Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Bem, ando a rever os vídeos para absorver mais informação, e dei com um vídeo em que o senhor da marca aplica uma "fita" no perímetro (à excepção do solo) pelo lado que vai receber o isolamento e placas.

Alguém reconhece a dita "fita"?

Aos 5.40m:

https://www.youtube.com/watch?v=dLYpdwMVMsA
  2.  # 62

Colocado por: Anonimo16062021
    Pois é alv,mas o qeu se trata aqui é de isolamento térmico,e as ditas placas que o alv mencionou nenhuma delas possui de uma Conductividad térmica de 0,035 W/mK como é o caso da KERDI-BOARD..

As xps wallmate CW-A de 40mm tem estas características, 0.035w/mk, são as que estou colocando aqui em casa...
  3.  # 63

As xps wallmate CW-A de 40mm tem estas características, 0.035w/mk, são as que estou colocando aqui em casa...

Flaviano,

Esclareça-me uma coisa se puder: você meteu espuma de PU (ou outro produto) à volta do XPS para "selar" as juntas contra as paredes/tecto?
  4.  # 64

Coloquei bem prensado o resto de xps, e nos vãos meti PU, e por fim para evitar a minima passagem de vapor, isolei todas as juntas com fita prateada, inclusive cabeças de buchas e encaixes de placas, comprei a fita ( mais fininha) nos chinocas, 18m por 1.5€, já noto a diferença no quarto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  5.  # 65

Colocado por: Flaviano742Coloquei bem prensado o resto de xps, e nos vãos meti PU, e por fim para evitar a minima passagem de vapor, isolei todas as juntas com fita prateada, inclusive cabeças de buchas e encaixes de placas, comprei a fita ( mais fininha) nos chinocas, 18m por 1.5€, já noto a diferença no quarto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santiago40

Obrigado.

Estamos a falar de PU normal, e a fita é isto, mas versão low cost :) ? http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=2366&productid=25270&sid=0

E já agora, alguém tem ideia se a fita se deteriora com o passar dos anos?
  6.  # 66

Santiago, a fita é tipo esta dos recuperadores de calor, a se ela se deteriora?! retirei o primeiro recuperador da casa e com 9 anos a fita estava intacta. E a PU( normal) é o de lata de 750ml, foi este q usei.
  7.  # 67

Flaviano, obrigado pelos esclarecimentos.

Você só meteu XPS ou já colocou o pladur? Conte lá como é que isso está a ficar! Eu recebi hoje o orçamento do material, mas a lã que desejo só chega no fim do mês... até lá é ver navios, ou meter o xps bem isolado até a lã chegar. Mas... com os miúdos no quarto na coboiada, é capaz de não ser boa ideia - a estrutura era capaz de vir abaixo :)

:)
    •  
      alv
    • 5 janeiro 2013

# 68

Vivam!

Acabei de escrever duas páginas e quando fui a submeter, esta coisa apagou-se.
    A ver se consigo reproduzir, mas começava por agradecer as palavras amáveis do Santiago, com a convicção de que bastaria o carregar no botão do obrigado. Não percebo porquê, mas aquele contador deve estar avariado. Deve ser a bicha cortada.
    Enfim, não costumo vir por aqui à noite, mas percebi alguma inquietação no Santiago acerca de alguns detalhes que me têm escapado responder.
    Sobre a questão da junta estanque: Deve ser colocada em toda a perimetria, isto é, no pavimento, no tecto e nas laterais.
    Sobre a espuma de PU, no remate do XPS: Só se os remates e os encostos entre as placas não estiverem bem feitos, ou se quer algum descargo de consciência, que é sempre aconselhável quando se está menos À vontade e uma bomba de PU custa pouco.
    Sobre a fita que se vê no vídeo: Trata-se de uma fita isolante em poliuretano (espuma) com cerca de 1mm de espessura que tem como objectivo fazer com que se encoste a placa perfeitamente e depois se faça o acabamento com um simples remate, cortando-a depois de tudo pronto e pintado e assim evita a colagem de uma banda de canto e a consequente pintura de uma faixa de cerca de 30cm nos encontros das paredes ou mesmo a repinturas das paredes e tectos que confrontam com a nova.
    Por fim apenas dois comentários sobre o vídeo, mesmo feito por uma grande marca. O afastamento entre os perfis é de 40cm e não de 60 como mostra o vídeo, já que está a ser aplicada apenas uma placa de 13mm e isso nem a Knauf recomenda; O outro tem a ver com a utilização de painel como mostra o vídeo, mas sim manta e com BPV, sendo que também isso é muito claro na bibliografia da Knauf, sobretudo quando se tratam de isolamentos interiores de paredes exteriores.

"Fassam" parte e bem.
  8.  # 69

ALV, obrigado pela enésima vez.

Notas tomadas na cábula, para ver se não me esqueço de todos os detalhes. Entretanto vou ver se têm essa fita no armazém, dá claramente jeito a um rookie como eu. Pelo que percebi a fita substitui a massa de barramento, ou percebi mal e deverei fazer os cantos com fita + massa?
  9.  # 70

Colocado por: santiago40Flaviano, obrigado pelos esclarecimentos.

Você só meteu XPS ou já colocou o pladur? Conte lá como é que isso está a ficar! Eu recebi hoje o orçamento do material, mas a lã que desejo só chega no fim do mês... até lá é ver navios, ou meter o xps bem isolado até a lã chegar. Mas... com os miúdos no quarto na coboiada, é capaz de não ser boa ideia - a estrutura era capaz de vir abaixo :)

:)

Santiago, digo que aqui não é diferente, tenho um casalinho, e acham tudo baril, ( olha que fixe pai, meu quarto tem o teto azul). rsrs, ainda não coloquei o pladur, estou a fazer poupança,,rsrs, isto está mau.., espero poder faze-lo já no fim do mês.

No entanto hoje já notei a diferença, normalmente o quanto do meu filho que fica sobre a sala está sempre quentinho, mas o da minha filhota um autentico gelo, tal como o meu. O recuperador com o suflador veio dar temperatura, mas pela manhã o breu já era notório novamente. Qual a minha surpresa quando hoje tinha o quarto da miúda a mesma temperatura do quarto do meu filho, e o melhor, as paredes já não estão gélidas, ou seja, parece que o problema era mesmo só da laje...
    •  
      alv
    • 5 janeiro 2013 editado

# 71

Vivam!
    Mais umas palavras sobre a fita de remate.
    Não tem nada a ver com a estanqueidade.
    É conhecida pela fita dos malandros, e em termos profissionais raramente se utiliza, sendo que só muito recentemente dado o custo insignificante se começou a usar para poupar algum trabalho, sobretudo de pintura: Tem vantagens e desvantagens.
    Serve de fita isoladora corente, aquela dos pintures, em situações em que se não pode ou quer utilizar a técnica corrente de colar uma banda de canto. A banda de canto permite um remate perfeito e serve de charneira nos micro movimentos evitando o aparecimento de fissura nos cantos.Ora este tipo de acabamento obriga à repintura de, senão todo, parte dos contornos de encosto, mas normalmente obriga á repintura de todas as superfícies de encosto.
    A fita tem cerca de 5cm de largura e 1mm de espessura e uma zona autocolante com cerca de 1cm. Usa-se, normalmente, quando não se quer ou pode utilizar a banda de canto, numa de duas situações: Quando a placa encosta a outro material, como por exemplo a uma caixilharia e não pode levar banda de canto; Ou quando, de todo não se quer usar banda de canto para não ter de repintar as superfícies de encosto, motivo mais corrente e por isso denominada de fita dos malandros.
    Quando o caso é um destes, basta que se remate, ou se aplique uma banda de topo para rematar, pintando depois tudo e cortando o excedente. Nesta situação o que acontece é que vai sempre aparecer uma fissura no canto, mas sendo assumido é uma boa solução.
    Numa casa como é o caso do Santiago, a banda de canto e a repintura das superfícies é sempre uma solução a considerar para que o trabalho fique perfeito.
    Espero ter ajudado à decisão e "fassam"parte.
  10.  # 72

Colocado por: santiago40

Continuo com a dúvida da junta de estanqueidade, de como a executar. Na lista orçamentada tenho a Banda Acústica Knauf 70mm, que já me foi explicado que devo colocar nos canais de chão e tecto na face do canal que está em contacto com o chão/tecto. Isso eu vou fazer, e já pedi a banda adequada. Devo fazer mais alguma coisa nessas zonas?

Pois é! Pela estanquicidade as placas da kerdi-board ficam exponencialmente muito mais baratas.
    Concordam com este comentário: PatSil
    •  
      alv
    • 5 janeiro 2013

# 73

Vivam!
    Também não costumo vir por aqui ao fim de semana, mas...tenho que repor aqui algumas verdades.

Colocado por: pc ferreira
    Pois é! Pela estanquicidade as placas da kerdi-board ficam exponencialmente muito mais baratas.

Caro Ferreira, continuamos a atirar areia para os olhos. O que é que o ** tem a ver com as calças?
    A junta de estanqueidade que nos estamos a referir custa cêntimos, se for uma simples espuma, e pode ser ligeiramente mais cara se for uma XPTO auto adesiva da própria marca, mas ainda assim, numa parede são trocos.
    Como não percebo onde quer chegar com a frase citada, convém pôr alguns pontos de ordem à mesa.
    Cada um destes materiais, é óptimo para o que é e não convém continuar a confundir as coisas. O Santiago vai fazer um isolamento com cerca de 9cm de espessura, ponto final.
    Com esses 9 cm de espessura, não há, não existe, não pode haver nenhuma solução com características técnicas de isolamento que, sequer, se aproxime aos preços desta, façam as contas que quiserem. Quase que me atrevo a dizer, que qualquer outra solução corrente com os materiais que preconiza e que são óptimos , ou mesmo insubstituíveis noutros casos, com as mesmas características de isolamento custam mais do dobro do preço desta solução.
    Portanto, paremos por aqui. Certamente que até pode, e deve utilizar as kerdi ou as wedi nas bordaduras das ombreiras de portas e janelas, mas em parede corrente, num quarto, não, não porque não possa, mas porque para a mesma relação custo benefício existem soluções incomparávelmente, melhor exponencialmente, palavras suas, mais baratas.
    "Fassam" parte.
  11.  # 74

Dia desses fui pedir o material a loja, e o homem veio com as kerdi, no tamanho + ou - parecido com o material que coloquei, teria de pagar 82€ a peça, bem, pelos meus calculos 10 peças 820€ + a cola.Já no sistema normal fica 150€ ( pladur, xps, varões, calhas mestras, pivot´s, buchas, e saco com 1000 parafusos).

Se fica melhor?!, não sei, o certo é que como sou pobrezinho tenho de optar por pladur , rsrsrs, estou somente a falar do quarto da minha filha... hora tenho quase 200m/2 para isolar então teria de vender a casa para pagar as peças...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  12.  # 75

82 euros, já com IVA incluído parece-me absurdo. Ou não foi a um pareceiro comercial ou então o homem se enganou. Nós damos orientações comerciais para que se pratiquem determinados descontos, contudo não mandamos em casa das pessoas.

Se puder enviar-me por pm qual a casa que lhe deu esses preços, fico-lhe inteiramente grato.
  13.  # 76

Flaviano,

Pois é, temos que controlar custos - mesmo que isso obrigue a mais tempo de obra.

Como disse, a lã da Knauf que tenho no orçamento só chega no fim do mês (na melhor das hipóteses). Agora tenho aqui duas opções: ou espero e faço tudo de seguida quando a lã chegar (uma grande seca, quero fazer isto asap) OU meto já o XPS na parede e aplico a espuma de PU e a fita de aluminio a fechar as juntas para que o vapor não danifique nada, e ainda posso adiantar a estrutura de canais/perfis.

Conselhos, conselhos... Tenho alguma desvantagem em meter já o XPS?
    • dato
    • 5 janeiro 2013

# 77

eu começava já... como vai ter mais tempo para aplicar o xps, vai acabar por dar mais atenção aos detalhes no isolamento
  14.  # 78

Colocado por: datoeu começava já... como vai ter mais tempo para aplicar o xps, vai acabar por dar mais atenção aos detalhes no isolamento

Sim, é um facto, metia o XPS com calma, isolava aquilo mesmo bem, e podia olhar BEM para a questão da janela e de COMO fazer a "esquadria" à volta da janela, e os remates do enrolador dos estores - vai ser outro berbicaxo. Sabe que a minha dúvida tem a ver com a existência de desvantagens/inconvenientes que me possam escapar. É que depois de ter o XPS "preso" à parede (colado ?? ou só encostado??) não convinha estar a tirar tudo por falta de algum pormenor esquecido. E olhe que sou atrito a essas situações... :) :) :) Por isso é que faço questão de perguntar/avaliar/pesquisar o melhor que posso.

Homem prevenido vale por dois :)
  15.  # 79

Santiago.

Vou colocar agora as fotos de como ficou com xps, pu e fita de aluminio, agora só falta o pladur,,, .
  16.  # 80

0.0350 seg. NEW