Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 701

electrao,

A 114200 é a central de alarme KNX.

A 034200 é a central de alarme normal.

Se foi descontinuada ou não... não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  2.  # 702

Colocado por: MikeMelgaelectrao,

A 114200 é a central de alarme KNX.

A 034200 é a central de alarme normal.

Se foi descontinuada ou não... não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

No site da Gira não aparece.

http://www.gira.de/gebaeudetechnik/produkte/sicherheit/alarmsysteme.html

Aparece sim, a versão KNX sem fios:

http://www.gira.de/gebaeudetechnik/produkte/sicherheit/alarmsysteme/funk-alarmsystem.html

A qual, não sei se aceita ligações físicas (hardwire) aos sensores/atuadores/outros...

Cumps
  3.  # 703

Ora bem, visto que tenho a merd@ do quadro eléctrico quase cheio, não me parece que consiga adicionar uma porrada de atuadores DIN.

Resta-me a solução dos atuadores "pastilha":

http://www.gira.com/en/gebaeudetechnik/systeme/knx-eib_system/knx-produkte/aktoren/schaltaktoren/knxeib-schaltaktoren-1fach-2fach.html

http://www.jung.de/en/online-catalogue/69799011/69799012/

http://www.berker.de/produktkatalog/anwendungen-und-systeme/knx-sensoren-und-aktoren/aktoren-up-ap/524383.htm

E enquanto estava a ver as dimensões destes atuadores, praticamente 50mm de diâmetro, assustei-me. Parece-me muito à queima para as caixas dos interruptores/comutadores...

Já alguém os instalou?

Na generalidade funcionam com os interruptores de pressão, mas penso que suportam a acção de interruptor normal, pelo menos no da GIRA parece ser assim (Switching function: two independent switching objects are available for each existing input and can be enabled individually, command for leading and trailing edge can be set independently (ON, OFF, CHANGE, no reaction)). É correcto?

cumps
  4.  # 704

É pá.... estes atuadores para colocar dentro das caixas fundas são caríssimos.... 100 a 160€/unidade :( Xiiii

Contabilizei cerca de 20 atuadores de 1 saída e outros 20 atuadores de 2 saídas, total de 40 atuadores.

Que pipa de massa... :(
  5.  # 705

Pois... uma instalação posterior fica muito, mas muito mais cara que de raíz.

Dois dos presupostos de uma pré-instalação KNX é ter espaço suficiente no quadro e usar sempre caixas fundas. Sendo caixas fundas cabem bem esses actuadores.

Colocado por: electraoÉ pá.... estes atuadores para colocar dentro das caixas fundas são caríssimos.... 100 a 160€/unidade :( Xiiii

Contabilizei cerca de 20 atuadores de 1 saída e outros 20 atuadores de 2 saídas, total de 40 atuadores.

Que pipa de massa... :(

Fica mais barato aumentar o quadro :)

De certeza que não tem espaço no quadro?
  6.  # 706

Colocado por: electraoAparece sim, a versão KNX sem fios:

http://www.gira.de/gebaeudetechnik/produkte/sicherheit/alarmsysteme/funk-alarmsystem.html

Essa não é KNX. É wireless.
  7.  # 707

Colocado por: MikeMelga

Essa não é KNX. É wireless.

então quer dizer que a versão KNX desapareceu... ou pelo menos eu não a encontro no site alemão
  8.  # 708

Colocado por: MikeMelgaFica mais barato aumentar o quadro :)

De certeza que não tem espaço no quadro?

Espreita a foto abaixo:
      Quadro Electrico.jpg
  9.  # 709

O espaço vazio ao lado do Disjuntor Não Diferencial da EDP ficou reservado para o alimentador do Video Porteiro.

Nessa zona tens o Interruptor Tetrapolar (corte do quadro), os Sinalizadores, os Descarregadores de Sobretensão (DS) e o Disjuntor de proteção aos DS.
  10.  # 710

Isso aí é tijolo ou pladur?
  11.  # 711

Colocado por: MikeMelgaIsso aí é tijolo ou pladur?

tijolo (alvenaria)
  12.  # 712

Ainda por cima trifásico... aí não cabe muito, não.
    Concordam com este comentário: electrao
  13.  # 713

Colocado por: MikeMelgaAinda por cima trifásico... aí não cabe muito, não.
    Concordam com este comentário:electrao

Colocado por: electraoContabilizei cerca de 20 atuadores de 1 saída e outros 20 atuadores de 2 saídas, total de 40 atuadores.

Ainda por cima, seria um conjunto de atuadores DIN com cerca de 60 saídas. Xiiiii

Na tua casa colocaste TODOS os interruptores/comutadores em KNX? Por exemplo WC, despensa, lavandaria ou outros?

cumps
  14.  # 714

Colocado por: electraoNa tua casa colocaste TODOS os interruptores/comutadores em KNX? Por exemplo WC, despensa, lavandaria ou outros?

Todos. Mas são 60 grupos de luzes? E estores, quantos são?

60 são 4 actuadores de 16 saídas e ainda sobra :)
  15.  # 715

Colocado por: MikeMelgaTodos. Mas são 60 grupos de luzes? E estores, quantos são?

Para ser preciso são 63 interruptores/comutadores.
    Grupos de luzes são muito menos, claro... Por exemplo, na generalidade dos quartos, tenho 3 "interruptores" que comandam a luz do quarto, dois à cabeceira (um de cada lado) e um à entrada do quarto. Todos comandam o mesmo grupo de luzes, 3 focos.

Estores são 15.

E para complicar, o quadro do andar de cima é minúsculo... Mas as contas que fiz é para a casa toda.

Cumps
  16.  # 716

Colocado por: MikeMelgaMas são 60 grupos de luzes?

Colocado por: electraoGrupos de luzes são muito menos, claro...

F@ck! Tens toda a razão. Os atuadores atuam nos grupos de luzes!
    O bus é que vai aos vários interruptores/comutadores. Tenho de refazer as contas.

Obrigadão
  17.  # 717

Colocado por: electraoF@ck! Tens toda a razão. Os atuadores atuam nos grupos de luzes!
    O bus é que vai aos vários interruptores/comutadores. Tenho de refazer as contas.

R/C = 27 grupos de luzes (2 módulos de 16 saídas = 32 saídas; espaço ocupado no quadro 16 unidades)
    1º Andar = 12 grupos de luzes (1 módulos de 16 saídas; espaço ocupado no quadro 8 unidades)

Será isto?
  18.  # 718

Colocado por: electraoR/C = 27 grupos de luzes (2 módulos de 16 saídas = 32 saídas; espaço ocupado no quadro 16 unidades)
    1º Andar = 12 grupos de luzes (1 módulos de 16 saídas; espaço ocupado no quadro 8 unidades)

Será isto?

Sim, mas não só.
    Falta:

- estores
    - fonte de alimentação (8 unidades)
    - Router IP para aceder ao bus (2 ou 4 unidades)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  19.  # 719

Colocado por: MikeMelga- fonte de alimentação (8 unidades)

320mA (GIRA 1086 00) ou a de 640mA (GIRA 1087 00)?

Colocado por: MikeMelga- Router IP para aceder ao bus (2 ou 4 unidades)

O GIRA KNX IP router (with integral telegram recording and time/date to bus)?

GIRA 216700

cumps
  20.  # 720

Colocado por: electrao

320mA (GIRA 1086 00) ou a de 640mA (GIRA 1087 00)?

esquece, o de 8 unidades é o de 640mA.

0.1963 seg. NEW