o artista.
    Depois temos o outro lado da questão. Normalmente preocupo-me me não mandar bocas nem alimentar discussões fúteis. Não faz o meu feitio. Neste particular já expliquei aqui neste fórum, há muitos poucos dias, numa destas discussões como e porquê.
    Talvez um link fosse conveniente, mas não sou muito habilidoso nestas coisas de links, fotos, e coisas em que não esteja à vontade, mas se for necessário escreverei de novo. Como vê a pena corre-me com fluência.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 4 janeiro 2013

# 57

Vivam!

Só mais uma resalva para não estar constantemente a editar.

Colocado por: J.CSe oAlv, não lhe disse, devia te-lo feito....As placas não são colocadas ao alto!

Este tipo de comentário é que me levou a reagir assim. Mais como pode achar que eu diria uma barbaridade destas!
    o Alv diz que as placas em paredes de compartimentação, revestimentos de paredes existentes são sempre aplicadas ao alto. E não sou só eu que o digo. São os Livros. Está nos livros, pelo menos das marcas que conheço, seja aqui, na Europa nos EU ou mesmo no resto do mundo. Olhe que neste particular da literatura técnica sobre PGL e SCPGL, eu sei do que falo, ou sei o que leio e pesquiso.
    O resto são invenções.
    "Fassam" parte.
  11.  # 58

ALV, obrigado pelos comentários.

Ando para lhe dizer isto à dias, portanto aqui fica: quando você vier à minha zona de Santarém avise-me aqui no FDC, que sou EU que pago o almoço com todo o gosto. Aprecio não só os seus comentários, como aprecio bastante a sua postura dentro deste FDC. Aliás, se não fosse pelas suas resmas de informação sobre este tema, duvido MUITO que eu tivesse "balls" para começar estes mini-projectos de isolamento térmico aqui em casa.

Dito disto,

Tenho na lista orçamentada perfil e canais de 48mm, lã de vidro em rolo TI 212 Knauf com 80mm, e placas de 2,60m (não vi a marca, mas sendo um armazém com tudo da Knauf, calculo que seja deles), entre outros itens como a cantoneira galvanizada, a cantoneira perfurada para os remates da janela, e mais umas coisas normais para o projecto, massas, fitas, etc etc.

Eu vou seguir à risca o plano delineado, e que me parece correcto:

(Parede Exterior)
    +
    XPS de 40mm
    Lã de 80mm com Barreira Para Valor em Papel Kraft
    1 Placa de 13mm

Continuo com a dúvida da junta de estanqueidade, de como a executar. Na lista orçamentada tenho a Banda Acústica Knauf 70mm, que já me foi explicado que devo colocar nos canais de chão e tecto na face do canal que está em contacto com o chão/tecto. Isso eu vou fazer, e já pedi a banda adequada. Devo fazer mais alguma coisa nessas zonas?

E quanto ao XPS? Devo usar espuma de PU à volta das placas, no remate das placas com as paredes, chão e tecto - de modo a garantir que o XPS fica "selado", ou devo deixar esse espaço sem nada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    • J.C
    • 4 janeiro 2013

# 59

Colocado por: alvVivam!

Só mais uma resalva para não estar constantemente a editar.

Este tipo de comentário é que me levou a reagir assim. Mais como pode achar que eu diria uma barbaridade destas!

Peço desculpa pelo comentário!
    Quanto ás placas..
    Quem me tem feito esses trabalhos, (sub empreitadas) enganou-me!
    Veja lá, eu a julga-lo um profissional "Ele anda aqui" mas decerto vai continuar calado!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  12.  # 60

JC,

Pelo que percebi vendo/lendo vídeos e textos de foruns norte-americanos de Drywall, o uso das placas em formato "deitado" é porque é francamente mais fácil (rápido) barrar juntas na horizontal e a malta poupa "tempo/dinheiro". Mas como lhe disse uns posts atrás, os manuais oficiais da Pladur e Knauf indicam montagem vertical.

Eu vou seguir o que os manuais dizem - curiosamente batem sempre certo com o que o ALV diz/informa/aconselha.
    Concordam com este comentário: J.C

0.0316 seg. NEW