Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Acho que Merten é Zwave.
  2.  # 2

    Colocado por: konnexmanAcho que Merten é Zwave.
    Não sei se ainda fabrica alguma coisa Zwave, mas KNX fabrica, e com muita qualidade.http://www.merten.com/KNX.13.0.html
  3.  # 3

    Colocado por: konnexmanPois diz, mas quando a nossa audiência pode ser de leigos devemos explicar como é distribuída. Não vão as pessoas pensar que com a simplicidade de 50€ de um raspberry pi conseguem ter domotica em casa.


    E com a simplicidade de um raspberry Pi ou um arduino não conseguem ter um sistema de domótica porquê?

    Pode dar mais trabalho, pode não ser tão fácil a instalação podem ocorrer um sem número de problemas, mas sim é possível.

    Não sou grande entendido no assunto, mas os controlos finais dos aparelhos de domótica são apenas actuadores/sensores (para ligar uma lâmpada, subir ou descer um estore etc., ler uma temperatura, humidade, luminosidade) e esses actuadores podem ser accionados por um "computador" desse tipo, bem como a leitura de um sensor.

    Não tem nada a ver com o caso, mas cheguei a programar um módulo de Lego Mindstorm para jogar futebol robótico, com os respectivos actuadores e sensores.
  4.  # 4

    Marcio, eu estava a comentar especificamente a solução que outro membro do forum fez para a sua casa. Eu não disse que não conseguia, eu disse ou quiz dizer que comercialmente não é uma boa solução. Para quem quer ter uma empresa presente no mercado por 20 ou mais anos, a solução que se apresenta ao cliente final deve ser fiável e durável. Ora pendurar o controlo todo de uma casa num "cérebro" pode dar complicações imensas. Uma coisa é fazermos para nossa casa, outra é vendermos. Mesmo fazendo para nossa casa, temos que ter em conta que a casa provavelmente vai durar mais do que nós e nesse caso alguém terá que saber o que está feito e como está feito.
  5.  # 5

    Colocado por: konnexmanMarcio, eu estava a comentar especificamente a solução que outro membro do forum fez para a sua casa. Eu não disse que não conseguia, eu disse ou quiz dizer que comercialmente não é uma boa solução. Para quem quer ter uma empresa presente no mercado por 20 ou mais anos, a solução que se apresenta ao cliente final deve ser fiável e durável. Ora pendurar o controlo todo de uma casa num "cérebro" pode dar complicações imensas. Uma coisa é fazermos para nossa casa, outra é vendermos. Mesmo fazendo para nossa casa, temos que ter em conta que a casa provavelmente vai durar mais do que nós e nesse caso alguém terá que saber o que está feito e como está feito.


    Completamente de acordo.

    No meu caso, não vou querer implementar usando o raspberry Pi, primeiro porque não tenho conhecimentos suficientes nem tempo para.

    Daí ter de optar pela forma mais rápida para os resultados que pretendo.
  6.  # 6

    Boas pessoal, eu já à bastante tempo que estou a usar cá em casa um sistema de domotica Z-Wave com o RPi e alguns modulos. Já à algum tempo que quero fazer um 'update' aos meus estores instalado o modulo de estores da fibaro ou o Qubino como li anteriormente, mas como não percebo nada de electricidade/electronica precisava de algum profissional em Braga que faça instalações de z-wave. Será que nenhum de vocês conhece ninguém?
    Eu no desespero até estou tentado a tentar instalar o modulo sozinho, mas tenho medo que o motor não pare no limite porque eu não sei o que está a controlar o limite do estore, aquilo não tem botão de parede, mas sim um telecomando que posso inutilizar, mas como disse era bem melhor ter a ajuda de um técnico que soubesse o que estava a fazer.
  7.  # 7

    Pode dizer o que já tem implementado ?
  8.  # 8

    @konnexman eu tenho uns estores normais, não sei a marca do motor mas o técnico que veio cá fazer uma reparação na altura disse que eram bons motores, o que posso dizer é que tem uma ficha com dois botões que não sei para que servem:
    Estore

    Butão

    Como já o tinha mencionado anteriormente são telecomandados em que o receptor em questão ( este foi o que avariou ) é este que trabalha na gama 433.92MHz:
    Receptor

    Como este:
    exemplo


    As minhas ligações actuais são estas:
    actual

    desenho

    Eu penso que se ligar assim irá funcionar:
    ligacao

    Agora a minha duvida é se o motor ao fazer a calibração do fibra em que desce, sobe e desce se vai parar no limite ou se vai esmagar as laminas... :/

    Eu já mandei vir um modulo da fibaro hoje de manha, já estive a passar o cabo para o interior da casa para não colocar o modulo no exterior, eu estava a pensar em experimentar amanha ligar o modulo como mostrei em cima, incluir no grupo z-wave, e antes de fazer a calibração ver se os butoes de Descer e Subir estão correctos ou trocados, se estiverem correctos dar ordem ao motor para descer e ver se ele para no limite ou se por e simplesmente se continua a trabalhar. Se parar, então levo ao limite superior e rezo para que pare também, se não esmago as laminas, se parar posso fazer a calibração e mandar vir mais uma porrada de modulos, se não estou tramado :/
  9.  # 9

    Eu tenho módulos desses da Fibaro, mas em estores normais e a calibração é feita de forma automática pelo módulo, que consegue detectar sozinho qual o ponto 100% aberto e 100% fechado, podemos também definir percentuais de abertura que queremos que o estore tenha, em função de vários tipos de programação que fizermos.
  10.  # 10

    Já está a funcionar, obrigado. ;)
  11.  # 11

    Colocado por: marcio79Um tópico a seguir.

    Mas tenho uma questão.

    Na casa que comprei não está prevista a instalação de domótica ou sequer a pré-instalação.

    Mesmo assim poderei instalar um sistema, principalmente para controlo de estores, na instalação normal de estores electricos?

    Como será para ser eu fazer, também gostaria de ver exemplos de instalação.

    Abraço a todos

    Colocado por: konnexmanPode sim.
    Como exemplo tem os botões da MDT Automação com KNX RF de 2ª geração que têm incluído o controlo de 1 a 2 estores ou 1 estore e 2 lampadas ou 4 lampadas. Esses mesmos botões têm ainda a possibilidade de ter termostato ambiente e com isso poderá controlar a climatização. Para mais informações por favor contacte-me por MP.


    Estou na mesma situação, tenho a mesma dúvida e interesse.:)
    Qual o valor e onde se pode arranjar? É de fácil montagem ou requer conhecimentos profissionais?
  12.  # 12

    Olá,
    A montagem é extremamente fácil, já a programação requer o ets5 e alguém que saiba utilizá-lo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ugabista
  13.  # 13

    Colocado por: konnexmanOlá,
    A montagem é extremamente fácil, já a programação requer o ets5 e alguém que saiba utilizá-lo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ugabista

    Já vi que é de Viseu...alguém da zona de Setúbal com o qual trabalhe ou conheça?
    Estamos a falar num custo global de mais ou menos quanto, por persiana?
  14.  # 14

    Colocado por: joaolagesBoas
    Apesar de estar ligado a automação como meu primeiro emprego ultimamente participei em alguns projectos utilizando o sistema Cardio da Secante, presentemente estou a participar num projecto em que vamos implementar o sistema KNX.
    Depois de ler a maioria deste tema aqui no fórum e porque agora também estou interessado em construir a minha própria casa e quero aplicar Domótica venho por aqui algumas perguntas.

    Desde já digo que com o sistema KNX não tenho experiência ainda para falar e do sistema Cardio não gostei, ai sim aplica-se o que vocês dizem de um sistema fechado pois este foi utilizado em conjunto com um autómato CJ1M da OMRON e apesar de eu não ter problema em programar o autómato havia informação essencial relacionada com o modulo Cardio de que apenas o representante dispunha, a quem tivemos que recorrer para programar, e no final acho que se substituísse o sistema Cardio por um ecrã táctil de 8” acho que ficaríamos tão bem ou melhor servidos.
    Por isso pergunto

    Porquê não utilizar um autómato e um ecrã táctil e todos os sensores e actuadores que precisámos?

    Qual a grande vantagem do sistema KNX em relação a um sistema utilizando a estrutura que falo na pergunta anterior. É que aqui sim utilizando por exemplo material da Omron, só temos que arranjar quem programe e isso é como no KNX, quanto a informação é toda a que quisermos e se no futuro quisermos ampliar é só ampliar e programar a função pois hoje em dia os autómatos tem capacidade para ter até milhares de entradas e saídas.
    A única desvantagem que vejo é ser um sistema centralizado mas são sistemas para resistir a industria o que em principio, mas... quanto a cablagem se no sistema KNX se utilizar o formato em estrela a coisa é igual agora se for de comando em comando ai pode poupar uns metros de cabo.

    Só por curiosidade num destes projectos em que se implementou o sistema cardio, era de uma moradia, ainda não se tinha feito toda a cablagem e já se tinham aplicado 9 km de tubo.
    Desculpem este testamento mas se poderem ajudem a tomar uma decisão

    Obrigado


    Boa noite a todos,
    tenho instalado em casa um sistema cardio da secante que funciona em conjunto com um autómato da OMRON mas devido a uma falha no sistema do cardio tive de resetar o mesmo e agora eles deixaram de comunicar entre si. Alguém é capaz de me ajudar nisto? Obrigado pela atenção
    Concordam com este comentário: prn
  15.  # 15

    Ja tentou falar com o seu instalador Cardio ou com o distribuidor nacional ?
  16.  # 16

    o instalador que na altura contactei fechou. Eu imagino que seja algo simples de configurar e portanto queria tentar antes de contactar alguém
  17.  # 17

    Sei que Domotica pode ir de algo simples à muito elaborado. Há alguma empresa que eu digo quero gastar 1500 euros que se pode fazer a nível de Domotica e eles fazer um orçamento e projecto?
  18.  # 18

    Para alarme/domótica (Ou para o futuro...sabe-se la o que aparecerá ) convém deixar algum quadro na parede? E se sim que tamanho recomendariam?
    Isto para uma moradia nova.
  19.  # 19

    Olá Tiago,
    Da mesma forma que necessitou de um arquitecto para lhe fazer o projeto da casa também necessita de um técnico de domótica para lhe fazer um estudo e um projeto. Não lhe basta um projetista eléctrico.
    Quanto ao alarme necessita também de apoio técnico pois não é qualquer um que sabe os posicionamentos corretos dos sensores ou o que pode fazer com eles, caso os queira integrar na domótica.
  20.  # 20

    A central de alarmes GIRA 114200 foi descontinuada?

    No site português, nem consta qualquer referência a alarmes. No site alemão, apenas encontro o modelo GIRA 034200.

    http://www.gira.de/gebaeudetechnik/produkte/sicherheit/alarmsysteme/alarmsystem-verdrahtet.html

    A diferença de preços é abismal, alguém sabe porquê?
 
0.1964 seg. NEW