Iniciar sessão ou registar-se
    • dato
    • 6 janeiro 2013

# 81

Colocado por: santiago40

Sim, é um facto, metia o XPS com calma, isolava aquilo mesmo bem, e podia olhar BEM para a questão da janela e de COMO fazer a "esquadria" à volta da janela, e os remates do enrolador dos estores - vai ser outro berbicaxo. Sabe que a minha dúvida tem a ver com a existência de desvantagens/inconvenientes que me possam escapar. É que depois de ter o XPS "preso" à parede (colado ?? ou só encostado??) não convinha estar a tirar tudo por falta de algum pormenor esquecido. E olhe que sou atrito a essas situações... :) :) :) Por isso é que faço questão de perguntar/avaliar/pesquisar o melhor que posso.

Homem prevenido vale por dois :)

Santiago,

Sim, tb faço o mesmo.. Costumo estudar bem antes de fazer qq coisa..mas as vezes a vontade e tanta q começo antes do tempo e depois lá tenho q parar para pensar..lol

Um mês parado e mt tempo..lol
  1.  # 82

Bom, andei a dar uma limpeza nas humidades que tinha nos cantos do meu quarto, parede exterior, virada a Norte, e com algum "sujo" junto ao pilar e viga que atravessa a casa. Nada de mais, bastou limpar com água morna cruzada com um pouco de lixívia, e um pano de cozinha. Este quarto vai levar a mesma fórmula do quarto dos meus pequenos, mas para já é o dos miúdos que segue em obra.

Como a lã preferencial só chega daqui a umas semanas, repito a pergunta:

- Posso colocar o XPS na parede, com espuma de PU nos remates e juntas, e com uma camada de fita isoladora de alumínio por cima dos remates entre placas - tentando garantir que NÃO existe forma dos vapores se instalarem entre a parede e o XPS?

Isto sabendo que só vou colocar a lã + pladur daqui por 3 ou 4 semanas.
    • dato
    • 6 janeiro 2013

# 83

santiago, uma pergunta...

n chegava o xps e o pladur? precisa mm da lã?
    é certo q fica melhor, mas tb mais caro e mt mais trabalhoso...
  2.  # 84

Dato,

Prefiro fazer como o ALV já tantas vezes indicou e explicou, é uma excelente solução com muito boa relação preço/qualidade.

Para dizer a verdade são (somente) mais 31 euros de lã - mas a garantia de eficiência é francamente maior, e se (SE) algum dia houver um stress de vapores ali pelo meio, sei que temos a lã de vidro com a barreira pára vapor - é uma tranquilidade mental que gosto.

E como é o quarto dos meus miúdos, eu quero é que fique tudo 5 estrelas. Rouba um pouco de espaço na parede exterior (10cm), mas o ganho em conforto ultrapassa esse pormenor. Antes um quarto ligeiramente mais pequeno e quente, que o inverso.

:)
  3.  # 85

mas tb mais caro e mt mais trabalhoso

a diferença é trocos e o trabalho é quase nenhum, mas os resultados são enormes.
    Concordam com este comentário: alv
  4.  # 86

Colocado por: jorgealves
    a diferença é trocos e o trabalho é quase nenhum, mas os resultados são enormes.

^ ^ ^ Hope so. :)
    • dato
    • 6 janeiro 2013

# 87

Colocado por: jorgealves

melhor assim
  5.  # 88

Colocado por: pc ferreira82 euros, já com IVA incluído parece-me absurdo. Ou não foi a um pareceiro comercial ou então o homem se enganou. Nós damos orientações comerciais para que se pratiquem determinados descontos, contudo não mandamos em casa das pessoas.

Se puder enviar-me por pm qual a casa que lhe deu esses preços, fico-lhe inteiramente grato.

Afinal qual é o preço dessas placas? Realmente 82€ só se tivessem ouro.
  6.  # 89

Colocado por: jorgealvesmas os resultados são enormes.

Ou talvez não.
  7.  # 90

Colocado por: mcmarcio

Afinal qual é o preço dessas placas? Realmente 82€ só se tivessem ouro.

Este foi o preço dado na Macajo em Vila nova de Santo André, a de 18 ou 19mmnão lembro, fica a 53.87€ a placa com iva...... e a de 50mm fica a 82€ ,,,, nem mais, até ri quando ele me disse o preço...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  8.  # 91

Colocado por: J Filipe
    Ou talvez não.

Gente a dizer bem temos muitos - inclusivamente as marcas que NÃO vendem lã de vidro, e mesmo assim a defendem como bom isolante térmico. Portanto, quer fundamentar?
  9.  # 92

10.  # 93

Colocado por: J Filipe
    https://forumdacasa.com/discussion/21932/2/exagero-no-isolamento/

Confesso que do que eu li nesse tópico, ainda não percebi onde é que, no meu caso, NÃO faria sentido isolar com xps + lã de vidro com bpv + pladur.

?

Mas sendo eu um leigo na matéria, há pelo menos uma coisa que eu entendo, em pleno inverno:

se estiver na rua com 1 lençol, vou ter frio.
    se estiver na rua com 1 lençol + uma manta de algodão, vou ter MENOS frio.
    se estiver na rua com 1 lençol + uma manta de algodão + um edredon de penas, vou ter MENOS frio ainda.

É errado partir deste pressuposto para uma parede exterior isolada pelo interior?

?
  11.  # 94

Colocado por: santiago40Flaviano,
    Como disse, a lã da Knauf que tenho no orçamento só chega no fim do mês (na melhor das hipóteses). Agora tenho aqui duas opções: ou espero e faço tudo de seguida quando a lã chegar (uma grande seca, quero fazer isto asap) OU meto já o XPS na parede e aplico a espuma de PU e a fita de aluminio a fechar as juntas para que o vapor não danifique nada, e ainda posso adiantar a estrutura de canais/perfis.

Conselhos, conselhos... Tenho alguma desvantagem em meter já o XPS?

ALV, o que aconselha, sabendo que até gostava de ter isto em andamento antes da lã chegar no final do mês? Fixo o XPS na parede com cola, ou espuma de PU, de modo a que fique bem encostado? Ou é melhor ficar com folga/caixa de ar?

É que já pesquisei imenso a tentar descobrir exemplos similares para paredes interiores e o único vídeo que encontro é do Leroy...

:(

http://www.youtube.com/watch?v=nbXzYh1ruVI

Logo ao inicio a senhora mete "cola" na parede e encosta o XPS. Isto é normal, não estraga o XPS ou a condutibilidade térmica?...
    •  
      alv
    • 7 janeiro 2013

# 95

Vivam!
    Caro Santiago, você anda mesmo preocupado com a sua obra.
    É assim, o vídeo que nos apresenta é um vídeo comercial, logo não profissional. Não posso afirmar que não se possa colar o XPS directamente ao suporte com cola de contacto não agressiva para poliestirenos, mais, não há qualquer inconveniente.
    Os profissionais não a utilizam, porque fazendo tudo em simultâneo, não é sequer necessário qualquer tipo de fixação, já que é a estrutura que vai segurar, digamos o XPS. Há casos em que aqui e ali, sem grandes preocupações de fixa com uma bucha para complexos leves, mas raramente.
    Em resumo, se pretende adiantar trabalho e não quer colocar já a estrutura por questões de segurança dos filhos, então pode colá-lo, e pode fazê-lo apenas com pontos porque o que vai segurar vai ser a estrutura quando a colocar. Um pormenor a ter em atenção é o facto de saber se o suporte, isto é, o reboco ou o gesso está suficientemente consolidado e não se desagarra do suporte.
    Deixo-lhe uma foto de duas sutiações com diferentes aplicações. Só mais uma coisa que é caixa de ar que na técnica que vai utilizar, repito na técnica que vai utilizar, não vai, sequer existir. Não se trata de discutir-mos se é necessária, se trás vantagens se quê, apenas não existe e pronto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
    •  
      alv
    • 7 janeiro 2013

# 96

...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40, Interrogativo
      Alv. FdC Revestimentos.JPG
    •  
      alv
    • 7 janeiro 2013 editado

# 97

...
      Alv. FdC revestimentos (1).JPG
    •  
      alv
    • 7 janeiro 2013

# 98

...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
      Alv. FdC revestimentos 2.JPG
    •  
      alv
    • 7 janeiro 2013

# 99

...
      Alv. FdC revestimentos 2 (1).JPG
    •  
      alv
    • 7 janeiro 2013

# 100

Vivam!
    Alguns comentários sobre as fotos para que entendam.
    Embora ~só quem esteja mais dentro do assunto perceba, mas a modelação está a 60cm, porque é para ser revestido com duas placas de gesso laminado.
    Ainda falta aplicar a manta porque não estão passadas as infra estruturas de electricidade, águas e aquecimentos.
    Em ambas as obras se utilizou uma técnica de "caminho de divisórias", antes de regularizar com betonilhas ou colocar radiantes.
    Todas as estruturas têm junta estanque, sendo que nas zonas maciças de betão, porque haverá uma ponte térmica se optou, costume meu com bons resultados, por minimizá-las com a aplicação de uma coisa do tipo Tripolux que já por aqui temos falado que serve para o que serve e nestas situações não encontro nenhum outro material, lá vamos voltar à velha questão, com melhor relação custo qualidade. Outros haverá, certamente, capazes de proporcionar o mesmo ou até melhor desempenho, mas, normalmente é por este que opto.
    Posto isto, mais haveria a comentar mas em tempo.
    Para já basta assim, e em tempo teremos de falar das ombreiras de portas e janelas. Talvez fosse conveniente o Santiago postar-nos umas fotos dessas zonas.
    Boa obra e "fassam parte".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40

0.0381 seg. NEW