Colocado por: pedromdfNestas coisas de domótica tudo o que é muito fácil e intuitivo é proporcionalmente acessível a intrusão.
Colocado por: chap
Não estou a ver que uma instalação fácil e intuitiva seja sinónimo de acessível a intrusão mas se o diz seria bom que o fundamentasse.
Colocado por: pedromdfPorque será que os sistemas de alta segurança são de tecnologias proprietárias
Colocado por: chapQuanto a usar cabo em vez de wireless nas redes apenas concordo em utilizações empresariais se estivermos a falar de utilizadores domesticos o wireless é rei.
Colocado por: chapQuanto aos preços posso deixar aqui o meu testemunho. Paguei 350€ por um gateway que controla 4 modulos de estores diga-me então o mike por quanto ficaria este projecto com knx. Acrescento ainda que o gateway tem apenas o consumo e alguns wats semelhante a um router doméstico e nada de quadros dedicados e computadores ligados 24*7*365.
Colocado por: chapEm relação às tretas a que chamou relativamente as APPS para smartphones e Tablets. Mais uma vez não concordo, treta é um touchscrean embutido em qualquer porto da casa. É só mesmo para vista, não serve para mais nada, vai-se tornar obsoleto e não é portátil/comodo. Só vejo vantagens em usar o smartphone/tablet como interface do sistema por oposição a um touchscreen.
Colocado por: pedromdfPorque será que os sistemas de alta segurança são de tecnologias proprietárias e sempre em evolução face aos inevitáveis ataques. É o clássico gato e o rato.
Agora num sistema domótico em que um estore não abriu ou fechou porque o vizinho de cima estava a brincar com o telemóvel, qual é o problema. Mas se isso já envolver a fechadura de entrada o problema é outro.
Colocado por: pedromdfEstá bem, mas não incluam a fechadura da casa na domótica.
Colocado por: pedromdfNuma noite de verão estar na varanda bem refastelado, a gozar despreocupadamente a frescura da noite e meio adormecido esquecer-se que tem os estores a fechar pelo sistema domótico e de repente ficar na varanda de um 7º andar sem ninguém em casa e o telemóvel ficou lá dentro ...
Colocado por: konnexmanAgora pergunto, e o utilizador normal tem tempo, qualidades técnicas / prática ou disponibilidade para o fazer ?
No youtube há vídeos sobre como rebocar uma parede com cimento. Seguramente que qualquer um se poderia aventurar a fazê-lo em sua casa, mas de certeza que não era o mesmo trabalho feito por um profissional.
Colocado por: MikeMelgaEntão vou deixar também o meu. Paguei 145€ por um fonte de alimentação KNX e 110€ por um módulo de estores com 4 saídas, ou seja, 255€. O módulo de estores gasta 8 ma. Isto é muito, mas muito menos que um router doméstico.
Colocado por: chapE quanto é que custou passar os cabos para efetuar as ligações e colocar o quadro para a domótica e o computador para controlar os cenários e o software para o computador e o touchscreeen, e...
Quando me referi a comparação dos consumos estava-me a referir ao pc que ficará a controlar o sistema e não o do módulo de estores.
Colocado por: MikeMelgaO meu servidor principal gasta mais um pouco porque está também a fazer de servidor de video-vigilância, central telefónica, e para isso tem dois discos SSD. Ainda assim só gasta 35w.
Colocado por: InterrogativoAinda não vi ninguém referir ZWave.
Colocado por: InterrogativoRealmente acho ZWave o caminho para quem já tem casa construída, e possívelmente para quem ainda vai construir, visto que praticamente não é preciso nada adicional...
Colocado por: konnexmanHá soluções de visualização opensource para a visualização de instalações knx e há pagas.
podemos instalá-la por exemplo num raspberry pi. Mas isso é só para quem sabe ... e tem tempo :)
Colocado por: Interrogativoas opiniões são como as vaginas... cada uma tem a sua e dá-a a quem quiser...
Seria interessante se as podesse aqui colocar como colocou as pagas.