Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

Colocado por: valtores

veja voce o preço de cada modulo, e peça um orçamento a uma empresa de domotica para lhe instalar as mesmas funcionalidades, e vai ver a diferença.
    Quanto à loja que mostrei, por ser das poucas que vende em Portugal, tem preços puxados.
    ebay ou alibaba consegue preços muito mais baixos.

Não senhor, não é assim. DIga quantos pontos de luz, estores, zonas de climatização, deteção de movimento c/ e sem medição de luminosidade, contactos magnéticos de janela e portão, servidor e que servidor, etc, etc. Fez uma comparação entre 21000€ e 2000€ para funções iguais. Mostre lá isso.
    Também lhe posso dizer que faço a domótica de uma casa por 100€ e vc acredita ?
  2.  # 642

ah você vende domótica? Então está explicado.
    Quanto às funcionalidades, comparei um orçamento de uma empresa para uma moradia, e com as mesmas funções ia gastar esse valor que falei.
    Só o facto de poder ser eu a fazer e não contratar terceiros, permite uma enorme poupança.

Por exemplo, tenho 27 estores individuais. Que valor me faria para instalação de domótica "da sua", para controlo individual de cada estore (incluindo posição e não apenas aberto ou fechado) através de interruptor e aplicação de smartphone (não webapp que são extremamente limitadas, uma app mesmo).
    Com tudo incluido, servidor, etc etc... Quanto gastaria?
  3.  # 643

O que explica ? Poderia comercializar knx ou zwave ou zigbee ! Não sou nenhum apóstolo.
    Vendo sim.
    Cada 6 estores são 255€ + iva
    Cada 6 botões custam-lhe 88€ + iva
    Um servidor com acesso por browser (muitissimo mais funcional pois não está dependente de nenhuma plataforma) custa-lhe 280€ + iva.
    Isto em KNX :)
    Sem acompanhamento em obra nem programação.
    Também pode fazer a sua cozinha, instalação eléctrica, climatização, telhado, paredes .... Porque não o faz ? ficavam-lhe mais baratas ....
  4.  # 644

5 "packs então".
    Portanto:
    1568 euros para estores
    541 euros para botões
    344.4 para o servidor (que nem tem app dedicada).

Ou seja 2453 SEM instalação nem programação, que não sei quanto cobra.... portanto falta esse valor.

Eu consigo tudo isso, com os interruptores que já tenho em casa, na loja portuguesa, a versão mais cara (existe a versão 1, mas esta é bem superior em termos de qualidade):

http://z-wave.pt/FGRM_222

Nesta loja fazem-me 51 euros para compras em quantidade.

Portanto 1377 euros.

hub 260 euros

Portanto um total de 1637 euros.

Com aplicação para iphone ou android, e mantendo os mesmos interruptores.

E funciona que já testei, sem qualquer falha.

Isto indo apenas a produtos de marcas reconhecidas, e como já disse ultimo modelo (podemos ir para versões mais antigas bem mais baratas).
    Mas há imensas soluções, marcas brancas, ebay, alibaba, onde ha preços muito muito inferiores para modulos z-wave, onde conseguia um valor muito mais baixo do que este (este foi apenas para produtos na loja portuguesa que até abusa um bocado nos preços).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
    • FFF
    • 20 fevereiro 2015

# 645

Ora aqui está uma solução "caseira" de domótica a estudar.

Agradeço a partilha!
  5.  # 646

Amigo, não cobro nada, pois não instalo. Já que instala o zwave, porque não instala o Valtores a solução de knx ? Até se podia dedicar a encontrar clientes a quem instalasse por 21.000 euros a solução que lhe custava 2.453€.
    Quanto ao "nem app", sabe bem que isso tem muito que se lhe diga.
    Já chegámos então à conclusão que a sua análise de 21.000 euros de knx vs 2.000 de zwave não é real.
  6.  # 647

Eu não disse que a solução knx custa 21.000€. Disse que tenho um exemplo de uma empresa de domotica para uma instalação a antiga, com cabos e tubos e tudo o mais, custava isso, e que com os módulos z wave me ficava a esse preço.
    Estes módulos Z wave qualquer um pode instalar. Eu não sou electricista e sei fazer isso.

Atenção que não estou a defender o zwave vs knx.
    Quem prefere módulos knx pode comprar também. Eu prefiro z wave, só isso, porque a maior parte dos sistemas que vou tendo preferência usam este protocolo. Mas se vir que encontro um sistema igual ou melhor em knx não teria qualquer problema em instalar. Não entendo é que vantagem pode ter o knx em relação ao Z wave, a não ser o facto de permitir comunicação entre os módulos por fio, e o zwave permite apenas por rádio. No entanto por rádio (que é a minha preferencia), o zwave funciona muito melhor por criar uma rede mesh. Foi precisamente para funcionar por rádio que foi desenhado o zwave. KNX por rádio é um pouco arcaico (secalhar é desses que as pessoas se queixam que não funciona bem).
    Acho que esta loja que indiquei até vende produtos knx.

Quanto a app... Há muitos hubs hoje em dia com app de qualidade excelente. Permite outro tipo de integração com o sistema do iPhone ou android. Uma webapp nunca vai funcionar com as APIs do OS, pelo que é muito mais limitado. Não funciona em background, serviços de localização em segundo plano, widgets, etc. Sobretudo no iPhone nota se uma grande diferenca de webapp para apps nativas.

Quanto ao preço como já disse encontra se muito mais barato no ebay ou de outras marcas menos reconhecidas. Estou a falar de um sistema de topo em z wave. Conseguia provavelmente poupar muito mandando vir módulos do alibaba ou afins.
    Ter ainda em conta que é uma solução recente, e que daqui a uns 5 anos tudo isto vai andar ao preço da chuva, tendo em conta a quantidade de fabricantes e volume de vendas pelo mundo inteiro. E daqui a 5 anos quando quiser trocar algum modulo, sei que o posso fazer sem mexer em qualquer infrastrutura da moradia.
  7.  # 648

ja agora para quem tiver mais curiosidade acerca dos protocolos:
    knx http://pt.wikipedia.org/wiki/KNX

z wave http://pt.wikipedia.org/wiki/Z-Wave

existem outros mais antigos e mais recentes (x10, zigbee), mas que acho que nem vale a pena explorar. um é demasiado antigo, outro não pegou porque peca em termos de funcionalidades.

Z-Wave é, em certo sentido, um melhor X10. Enquanto o protocolo X10 envia sinais ao longo das linhas eléctricas e oferece um adaptador R.F. (Rádiofrequência) opcional, o Z-Wave é totalmente baseado em R.F.

Os sistemas Z-Wave respondem mais rapidamente do que sistemas baseados em X10, oferecem confirmação a fim de garantir que as mensagens não sejam perdidas sem gerar um erro.

O sistema X10 leva aproximadamente um segundo para enviar um comando, o Z-Wave pode enviar um comando e recebe a confirmação de entrega em cerca de 50 ms.

A maior parte dos módulos num sistema Z-Wave também são repetidores, assim, um controlador não precisa de estar dentro da faixa de transmissão do dispositivo controlado desde que tenha um outro dispositivo Z-Wave num local intermédio que repita o sinal.

O Z-Wave foi substancialmente melhorado relativamente ao X-10 na criptografia dos comandos que envia (32bit vs 4bit).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
  8.  # 649

Eu fiz o meu...

Uns controladores da Advantech, uns relés, uns sensores... muitas horas de programação e tenho algo é feito á medida :-)
  9.  # 650

Colocado por: LuisPereiramuitas horas de programação

soluções DIY ha por ai muitos e não discuto que sejam fiaveis e que ate se poupe algum.
    o problema é que a maior parte das pessoas não sabe programar.
    e depois precisam fazer uma alteração qualquer porque decide alterar um ou outro ponto, e lá tem que se chamar o instalador e pagar mais uma alteração.
    Mas para quem percebe de programação, o céu é o limite (com raspberry então... é uma festa)
  10.  # 651

KNX por rádio é um pouco arcaico (secalhar é desses que as pessoas se queixam que não funciona bem).
    Acho que esta loja que indiquei até vende produtos knx.

Porque diz que é arcaico ? conhece os 2 protocolos ?! Está a falar da geração 1 ou da 2?

Quanto a app... Há muitos hubs hoje em dia com app de qualidade excelente. Permite outro tipo de integração com o sistema do iPhone ou android. Uma webapp nunca vai funcionar com as APIs do OS, pelo que é muito mais limitado. Não funciona em background, serviços de localização em segundo plano, widgets, etc. Sobretudo no iPhone nota se uma grande diferenca de webapp para apps nativas.

Pois, mas eu não lhe estava a falar de uma web app. Estava a falar de uma solução com acesso direto por browser em html puro. Não estou limitado por apps nem por sistemas operativos, onde houver um browser tenho sempre acesso.
    com raspberry então... é uma festa

Quanto a saber programar, bom quem souber sabe sempre mexer na sua instalação, quem não sabe ( e é a grande maioria das pessoas) contrata um técnico que sabe fazer já que lida com os problemas todos os dias. E não se esqueça, que tudo está bem quando corre bem, o problema é quando corre mal
  11.  # 652

LuisPereira, o que vai acontecer à sua domótica no dia em que decidir ou necessitar de mudar de casa ? Quem vai dar assistência ?
  12.  # 653

Colocado por: konnexmanPorque diz que é arcaico ? conhece os 2 protocolos ?! Está a falar da geração 1 ou da 2?

conheço.
    o knx foi projectado para funcionar por cabo, o zwave para funcionar por rádio. O knx tambem funciona por rádio, mas não permite uma rede mesh (funciona em série), sofre de maiores interferencias, e não tem os consumos extremamente baixos de módulos zwave.
    Mas como já disse anteriormente, não tenho nada contra KNX, só sou contra sistemas por cabo e que exigem mexer em infranstruturas sempre que se quer alterar alguma coisa (e chamar instaladores, e pagar, e afins).
    Qual é a vantagem que vê no KNX, sem ser funcionar por cabo?
    Quanto aos fabricantes não é questão: há mais de 300 para knx, e mais de 200 para zwave. E a curva de aumento de fabricantes de zwave é muito maior que de knx (zwave é muito mais recente).

Colocado por: konnexmanLuisPereira, o que vai acontecer à sua domótica no dia em que decidir ou necessitar de mudar de casa ? Quem vai dar assistência ?

é por isso que um sistema "expresso" e que funcione bem é uma vantagem. No caso do zwave, até se pode levar de uma casa para outra, sem ter que tirar os cabos todos de dentro da parede.
  13.  # 654

Colocado por: konnexmanLuisPereira, o que vai acontecer à sua domótica no dia em que decidir ou necessitar de mudar de casa ? Quem vai dar assistência ?

Eu!
    Quantas empresas de domótica eu conheço que já faliram... ui ui!
    E quantos sistemas estão obsuletos... ui ui ui !!!

É algo que tive todo o gosto em fazer e terei todo o gosto em ajudar a manter se um dia isso acontecer!

Posso lhe dizer que o fiz não para ser mais barato, porque ficou mais caro, mas foi porque me deu prazer e me dá prazer... todos os dias pensar em amis algo que possa implementar, corrigir algo que não ficou bem,etc.

É algo de que me orgulho!
    Concordam com este comentário: valtores
  14.  # 655

LuisPereira, só tenho que o felicitar pelo trabalho que teve e por ter alcançado os seus objetivos. Fiz-lhe a pergunta penas porque queria alertar a si e a outros que nós não somos eternos ou que a vida às vezes tem vicissitudes que não conseguimos controlar.
    Em Portugal há cerca de 300 pessoas com formação certificada para instalar / configurar knx, para o seu sistema concerteza só há um, já que é uma solução feita à sua medida e pelas suas medidas.
    Eu próprio virei-me para o knx por ter visto que os riscos de me meter profissionalmente numa solução proprietária eram enormes para a empresa onde trabalho pois estava muito dependente de uma solução de uma só entidade.
    Valtores
    o knx foi projectado para funcionar por cabo, o zwave para funcionar por rádio. O knx tambem funciona por rádio, mas não permite uma rede mesh (funciona em série), sofre de maiores interferencias, e não tem os consumos extremamente baixos de módulos zwave.

Não, o knx geração 2 programada com ets5 tem todas as funcionalidades que atribuiu ao zwave. Veja aqui um link de uma marca que a empresa onde trabalho distribui em Portugal:http://www.mdt.de/download/MDT_TI_RF_eng.pdf
  15.  # 656

Colocado por: konnexmanNão, o knx geração 2 programada com ets5 tem todas as funcionalidades que atribuiu ao zwave.

ok, neste caso posso dizer que o knx com o RF+ é uma tentativa de acompanhar a tendência que falo (e que deu origem ao protocolo zwave) de permitir comunicações sem fios eficazes, cortando assim com a domótica do seculo passado em que tinham que ser criadas infrastruturas caras.
    Neste caso posso dizer que esta v2 está ao nivel (se o diz) do zwave, mas não era o caso do KNX original, que era bem inferior.
    Como já disse varias vezes, não tenho nada contra o KNX (apenas achava a v1 ultrapassada em termos de RF), mas tambem não vejo vantagens em relação ao zwave, a não ser permitir tambem comunicação por cabo.

Não sei até que ponto todos os modulos actuais de KNX suportam esta versão 2, ou se ainda estão virados para V1.
    Não sei tambem até que ponto os produtos KNX v2 serão tão acessiveis como os zwave.
  16.  # 657

mas tambem não vejo vantagens em relação ao zwave, a não ser permitir tambem comunicação por cabo.

E já não é pouco ...
  17.  # 658

Colocado por: konnexman
    E já não é pouco ...

ja agora esclareça-me uma questao: se eu quiser um sistema de alarme knx (sem fios), basta alimentar a sirene com corrente electrica, ou é necessário algum outro tipo de instalação especifica dos tipicos alarmes tradicionais?
  18.  # 659

Para ter um sistema de alarme, convém uma central certificada para tal. As centrais têm uma aplicação e funções mais do que testadas para operarem devidamente na sua função. Pode sempre fazer uma solução à medida com detetores e entradas digitais onde os mesmos ligam, e uma saída para sirene e um módulo de gsm, mas garanto-lhe que não é a mesma coisa, já que as funções de tamper por resistência e outras que as centrais têm provavelmente não existirão.
  19.  # 660

Colocado por: konnexmanfazer uma solução à medida com detetores e entradas digitais onde os mesmos ligam, e uma saída para sirene e um módulo de gsm,

é isto que pretendo fazer, sem ter necessidade de um modulo GSM (para isso no caso do zwave, o hub tem essa função de "mandar" o alarme para o telemovel ou seja para onde for).
    Não estou a ver grande necessidade de centrais caras e que não trazem grandes mais valias.

0.1801 seg. NEW