Colocado por: ivogomesPelo que sei não irei precisar de projecto para aprovação na câmara, visto não haver alterações na fachada nem telhados (corrija se estiver errado).Depende. O que vai alterar ?
Colocado por: ivogomesEu próprio estou a fazer um projecto para este imóvel para pedir orçamentos a empresas de construção. Mas nunca fiz isto nem faço ideia dos procedimentos a nível de licenças, caderno de encargos, etc...Isso, se tiver tempo (uns seis a dez anos) aprende-se com toda a facilidade. :-)
Estou a escrever este tópico à procura de ajuda/conselhos e fico muito agradecido se os obtiver..
Colocado por: ivogomesCanalização, instalação eléctrica, pavimento, uma placa, isolamento, etc etc....
De resto, não se deixe assustar pelas bocas que vai ouvir aqui a tentar "obriga-lo" a contratar os serviços deles para mudar uma tomada eléctrica dizendo que qualquer coisa que quiser fazer sem projecto e ilegal.
Colocado por: ivogomesBasicamente precisa de tudo novo. Canalização, instalação eléctrica, pavimento, uma placa, isolamento, etc etc....Precisa de *alguém* que faça um levantamento CORRECTO do que existe, e que faça um projecto do que pretende executar, com uma listagem completa de tudo o que pretende fazer e com as quantidades de todos os materiais.
Então o que me aconselham ? Será que preciso mesmo de um arquitecto?!
Colocado por: ivogomesA moradia não é fica numa zona protegida.Às vezes temos surpresas...
Colocado por: ivogomes... fazer um género deopenspace.Cuidado...
Colocado por: ivogomes....e até poderia ampliar a área da casa.LOL!
É que a(s) lage(s) do piso de cima pode(m) estar apoiada(s) nas paredes do piso de baixo.
De QUE ANO é a moradia?
Precisa de *alguém* que faça um levantamento CORRECTO do que existe, e que faça um projecto do que pretende executar, com uma listagem completa de tudo o que pretende fazer e com as quantidades de todos os materiais.
Só assim estará em condições de contactar empreiteiros para lhe orçamentarem o trabalho.
Colocado por: ivogomesEssa de precisar de licença na câmara para a placa não sabia......Qual o custo?! O que me disseram na imobiliária é que não precisava de licenciamento e até poderia ampliar a área da casa.
Se estivesse no seu lugar, marcava uma reunião sem compromisso com um arqº/engº da zona onde fica o imóvel e ele seguramente pode adiantar valores mais correctos. Pelas obras que eu já fiz, a maioria dos arqº/engº não têm qualquer problema em perder 30min ou 2 horas para esclarecer um interessado, e possívelmente angariar um novo cliente.
Colocado por: j cardosoPorque não aproveita para esclarecer o que é legal e o que não é?
Não sei se isto deve ser classificado como uma boca ou tentiva da sua parte para assustar mais o dono do tópico, ou para se impor numa situação em que se sente lesado, ou se é um pedido genuino porque o senhor Cardoso de facto não sabe o que é legal/ilegal um bricoleiro fazer na sua própria casa.
Nenhuma das 3, só me pareceu que para o autor do tópico à procura de informação seria muito mais relevante esta explicação que aquilo que acabou por dizer e que provavelmente o ivogomes nem percebeu
Colocado por: j cardoso
Nenhuma das 3, só me pareceu que para o autor do tópico à procura de informação seria muito mais relevante esta explicação que aquilo que acabou por dizer e que provavelmente o ivogomes nem percebeu
o senhor é um grande entendido na matéria
na sua óptica não é permitido sequer mudarmos uma lampada num candeeiro sem alvará