Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: gugasMike melga, já tem a sua domótica a funcionar?

Sim, aparelhagem de quadro a 100%, comandos a 0% porque ainda não os instalei. Estão a dar a última demão nas paredes e, logo após, instalo os comandos.

Colocado por: gugasQue funcionalidades implementou?

Hmmm... basicamente... tudo.
  2.  # 562

Colocado por: MikeMelgaHmmm... basicamente... tudo.

Bom dia Mike

Em números por alto em quanto lhe ficou a sua domotica??

Cumprimentos.
  3.  # 563

Colocado por: youngjoey77Em números por alto em quanto lhe ficou a sua domotica??

Não faço a mínima ideia :(
    Como comprei tudo individualmente e aos poucos, nunca fiz esse cálculo nem sei agora como o fazer. Se calhar também prefiro não o fazer :)
    Concordam com este comentário: youngjoey77
    Estas pessoas agradeceram este comentário: youngjoey77
  4.  # 564

MikeMelga,
    Quando puder creio que o pessoal gostaria de saber como ficou o "cozinhado" que tão cuidadosamente andou a preparar ao longo destes +- 3 anos. Ponha lá uma descrição de sistemas e funcionalidades implementadas se faz favor.

:)
  5.  # 565

Vou aproveitar este tópico para não poluir mais o fórum com este tema da "domótica"!

Confesso que não li todas as páginas, até que pelo meio se perdeu um bocado o tema em questão, mas desde de há algum tempo que me interesso pelo tema. Infelizmente, a informação que circula pela net é muita, com vários protocolos, fabricantes, soluções (proprietárias ou não), muita banha da cobra e muitas empresas que trabalham direta ou indiretamente com "domótica". E claro, qualquer alarme é domótica, qualquer casa vem com "pré-instalação" de domótica! Talvez devido a isso que só acompanho o tema superficialmente.

É claro que quando comprei o meu apartamento se soubesse o que sei hoje teria feito algumas coisas diferentes, mas andamos sempre a aprender. Mas porque é que estou aqui a escrever? Bem, esta semana decide-me por dedicar ao tema mais seriamente e colocar mãos à obra para decidir instalar qualquer coisa cá em casa.

Queria no entanto deixar aqui alguns pensamentos meus sobre este assunto. Acredito que num futuro próximo, este tema da domótica irá passar pelo cidadão comum com mais normalidade do que até "ontem". Isto, porque acredito que com a proliferação dos smartphones, tablets e redes WiFi, as soluções proprietárias e complexas passem para casos pontuais e mais profissionais e que o comum mortal use coisas mais simples.

Do que pesquisei por essa net fora, já se começam a encontrar soluções interessantes e mais pessoas a questionarem-se porque é tendo uma rede WiFi em casa têm que usar outros protocolos. Infelizmente, a oferta não é muita mas deixo aqui alguns casos interessantes:

- A solução da Belkin que poderá ser associado ao IFTTT
    - Um interessante solução para o futuro recente em iluminação e que ainda estão à procura de financiamento no kickstarter (ube)
    - Controlo aquecimento por WiFi da Heatmiser

É claro que isto ainda é tudo muito embrionário, mas para soluções simples e "algo" baratas já dá para fazer umas brincadeiras. É claro que quando o gigante Google entrar a sério no mercado isto vai acelerar...Android@home

Bem, agora que divaguei que chegue, não irei para nenhuma destas soluções :-P

Primeiro, no youtube é tudo muito bonito, para mostrar aos amigos também, mas eu pessoalmente que não sou rico e apesar de gostar de tecnologia, penso que a domótica tem que servir para nos ajudar e ser prática e não pensar em montar a melhor casa inteligente em Portugal. Assim, o que estou a pensar fazer? Muito simples, num apartamento não há que inventar, irei colocar um alarme com os mais comuns sensores, uma câmara interior, sensores de fumo, GN e CO com corte de GN, sensores de água com respetivo corte, controlo dos blackout que atualmente são accionados por 2 comandos RF, controlo do aquecimento e dos radiadores e por fim controlar um candeeiro :-)

Mas como fazer isto? Depois de muito ler e saber à partida que teria que ir para um sistema wireless, a escolha recaiu sobre o Z-Wave. Apesar de ser um sistema "fechado", o preço dos componentes é bastante acessível e o seu equivalente opensource, o open-Zwave ainda é muito embrionário. Assim, só falta escolher o controlador que em principio irá recair sobre o Vera Lite da Mi Casa Verde.

A minha questão é a seguinte, alguém daqui usa o Z-Wave e em particular o Vera Lite? É que não encontrei ninguém em PT com este controlador e gostaria de obter algum feedback!

Gracias!
    • chap
    • 23 março 2013

# 566

Viva,

Tenho um Vera Lite e recomendo vivamente uma vez que tem uma grande comunidade que lhe dá suporte o que é fundamental no longo prazo. O equipamento é suficientemente intuitivo para que os iniciados possam tirar proveito das funções normais do Z-Wave e flexível uma vez que permite cenários mais complexos com recurso a programação. Outro ponto forte é a existência de muitas apps para smartphones que facilitam a utilização da plataforma.
    A minha rede z-wave ainda está muito no inicio. A motivação inicial foi controlar os estores da casa. Neste momento uso o Vera com vários cenários definidos para que os estores subam x minutos antes do nascer do sol e se fechem ao final do dia por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Drachen
  6.  # 567

Colocado por: chapViva,

Tenho um Vera Lite e recomendo vivamente uma vez que tem uma grande comunidade que lhe dá suporte o que é fundamental no longo prazo. O equipamento é suficientemente intuitivo para que os iniciados possam tirar proveito das funções normais do Z-Wave e flexível uma vez que permite cenários mais complexos com recurso a programação. Outro ponto forte é a existência de muitas apps para smartphones que facilitam a utilização da plataforma.
    A minha rede z-wave ainda está muito no inicio. A motivação inicial foi controlar os estores da casa. Neste momento uso o Vera com vários cenários definidos para que os estores subam x minutos antes do nascer do sol e se fechem ao final do dia por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Drachen

Obrigado!

É mesmo essa a ideia que tenho do que tenho lido. Eu como já tenho os blackouts com comandos RF, a minha ideia era associar ao Vera o RFXtrx433 USB 433.92MHz para controlar esses mesmos blackouts. De facto parece ser um produto muito bem conseguido!
    • PMMA
    • 24 março 2013

# 568

Boas. O mikemelga e que podia fazer um apanhado de tudo e colocar aqui. Este ainda e um tema muito tabu nas habitações. Era bom vermos os preços que voce comprou, o que colocou. Como fez a sua instalação. Problemas com que se deparou. Era uma enorme ajuda para nos que ainda estamos na duvida do que fazer...
    Concordam com este comentário: electrao
  7.  # 569

Colocado por: PMMABoas. O mikemelga e que podia fazer um apanhado de tudo e colocar aqui.

Viva.

Assim farei. Dêem-me só mais 2 semanitas porque estou a acabar a casa e vou começar as mudanças. Logo que esteja 'assente' ajudarei quem precise.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
    • chap
    • 25 março 2013

# 570

Viva,

O caso do MIkeMelga e o do Drachen são completamente diferentes. Estamos a falar de uma instalação numa casa nova em que a casa foi pensada de origem para a solução de dómotica selecionada e por instaladores profissionais, vs uma solução z-wave que está pensada para adicionar domótica em casas que não foram projectadas tendo em vista este fim e em que o instalador é normalmente um amador entusiasta destas questões.

Cumps
    Chap
  8.  # 571

Colocado por: chape por instaladores profissionais

Vou dizer ao meu electricista (que nem sabia o que era domótica) que ele agora é 'instalador profissional' :)

Claro que uma instalação nova tem vantagens mas é possível 'domotizar' qualquer instalação sem muito esforço.

Quanto ao Z-wave... continuo com a minha opinião: domótica na europa é KNX. O resto é brincar às casinhas e deitar dinheiro fora. Se ainda me dissessem que era mais barato, eu até compreendia... mas não é.
    • chap
    • 25 março 2013 editado

# 572

Viva,

Quando referi instalador profissional não estava a falar de passar cabos mas sim da configuração do sistema (informático). Quanto à sua opinião de que domótica na europa é KNX e de que o resto é brincar às casinhas e deitar dinheiro fora, não concordo até porque ideias concebidas sem ver o contexto de cada caso, não têm para mim grande valor.
    Uma coisa é certa, para instalar KNX numa casa já existente tem que esburacar a casa toda o que não é opção para muita gente. Em relação a Z-Wave ser uma brincadeira de casinhas pudemos fazer a analogia com a rede ethernet vs wirelless. Não usem portanto a segunda porque é brincar à internet.
  9.  # 573

Colocado por: chapQuando referi instalador profissional não estava a falar de passar cabos mas sim da configuração do sistema (informático).

Mas... quem configurou o sistema fui eu. Foi o primeiro que configurei. Isso faz de mim profissional? :)

Colocado por: chapUma coisa é certa, para instalar KNX numa casa já existente tem que esburacar a casa toda o que não é opção para muita gente.

Pode não ser.

Colocado por: chapEm relação a Z-Wave ser uma brincadeira de casinhas pudemos fazer a analogia com a rede ethernet vs wirelless. Não usem portanto a segunda porque é brincar à internet.

É uma analogia quem não tem relação nenhuma, mas... toda a gente sabe que NINGUÉM usa wireless se tiver a hipótese de usar cabo.

Se você me diz que prefere o Z-wave porque prefere uma solução wireless que não mexe muito com a instalação eléctrica e é fácil de mexer... eu concordo.
    Agora... não me diga que é por ser mais barato, nem que é melhor, nem que é o futuro, nem que tem uma grande comunidade, nem que é bom pelas aplicações smartphone porque isso... é tudo treta.
  10.  # 574

Colocado por: konnexmanMikeMelga,
    Quando puder creio que o pessoal gostaria de saber como ficou o "cozinhado" que tão cuidadosamente andou a preparar ao longo destes +- 3 anos. Ponha lá uma descrição de sistemas e funcionalidades implementadas se faz favor.

Viva. Só vi agora o post.
    Quando acabar as mudanças coloco aqui tudo e tiro umas fotos. Palavras sem fotos não prestam :)
    Concordam com este comentário: electrao, PMMA
  11.  # 575

Olá a todos, acabei de ler os 574 posts desde que me registei, de facto dá para ter uma ideia da domótica, como funciona, o que se pode fazer, do KNX, etc... mas de facto ainda falta muita coisa, e muita informação para quem o quer fazer, ou implantar na sua moradia. Agradeço a todos os que contribuiram com informação.
  12.  # 576

Alguém tem um exemplo de um projeto feito com o ETS?
  13.  # 577

Colocado por: MikeMelga

Mas... quem configurou o sistema fui eu. Foi o primeiro que configurei. Isso faz de mim profissional? :)

Pode não ser.

É uma analogia quem não tem relação nenhuma, mas... toda a gente sabe que NINGUÉM usa wireless se tiver a hipótese de usar cabo.

Se você me diz que prefere o Z-wave porque prefere uma solução wireless que não mexe muito com a instalação eléctrica e é fácil de mexer... eu concordo.
    Agora... não me diga que é por ser mais barato, nem que é melhor, nem que é o futuro, nem que tem uma grande comunidade, nem que é bom pelas aplicações smartphone porque isso... é tudo treta.

Viva,

Presunção é o que não falta ao mikemelga. Ainda se fosse instalador ainda percebia o fundamentalismo agora como utizador final ser perentório dessa forma e dizer que tudo o resto são tretas tem muito que se lhe diga...

Quanto ao facto de ter configurado o sistema dou-lhe os parabens mas não creio que seja assim para a esmagadora maioria das pessoas. Não usou nenhum software pago, se sim diga o custo?

Quanto a usar cabo em vez de wireless nas redes apenas concordo em utilizações empresariais se estivermos a falar de utilizadores domesticos o wireless é rei. A grande maioria das pessoas acedem à internet em casa por wireless e cada vez mais assim vai ser. Da mesma forma a dómotica para se massificar passará por soluções deste genero que são práticas, execuiveis pelo comum dos mortais e compativeis com casas já existentes sem grandes alterações.

Quanto aos preços posso deixar aqui o meu testemunho. Paguei 350€ por um gateway que controla 4 modulos de estores diga-me então o mike por quanto ficaria este projecto com knx. Acrescento ainda que o gateway tem apenas o consumo e alguns wats semelhante a um router doméstico e nada de quadros dedicados e computadores ligados 24*7*365.

Em relação às tretas a que chamou relativamente as APPS para smartphones e Tablets. Mais uma vez não concordo, treta é um touchscrean embutido em qualquer porto da casa. É só mesmo para vista, não serve para mais nada, vai-se tornar obsoleto e não é portátil/comodo. Só vejo vantagens em usar o smartphone/tablet como interface do sistema por oposição a um touchscreen.
  14.  # 578

Só vejo vantagens em usar o smartphone/tablet como interface do sistema por oposição a um touchscreen.

quando tiver uma intrusão no sistema, vai mudar logo de opinião.
    Concordam com este comentário: eu, pedromdf
  15.  # 579

Colocado por: jorgealves
    quando tiver uma intrusão no sistema, vai mudar logo de opinião.
    Concordam com este comentário:eu

O facto de ter o frontend num tablet não que dizer que tenha configurado acesso remoto. Estamos a falar em ambos os casos de computadores pelo que ambos serão vulneráveis. Volto a frizar que estava a falar de controlo a partir de dispositivos móveis ligados a rede interna e não de acesso remoto. Apenas referi o tablet/smartphone como uma alternativa ao interface por pc/touchscreen.
  16.  # 580

Nestas coisas de domótica tudo o que é muito fácil e intuitivo é proporcionalmente acessível a intrusão.

0.1716 seg. NEW