Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Preciso da vossa ajuda.
    Estou acabar uma casa e como não tinha capital para a sua conclusão fiz um empréstimo bancário. O valor do empréstimo foi libertado por tranches em função da evolução da obra. Dentro do período de carência não consegui completar a obra tendo sido libertado apenas 87% do valor do empréstimo correspondendo à percentagem da obra.
    O problema que me deparo neste momento é o banco está a exigir-me a licença de utilização ameaçando caso não entregue penhorar a casa.
    A obra ainda esta um pouco atrasada e não consigo para já obter a licença de utilização.

Pergunto:
    - O banco pode me penhorar a casa por não entregar a licença de utilização?
    - O banco pode alterar as condições do contrato por não entregar a licença de utilização?
    Nota: cumpri sempre e a tempo e horas as minhas obrigações com a entidade bancária. A entidade bancária em questão é o BBVA.

Desde já o meu muito obrigado.
    Fico aguarda pela vossa ajuda.

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: carlospimentel
  2.  # 2

Em que fase se encontra a obra e o que falta para a sua conclusão?
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaEm que fase se encontra a obra e o que falta para a sua conclusão?
  4.  # 4

A obra encontra-se numa fase de acabamentos mas economicamente não esta fácil. Neste momento não tenho possibilidades de acabar a obra a muito curto prazo...
  5.  # 5

Colocado por: husilva- O banco pode me penhorar a casa por não entregar a licença de utilização?

Tanto pode que já está hipotecada ao banco, como garantia do dinheiro que lhe deram. Deve haver aí algum mal entendido.

Colocado por: husilva- O banco pode alterar as condições do contrato por não entregar a licença de utilização?

Acho que o banco não está a alterar as condições do contrato, está a fazer exactamente o que está no contrato, mas tem que ver o que lá está escrito.

Tente acabar apenas os trabalhos exteriores e pedir a licença de utilização. Tem que dizer em que estado está a obra no exterior.
  6.  # 6

Colocado por: husilva
    Pergunto:
    - O banco pode me penhorar a casa por não entregar a licença de utilização?
    - O banco pode alterar as condições do contrato por não entregar a licença de utilização?
    Nota: cumpri sempre e a tempo e horas as minhas obrigações com a entidade bancária. A entidade bancária em questão é o BBVA.

vamos por partes.....

o banco nao lhe pode penhorar a casa por voce nao entregar a licença de utilização......nem sei como é k lhe disseram uma coisa dessas....
    se acabar o prazo e nao tiver concluido a obra pode acontecer duas coisas:
    ou pede a prorrogação do prazo de carencia..... ou o emprestimo é fechado e começa a pagar capital e juros do dinheiro já utilizado, perdendo qualquer direito ao remanescente do crédito. ( isto é, voce pediu 100 mil o banco ate ao momento emprestou 87 mil, perde o direito de usar os restantes 13 mil e começa a pagar capital e juros de 87 mil)

depois o banco nao está a alterar condiçoes nenhumas.....voce é que nao está a respeitar as condiçoes do emprestimo, pois vai exceder o periodo de carencia conforme descrito no contrato.....

Reveja bem o contrato que assinou e o que la está escrito!

Ao mesmo tempo aconselho-o a efectuar já uma carta ao banco para pedir a dilatação do prazo de carencia.....explicando o porque.
  7.  # 7

Colocado por: Picareta
    Tente acabar apenas os trabalhos exteriores e pedir a licença de utilização. Tem que dizer em que estado está a obra no exterior.

Percebo a intenção do Picareta, mas por norma o banco faz sempre uma vistoria final e aqui podemos ter chatices não?
  8.  # 8

Como você não está a cumprir com os prazos o banco vai tentar actualizar o spread para a grelha actual.
  9.  # 9

Colocado por: zedasilva

Percebo a intenção do Picareta, mas por norma o banco faz sempre uma vistoria final e aqui podemos ter chatices não?

por norma com a licença de utilização o banco nao tem por habito pedir uma avaliação.....parte do pressuposto que a camara a fez....
  10.  # 10

Colocado por: loverscout

por norma com a licença de utilização o banco nao tem por habito pedir uma avaliação.....parte do pressuposto que a camara a fez....

Optimo então esta pode ser uma solução.
  11.  # 11

Colocado por: loverscoutpor norma

O loverscout falou bem "por norma", mas não existe nenhuma garantia. Mas também por norma se a casa não está concluída, e tem licença de utilização o avaliador "tapa os olhos", mas também depende dos trabalhos que falta concluir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: loverscout
  12.  # 12

Colocado por: loverscout

No meu caso, mesmo com a licença de utilização, a vistoria foi feita...
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  13.  # 13

no meu caso eu fechei o contrato pelo valor libertado. o valor libertado como referi corresponde à % de evolução da obra, 87%. A entidade bancaria tem salvaguardada a a sua parte uma vez que a obra vale sempre o valor libertado.

o que não quero que aconteça é actualização do contrato para a grelha actual. caso assim acontece-se seria muito prejudicado.

não tenho interesse em alongar o prazo de carência porque ao fazer as condições contratuais também seriam actualizadas para os spread actuais.

eu sei que a casa esta hipotecada ao banco mas será que a podem alterar as condições de contrato pela não entrega da licença?

o que me foi dito é que o banco pode me processar pelo não cumprimento do contrato, falta da licença de utilização, e no processo perder a casa ou alterar as condições de contrato.

duas coisas que não quero que aconteça.

a obra por fora esta completa, por dentro falta pintar o pladur, acabar o soalho, aplicar as louças nos WC.

Já tenho todos os documentos para pedir a licença a excepção do documento da CERTIEL. também esta a implicar porque a obra não esta pronta mas da parte eléctrica esta completamente concluída. esta a implicar no exterior da casa a obra não esta concluída porque tem as terras mexidas e remexidas e na garagem falta deitar o piso.
  14.  # 14

Hugo,

o banco ainda nao disponibilizou a totalidade do emprestimo que voce pediu......e se quiser que o banco disponibilize essa ultima tranche tem 2 opções:

ou entrega a licença de utilização (e isto implica acabar a casa) ou terá k pedir a prorrogação do periodo de carencia, caso contrario perde direito á ultima tranche!

se nao entregar a licença nem pedir prorrogação do prazo, vai estar em incumprimento á mesma e o banco aumenta-lhe o spread.... EM AMBAS as situações!

Obrigado ao picareta..... atenção que eu nao disse que os bancos NUNCA fazem a vistoria......"por norma" nunca foi nem nunca será lei!
  15.  # 15

só por não entregar a licença estou em incumprimento quando cumpro com todos os encargos?

para que serve a licença para o banco?

se eu entregar a licença de utilização o banco é obrigado e libertar o montante em falta?
  16.  # 16

Colocado por: husilvasó por não entregar a licença estou em incumprimento quando cumpro com todos os encargos?

para que serve a licença para o banco?

se eu entregar a licença de utilização o banco é obrigado e libertar o montante em falta?

vou fazer de conta que nao vi este post..... (mais uma prova viva quem nem sequer leem os contratos que assinam com os bancos....e depois choram)
  17.  # 17

olhe vou almoçar..... quando voltar do almoço, logo lhe explico.....
  18.  # 18

agradeço imenso que me explique.... na altura quando li o contrato se mencionava estes pontos passou-me por completo ao lado.... agora choro... pois choro...
  19.  # 19

Para ter direito à ultima tranche terá de apresentar a licença de utilização.
    Caso contrário o banco não libertará mais dinheiro, ficando a pagar o montante até aqui atribuido.

A licença de utilização é exigida para que no caso de incumprimento o banco possa colocar o imóvel no mercado garantido a sua habitabilidade.

Não sei como é encarado esse incumprimento (não entregar a licença de habitação dentro do periodo de carência), mas diria que isso não deveria ser motivo para lhe penhorarem a casa, ainda por cima se estiver terminada (pode ser comprovado com vistoria pelo banco). Tem é de garantir que a termina.
    Se não for com o seu dinheiro terá de ser com o do banco ... Ou pelo menos garantir que a adianta de forma a que seja de facto habitável (sem sanitários e soalhos é dificil ...).

Mas como disse o loverscout, ninguém lhe vai penhorar a casa por causa disso. O que mais deve existir por aí são casos desses. De gente que constrói e chega a uma determinada fase e acaba-se o dinheiro ... Ia tudo penhorado se assim fosse ...

Podem 'tentar' alterar-lhe as condições do crédito, mas o melhor é falar já com o banco, informa-los da situação e pedir porrogação do periodo de carência.

Com a casa terminada, pode ser mais fácil justificar um eventual atraso na entrega da licença de habitação (pode estar em atraso por situações burocraticas por exemplo), dado que pode provar que a terminou solicitando vistoria adicional ao banco. Com ela por teminar é que pode complicar ... E mesmo com licença de habitação emitida, muitos bancos exigem sempre a ultima vistoria, para evitar precisamente essas situações de licenças de habitação 'prematuras' (traz-lhes risco confiar apenas num papel sem comprovar no local, com fotos).
  20.  # 20

entao vamos lá:

a importancia da licença de habitação..... sem a mesma a casa "nao existe" (nao existe registo predial da mesma), o que existe é umas paredes... em termos de garantia e até voce apresentar a licença de habitação a unica coisa que serve de garantia ao banco é o terreno, e este como é obvio nao perfaz a quantia que voce pediu.....
    ja lhe disse que o banco nao lhe penhora a casa por falta de licença de habitação (nunca tive conhecimento de um contracto que tivesse algo nesse ambito) nem tao pouco faz sentido, pois isso é um embroglio para o banco.... (face ao que lhe referi no paragrafo anterior) o banco nao tem interesse algum em penhorar uma casa sem licença de habitação!

agora é assim.... chegue a casa e va ler novamente os contractos.... eu tambem so tenho uma ideia geral dos contractos, mas cada caso é um caso e pode ter clausulas que nao sao "gerais"....veja o que dizem os contractos e as implicações que voce incorre...... está la tudo escrito!

0.0226 seg. NEW