Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Colocado por: SabrinaA do nando não é me Viseu?

É em Tondela...
    As contas são fáceis de fazer, basta apresentar os m2 correspondentes e voila... Eu antes de construir, também precavi-me um pouco nos excessos nas dimensões das casa.
  2.  # 402

Colocado por: ultrahipermega47 000€ nando.

Bem quase metade do valor da minha...
  3.  # 403

Colocado por: PTLagoBom dia.

Será que pode partilhar quanto gastou até agora?

Obrigado

Para quem a pergunta?
  4.  # 404

Parabens... pela obra e pelo trabalho de postar!

pode-me dizer marca e modelo da cuba dupla da cozinha e tb da misturadora?
  5.  # 405

Colocado por: rjafonsopode-me dizer marca e modelo da cuba dupla da cozinha

PYRAMIS

Colocado por: rjafonsomisturadora?

DAMIXA
  6.  # 406

Colocado por: nandogonca
    Para quem a pergunta?

Bom dia.

É mesmo para si, a casa é sua certo?
  7.  # 407

Colocado por: PTLago

Bom dia.

É mesmo para si, a casa é sua certo?

Ok ultimamente não tenho apontado algumas coisas, mas também são coisas que pertencem ao mobiliário,mas no total ficou em cerca de 208.000€...
  8.  # 408

Colocado por: nandogoncaNão deu para ver in loco o rigoroso inverno... Apenas apanhei uns dias com temperaturas de 2 a 3 º no exterior. Mas posso dizer que este mês que passou, gastei cerca de 1m3 de lenha para ter a casa sempre entre 20º e 18º. Agora vamos ver como se porta no verão...

Nandogonça, tem o recuperador ligado a radiadores, ou só está a distribuir o calor pelas condutas?
    Ando na fase de decidir o que vou instalar na casa e não consigo chegar a uma conclusão.
    Gosto muito de ver a lenha a arder e não me importo nada do trabalho que dá. Mas pelo que tenho lido, o recuperador é mais aconselhado para utilizar com radiadores, uma vez que trabalha a altas temperaturas. Por outro lado os recuperadores têm a desvantagem de que durante a noite ou quando não estamos em casa ele não funciona, daí que a colocação de um piso radiante combinado com o recuperador não seja aconselhável, pois este convém que esteja sempre ligado para se obter um melhor rendimento.
    Estou a pensar optar entre duas soluções:
    1º - Instalar um recuperador de calor ligado a radiadores, e esperar que a casa tenha um bom comportamento no que diz respeito a manutenção do calor durante a noite e durante o dia (horas em que não estamos em casa). Acham possível? a casa será construída com bloco térmico e etics;
    2º- Instalar recuperador de calor ligado a piso radiante com eventual apoio de uma bomba de calor;

Acham que valerá a pena optar pela segunda solução, visto esta ser muito mais cara. A diferença de consumos e de temperatura será significativa?
  9.  # 409

Colocado por: sergio_pintas
    Nandogonça, tem o recuperador ligado a radiadores, ou só está a distribuir o calor pelas condutas?
    Ando na fase de decidir o que vou instalar na casa e não consigo chegar a uma conclusão.
    Gosto muito de ver a lenha a arder e não me importo nada do trabalho que dá. Mas pelo que tenho lido, o recuperador é mais aconselhado para utilizar com radiadores, uma vez que trabalha a altas temperaturas. Por outro lado os recuperadores têm a desvantagem de que durante a noite ou quando não estamos em casa ele não funciona, daí que a colocação de um piso radiante combinado com o recuperador não seja aconselhável, pois este convém que esteja sempre ligado para se obter um melhor rendimento.
    Estou a pensar optar entre duas soluções:
    1º - Instalar um recuperador de calor ligado a radiadores, e esperar que a casa tenha um bom comportamento no que diz respeito a manutenção do calor durante a noite e durante o dia (horas em que não estamos em casa). Acham possível? a casa será construída com bloco térmico e etics;
    2º- Instalar recuperador de calor ligado a piso radiante com eventual apoio de uma bomba de calor;

Acham que valerá a pena optar pela segunda solução, visto esta ser muito mais cara. A diferença de consumos e de temperatura será significativa?
    E porque não uma caldeira a lenha de chama invertida, se tem lenha e disposição para a lá colocar, é a melhor coisinha, eu tenho uma e foi o melhor que fiz. Tenho tempos entre cargas superiores a 10h, posso afirmar que uma vez me durou 24h!!! sim 24h, foi uma vez que correu tudo bem :) .
    Cumprimentos
  10.  # 410

Sergio pintas, opte pelo piso radiante e recuperador.
    Mas deixe tudo alinhavado para poder colocar outra fonte de calor a seu gosto, bomba de calor ou caldeira/salamandra a pellets.

Eu tenho e este inverno que passou tudo se portou 5 estrelas. Comsumo de 100€ por mes.
    Concordam com este comentário: two-rok
  11.  # 411

Colocado por: JancidoTenho tempos entre cargas superiores a 10h, posso afirmar que uma vez me durou 24h!!!

Que maravilha!!!

Colocado por: JancidoE porque não uma caldeira a lenha de chama invertida

O problema é que com esta solução fico sem a vertente de poder ter o recuperador na sala, ou então teria que estar a gastar lenha na sala com o recuperador e ao mesmo tempo na caldeira.

Colocado por: ultrahipermegaEu tenho e este inverno que passou tudo se portou 5 estrelas. Comsumo de 100€ por mes.

Excelentes consumos. E qual é a fonte de calor que utiliza?
  12.  # 412

salamandra a pellets e recuperador de calor.

A salamandra é uma ecoforest hidrocooper mini de 16kw e estava sempre ligada com sonda ao deposito. trabalhava cerca de 6 a 7 horas por dia (24H)

Ao fds é que acendia o recuperador.

Depois fiz uma alteração na salamandra só ligava ás 5 e 30 da tarde e desligava ás 7 da manha, isto tudo caso fosse necessário.

No próximo inverno conto de gastar cerca de 60€ por mês, com esta ultima alteração.

100m2 sempre quentes.
  13.  # 413

Colocado por: sergio_pintassó está a distribuir o calor pelas condutas?

Sim

Colocado por: sergio_pintasGosto muito de ver a lenha a arder e não me importo nada do trabalho que dá.

Dá algum trabalho na limpeza do recuperador e às vezes pode ir um pouco de cinza (na limpeza) para o chão e depois é sempre preciso andar a limpar a cinza que pode cair no chão ao colocar novas cavacas, mas de resto estou super satisfeito com o sistema que tenho. E como é óbvio, quando chego a casa, tenho que ligar o recuperador, para começar a aquecer a casa, mas também ela comporta-se bem em termos térmicos.
    O recuperador já me aguentou até às 6h da manhã a injectar ar quente para os quartos, tendo eu atestado o recuperador antes de me ir deitar. O motor deixa de injectar ar quente quanto o carter tem temperaturas inferiores a 45º, o que equivale a ar quente a sair da boca mais distante a cerca de 32º. Agora claro que o melhor sistema (mais confortável) é tipo o do ultrahiper, que não precisa de se preocupar em chegar a casa e ter que aquecer a casa, uma vez que o sistema inicia por si... Claro que se for como ele (ultrahipermega), perde mais tempo à volta da máquina que a usufruir do aquecimento dentro de casa...;-))
  14.  # 414

À seu malandro (nandogonca) isso é só inveja....

O que o nando diz no final até é um pouco verdade, mas só através deste procedimento consegui ter o sistema a trabalhar da melhor forma, sendo tb a melhor forma a mais económica.

Qualquer sistema por si só não trabalha bem como nós o idealizamos, nós (eu) fazemos sempre o filme á nossa maneira e no inicio é sempre maravilhas, mas depois queremos sempre mais e mais.

O que me aconteceu na caldeira tb me aconteceu nos painéis, mas isto acontece porque eu não me preocupo com o que instalador é capaz ou tem conhecimento para fazer, mas isso sou eu, uma pessoa normal (não é que eu seja anormal atenção) não se pode meter em aventuras da mesma forma que eu me meto.

Se eu tivesse ido na conversa do instalador teria colocado uma bomba de calor de 13,5kw. Mas como sou meio maluco disse-lhe que não, que queria poder optar pela combustível que bem intender e pelo fornecedor quem bem intender, não achei por bem cavar uma cova que se chama contrato de electricidade para depois estar a olhar para a maquina.

Mas volto a repetir, eu e poucas pessoas mais se podem dar a este "luxo". Chamo luxo á possibilidade não não conhecer limites, e de acreditar que tudo se pode fazer, que todos nós conseguimos fazer as mesmas coisas bastando para isso procurar soluções, respostas, problemas, opiniões, azares e derrotas.

Ufaa o jantar não sei que me fez... deve ser do vinho....
  15.  # 415

Colocado por: ultrahipermegadeve ser do vinho

Se for boa pinga ainda apareço por aí...
  16.  # 416

Deves pensar que eu bebo uma coisa qualquer...

Vinho directamente do 5 litros proveniente da adega do sogro. até estala. 14,5º que "pomada"...
  17.  # 417

E porque não uma caldeira a lenha de chama invertida, se tem lenha e disposição para a lá colocar, é a melhor coisinha, eu tenho uma e foi o melhor que fiz. Tenho tempos entre cargas superiores a 10h, posso afirmar que uma vez me durou 24h!!! sim 24h, foi uma vez que correu tudo bem :) .
    Cumprimentos

Pode dizer-me qual o seu sitema de aquecimento por favor? estou interessado em saber mais sobre recuperador de calor + piso radiante.
    Obrigado
  18.  # 418

Colocado por: ultrahipermegaSergio pintas, opte pelo piso radiante e recuperador.
    Mas deixe tudo alinhavado para poder colocar outra fonte de calor a seu gosto, bomba de calor ou caldeira/salamandra a pellets.

Eu tenho e este inverno que passou tudo se portou 5 estrelas. Comsumo de 100€ por mes.
    Concordam com este comentário:two-rok

Viva
    Eu estou interessado em saber mais sobre o que tem instalado, ou seja, recuperador + piso radiante.

Tenho uma duvida: Poderá complementar-se com os paineis solares, ou seja, podendo até "reforçar" com mais paineis? a comunicação é possivel entre paineis vs recuperador, ou seja, se ambas podem contribuir em simultaneo para aquecer? Desc. se nao fui muito claro.

Obrigado
  19.  # 419

eu tenho recuperador + salamandra a pellets + paineis solares, tudo isto a fazer aquecimento do piso.

os paineis só fazem aquecimento do piso depois do deposito de aqs estiver a 50º.
  20.  # 420

Colocado por: ultrahipermegaeu tenho recuperador + salamandra a pellets + paineis solares, tudo isto a fazer aquecimento do piso.

os paineis só fazem aquecimento do piso depois do deposito de aqs estiver a 50º.

Agradeço desde já a resposta.
    No entanto tenho mais algumas duvidas que agradeço se me poder dar a dica:

A area que eu tenho para aquecer são de aprox. 200m2, em 2 pisos.

Estava a ponderar o piso radiante hidraulico com um recuperador a lenha + paineis solares com acumulador 500lts, será suficiente?

E se juntar um equipamento de pallets no piso diferente do acumulador?

Agradeço a compreensão e a dica.

Obrigado

0.1371 seg. NEW