Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Os serviços dos privados não são despesa publica...Simples!
    A PIB tenta medir a riqueza do pais, ora se são cobrados salários óbvio que é parte da riqueza produzida claro que temos de contar com isso para o PIB.
    O estado não gerou nada , apenas geriu uma parte da riqueza produzida (impostos)

Claro que não é dono das empresas onde compra serviços, pois apenas é um cliente, e nós não somos clientes do estado, que parvoeira.
    Não defendo que devamos ganhar todos o mesmo é útil a valorização do trabalho e isso não se consegue com todos a ganhar o mesmo pois não vamos todos fazer o mesmo, quer em género, quantidade quer em qualidade.

Colocado por: dfserraSystem32,

Diz que apenas o privado produz riqueza, em que livro de economia leu isso?

Da maneira que fala parece que a riqueza é apenas a produção de produtos, agricultura e indústria, mas infelizmente somos um país terciário, e muito privado produz serviços, e o público produz alguns produtos!

A riqueza de um país mede-se pelo seu produto interno bruto.

Na ótica da despesa temos.
    PIB = consumo das famílias + investimento das empresas + gastos públicos + exportações – importações.

Da fórmula acima a despesa do estado influencia diretamente o PIB, e o consumo das famílias não é apenas as que trabalham no privado.

Se o sistem32 como paga para o estado acha que é dono dele e que tem o direito de que um funcionário público não ganha mais do que você, pela mesma lógica, eu como pago para várias cadeias de supermercados, banco, comunicações restauração, etc, então também sou dono dessas empresas e tenho o direito a que nenhum funcionário dessas empresas ganhe mais do que eu.

Espero que ninguém que ganhe menos do que você contribua para o seu salário, caso contrário terá de passar a ganhar menos.

Levando este seu raciocínio ao extremo, então todos passaremos a ganhar o mesmo, o que nem era má ideia.
  2.  # 202

E muitos estão a ir para outros lados para não colaborarem nesta mama...

Colocado por: rjmsilvaPode vender a ação e ir para a Coreia do Norte ou para a Somália, por esses lados acho que não fazem distinção entre FP e privado.
  3.  # 203

A resposta é simples:
    Os FP não contribuem para o Fundo de desemprego.
    N pratica a contribuição dos FP é menor que nos privados, por isso mesmo

Colocado por: rjmsilvaMais idiota que os meus argumentos é esta discussão.

Mais um ponto de vista: É justo um funcionário publico estar a descontar para a Segurança Social o mesmo que um do privado e estar a financiar o subsidio de desemprego dos trabalhadores do sector privado, algo que teoricamente nunca virá a usufruir?
  4.  # 204

LOL... obviamente que são definitivos, ou então são temporários... por umas décadas. Mas, considerando a hipótese absurda de serem temporários, então façam-se cortes também temporários nas outras despesas.

Nao tenha tanta certeza. Está criado o ambiente perfeito para que parte significativa desses cortes seja revertida muito em breve, quer por via da inconstitucionalidade quer por outras vias que agora nao interessa.
    Naturalmente a consequência será mais um brutal aumento generalizado de impostos, ou um processo de despedimentos em massa.

Quanto às outras despesas, as pensões já foram alvo de cortes, os ministérios mais gordos idem.
    Lamentavelmente, há despesa que já está comprometida e cujo valor aumenta de ano para ano, o que so por si obrigaria a mais cortes noutros lados so para manter o nível de despesa.
    Além do mais, tudo o que seja suficientemente genérico é entusiasticamente aplaudido, mas quando chega a hora de concretizar, é um Deus me acuda, vide RTP e TAP.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 205

A motivação dos FP devia ser a mesma dos privados, nomeadamente não ir para a rua!! é difícil perceberem isto!!
    Isso seria arma maior que os corter noas ordenados, mas até o fazerem...

Colocado por: stakerResumindo....

1º: Os FP e os Trabalhadores do Privado que são calões e mandriões e que se encostam não se manifestam aqui
    2º: Os FP que trabalham, compreendem o ponto de vista dos outros trabalhadores embora não concordem porque não se pode meter tudo no mesmo saco
    3º: Os Trabalhadores do Privado continuam a achar que pagam os nossos ordenados e que deviamos era receber todos o ordenado minimo ou nem isso

E isso não vai mudar por mais que se discuta

Resultado:

Quanto mais cortarem nos vencimentos dos FP, pior vão ser servidos nos serviços por estes prestados, pois a motivação dos mesmos é nula.
    Depois ficam contentes porque se cortou nos FP mas reclamam porque são mal servidos....
    Para mim não é solução.
    Agora sou da opinião de se começar a responsabilizar quem não cumpre, quem não faz o que lhe é exigido, quem não presta um bom atendimento, que se lute para igualar os direitos e regalias em relação ao privado.
    Que se comecem a racionalizar mais os gastos em regalias como viaturas, telemoveis, ajudas de custos e essas coisas (a quem as recebe claro...) pois 80% dos FP não têm essas regalias que são só para alguns.
    E exigir a aplicação disto não só à Função Pública, como principalmente aos governos e partidos politicos.

Acabar com os "ordenados" camuflados de subsídios nas formas de rendimentos mininos, de reincerção e afins a quem não trabalha, não trabalhou, nem vai nunca trabalhar, porque lhes pagam para isso...

Acabar com as borlas aos estrageiros que para cá vêm investir, dado que os portugueses também não as têm.

Entre outras medidas mais eficazes e mais uteis e produtivas para o pais do que cortar os vencimentos dos FP....
    Concordam com este comentário: two-rok, rafaelisidoro
  6.  # 206

Sr. system32 já lhe disse que os FP que descontam para a Seg. Social descontam tal e qual os do privado e para os mesmo efeitos entre eles o fundo de desemprego.

E a partir do presente mês os da CGA também já vão descontar os mesmos 11% sobre o Vencimento Bruto mas para a CGA e continuam a não ter direito ao fundo de desemprego, na minha opinião ainda ficam pior que o resto dos trabalhadores
  7.  # 207

Uma maneira de "acabar com isto de vez" é fazer o que o Henry David Thoreau fez. Deixar de pagar impostos. Hoje em dia, só deixando de trabalhar ou mudando temporariamente de país, o que não é muito fácil de fazer.
  8.  # 208

sugerem-me que abdique do que é meu.

Não percebi, tem de abdicar de quê?

Ganhou, j Cardoso. Depois de dormir sobre o assunto, conclui que vou render-me ao poderoso argumento "se nao gosta, mude-se" , e nao se espante se eu passar a utiliza-lo com frequência. Afinal, passei a ver o mundo de forma muito mais clara.
    Ainda ontem, estava a pensar na escravatura: os filhos de escravos, nasciam escravos. Era o contrato assumido pelos pais. Se nao estavam de acordo com a escravatura podiam sempre fugir para outra propriedade, onde naturalmente seriam escravizados de forma mais suave.
    Nao vamos mais longe: o estado novo. Foram 48 anos de mariquice. Tantas queixinhas, e afinal era tão fácil: quem nao gostava, so tinha que se mudar.

Sim, de facto é libertadora, esta nova perspectiva.
  9.  # 209

Uma maneira de "acabar com isto de vez" é fazer o que o Henry David Thoreau fez. Deixar de pagar impostos. Hoje em dia, só deixando de trabalhar ou mudando temporariamente de país, o que não é muito fácil de fazer.

Nem assim. Mesmo nao trabalhando, teria que abdicar de propriedade, e de recorrer a transacções clandestinas de bens. Para todos os efeitos, estaria sempre sob ameaça.
  10.  # 210

O Luís está a ser redutor - ou tem fraca memória. Deve lembrar-se que na minha opinião, que já manifestei, tem outras hipóteses como seja tentar mudar o que acha que está mal no sistema. O que não pode, na minha opinião, é reclamar para si um estatuto diferente dos outros cidadãos.
  11.  # 211

Colocado por: danobrega

É justo pagar SS para uma reforma que nunca existirá? É justo obrigar alguém a pagar impostos? É justo roubar se for dos que têm mais para os que têm menos?

justo seria ver de onde veio tudo o que alguém tem a mais e como foi conseguido pelos antepassados ?????
  12.  # 212

Eu sei que isto está a mudar, mas por enquanto não necessitam do fundo de desemprego, mas já se está a preparar isso para poder mete-los na rua!!

Colocado por: stakerSr. system32 já lhe disse que os FP que descontam para a Seg. Social descontam tal e qual os do privado e para os mesmo efeitos entre eles o fundo de desemprego.

E a partir do presente mês os da CGA também já vão descontar os mesmos 11% sobre o Vencimento Bruto mas para a CGA e continuam a não ter direito ao fundo de desemprego, na minha opinião ainda ficam pior que o resto dos trabalhadores
  13.  # 213

Colocado por: j cardosoO que não pode, na minha opinião, é reclamar para si um estatuto diferente dos outros cidadãos.

O j cardoso tem memória curta. Quem reclama um estatuto diferente de outros é o j cardoso, e o estado. Um Português tem um estatuto diferente de um Somalês, por exemplo. São dois grupos arbitrários. Assim como quem faz distinções de direitos ou previlégios, mesmo em subgrupos do grupo "cidadãos", e quem os garante à base da força, é o estado.
  14.  # 214

system32,

Diz que o estado não cria riqueza, apenas a distribui.

Então o que faz uma escola privada, não é cobrar os valores de cada aluno e distribuí-los pelos professores, funcionários e outras despesas?

No processo de pdudução de riqueza, qual a diferença de uma escola pública e uma privada, de um hospital público e um privado?
    De realçar que nestas duas componentes estão pelo menos metade dos FP.

O seu problema é com os serviços em geral, e muitos são privados, somos um país de serviços!
  15.  # 215

São dois grupos arbitrários.

Levando esse raciocínio mais longe então todos os grupos são arbitrários, e nesse caso só têm que escolher o grupo que lhes convém. Qual é a dúvida? Já agora, se não vê diferença ente os vários grupos arbitrários (países) porque não estende o seu protesto aos outros países? Sugiro que comece pela Coreia do Norte.
  16.  # 216

Colocado por: j cardosoe nesse caso só têm que escolher o grupo que lhes convém.

Não me deixam.

Colocado por: j cardosoQual é a dúvida?

É a de cima.
  17.  # 217

Não me deixam.

Nesse caso sugiro que se dê por feliz por fazer parte de um grup país que lhe permite protestar e levar as suas ideias e propostas à consideração dos outros cidadãos. Quem sabe, talvez os convença
  18.  # 218

"Dê-se por feliz por este bocado de liberdade que ainda tem."

Realmente, posso sempre perder mais um bocado.
  19.  # 219

eu na minha modéstia opinião sinto que se dá dinheiro a mais neste país sem olhar a retorno de tipo algum , é subsídios por tudo o que é lado ... as regalias do FP por mais antigos que seja não as acho injustas possivelmente os Privados deveriam ser tratados da mesma forma e não descriminados como o são ...
    dou um exemplo na minha região as vacas recebem para ter melhores condições que muitas pessoas ... , depois vê-se a disparidade de luxos que tem a lavoura Açoriana são milhões e milhões que não se vê retorno ...

depois e agora temos a cultura da Banana reparem quem a cultiva recebe um fundo por kg 3x superior ao valor comercial ...
    o ananás é outro igual ...
    e assim o governo Açoriano vai enchendo alguns bolsos com vários milhões e nós temos que amarrar com tudo ...

fez-se um investimento de quase 500 milhões de € €€€€ numa estrada em que alem de cortar terrenos otimos de cultura e desmanchar certas economias locais serve de pouco em utilidade publica ou seja passa poucos carros ... principalmente porque vai acabar em cú de judas aonde não há nada para fazer excepto apreciar a vista ao domingo ...

penso que enquanto houver nabos na politica este país não vai a lado nenhum , injectar dinheiro em tudo o que não dá lucro é mau !!!!

Portugal tem que mudar , a politica tem que mudar é tempo de reparar o que já foi feito de mau em todo o país doa a quem doer ...
  20.  # 220

O Luís está a ser redutor - ou tem fraca memória. Deve lembrar-se que na minha opinião, que já manifestei, tem outras hipóteses como seja tentar mudar o que acha que está mal no sistema.

Claro que sim. Mas no entretanto isso pressupõe que eu tenha que aceitar o sistema. Se as regras existem, são para cumprir, certo? Porque a questão que se coloca é a legitimidade, ou falta dela.

O que não pode, na minha opinião, é reclamar para si um estatuto diferente dos outros cidadãos.

Mas quem reclama isso? Igualdade é isto: quem quiser e achar benéfico submeter-se a uma entidade tipo Estado, é livre de o fazer, desde que não queira forçar outros a fazê-lo.

0.0691 seg. NEW