Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Não sei se este é o melhor sítio para colocar esta questão mas realmente fiquei um pouco em choque com a sítuação que é a seguinte.

A +- 8 anos comprei um apartamento pela empresa ERA, pronto pagamento sem empréstimos.
    A negociação foi muito pacifica, fui a conservatória com a ex dona, verificar se a casa tinha penhoras, disseram que já teve mas que estava tudo liquidado e tenho documento da conservatória com essa informação.

A algum tempo tem surgido cartas do Banco Y para um sr X a ameaçar que tem de pagar a dívida que tinha, etc.
    Dirigi-me a tal banco para devolver todas as cartas e dizer que o sr X já não morava lá, que a casa foi comprada por todos os meios legais etc. O banco continua a dizer que mora e que o proximo passo seria penhorar a casa.
    Depois de algumas ameaças por parte do Banco, este pede para mostrar a escritura da casa. Recusei-me de o fazer!

Hoje chegou-me uma nova carta do Banco, muito ameaçadora, a dizer que o sr X tem de pagar a dívida ou é intimado e a casa iria ser penhorada/levada a leilão... Casa essa que é a que eu comprei!!

Neste momento não sei o que fazer, tenho a escritura,etc tudo em meu nome, tratado dentro da lei...

Alguém me pode esclarecer como funcionar a penhora de uma casa que não esta em nome da pessoa que tem a dívida?

Agradecia imenso alguma ajuda, o que devo fazer, etc

Agradeço desde já.

Com os melhores cumprimentos
  2.  # 2

Eu não sei o que deve fazer mas se eu estivesse no seu lugar dizia ao banco para penhorar... Dizia-lhes que podiam penhorar à vontade.
    Concordam com este comentário: eu
    • fpc
    • 16 janeiro 2013

# 3

Registou a casa em seu nome na Conservatória?
    Concordam com este comentário: Paramonte, Vitor Azevedo
  3.  # 4

eu não sei o que deve fazer mas se eu estivesse no seu lugar,amostrava a escritura e assunto arrumado,acho muito esquisito voçe não amostrar a escritura boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spitando
  4.  # 5

Sim tenho todos os documentos em meu nome...
    E a casa estava em nome da sra que me vendeu a casa...

Rui A. B. porque dizes isso?

Vitor, não mostrei a escritura devido a maneira como a pediram..eu não devo nada, sempre paguei as minhas contas, condominio etc...Não lhes devo nada.
    Concordam com este comentário: ramos1999
  5.  # 6

Colocado por: spitandoSim tenho todos os documentos em meu nome...
    E a casa estava em nome da sra que me vendeu a casa...

Rui A. B. porque dizes isso?

A fazer fé no que diz, escritura em seu nome e registo na conservatória, alguma vez o banco poderá executar uma penhora?! Mas anda tudo louco?
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  6.  # 7

sabe as pessoas tem a obrigação de resolver problemas e não complica-los,penso eu assim mas tudo bem cada um sabe de si,ao amostrar a escritura estava a resolver a sua situação e nunca mais o chateavam .
    Concordam com este comentário: spitando
  7.  # 8

Rui, Vitor concordo a 100% com vocês as coisa tem de ser resolvidas da melhor maneira.

Rui não sei como funcionam as penhoras...
    exemplo: se eu tiver uma casa hipotecada e a vender...o comprador tem de pagar a dívida ou corre o risco de ficar sem ela.

Desculpem pelas perguntas, mas quem não sabe é como quem não vÊ.
  8.  # 9

penso que se a casa tivesse uma penhora voçe não conseguia fazer a escritura de certeza absoluta.os notários tinham esta informação de certeza e não faziam a escritura.
  9.  # 10

Qual o motivo da divida do anterior proprietário, sabe ?

Que tipo de credito foi ?
  10.  # 11

se tem a escritura em seu nome,não se preocupe voçe não tem nada a ver com as dividas dos outros,penso que devia ir ao banco levar a escritura para eles verem e assunto resolvido e menos problemas para si.
    • fpc
    • 16 janeiro 2013

# 12

A escritura vale muito pouco ou nada. O que vale é o registo na Conservatória.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  11.  # 13

Rampage não sei anda sobre a divida ou tipo de credito.
    Eu paguei a pronto.

Então uma escritura não vale nada ??
  12.  # 14

para se fazer uma escritura tem que estar registada na conservatória e sem um documento da conservatória nao á escritura nenhuma.esta é a verdade.
    • fpc
    • 16 janeiro 2013

# 15

Colocado por: spitandoRampage não sei anda sobre a divida ou tipo de credito.
    Eu paguei a pronto.

Então uma escritura não vale nada ??

Muito pouco. Se não registou na Conservatória do Registo Predial vai ter graves problemas para resolver a situação. Pode por exemplo ter sido feita uma penhora sobre a casa mesmo depois de ter feito a escritura. O que prova que a casa é sua livre de qualquer ónus ou encargo é a certidão do registo predial e não a escritura.
  13.  # 16

Vá a conservatória pedir uma certidão, e verifique se está lá alguma referência a penhoras.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo, Silver Wolf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spitando, Vitor Azevedo
  14.  # 17

Sim tenho registo na conservatoria de registo predial... A ex dona da casa estava comigo e tudo
  15.  # 18

Picareta esse é o próximo passo a fazer. Obrigado
  16.  # 19

Pede a certidão online e paga para aí 6 euros (os emolumentos tão sempre a mudar...) se tiver registado em seu nome e não tiver lá penhoras nem hipotecas, mande essa certidão ao banco...

Eu não ficaria assim tão descansado no seu lugar... já vi muita coisa sabe.....

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spitando, Vitor Azevedo
  17.  # 20

Erga, claro que não estou descansado... até pelo contrario.

Sabe me dizer onde posso pedir a certidão online?

Obrigado

0.0189 seg. NEW