Iniciar sessão ou registar-se
    • MDA
    • 20 fevereiro 2010

# 361

Não estou a dizer que e fácil. Alias e mais confortável pegar num sistema proprietario, mas admita la, que já lhe deram jeito as ideias do seu amigo louco que quer reinventar a roda?!
    Se tivéssemos pensado em reinventar a roda mais cedo já tínhamos percebido que já esta obsoleta e cada vez mais em desuso.
    Epa, a nossa sociedade evolui porque alguns loucos se atreveram a pensar de maneira diferente.

Actualmente estou em muito projectos, mas quando tiver oportunidade e necessidade porque não, se calhar nessa altura a domotica tal como a conhecemos já esta ultrapassada e é a própria estrutura da casa que se gere a si mesma como se de uma coisa viva se trata-se, já imaginou isso?! Pensar fora dos parâmetros comuns, sair da caixa, evoluir. Já dizia o outro só assim e que o mundo pula e avança, so e pena que se sonhe cada vez menos hoje em dia.
    O Português já um dia ousou sonhar, nessa altura descobriu o mundo.
  1.  # 362

Boas,
    Ora aqui está um assunto que me interessa de veras e que preciso de informação/ajuda urgente, pois quero colocar um pequeno sistema destes em casa até ao fim do mês e já vi que há aqui entendidos e quem os comercialize. Pretendo orçamento (+-) para uma moradia de r/ch, 1º e 2º andar com parqueamento. A minha ideia seria; 3 câmeras exteriores com cctv, 3 sensores IV no exterior, visto ter 14 janelas exteriores quero colocar também sensores de quebra, possibilidade de controlo de estores, luzes, ligar e desligar alarme remotamente e com a possibilidade de visualização das câmeras via net também. Ecrã táctil lcd. Basicamente é mais ou menos isto. A casa, sendo nova, não tem cabelagem passada para essa finalidade de domótica. Agradeço ajuda e dicas. Orçamentos alguém me pode dar? Zona da Moita-Setúbal.
  2.  # 363

Sr Cab123

Ainda não terminei o meu post, vejo que é complexo para o Senhor.
    Vou terminar este estudo e realizar o sistema, posso depois vender-lho
    "in pack","tip-top","XPTO" só ligar a ficha e aparafusar os sensores.

Devagar se vai ao longe,
    Silvino
  3.  # 364

Colocado por: debiminhoSr Cab123

Ainda não terminei o meupost, vejo que é complexo para o Senhor.
    Vou terminar este estudo e realizar o sistema, posso depois vender-lho
    "in pack","tip-top","XPTO" só ligar a ficha e aparafusar os sensores.

Devagar se vai ao longe,
    Silvino

Caro Sr.

Fico à espera que faculte o seu sistema e respectivos preço.

Cumprimentos,
    JMaia
  4.  # 365

Ora aqui está algo que me prendeu a leitura de todos os post...

Já agora fico tambem á espera....
  5.  # 366

O que é melhor? Estores eléctricos com comando na parede ou com comando remoto?
    •  
      FD
    • 2 março 2010

# 367

Colocado por: CelesteBatistaO que é melhor? Estores eléctricos com comando na parede ou com comando remoto?

Melhor em que sentido? Se for prático, eu prefiro os remotos.
  6.  # 368

Colocado por: FD
    Colocado por: CelesteBatistaO que é melhor? Estores eléctricos com comando na parede ou com comando remoto?

Tenho uma amiga que tem estores com controlo remoto e diz que é práctico, que não precisa de estar á espera que fechem, já está a sair e eles automaticamente vão fechando. E a nível de avarias são mais propensos a elas? Quando não há luz têm alguma maneira de abrir e fechar?
  7.  # 369

Voces nunca viram um estore electrico encravar???
    Não é nada bonito!!

Nunca se deve deixar um estore a descer sem supervisão, a subir ainda vá que não vá!

Ainda à umas semanas tive uma situação dessas, tive de chamar o tecnico que teve de trocar duas laminas e as fitas que prendem ao eixo!

Colocado por: CelesteBatista
    Colocado por: FD

Tenho uma amiga que tem estores com controlo remoto e diz que é práctico, que não precisa de estar á espera que fechem, já está a sair e eles automaticamente vão fechando. E a nível de avarias são mais propensos a elas? Quando não há luz têm alguma maneira de abrir e fechar?
  8.  # 370

Colocado por: system32Voces nunca viram um estore electrico encravar???
    Não é nada bonito!!

P'ra além de não ser bonito o encravamento, comando de parede ou remoto? Tenho estores normais de fita na minha casa actual e são uma desgraça, se calhar ainda encravam mais que os eléctricos e ainda por cima ás vezes a fita parte.
  9.  # 371

Bem finalmente terminei de ler este tópico. uuff....

Também vou conrtuir e também pensei em domótica (ou lá como lhe quiserem chamar).
    Venho pedir a vossa ajuda, porque se calhar o que eu quero não é domótica, e simplesmente... funcionalidade e conforto.

O que eu pretendo essencialmente é:

- Controlar ALGUMAS luzes da casa (área social e jardim apenas: Sala + cozinhna + Jardim). Digamos que umas 5/6 luzes no máximo...
    - Controlar as portadas exteriores. São portadas com calhas electricas iguais a estas: http://www.doorstuff.co.uk/pdf/sliding/perlan%20glass.pdf. Estamos a falar de 5/6 calhas destas...
    - Controlar um ou outro electrodoméstico. Diria que 3 no máximo!
    - 2/3 câmaras IP para controlo via internet.
    - Central de segurança básica com detectores de movimento/intrusão.
    - Controlar isto por radio frequência e PC wireless e SMS.

Por tópicos para ser mais fácil a resposta:

1 - Para uma instalação destas há alguma coisa mais barata, fácil de instalar, configurável e aberta que X10 ou PLC-BUS?

2 - Há algum protocolo que permita medir os gastos dos módulos (luzes e tomadas) directamente sem módulos suplementares? E com módulos suplementares? E quanto custa +/- um módulo destes?

3 - Se bem percebi do tópico independentemente do protocolo podemos sempre adicionar módulos (leia-se sensores) sem muita dificuldade e sem grandes instalaçãoes. No limite teremos de passar fio desde o sensor à central. É assim?

Agradeço desde já a vossa ajuda!
    • mtiago
    • 23 abril 2010 editado

# 372

Colocado por: Hugo RSFBem finalmente terminei de ler este tópico. uuff....

Também vou conrtuir e também pensei em domótica (ou lá como lhe quiserem chamar).
    Venho pedir a vossa ajuda, porque se calhar o que eu quero não é domótica, e simplesmente... funcionalidade e conforto.

O que eu pretendo essencialmente é:

- Controlar ALGUMAS luzes da casa (área social e jardim apenas: Sala + cozinhna + Jardim). Digamos que umas 5/6 luzes no máximo...
    - Controlar as portadas exteriores. São portadas com calhas electricas iguais a estas:http://www.doorstuff.co.uk/pdf/sliding/perlan%20glass.pdf.Estamos a falar de 5/6 calhas destas...
    - Controlar um ou outro electrodoméstico. Diria que 3 no máximo!
    - 2/3 câmaras IP para controlo via internet.
    - Central de segurança básica com detectores de movimento/intrusão.
    - Controlar isto por radio frequência e PC wireless e SMS.

Por tópicos para ser mais fácil a resposta:

1 - Para uma instalação destas há alguma coisa mais barata, fácil de instalar, configurável e aberta que X10 ou PLC-BUS?

2 - Há algum protocolo que permita medir os gastos dos módulos (luzes e tomadas) directamente sem módulos suplementares? E com módulos suplementares? E quanto custa +/- um módulo destes?

3 - Se bem percebi do tópico independentemente do protocolo podemos sempre adicionar módulos (leia-se sensores) sem muita dificuldade e sem grandes instalaçãoes. No limite teremos de passar fio desde o sensor à central. É assim?

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Olá.

Como já estive na sua situação, vou tentar ajudar.

1º passo - pedir orçamentos a qqr empresa que "se mexa"!!! Tentar obter o máximo de orçamentos.
    (E sempre que possível pedir o orçamento pessoalmente à empresa, pois é uma forma de aprender mais qqr coisa e ver o que dizem uns dos outros.)

2º passo - Depois de perceber exactamente o que quer... Perceber quem vai fazer a parte eléctrica da casa...
    - o Electricista
    - O tipo da instalação da dómotica.
    Eu aconselho que uma empresa faça tudo. Para não cria atritos.

3º Passo - vai chegar à conclusão que tudo anda à volta dos €€€€€. Vou dar noções de preço para o que quer... depende do tamanho da casa.

- Domotica + Barata - tipo instalações por curiosos pode ficar por 1000€ a 2000€ - Menos fiável e peças de encaixe sem alteração da instalação eléctrica. tipo do it yourself...

- Domótica +- Barata - tipo instalação por electricista 2000€ a 6000€, que trabalham com marcas "brancas" de automatismos exemplo de marca: FATEK (ou ainda mais barato)- fiabilidade mais ou menos duvidosa em termos domésticos - necessidade de realizar instalação eléctrica para dómotica. (todos os pontos de controle têm que ir directamente ao quadro).

- Domótica média - Instalação feita por electricista + eng. electrónica 8000€ a 15000€ - trabalham com marcas com alguma fiabilidade tipo can-bus. Algumas empresa têm algumas limitações e podem trabalhar em protocolo fechado tipo CARDIO, MORDOMUS...etc. - necessidade de realizar instalação eléctrica para dómotica. (todos os pontos de controle têm que ir directamente ao quadro).

- Domótica cara - instalação feita por pessoal dedicado só a estas instalações - entre 15000€ a 30000€ - usam protocolo KNX / IEB.... Só marcas XPTO Grande fiabilidade e facilidade em encontrar peças de substituição ou módulos para acrescentar...

De grosso modo é a minha experiência... espero ter sido claro. E pode não ser a Ideia de alguns sobre a DOMOTICA.

Eu como sou fraco de finanças, estou a pensar arriscar na dómotica com automatismos Fatek. Tenho orçamento para tudo como você quer por 2500€. A unica coisa que me deixa com o pé atrás é o facto do electricista ser um pouco lunático... tem 25 anos... :-). Mas garantiu-me que não é o único a trabalhar com esta marca (Fatek, utilizado a nível industrial, tem tudo e faz tudo como a KNX e adapta-se à maior parte dos protocolos)

obrigado
  10.  # 373

Boas
    Tanto que se fala em preços, já se sabe que cada instalador lev o seu preço.
    Eu julgo que primeiro que tudo teem que ler muito sobre domotica para perceberem realmente o que é possivel fazer com a instalação electrica para assim compreenderem os valores que por vezes vos apresentam e não entrar pelo marketing do tipo levo-lhe 20000€ e pode controlar x aparelhos.

Se só quer comandar 5 ou 6 circuitos tem que continuar a preocupar-se com o facto de um dia mais tarde querer comandar mais alguns ou não. Isto tem custos no desenvolvimento da instalação electrica.

Exemplo:

comando de 4 circuitos de iluminação 137,00€ mais IVA
    e agora acrescente o preço da integração do equipamento na instalação

modulo para 2 interruptores 35,00€ mais IVA

e por ai adiante

Se quiser um conselho faça a instalação com domotica e deixe os paineis tacteis, os modulos de internet, etc, para mais tarde pois os preços teem que descer

Cpts
    kakai
    e agora acrescente o preço da integração do equipamento na instalação
  11.  # 374

Mas isto é que protocolo? KNX?

Quais as principais vantagens de KNX para PLC-BUS?
  12.  # 375

Boas

KNX

cpts
    kakai
  13.  # 376

E esses 165€ desses 4 circuitos de iluminação são MESMO 4 circuiros separados de iluminação? Tipo sala, quarto, jardim e cozinha, por exemplo?
    É que se for sai a cerca de 40€ por circuito que é mais barato que X10 ou Plc-Bus...

Mesmo faltando o preço do cabo e afins, é a pensar!

Mas volto a perguntar: Quais as principais vantagens de KNX em relação a PLC-BUS?
  14.  # 377

Colocado por: Hugo RSFMas isto é que protocolo? KNX?

Quais as principais vantagens de KNX para PLC-BUS?

Penso que o Protocolo KNX/IEB é a linguagem de comunicação entre os circuitos. existem vários protocolos...

As principais vantagens KNX é a fiabilidade das marcas que trabalham com ele. Ou seja as melhores das melhores... Logo mais CARAS...
  15.  # 378

As principais vantagens KNX é a fiabilidade das marcas que trabalham com ele.

Como assim as marcas? Marcas dos equipamentos/electrodomésticos/iluminação?

Mas eu com X10 não consigo controlar qualquer aparelho de qualquer marca?

Agora fiquei confuso :|
    • mtiago
    • 26 abril 2010 editado

# 379

Colocado por: Hugo RSF
    As principais vantagens KNX é a fiabilidade das marcas que trabalham com ele.

Como assim as marcas? Marcas dos equipamentos/electrodomésticos/iluminação?

Mas eu com X10 não consigo controlar qualquer aparelho de qualquer marca?

Agora fiquei confuso :|

Eu acho que KNX é o nome da parceria entre empresas..
    e EIB ou ETS é o protocolo de comunicação. Alguém que me corrija se estivar enganado.

Estes são os membro KNX:
      KNX1234.jpg
  16.  # 380

Sim eu também tenho essa ideia, mas...

Por exemplo, eu vejo ali a siemens. O que quer dizer isso? Que a siemens já faz electrodomésticos com o módulo EIB e portanto quem tenha uma instalação deste tipo consegue "controlar" o aparelho sem comprar mais nada?

É que seja isso ou não com X10, também se consegue controlar qualquer equipamento (acho eu...).

0.0184 seg. NEW