Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!
    Esta é a primeira vez que escrevo neste excelente fórum, que ultimamente tenho consultado por causa do assunto deste tópico.

Estou prestes a comprar uma moradia para reconstruir. Tem 40m2 de área de implementação, 2 pisos e um terreno com 120m2. O imóvel é dos anos 50 e está desabitado há cerca de 15 anos, como devem imaginar está bastante degradado.
    Pedi a um conhecido que trabalha na área de construção que fosse comigo ver o imóvel para me dar uma ideia de valores para o restauro. Ele falou-me em 35.000€.
    Eu próprio estou a fazer um projecto para este imóvel para pedir orçamentos a empresas de construção. Mas nunca fiz isto nem faço ideia dos procedimentos a nível de licenças, caderno de encargos, etc... (pediram-me isto para o crédito que estou a pensar contrair para as obras).

Estou a escrever este tópico à procura de ajuda/conselhos e fico muito agradecido se os obtiver.
    Cumprimentos e obrigado.
    Concordam com este comentário: fraba
  2.  # 2

ivogomes,

É projectista e não sabe os procedimentos?
  3.  # 3

Não sou projectista. Apenas tenho as minhas ideias.
    Pelo que sei não irei precisar de projecto para aprovação na câmara, visto não haver alterações na fachada nem telhados (corrija se estiver errado).
  4.  # 4

Conforme,

Se não é projectista, não está a fazer projecto nenhum. Poderá no máximo ter ideias, correndo o risco de se agarrar à sua propria ideia e podendo ser ela um erro tremendo.
    Se tiver alterações estruturais vai ter que ter licenças.
    Existem diversas fases de projecto. Projecto de licenciamento, que servirá para entregar às entidades competentes para sua aprovação. E projecto de Execução, que serve para um controlo da obra e dos custos inerentes à mesma, anexado ao projecto de execução estão os cadernos de encargos, mapas de quantidades, etc.
    • dato
    • 19 janeiro 2013

# 5

cheguei a ver um caso semelhante a esse, e dependendo daquilo que quer no fim
    35mil euros podem sobrar como n dar para nada! eu acredito mais na 2 hipótese!!
  5.  # 6

40m2 de implantação, em 2 pisos e bastante degradada ? Conte antes com uns 40.000 euros.

Colocado por: ivogomesPelo que sei não irei precisar de projecto para aprovação na câmara, visto não haver alterações na fachada nem telhados (corrija se estiver errado).
    Depende. O que vai alterar ?
    ONDE é a moradia ? Se for numa zona protegida, precisa de projecto aprovado até para mudar a fechadura da porta (ok... estou a exagerar)

Colocado por: ivogomesEu próprio estou a fazer um projecto para este imóvel para pedir orçamentos a empresas de construção. Mas nunca fiz isto nem faço ideia dos procedimentos a nível de licenças, caderno de encargos, etc...
    Estou a escrever este tópico à procura de ajuda/conselhos e fico muito agradecido se os obtiver..
    Isso, se tiver tempo (uns seis a dez anos) aprende-se com toda a facilidade. :-)
  6.  # 7

A moradia não é fica numa zona protegida. A minha ideia é alterar todo o interior da casa, fazer um género de openspace . Basicamente precisa de tudo novo. Canalização, instalação eléctrica, pavimento, uma placa, isolamento, etc etc....
    Então o que me aconselham ? Será que preciso mesmo de um arquitecto?!
    • Eddy
    • 19 janeiro 2013

# 8

Colocado por: ivogomesCanalização, instalação eléctrica, pavimento, uma placa, isolamento, etc etc....

Se vai meter um placa nova está a mexar na estrutura da casa e precisa não só de um arquitecto, como licença da câmara.

De resto, não se deixe assustar pelas bocas que vai ouvir aqui a tentar "obriga-lo" a contratar os serviços deles para mudar uma tomada eléctrica dizendo que qualquer coisa que quiser fazer sem projecto e ilegal.

Cumps,
    e
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  7.  # 9

De resto, não se deixe assustar pelas bocas que vai ouvir aqui a tentar "obriga-lo" a contratar os serviços deles para mudar uma tomada eléctrica dizendo que qualquer coisa que quiser fazer sem projecto e ilegal.

Porque não aproveita para esclarecer o que é legal e o que não é?
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  8.  # 10

Colocado por: ivogomesBasicamente precisa de tudo novo. Canalização, instalação eléctrica, pavimento, uma placa, isolamento, etc etc....
    Então o que me aconselham ? Será que preciso mesmo de um arquitecto?!
    Precisa de *alguém* que faça um levantamento CORRECTO do que existe, e que faça um projecto do que pretende executar, com uma listagem completa de tudo o que pretende fazer e com as quantidades de todos os materiais.
    Só assim estará em condições de contactar empreiteiros para lhe orçamentarem o trabalho.

Esse *alguém* pode ser um arquitecto, um orçamentista, alguém que perceba realmente de remodelações/construção.

«Placa» onde ? Dentária ?
    Colocado por: ivogomesA moradia não é fica numa zona protegida.
    Às vezes temos surpresas...

Colocado por: ivogomes... fazer um género deopenspace.
    Cuidado...
    É que a(s) lage(s) do piso de cima pode(m) estar apoiada(s) nas paredes do piso de baixo.
    De QUE ANO é a moradia?
  9.  # 11

Essa de precisar de licença na câmara para a placa não sabia......Qual o custo?! Tudo isso vai interferir na minha decisão.
    Pelo que tenho lido neste fórum é preciso licença para quase tudo!! Isso deve alterar o meu orçamento consideravelmente. O que me disseram na imobiliária é que não precisava de licenciamento e até poderia ampliar a área da casa.
  10.  # 12

Ia fazer uma laje em betão armado ? Onde ?
    Colocado por: ivogomes....e até poderia ampliar a área da casa.
    LOL!
    Cambada de aldrabões !!
    Concordam com este comentário: fernandoR, Eddy
  11.  # 13

É que a(s) lage(s) do piso de cima pode(m) estar apoiada(s) nas paredes do piso de baixo.
    De QUE ANO é a moradia?

A moradia tem 4 metros por 10 metros, o ano é 1956, a pessoa que foi comigo ver disse que os pilares chegavam.

Precisa de *alguém* que faça um levantamento CORRECTO do que existe, e que faça um projecto do que pretende executar, com uma listagem completa de tudo o que pretende fazer e com as quantidades de todos os materiais.
    Só assim estará em condições de contactar empreiteiros para lhe orçamentarem o trabalho.

E que é esse alguém?! Um arquitecto?
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 14

Colocado por: ivogomesEssa de precisar de licença na câmara para a placa não sabia......Qual o custo?! O que me disseram na imobiliária é que não precisava de licenciamento e até poderia ampliar a área da casa.

Qualquer coisa que mexa com a estrutura precisa de arqº/engº para desenhar, engº para calcular betão ferro etc, licença na câmara, alvará de quem faz o trabalho, responsável técnico pela obra... podemos estar a falar de um brincadeira que em projectos, licença etc pode começar em 1000 euros ou até chegar aos 3-4000 euros se for algo de maiores dimensões.

É muito difícil advinhar sem saber melhor do que se trata.

Se estivesse no seu lugar, marcava uma reunião sem compromisso com um arqº/engº da zona onde fica o imóvel e ele seguramente pode adiantar valores mais correctos. Pelas obras que eu já fiz, a maioria dos arqº/engº não têm qualquer problema em perder 30min ou 2 horas para esclarecer um interessado, e possívelmente angariar um novo cliente.

Cumps
    e
  12.  # 15

Se estivesse no seu lugar, marcava uma reunião sem compromisso com um arqº/engº da zona onde fica o imóvel e ele seguramente pode adiantar valores mais correctos. Pelas obras que eu já fiz, a maioria dos arqº/engº não têm qualquer problema em perder 30min ou 2 horas para esclarecer um interessado, e possívelmente angariar um novo cliente.

Não tenho referências de ninguém na área. Podem ajudar? A moradia fica em S.Mamede Infesta
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013 editado

# 16

Colocado por: j cardosoPorque não aproveita para esclarecer o que é legal e o que não é?

Não sei se isto deve ser classificado como uma boca ou tentiva da sua parte para assustar mais o dono do tópico, ou para se impor numa situação em que se sente lesado, ou se é um pedido genuino porque o senhor Cardoso de facto não sabe o que é legal/ilegal um bricoleiro fazer na sua própria casa.

Caso seja uma das primeiras duas situações não tenho nada a acrescentar. Vâ falar com o Coelho para tentar que ele faça uma lei que obriga a alvará para trocar uma lampada no candeeiro da mesa de cabeceira.

Caso seja o último caso, não tenho aqui uma liste extensiva, mas posso mencionar algumas coisas:

1. Ilegal sem projecto e/ou alvará e/ou certificação e/ou licença camarária:
    a) novas construções
    b) alterações de fachadas
    c) novas instalações eléctricas
    d) instalação de alarme
    e) alterações da estrutura de imóvel existente

2. Legal para um bricoleiro
    a) pinturas de diversos tipos
    b) mudar janelas se for de tipo semelhante
    c) plantar uma arvore
    d) alterações interiores em geral que não alterem o número de fogos
    e) tectos falsos
    f) colocar mosaicos ou azulejos
    g) colocar chão flutuante
    f) colocar um rodapé
    g) trocar uma lampada

Convido qualquer interessado em acrescentar esta lista. Agradeço é que se abstenham de chamar criminosos, tal como já me chamaram a mim, a pessoas que estão a colocar mosaico no chão, ou equivalente, sem alvará.

Cumps,
    e

Edit: eu não faço trabalhos para outros, mas coloco os meus próprios mosaicos e chão flutuante.
  13.  # 17

Não sei se isto deve ser classificado como uma boca ou tentiva da sua parte para assustar mais o dono do tópico, ou para se impor numa situação em que se sente lesado, ou se é um pedido genuino porque o senhor Cardoso de facto não sabe o que é legal/ilegal um bricoleiro fazer na sua própria casa.

Nenhuma das 3, só me pareceu que para o autor do tópico à procura de informação seria muito mais relevante esta explicação que aquilo que acabou por dizer e que provavelmente o ivogomes nem percebeu
  14.  # 18

Nenhuma das 3, só me pareceu que para o autor do tópico à procura de informação seria muito mais relevante esta explicação que aquilo que acabou por dizer e que provavelmente o ivogomes nem percebeu

Por acaso percebi... Todas as opiniões e conselhos são bem vindos.
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 19

Colocado por: j cardoso

Nesse caso, e já que o senhor é um grande entendido na matéria, e visto a minha lista ser tão incompreensível, poderia ser o senhor a fazer essa lista que está a pedir. Ah, não, é verdade.... na sua óptica não é permitido sequer mudarmos uma lampada num candeeiro sem alvará. Poranto não é sequer preciso uma lista: é tudo ilegal.

Se lesse as coisas como deve ser em vez de estar desesperado para discordar com todos que sugerem que podemos fazer muita coisa na nossa casa legalmente sem projectos e sem alvarás, até já sabia que eu sugeri ao dono do tópico falar com um arquitecto que lhe pode esclarecer cabalmente.
  15.  # 20

o senhor é um grande entendido na matéria

Explique lá porque diz isso.

na sua óptica não é permitido sequer mudarmos uma lampada num candeeiro sem alvará

Explique lá porque diz isso.

0.0224 seg. NEW