Iniciar sessão ou registar-se
    • dato
    • 3 janeiro 2013

     # 1

    para muitos o valor da mão de obra é lucro...

    depois acham q é sempre caro...
  1.  # 2

    Colocado por: datopara muitos o valor da mão de obra é lucro...

    depois acham q é sempre caro...

    nem sempre
  2.  # 3

    Colocado por: Picareta
    Finalmente percebi porque é que tanta gente fala nas grandes margens de lucro dos empreiteiros!!!....Não sabem o que é uma margem de lucro.

    Caro João, o lucro é o que sobra depois de pagar essas coisas todas de que você falou. E pode sobrar muito pouco ou nada.
    Concordam com este comentário:PauloCorreia,jafn,danobrega,jorgealves,dato

    Era exactamente ai que eu queria chegar...
  3.  # 4

    Era exactamente ai que eu queria chegar

    então devia ter-se esticado mais um pouco, porque parecia mesmo que não tinha lá chegado.
    • Eddy
    • 3 janeiro 2013

     # 5


    Caro João, o lucro é o que sobra depois de pagar essas coisas todas de que você falou. E pode sobrar muito pouco ou nada.


    E até pode dar um valor negativo, vulgo prejuízo.

    Finalmente uma área em que não me podem chamar leigo, lol, sou TOC.

    Ambos os João Dias e o Picareta têm razão. Mas devemos ter em atenção que lucro e margem de lucro não é o mesmo, embora os seus usos sejam frequentemente misturados ou trocados.

    Há que destinguir entre margem bruta (também muitas vezes chamada "margem de lucro") e margem líquida. Margem bruta é o que nos sobra em determinada venda ou obra. Margem líquida (ou "lucro") é o que sobra depois de pagar essas tais despesas fixas.

    Atenção que dependendo de quem faz o lançamento e a alocação das despesas é possível em casos idênticos obter margens brutas diferentes. Depende da filosofia de alocação de despesas. O lucro tem sempre que dar o mesmo valor, independentemente de quem faz a contabilidade..... a não ser que haja uma "contabilidade criativa", mas isso são outros 500 paus e dá para divagar semanas a fio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
    • Eddy
    • 3 janeiro 2013

     # 6


    1. Valor das escavações

    2. Quantidade e valores de betão (basta somar as facturas)

    3. Quantidade e valores de aço (basta somar as facturas)

    4. Quantidade e valores de cofragem (Esta talvez mais dificil, mas por substração cehha-se lá)

    5. Valores pagos de mão de obra




    No caso do betão, penso conseguir fazer as contas:
    160m3 x 60€/m3
    160m3 x 8€/m3 (bombagem)
    160m3 x 4€/m3 (betonagem), mas este valor poderá estar incluido na cofragem)
    Total 2 = 160*68€ = 10880€
    Total 2 = 160*72€ = 11520€



    OK, já foi ver o caderno e tenho que admitir que fui pouco rigoroso na quantidade de betão, disse 160m3. A estrutura foi feita em finais de 2009 e a memória já não é o que era.

    Foram 123m3 de betão à 52,41 + 1,00 por ser hidrofugado. Bombagem 7,50 euros. Betonagem incluída na mão de obra de cofragem/ferro.

    9100kg de ferro A500 com valores que variavam, dependendo da espessura, entre 525 e 605 euros/kg sobre qual ainda fizeram 22% + 2% desconto.

    Sei que há um ano o mesmo ferro estava a 770-810 euros por tonelada, o betão pouco variou até essa data. IVA era 20%, agora 23%.

    Nas escavações não precisamos de vazadouro, foi tudo aproveitado para planar uma parte baixa do terreno.

    Temos então:

    >

    1. Escavações giratória 26t +/- metade do tempo martelo, +/- metade do tempo balde, 2 dias, c/IVA 900 euros

    2. Betão 123m3 x 60,91 x 1,2 = 8990,07 euros

    3. Aço 9100kg (soma facturas c/IVA) 4522,19 euros

    4. Mão de obra cofragem, ferro e betonagem c/IVA 9000 euros




    Total 23412,26 euros

    Partindo do pressuposto que a mão de obra e a giratória esteja ao mesmo valor de 2009 (corrigam-me se estiver errado), esta quantidade de betão uns 300 euros mais caros, o ferro uns 2200 euros mais caros, o IVA a 23% e a obra no mesmo local, daria um valor na casa dos 26 500 euros hoje.
  4.  # 7

    mog:
    mog, mog, mog... finalmente alguém que se centra no tema do tópico!
    Irei optar por um bom isolamento passivo, bem aplicado (aí vem a polémica de como aplicar bem o isolamento sem pontes térmicas...), evitando sistemas de aquecimento/arrefecimento da moradia. Até pq o nosso clima dispensa bem estes fundamentalismos dos sistemas de climatização.

    Obrigado pelo elogio relativamente à moradia.
  5.  # 8

    Colocado por: EddyEscavações giratória 26t +/- metade do tempo martelo, +/- metade do tempo balde, 2 dias, c/IVA 900 euros
    Betão 123m3 x 60,91 x 1,2 = 8990,07 euros
    Aço 9100kg (soma facturas c/IVA) 4522,19 euros
    Mão de obra cofragem, ferro e betonagem c/IVA 9000 euros

    Não me vou alongar relativamente aos custos apresentados pelo Eddy, porque falta muita informação, apenas pretendo dizer que se uma escavação se faz em dois dias com apenas apenas uma giratória, e os orçamentos que lhe deram variavam dos 3500 aos 4000 euros é evidente que quem orçamentou a obra não sabia o que é que era para escavar, nem qual o tipo de terreno a escavar. Também é evidente que não existia projecto de execução, com as quantidades a escavar a aterrar e a transportar a vazadouro.
    • Eddy
    • 4 janeiro 2013

     # 9

    Caro amigo Picareta,

    Peço desculpa se foi pouco preciso, houve só um orçamento que eu me lembrava ser entre 3500-4000 euros. Foi só um, no valor de 3975 euros + IVA. Estou com ele à minha frente neste momento.

    O empreiteiro em causa tinha acabado de fazer uma moradia no lado aposto da nossa rua, por isso penso que podemos concluír que ele conhecia bem o terreno e ele não orçamentou só as escavações, mas sim: escavações (3975 + IVA), betão armado (28281,34+IVA), impermeabilização e drenagens (2221,88 + IVA), alvenarias (7332,83 + IVA) e salpico e reboco exterior (2847,88 + IVA).

    Por isso penso que é justo dizer que ele de facto tinha um bom conhecimento do projecto.

    Cumps,
    e
  6.  # 10

    Caro ferreira_g,

    aproveitando a boleia do seu tópico anterior:)

    Eu sei que disse no inicio do seu tópico que uma vez que o projecto da sua casa já foi entregue para licenciamento, não valia a pena comentar porque já não podia alterar. De qualquer modo e porque o seu projecto tem algumas situações que podem ser discutíveis e discutidas, aproveito para as referir. Se der para o ajudar (pode ser que tenha de fazer algum aditamento e assim aproveita e altera mais algumas coisas) optimo, se não der pelo menos pode ser que ajude qualquer outra pessoa que venha a ler o tópico.

    Espero que não leve a mal a análise, mas:

    - porque é que a cozinha não comunica directamente com a sala? Excusava de ter de atravessar o hall com travessas de comida sempre que recebe alguém em casa, crianças a correr e a brincar são imprevisiveis assim como alguns adultos. Pela área da sua cozinha, deve ter o hábito de fazer aí as suas refeições, mas também as podia fazer com a cozinha com uma ligação directa à sala. Também não tira proveito do espaço exterior para churrascadas, porque apenas tem dois sitios com alpendre e ambos a comunicar com a sala longe da cozinha. Não é nada agradável estar a cozinhar num sitio e o resto das pessoas a divertirem-se e a conviver noutra parte da casa.

    - A orientação solar dos quartos não me parece bem conseguida, ainda para mais quando não vai investir em sistemas de aquecimento gerais. Mesmo que investisse continuaria a não ser uma boa solução por causa dos custos que uma orientação dessas provoca. A única janela do quarto da suite está orientada para Noroeste e esperemos que esse quarto não tenha em comprimento dobro da largura, porque senão não está a cumprir o RGEU (e o técnico da câmara se estiver atento não lhe aprova o projecto). Terá uma parte do quarto sempre em sombra (devido à orientação será uma parte bem grande) o que significa que vai gastar também mais em eletricidade.

    - parece-me que a casa de banho da suíte está um pouco grande. Não tenho nada contra casas de banho grandes em suites, pelo contrário, mas que tenham uma organização mais interessante, pois vai pagar uns 3m2 a mais do que precisava.

    - ainda em relação ao espaço gasto, parece-me que o corredor dos quartos podia ser mais curto e com isso poupava mais alguns m2. O mesmo corredor podia ter soluções de roupeiros embutidos para arrumação arrumada (e sim o pleonasmo é usado de proposito), porque por experiência, própria e de observação, "quartos de arrumos" ficam desarrumados em pouco tempo.

    - Parece-me que podia ter sido um pouco mais exigente nos alçados da sua casa, as janelas parecem-me pequenas e não tiram proveito do Sol. Repare que para a orientação Sul a Oeste apenas tem janelas da garagem e janelas de casa de banho pequeninas.
    Ainda vão ter que explicar porque é que se fazem as janelas de casa de banho sempre mais pequenas do que as outras, além de serem os sitios que melhor ventilação precisam têm a particulariedade de se adivinhar logo onde são as casas de banho.

    Qualquer opção, "casa moderna" ou "casa tradicional" pode uma boa opção, a única coisa que define a qualidade e o interesse de uma casa é a qualidade do seu(s) espaço(s) e a relação desta com o terreno e envolvente.

    Mais algumas coisas podiam ser analisadas, mas provavelmente já estaria a abusar da paciência e da generosidade da ferreira_g.
    Agradeço-lhe a coragem e a disponibilidade de colocar o seu projecto aqui no forum, apenas fico com pena de não o ter colocado antes de ter entregue à câmara para aprovação.

    Cumprimentos,

    Rodrigo

    PS- peço desculpa pelo testamento.
  7.  # 11

    Colocado por: mog

    Acho que por duas razões: porque por vezes os DO só querem escolher depois de concluída determinada fase da obra pois têm dificuldade em "imaginar como ficará" e porque há sempre a ideia de que no tempo que medeia a fase de projecto e a colocação desses acabamentos novos produtos podem surgir, eventualmente mais a gosto.
    Concordam com este comentário:rjmsilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ferreira_g


    ferreira_g,
    Na minha opinião deverá definir um caderno de encargos em que coloca já as referências dos materiais que pretende, caixilharias, pavimento, acabamentos, portas, tetos, sistemas de aquecimento, aspiração, etc... sempre com o maior detalhe que conseguir, será a melhor forma de comparar orçamentos porque a margem de incertezas será bastante menor.
    Este trabalho de escolha terá sempre de o fazer e tem algumas vantagens em saber logo o que quer antes de começar a obra, se não demorar muito no inicio da construção, os materiais vão continuar a existir no mercado, neste processo de escolha pode comparar preços e ter uma noção dos preços em cada item a escolher, regista preços e depois compara com o que os construtores vão apresentar (como eles têm desconto nunca poderá ser superior ao preço de loja).
    Em relação á dificuldade em "imaginar como ficará", existem fabricantes/fornecedores que já possuem simuladores em que poderá visualizar as combinações escolhidas e alterar o que não estiver a seu gosto.
    O momento para escolher o construtor é mau, porque estão muitas empresas a fechar e não vai querer ficar "pendurado", procure o máximo de referências que conseguir, pesquise na lista de devedores da segurança social e finanças, pergunte diretamente ao construtor como está a empresa de finanças e analise a reação, etc...

    Já passei recentemente por todo estas questões e posso ajudar em algumas delas.

    Pode ver algumas das opções tomadas e algum contato no blog que criei (os posts inicias): http://anossaalegrecasinha.blogspot.pt/
  8.  # 12

    Colocado por: Rodrigo Cruz- A orientação solar dos quartos não me parece bem conseguida, ainda para mais quando não vai investir em sistemas de aquecimento gerais. Mesmo que investisse continuaria a não ser uma boa solução por causa dos custos que uma orientação dessas provoca. ... Terá uma parte do quarto sempre em sombra (devido à orientação será uma parte bem grande) o que significa que vai gastar também mais em eletricidade.

    Eu já vivi num quarto virado a sul e noutra casa num virado a norte (em casas sem paredes duplas ou isolamento)... mas na realidade é o dia ao pé da noite. No virado a sul raramente ligava o aquecedor... no quarto virado a norte chego a ligar em Novembro e desligar em Março (também é verdade que nessa casa não há fachada virada a sul, há outras casas coladas). Pode frequentar mais a cozinha e sala mas... não sei, pelo menos passa 7 horas nos quartos.
  9.  # 13

    Colocado por: Sobreiro pelo menos passa 7 horas nos quartos.
    a dormir debaixo das mantas ...
  10.  # 14

    Colocado por: ferreira_gSim! Eu vou construir agora.>

    Eu também vou iniciar em breve, meados deste mês. boa sorte.
  11.  # 15

    Colocado por: Vitor Costa
    Eu também vou iniciar em breve, meados deste mês. boa sorte.


    E fotos? Queremos fotos!
    :))
  12.  # 16

    Colocado por: Vitor CostaEu também vou iniciar em breve, meados deste mês. boa sorte.

    Leia bem os comentários #25 e #34 do Paulo Correia e não embarque nos mesmo erros que o ferreira_g.

    O Caderno de Encargos, Memória Descritiva e Mapas com Medições devem ser da responsabilidade do Dono de Obra (i.e., dos técnicos que lhe fazem os projectos). Assim, todos os empreiteiros darão preços para a MESMA obra (e não, cada um a imaginar uma coisa diferente).

    A escolha de TODOS os materiais (azulejos, mosaicos, louças, torneiras, puxadores, etc.) deve ser feita na fase de projecto - de forma a se pedirem os respectivos orçamentos aos empreiteiros.
    • jones
    • 14 janeiro 2013 editado

     # 17

    Colocado por: rjmsilvaAcho que a solução é meter a trabalhar quem está a receber para fazer um projecto.
    Concordam com este comentário:Rodrigo Cruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ferreira_g


    Estou a seguir este tópico com muita atenção porque, como alguns já devem ter reparado em outras discussões, estou na fase de pedir e aceitar orçamento.
    Este tópico foi aberto pelo ferreira_g para o caso especifico dele, será que também posso aproveitar o tópico para ir pondo as minhas dúvidas, que infelizmente são muitas? Ou devo abrir novo tópico?

    Relativamente ao comentário do rjmsilsa, poderei exigir mais do meu técnico para me ajudar naquilo que devo por em termos de materiais e mesmo nos valores de orçamento?
    • ze79
    • 14 janeiro 2013

     # 18

    deveria abrir novo tópico é mais simples para quem procura informação ,não ser confuso ?
    Concordam com este comentário: z1979
    • SACS
    • 13 outubro 2013

     # 19

    e novidades??
 
0.0359 seg. NEW